"Como é possível que queiram mandar embora um treinador, à segunda jornada, ainda em pleno mês de Agosto?"
Este foi certamente o comentário que mais se leu nas redes sociais em resposta à constatação de que Rui Vitória não é treinador para o Glorioso.
Analisado assim, somente pela rama, a coisa tem de facto lógica, ninguém perde o titulo em Agosto nem à segunda jornada, logo não há razão para tanta contestação. Isso é verdade.
Há no entanto a forma inversa de ver a situação. Ainda estamos em Agosto, só vamos na segunda jornada e ele já conseguiu destruir o que foi feito em seis anos. Este é o pensamento que passa pela mente de muitos Benfiquistas.
Do onze inicial de ontem só o defesa direito e o ponta de lança não estavam cá na época passada. Fui rever "onzes" por essa Europa fora e mais nenhum clube na Europa conseguiu maior estabilidade que este Benfica, e no entanto, devemos ter sido o clube, se calhar a par do Real de Madrid - outro sem treinador à altura - dos que são candidatos ao titulo, onde os jogadores se estranham mais uns aos outros.
Qual a razão para Samaris e Pizzi parecerem que não se conhecem? Qual a explicação para a falta de ligação entre eles e o Jonas? Porque raio é que o Eliseu deixou de conectar com o Gaitán e porque é que o Luisão e o Lisandro parecem perdidos no eixo da defesa?
Eu não tenho explicação para isso mas basta recuar 4 jogos oficiais para atrás e verificaremos que estas sociedades, estas parcerias, funcionavam na sua plenitude. Os jogadores deixaram de ser bons? Talvez. Foram acometidos por algum vírus nas férias ou se calhar estão a ser vitimas de alguma intoxicação alimentar. Aquela lentidão de processos aquele desfasamento entre sectores, aquela apatia pode ser sintoma de problema no colesterol. O chouriço é uma comida muito gordurosa.
Outro comentário muito lido é este:
"Como é possível que antes dos jogos estejas tão empolgado e com tanta fé... e depois isto? Deves ser bipolar"
Meus caros amigos, deixem-me que vos diga uma coisa: antes de qualquer jogo eu acredito sempre que o Benfica vai ganhar por muitos, aliás até ao apito final eu acredito sempre que o Benfica vai ganhar por muitos. Ainda ontem aos 90 minutos eu achava que o Benfica ia dar a volta ao marcador nos 5 minutos de descontos e ganhar por 3 ou 4 a 1.
Para vos dar uma ideia da minha fé inabalável no Benfica digo-vos que estive várias vezes na antiga Luz, à chuva, com mais meia-dúzia de gatos pingados, a partilhar a fé numa jogada genial de um Tavares ou de ver um Nelo fazer o flanco esquerdo à imagem de Roberto Carlos, algo que nunca aconteceu. Isto caso não se lembrem desses jogadores, foi no tempo do Artur Jorge, outro treinador Benfiquista, que sempre tinha sonhado treinar o Benfica. Fé nunca me faltou.
Concluindo: Se precisarem de posts motivacionais antes dos jogos podem (e devem) continuar a vir visitar este estáminé mas por favor, não esperem paninhos quentes e posts do tipo 'temos é de apoiar' depois de exibições como a de ontem e como as deste inicio de temporada.
Pois é verdade, o jogo foi ontem e no próximo fim de semana há mais. Ainda podemos fazer 96 pontos, o que seria um novo recorde absoluto. Mesmo com Rui Vitória isso vai ser possível. Pelo menos até á proxima segunda feira esse sonho vai se formar nas nossas mentes. Por isso:
Carrega Benfica.