terça-feira, 31 de maio de 2011

Quinquagésimo aniversário é uma data importante, não é?

Grande Capitão José Águas

Faz hoje precisamente 50 anos que o Benfica ganhou a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao 'desconhecido' Barcelona (isto segundo o Jogo que pelos vistos só conhece o Deportivo da Corunha e o Monaco, como clubes grandes... na segunda liga)

Foi uma vitória mítica embora tenha duvidas se é ou não oficial e para isso aposto que algum amigo da Lusa na FIFA ou no mercado do Bolhão (no do Bom Sucesso já não dá que fechou hoje) arranje maneira de a desvalorizar.

Pensava eu que as Bodas de Ouro de qualquer feito seriam de evocar, mas a verdade é que apenas o Jogo (verdade seja dita que com segundas intenções, no sentido de desvalorizar o Barça) e a Bola é que fazem  referencia a esse feito na sua primeira página o pasquim da Cofina não tive a coragem (sim porque de coragem se trata de lembrar o mítico Benfica de 61) de colocar uma só referência na sua capa. 

50 anos de glória não serão apagados por qualquer Varela ou Careca. 



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Presidente da Cofina preso

Paulo Fernandes, Presidente da Cofina 


Os Sapadores Bombeiros de Lisboa receberam 60 pedidos de ajuda entre as 06:35 e as 10:00 desta segunda-feira, a maioria por causa de inundações devido à chuva que caiu de madrugada.

De acordo com o sub-chefe principal Esteves, os sapadores receberam 53 pedidos de ajuda por causa de inundações, três para desentupimentos, um acidente rodoviário sem feridos e um curto-circuito, entre outros.


«A ocorrência mais preocupante são três casas inundadas na zona da Buraca, junto à entrada do IC19 que é a estrada que vai dar a Barcarena, localidade onde fica a sede da Cofina SGPS. Neste momento temos duas viaturas no local e falta retirar água de duas caves», indicou à Lusa.

O sub-chefe principal disse ainda que, depois das 10:00 já receberam seis pedidos de ajuda por inundações e um por fuga de gás.

Em Algés, mesmo ao lado de Barcarena, e onde a Estrada Consiglieri Pedroso, morada da Cofina, vai desaguar,  o comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Carvalho, adiantou à agência Lusa que a corporação recebeu 13 pedidos de auxílio por pequenas inundações em habitações e caves.

«Tivemos alguns pedidos por causa de inundações, sobretudo em caves de lojas, prédios e também no mercado de Algés», adiantou, salientando que estas situações são «normais quando chove muito».

O comandante Carlos Carvalho adiantou ainda que a corporação recebeu também alguns pedidos de sarjetas e algerozes entupidos.

Vários proprietários de lojas, cafés e restaurantes da baixa de Algés contaram à Lusa que a situação hoje «não foi grave» em comparação com outras situações de mau tempo em que os prejuízos são avultados.

Hoje, a água entrou em meia dúzia de restaurantes e cafés daquela zona, tendo o problema sido resolvido sem a necessidade de auxílio por parte dos bombeiros.

Entretanto, um acidente com um camião na Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) está a causar uma longa fila naquela via, auto-estrada que vai dar à IC19 na localidade da Buraca e por onde se pode aceder para Barcarena.

De acordo com fonte da PSP, um pesado sem carga tombou na faixa de rodagem, sentido Odivelas - Lisboa, e provocou um ferido ligeiro.

«O acidente fez com que o trânsito parasse. A chuva e a greve dos comboios agravou a situação», disse a mesma fonte que não soube precisar o local do acidente ou a extensão da fila de trânsito, afirmando apenas que «é muito longa» e fontes não confirmadas garantiram ao blog Benfiliado que havia a possibilidade do Dr. Paulo Fernandes, Presidente do grupo Cofina ter, alegadamente, ficado preso no trânsito.


Disclaimer: Para aqueles que já estão a tecer comentários pouco abonatórios sobre a progenitora do autor do post e para os que acham que o escriba é um profissional do circo, daqueles que usam um nariz grande e avermelhado será altura de lhes pedir um pouco de calma.
O titulo sensacionalista sem nenhum suporte no texto e o artigo absolutamente especulativo são uma homenagem, uma homenagem sui-generes  mas uma homenagem. 
Lembro aqui que em 1963, John F. Kennedy perante uma cidade de Berlim cercada pela RDA, longe do restante mundo ocidental disse a celebre frase: "Ich bin ein Berliner" e eu hoje gostava de me solidarizar com alguém que está isolado e longe do verdadeiro jornalismo: 
Ich bin ein jornalista do Correio da Manhã 
Texto em itálico picado da TVI24 em negrito comentários do autor.

domingo, 29 de maio de 2011

'Rolandismos' favoráveis

Andebol e Basquetebol joga-se com as mãos, Futebol também desde que seja o Rolando!

Nos desportos favoritos do central Andrupto Rolando, jogar a bola com as mãos, este fim de semana foi 'catita' com duas vitórias sobre os companheiros desse Rolando, que, por estar na selecção de Futebol, não pôde dar o seu experimentado contributo  aos colegas do Andebol e do Basquetebol. 

O andebol (apesar de ter sido o único desporto federado que pratiquei não consigo gostar daquilo) limpou a Taça de Portugal e o Basquetebol vai ao jogo sete para tentar o tri. 

Começo a olhar para o Rolando com outros olhos! 

sábado, 28 de maio de 2011

Porque a vida não são só tristezas...

Depois de ver o Fábio Coentrão ao lado de Sócrates depois de ter dito que queria ir para o Real de Madrid e de assistir ao Barcelona ganhar a Liga dos Campeões mereço rir um pouco, e como não sou avarento quero partilhar convosco esta 'loucura'

Que grande malucos... 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eu sou pela 'Judite'!


Há neste momento duas correntes nos blogues afectos ao nosso clube um que acha mal a Policia investigar seja o que for no nosso clube (porque não investigam no 'outro') e outra corrente que acha que nem devia ser a Judiciária a deter a investigação, deixando isso a cargo do Record ou do Correio da Manhã que são muito mais rápidos e sempre dá para fazerem uns post porreiros, na hora!

Não me revejo em nenhuma dessas correntes:
Eu gosto de ver a 'Judite' no Estádio da Luz, até, se fosse possível, aconselharia a abertura de uma filial lá, pois assim tinha, em todo o momento, a certeza que estava tudo dentro da lei. 

Além do mais a Judiciária é a principal inimiga da expeculação jornalística e só isso já me deixa sereno. 

ELES só querem o nosso bem?


Dentro da Gloriosasfera existem alguns blogues que se definem como exigentes, da velha guarda, verdadeiros Benfiquistas etc... etc... (não vale a pena procurar esses blogues nos meus favoritos que não estão lá) e que mantêm (é um direito que lhes assiste) um ataque cerrado à direcção do Benfica.

Não quero, até porque nunca o fiz, entrar aqui em conjecturas acerca de outros blogues ou fóruns ditos Benfiquistas pois acho que o blogue é pessoal, e cada um é responsável pelo que escreve no seu, apenas quero salientar uma coisa que sempre achei estranho: Nesse blogues ditos Benfiquistas nunca, ou vá lá raramente, se lê uma critica aos jornais que constantemente fazem campanhas contra o nosso clube, dando ideia que para eles os jornalistas são amigos e que SÓ QUEREM O NOSSO BEM!

O grupo do Oliveiredo e o da Cofina atacam a direcção do Benfica porque são todos Benfiquistas exigentes, não seguidistas, que querem que no Benfica esteja um Presidente à altura dos pergaminhos do clube. 
É nisto que esses blogues acreditam mesmo ou são apenas distraídos? 

Dir-me-ão (ó como eu os conheço) que isso é desviar as atenções do bandido Vieira... é capaz de ser, mas ás vezes é reconfortante ler um post como este em terrenos difíceis do redmoon: Podemos, devemos e temos a obrigação de fazer melhor.. Destaco isto:

"É bater no Vieira porque a merda do piso do pavilhão é verde; é bater no Vieira convidando os leitores a comentar entradas de Couceiros no clube e notícias de jornaleiros que a direcção do Benfica já desmentiu; depois bate-se no Vieira porque é o Octávio Machado que vem aí, e depois o mesmo que falou do Octávio volta a bater no Vieira porque afinal não é o Couceiro nem o Octávio mas sim o D´Onofrio, que por acaso até o mesmo Benfiquista que na última jornada do campeonato escreveu um post sobre o nossa equipa de futebol com o generoso título “Los Miserables”.

Porque não esperar e ver quem chega e depois sim, comentar e discutir? Porque não esperar para ver os resultados da investigação da PJ antes de comentar, e sugerir, e condenar, e mandar p´ra rua? A resposta?! Todos sabem. Porque neste blogue, há quem não queira que o Benfica cresça. Eles querem é ter razão! Porque neste blog tudo serve para bater no Vieira, e quando algum jornaleiro sopra alguma coisa para o ar, colocam-se imediatamente ao lado do jornaleiro em vez de ao lado do Benfica como um todo. São estas pessoas que querem ir para a BenficaTV discutir o clube?!"


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estará tudo ligado? Uma teoria maluca ou o que também está em causa dia 5 de Junho

Estará tudo ligado?

Por motivos profissionais tive ontem uma reunião com uma personagem bastante conhecedora dos meandros da politica nacional. 

No tempo 'da conversa da treta' e antes de entramos nos, como dizia o humorista zuca, 'finalmentes', veio à baila o momento do nosso querido Benfica e ele explanou uma teoria maluca mas que vindo de quem sabe é capaz de ter alguma consistência: 

Dizia ele que o Benfica ao não querer renovar com a Olivedesportos comprou uma guerra para a qual não tem capacidade de ganhar pois do outro lado estão poderes demasiado fortes e que o Luís Filipe Vieira vai ser brevemente substituído por outro presidente e que este, a exemplo de Vilarinho (lembram-se?) a primeira coisa que vai fazer é assinar contrato com o Oliveira pela verba que ele quiser. 

E quem seriam esse puderes? Ele perguntou-me se tinha visto a primeira página do JN (de ontem) e eu respondi que sim, pois vejo todos os dias a revista de imprensa enquanto tomo o pequeno almoço e essa 'vergonhosa' primeira página tinha-me saltado à atenção: A questão que me colocou foi directa: Qual acha que é o preço que o Governo e o PS tem de pagar por estes favores? - E deu ele mesmo logo a resposta:
1) Crédito fácil, ilimitado e barato nos bancos do regime: CGD. BCP e BES 
2) Protecção do principal negócio do grupo Controlinvest: Os direitos do futebol!!!! (disse ele que a compra da liga Espanhola pelo Emídio Rangel e Rui Pedro Soares serviu apenas para manter o Oliveira longe do Pedro Passos Coelho, que aquilo vai parar na mesma à SportTv)

Os americanos têm algumas expressões acerca disto: "Não há almoços grátis" ou "Eu coço as tuas costas tu coças as minhas".

Conhecendo o que se conhece das personagens em questão não me custa nada a acreditar que isto seja verdade, afinal nunca se ouviu da parte do governo o mais pequeno comentário acerca de um processo vergonhoso de corrupção desportiva e não foi por acaso que a lei foi alterada para favorecer que 'tinha de ser favorecido'

Acerca dos ataques ao Benfica nada podemos fazer pois eles são subterrâneos e a massa adepta do Benfica está demasiado dividida, portanto vamos ter um  novo presidente ao colo do Oliveira mas acerca do restante 'polvo' temos o dia 5 de Junho para mostrar que não pactuamos com isto. 

Arrisco-me a dizer: Votar noutro partido que não 'este' PS é também um acto de Benfiquismo! 

Garantiu-me a 'personagem' que se continuaram as sondagens a dar o PS muito perto do PSD o líder da INLAND é bem capaz de apoiar o Engº Sócrates... (if you know what I mean)

P.S. Para quem acha que anda tudo louco aqui fica mais uma teoria que pode acrescentar algo a esta e que foi acabada de postar na blogosfera

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma nova série na RTP


A RTP inicia hoje uma nova série dedicada a Mentes Criminosas de Contumil onde agentes-especiais do FBI, Fomos Beneficiados Incessantemente, contam as suas experiências na área do crime.

1º episódio hoje às 21h... a evitar por gente séria. 


Disclamer: O blogue Benfiliado não pode ser responsabilizado pelas náuseas causadas pela visualização de semelhante programa. 

É oficial

Acabou a época 2010/2011 e não deixa saudades.

domingo, 22 de maio de 2011

Deve ser azar...


Os jogadores que os Andruptos vendem vão carregadinhos de azar:

O Lyon desde que desperdiçou uma fortuna no melhor lateral esquerdo do mundo e quiçá de Setubal e no melhor avançado argentino de todos os tempos nunca mais ganhou nada.
Este ano o Liverpool comprou um  jogador, com direito apoio na net votando massivamente para melhor do ano em Inglaterra,  e pela primeira vez desde tempos remotos não vai às competições europeias. 

Só consigo tirar uma conclusão disto tudo: 

A benzedura perde efeito quando são transferidos. 



sábado, 21 de maio de 2011

O circo está de volta


Ainda agora tomaram posse (ou assaltaram o clube, depende da perspectiva) e já nos estão a brindar com mais uma sessão circense. 

Parece que o Elefante ameaçou que se ia embora chegou mesmo a bater com a porta mas parece que o dono do circo ainda não deu pela falta dele.

Digam lá que não é engraçado... pois, eu sei que as maracas eram mais originais, esta rábula do demite-se não se demite já o Luís Duque tinha feito à 10 anos mas foi o que se pode arranjar.

Se isto não chegar para ficarem com um sorriso nos lábios, imaginem que um dos malabaristas do circo, daqueles que raramente acerta o movimento, falhando a rede frequentemente é dado como desejado pelo circo de Madrid. 

Imagino que o meu caro leitor esteja com aquele ar de quem tinha já engatado uma 'bifa' irlandesa, no Facebook e que já tinha até combinado explicar à moça, porque é que tivemos um gajo famoso, chamado Reinaldo, mas que não jogava grande coisa e vai daí o cabrão do poste esquerdo da baliza da pedreira fez com que a gostosa ficasse na ignorância e não consegue rir desde essa altura... mas vá lá dê um sorriso que o fim de semana melhora logo e a equipa do Benfica está de férias. 


Do tango de Aimar à tanga do record


É unânime, mesmo entre os inimigos do Benfica, que Pablo Aimar é um jogador que espalha perfume pelos campos de futebol, um tratado com a bola nos pés qual dançarino de tango, musica originária da sua Argentina natal. 

Ao tango de Aimar o Record contrapõe a tanga do jornal:

Aqui à uns dias o Aimar tinha sido agredido por um adepto na Luz (verdade que há anormais que dão palha aos burros) sendo que Aimar o desmentiu. Ontem o mesmo jornal publica a seguinte noticia: Aimar: «FC Porto teve um grande ano» desenvolvendo depois contextualizando com as palavras que Aimar terá dito à Cadena 3 de Buenos Aires:  “Eles (FC Porto) tiveram um grande ano e nós (Benfica) um ano mau. As equipas como o Benfica estão obrigadas a jogar bem e nós não o fizemos”, salientou Aimar.

Hoje na primeira página vem a manchete:       "AIMAR RENDIDO AOS DRAGÕES"

Por alguma razão só consegui ler o seguinte: "RECORD VENDIDO AOS CABRÕES"

Conspiração?


No carismático blogue Céu Encarnado, o amigo Éter chama a atenção para o "fortíssimo ataque concertado que todos os órgãos de comunicação social do Grupo Cofina têm vindo a fazer ao Benfica durante as últimas semanas" 

Ora se aliarmos este ataque aos ataques terroristas que certos 'adeptos' fizeram aos nossos jogadores e o que certos 'bloguers' vêm fazendo ultimamente teremos a tempestade perfeita criada através da manipulação de informação. 
Eu, não sou muito crente nestas teorias da conspiração mas não custa nada estarmos atentos. 

Não quero de maneira nenhuma que este post seja visto como uma critica aos blogues que nas ultimas semanas têm atacado tudo o que mexe no Benfica, nada disso, é um direito que lhes assiste e tem de ser respeitado, refiro-me a um outro facto indesmentível e no meu ver inaceitável:
Qualquer noticia má para o Benfica ou a sua direcção que saia nesses jornais têm, eco imediato com ressonância dobrada  nesses espaços, enquanto o desmentido a rectificação qualquer coisa que reponha a verdade passa um pouco 'no intervalo da chuva' como se costuma dizer, não merecendo a mesma atenção e em alguns casos nenhuma atenção. 




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entretanto parece que alguém ganhou...


... a Taça das Cidades com Supermercado 
(antiga Taça das Cidades com Feira)

A melhor jogada foi na secção do marisco.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Finalmente percebi a CMVM


Fazem cumprir a lei conforme a sede das entidades esteja sediada em localidades cujo código portal comece por um numero ímpar e abstêm-se de o fazer se o primeiro digito do código postal for par.

Benfica e Sporting deviam mudar as sedes para os centros de estágio de modo a ficarem na mesma situação dos andruptos, regra essa que foi implementada pelo actual ministro das Finanças quando chefiava (ou conspurcava, nem sei mas BPN cheira a porco que tresanda) aquela instituição 

É que é tão gritante a diferença de tratamento que o Benfica e o Sporting têm em relação ao Porto que só pode ser mesmo isto: diferenças de código postal. Ou então são todos corruptos, é uma hipótese em que não quero acreditar 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Faltam apoiantes de Porto e Braga em Dublin...


... pois ficaram todos aqui!

Ao que parece a UEFA resolveu oferecer bilhetes aos Irlandeses para não terem um estádio à moscas. 
O Platini,  que aqui há uns tempos até disse uma coisa acertada acerca de batota e batoteiros, desta vez não contou com o efeito 'Marisqueira de Matosinhos' que é, sem sombra de duvida, dos locais do nosso país, onde se come melhor e onde se encontram (casualmente, é claro) árbitros e dirigentes de clubes, tudo gente da maior lisura e que usa as toalhitas com cheirinho, para limpar as mãos no final da refeição. O único defeito do restaurante é que não tem toalhitas para limpar o nome, essa missão fica a cargo dos jornais desportivos que têm tentado mas não têm conseguido, muito por culpa de um tal 'youtube', gajo chato e sem sentido de obediência. 



terça-feira, 17 de maio de 2011

Mão limpa


A mão que marcou o golo contra o Marselha era uma mão limpa, não cheirava a marisco acabado de descascar na Marisqueira de Matosinhos! 

Este podia ser o teor de um comunicado do SLB se eles não tivessem hibernado! 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ia o gajo, a bengala e até o cão!


Ao que parece houve problemas no final do jogo do passado sábado entre um grupo de adeptos que agrediram o Aimar (versão Reco-Reco) ou um adepto que tinha bilhete para Dublin e criticou o Aimar por só passar a bola ao Saviola e por isso tinha um papel inútil.

Duas considerações: 

Primeira para o Reco-Reco: para a próxima confirmem melhor a coisa que a imbecilidade não é uma virtude.

Segunda para o 'adepto': ó anormal, quero que tu, o teu bilhete, o teu cão e a tua bengala vão para a Irlanda e fiquem por lá.
O Pablo Aimar tem tanta culpa de teres de limpar o cu ao bilhete como eu tenho da morte do Bin Laden. Claro que não podes ter visto o jogo de Braga mas se tivesses ouvido o relato terias verificado que o Aimar não jogou porque estava castigado. 
Está bem que és ceguinho mas tenho saudades dos tempos do 'Benfica dos carroceiros' onde gajos como tu até voavam mesmo com a bengala e o cão.

sábado, 14 de maio de 2011

Hipocrisias.


A imagem em epigrafe diz que a hipocrisia é a maior doença humana, não sei se será tanto assim mas uma coisa eu sei: Hipocrisia é a maior doença do jornalismo desportivo (e não só) português. 

Já leram a primeira página do pasquim do Censor Serpa de hoje:


Já toda a gente sabe que o Choramingas vai para o clube mais indicado para ele mas isso, agora, não interessa nada, a minha questão é outra: 

Onde estão aqueles que se insurgiram com o facto do Benfica ter contratado o Jardel antes do Benfica-Olhanense e o Fabio Faria ter já contrato com o Benfica antes do ultimo jogo da época passada? 
Lembro-me na altura de ter tido conhecimento de muitos jornalistas e 'comentadeiros' se terem insurgido contra esse facto. 
Onde estão esses puristas, agora, que o Sporting vai discutir o 3º lugar e a possibilidade de começar a época oficial 1 mês mais tarde, contra o treinador que, será beneficiado com essa classificação?

É caso para dizer: 
Se a hipocrisia pagasse imposto, só com o que os pasquins pagavam o IVA podia baixar para 15% que foi como começou. 



P.S. (salvo seja) Ora aqui está um bom slogan para a campanha eleitoral: 
Os Jornais que paguem a crise. LOL

Chega hoje ao fim...



...esta época horrorosa que só nos deu desgostos. Por isso nem vou falar comentar o que sucedeu, para isso vou apenas usar duas imagens



       Pensávamos que íamos ter isto                  tivemos isto



Festejemos então o final do suplicio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Olha se eu fosse lagarto...

... Que desgosto teria ao ler isto. 



Villas-Boas: «Não estaria disponível para o Benfica»

"Penso que sim porque sou um profissional do futebol. Mas o Benfica seria complicado, não penso estar disponível para tal. Em relação ao Sporting, houve interesse, mas foi recusado", afirmou o técnico.


O andré.ppt além de ter rasgado o contrato que tinha com eles ainda os remete para 'clube pequeno'

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Como é que eles sabem?


Em comunicado os andruptos afirmam que: "Jacinto Paixão mentiu com todos os dentes"
A questão que me saltou logo à cabeça foi a seguinte: Como é que eles sabem? 

Fiz uma 'piquena' investigação e descobri:

Umas das moças 'da arca' tem o molde no cu. 

Eu percebo porque Hulk não parou.



A Gloriosasfera mostra-se indignada com a noticia de que dois jogadores andruptos tiveram um acidente e fugiram do local. A Gloriosasfera é uma maldizente implacável:


Segundo o JN (o Oliveira recebeu hoje uma chamada de protesto logo de madrugada ainda estava de roupão) os jogadores andruptos Hulk e Walter tiveram um acidente e fugiram do local tendo sido posteriormente identificados (aposto que ilegalmente, pois os policiais cometem sempre um erro qualquer) sendo que os jogadores iam acompanhados das mulheres e a do Walter está prenha. 

Os meus caros leitores imaginem a cena: Os dois jogadores, após o acidente, tinham de vestir o colete reflector. Já viram o que podia ter acontecido? O Hulk e o Walter de colete reflector vestido? 
Pois... o mais certo era desatarem ao murro e ao pontapé um ao outro julgando tratar-se de Stewards da Luz e não seria certamente uma cena agradável. 

Esta, seria a explicação mais elaborada mas o que eu acho mesmo é que, tanto um como outro, têm cartas de condução falsas pois nem ler sabem, o Givanildo é aquele bronco que toda a gente conhece e o Walter demorou quase 3 semanas a assinar o nome lá no contrato. Acham mesmo que esta gente tem carta de condução? 

Vá lá, Gloriosasfera, um pouco de compreensão... 



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Espero que tenha deixado as arcas cheias...

Reinaldo Teles no hospital



... de água e comida


Seria uma pena que moças tão reluzentes morressem à sede e à fome com a ausência do dono da arca.

da série "O que falhou?" - capitulo 8



Hoje voltamos aqui à serie "O que falhou?". Este capitulo estava pensado antes mas quis esperar pela entrevista/comunicado do Presidente Vieira para o escrever. 

Anteontem o Presidente reconheceu praticamente todos os erros apontados nos capítulos anteriores desta saga, o que me deixa com pena de não ter escrito este antes, para que ele pudesse ler e reconhecido na entrevista. (para o leitor que não percebeu acabou de assistir ao momento em que tomo um banho de Água Benta tal a presunção que atingi. Taxa de Basófia 9,9 na escala de Richter).

Existe uma coisa nos clubes, nas empresas e porque não dizer, em tudo na vida, que não é palpável mas que está lá, é o que se chama de Cultura e para além da histórica ela faz-se diariamente de pequenos grandes nadas que juntos se tornam enormes e que esta direcção, por estratégia ou desconhecimento teima em não acertar. É um caso de liderança e especialmente de carisma. 

Luís Filipe Vieira é um dos maiores empresários portugueses, alguém que nasce pobre no bairro das furnas e que chega a ser dos 50 mais ricos do país tem de ser genial nos negócios mas não tem carisma. Se por absurdo amanhã o Vieira me dissesse - "Carlos, compra aquela coisa que aquilo é um óptimo negócio" eu comprava sem hesitar  mas se estivesse numa noite de breu a voz que seguiria às escuras não seria a dele. Tem falta de carisma para o lugar. Isto não tem mal nenhum, desde que alguém que o tenha salte para a 'frente das tropas'. E 'é aqui que o gato vai ás filhoses'! O que faz o Rui Costa?

Lê-se nalguma blogosfera que o Rui devia de contratar jogadores e tal... - Errado - quem percebe de negociações é o LFV o que o Rui devia e podia fazer era 'liderar as massas', por exemplo: Uma das coisas que achei mais estupido foi o Presidente ainda na pré-temporada ter andado ás piadas tipo: "Campeão não é quem ganha uma vez mas muitas". Teria sido excelente se fosse dito por Rui Costa, um campeão aqui e em Itália, sendo dito por Vieira tem logo outro sentido, um sentido de critica aos campeões.

Depois veio a saga das arbitragens: Primeiro um silencio ensurdecedor depois a rábula da ausência dos adeptos aos jogos fora. Mais uma vez excelente ideia -  mal veiculada. 
Se querem uma guerra assim têm de saber como combatê-la e nunca, repito nunca, podia ser a direcção a pedir aos sócios para faltarem com o apoio à equipa. 
Não teria sido difícil à estrutura do Benfica 'arranjar' um jantar entre eminentes sócios mediáticos que 'lançassem' essa ideia e aí quanto muito a direcção do Benfica "entenderia as razões dos sócios" e evitava a vergonha por que passou com noticias em estilo de gozo "que o boicote era afinal para a Luz" e que levou ao enxovalho final de ser levantado para o estádio 'inimigo'. 

A gene do problema está na 'não explicação' do apoio ao Fernando Gomes e Vitor Pereira para a Liga. 
Entenda-mo-nos: há gente que acha que se não fosse  o Fernando Gomes seria um John Smith com fleuma britanica e que em vez do Vitor Pereia seria uma espécie de Collina em dirigente vindo talvez da Premiere League e que trouxesse na bagagem os árbitros de lá. Não era isso que teria acontecido, mas o apoio a essas personagens  não ajudou ao cimentar da liderança. 

Quando Vieira diz que está difícil de renovar com a Olivedesportos a malta ri e duvida. Ao fim e ao cabo falta ao Vieira o carisma que tinha Vale e Azevedo, sobra-lhe em competência empresarial o que lhe falta em 'garra Benfiquista'  e estes episódios não ajudam em nada a sua ascensão a líder glorioso. Como dizia Camões: "Fraco rei faz fraca a forte gente".

Vieira pelo passado, pelas 'amizades' e pela postura não pode ser o General, o Almirante desta nau Benfica, acredito que seja um bom Presidente mas não consegue aglutinar as hostes Benfiquistas por isso tem de delegar mais e não menos, no que diz respeito à cultura  Benfiquista e à politica fora do campo. 

Uma direcção ziguezagueante e sem carisma é um problema do Benfica  desde à muitos anos.








Lovelly Newsletter



Lá no Olibeiredo amam tanto os andruptos que até mandam as cartas de amor para a 'outra'

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os meus óculos vêm melhor que os teus


Dando uma vista de olhos pela Gloriosasfera chego a uma engraçada conclusão: 

Ou Luís Filipe Vieira deu duas entrevistas ou a malta viu essa entrevista através de óculos com lentes pré-definidas:

Pode-se ler que foi FANTÁSTICA ou uma VERGONHA 
que fez muito bem em SER HUMILDE ou que ESTÁ A GOZAR COM ISTO

Deu para todas as análises! 

Surpresas da noite


Como sou freguês da ZON não vi a entrevista em directo, sim, até eu sei que existem streams on-line, mas não deu, por isso recorri aos serviços sempre úteis do JJD (para quando este moço ser agraciado com um contrato de serviço publico com o Estado a exemplo da inútil RTP) e fiquei surpreendido pela entrevista ter corrido tão bem. Continuo a não entender nem gostar de algumas coisas mas vou guardá-las para o capitulo 8 da serie 'O que correu mal?'.

Outra surpresa da noite foi a dita MANIF que já ontem me parecia uma ideia parva e hoje fiquei com a sensação que o único que não achou aquilo parvo foi o próprio Vieira pois reunir 20-vinte-20 manifestantes é qualquer coisa de patético e resultou num favor ao Presidente. 
A oposição ao LFV são 20 parvos (se eu tivesse ido seriamos 21) com uns cartazes mal amanhados? Dá uma ideia de impunidade a quem se queria contestar. 
Resta-me saber se estavam 20-vinte-20 indivíduos, sócios do Benfica ou 20 nicks de algum forum? Enfim, uma tristeza para a democracia do Benfica, esta redução da oposição a 20 pessoas!!! (A minha filhota faz anos este mês e a lista de convidados é mais extensa, só amiguinhas do infantário são 24!)  

Foi uma noite agradável para Luís Filipe Vieira.

Actualizado à 1:12.
Este video da vergonha

Não eram 20, eram 17 e os cartazes não eram mal amanhados eram apenas estúpidos e mal escritos. Será que lá no movimento não haveria alguém que pudesse ter escrito alguma frase que não tivesse a palavra 'CHEGA'. Podiam mudar o nome para os CHEGA-17   

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Acerca da MANIF de logo.


O direito à manifestação está consagrado no artigo 45º da Constituição da Republica Portuguesa pelo que se deve respeitar com um dos mais sagrados direitos em Democracia, e é imbuído deste espírito respeitador que me irei pronunciar acerca da manifestação agendada para logo às 20:00 no Estádio da Luz e da qual  reproduzo aqui o cartaz.

É dentro desse espírito que começo por classificar essa manifestação de ideia parva, mas como eu também sou um 'nadinha' parvo, não me incomoda especialmente, bem como não me causa nenhum mau estar o aparecimento deste movimento cívico e legitimo, nem do facto de ele ter nascido precisamente após a derrota em Braga. Nada disto me incomoda e acho normal dentro do espírito democrata do qual o Benfica é o expoente máximo, no desporto português. 

Tive conhecimento deste movimento através de uma noticia no Publico e foi aí que começou a minha primeira incomodidade: a certa altura, no final da noticia do Publico aparece a seguinte frase a bold: "Notícia corrigida às 15h39, dando conta de que a convocatória da manifestação não se limita ao "site" Ser Benfiquista"
Não sei se repararam mas o Publico, apenas 2h15m após dar uma noticia sobre o Benfica, corrige-a, desmentindo que a ideia deste movimento seja exclusiva do site SerBenfiquista. Quem conhece o Publico sabe perfeitamente que é mais fácil o Paulo Azevedo ir para a caixa de um Continente qualquer, que o jornal rectificar uma noticia sobre o Benfica, ainda para mais sem ter nada de aparentemente relevante para rectificar: - É óbvio que para além do site/forum SerBenfiquista há o Facebook e um novo novo site desse Movimento.
Então, porque razão rectificou o Publico a noticia apenas 2h15m após a publicar? 
Esse mistério incomoda-me, e muito, porque significa que alguém muito poderoso, dentro da Sonae, não quis que este novo Movimento ficasse colado ao site SerBenfiquista e eu até percebo porquê, o que me deixa ainda mais incomodado. 
Mas deixemos por enquanto estas incomodidades e passemos a uma analise a esse Movimento:
No seu site http://benficaaosbenfiquistas.weebly.com/index.html está um comunicado de imprensa muito bem escrito, como aliás são todos os textos de quem o escreveu, num português escorreito o que não quer dizer que tenha razão. 
Quanto ao conteúdo: - Causa-me sempre alguma apreensão quando leio que algo "surge da vontade espontânea" o que pressupõe, logo de inicio, que os seus elementos se colocam de fora daqueles que foram obrigados por coacção,  ou daqueles que reflectiram ponderadamente essa decisão. No ponto 2 deste Comunicado de Imprensa: pode-se ler que "O movimento não pretende ser ele próprio uma solução de poder para o futuro..." pelos vistos a ideia do anti-poder está na moda (que o diga o Dr. Fernando Nobre) mas se assim for para que serve um movimento? 
Dantes aprendia-se na escola que quando se pretende derrubar um poder haveria de se ter uma solução para o substituir, fosse esse poder qual fosse pois caso contrário esses revolucionários seriam apenas anarquistas que defendiam o caos.
Resumindo, ainda só li 2 pontos e fiquei com a ideia que este movimento de pessoas que não foram obrigadas nem ponderaram, quer assumir um papel anárquico em busca do caos. 
Saltitando de relance pelo ponto 3 eis-nos chegados ao ponto numero 4 que vou transcrevê-lo na integra aqui:

4. A manifestação pretende-se que seja totalmente pacífica, para demonstrar o descontentamento com a direcção do clube e para desde já começar uma recolha de assinaturas que obrigue a mesa da Assembleia-Geral a convocar uma Assembleia-Geral extraordinária com o objectivo principal de marcar eleições gerais antecipadas.
 
Transcrevi na integra porque já li isto inúmeras vezes como nesta:
Não sei se conhecem a história do Pedro e do Lobo mas esta é parecida. 
Um ano depois desta manif de  Abril de 2008 o pedido foi o mesmo, até que vieram as "tais desejadas" eleições antecipadas e a reivindicação mudou e o que era uma exigência de um grupo de sócios também eles de geração espontânea passou a ser isto: "9/6/2009 Golpe estatutário , demissão sem motivo maior e antecipação das eleições visando a eliminação de possiveis candidatos"

Receio que os que logo forem à Praça do Centenarium sejam os mesmos que se forem bem sucedidos fazem outra manif para lutar contra o que esta manif conseguiu. Entenderam? Não? - Bom eu também não - é um bocado confuso (leram a analogia com as Barbies e os Invizimals no post anterior?), mas o tempo é capaz de nos demonstrar o que está por trás da 'coisa'.

P.S. No inicio deste post escrevi que eu era um 'nadinha' parvo acerca de achar que a manif era uma ideia parva. Quem me costuma ler sabe que fui excepcionalmente modesto porque na realidade sou muito parvo. 





  


domingo, 8 de maio de 2011

da série "O que falhou?" - capitulo 7


Na série "O que falhou?" não podiam deixar de constar aqueles que são a verdadeira essência do Sport Lisboa e Benfica: nós, os seus sócios e adeptos.

Talvez inebriados pela festa primaveril nos diversos 'Marquês de Pombal' que se formaram por esse mundo fora e acometidos por um sentimento de 'especialistas no Marquês' desatámos a criar a ideia que o Jorge Jesus era, no mínimo um gajo que não percebia nada do assunto sendo que no máximo era apenas um gajo com um cabelo branco desbotado que impedia o Benfica de voltar a ser a máquina futebolística que nos maravilhava nos tempos do Quique, Camacho, Toni, Jesualdo sei lá de todos menos do Trapattoni que esse também não percebia nada do assunto ao contrário do 'expert' que se sentava todos os jogos atrás do banco para o insultar. 
Somos os maiores do nosso prédio, da nossa rua, quiçá até do nosso bairro e toda aquela cambada que trabalha no Benfica não percebe nada de futebol, nem de politica desportiva, nem sequer de farófias (que isso é da competência de políticos de Massamá). Eu tenho o PES2011 e a ultima versão do Football Manager e isso faz logo de mim alguém mais qualificado que o Rui Costa e com maiores conhecimentos tácticos que o Jesus que até mastiga pastilha de boca aberta.

Durante muitos anos pude ler num forum onde agora nasceu um novo movimento apelos lancinantes ao boicote aos jogos fora. Dizia-se lá (e com alguma lógica) que se deixássemos de encher os bolsos aos aliados dos andruptos isto mudaria, mas eis que, quando se faz um apelo nesse sentido, lá vêm os mesmos dizer que o Vieira não entende o que é o Benfica e tal, enfim, mais do mesmo, quais miúdos que não sabem se hão-de brincar com a Barbie ou com os Invizimals. 

Eu sei que o apoio ao FS por parte do Vieira e a presença deste e dos restantes directores nos estádios visitados não eram bom exemplo mas caramba, nós é que somos o Benfica não é o Vieira!

Nem sequer vou falar acerca do facto de que numa meia final da Taça de Portugal e numa meia final da Liga Europa não conseguirmos encher a nossa Catedral... estranho e bizarro para o maior clube do mundo!!!

A desunião entre os adeptos e entre estes e a equipa foram uma das coisas que correu muito mal.

da série "O que falhou?" - capitulo 6


A juntar a todos os nosso erros, tivemos a ressaca do facto do Apito Dourado ter acabado com todos absolvidos, o que só podia criar naquelas mentes corruptas uma ideia correcta de impunidade. Não sei o que poderíamos ter feito para evitar que isto acontecesse mas uma coisa eu sei: Sem uma cabal explicação, o apoio ao Fernando 'bilhetes para as damas' Gomes e ao Vitor 'de cócoras' Pereira na Liga dividiu os Benfiquistas e não ajudou em nada na luta contra o sistema. (até prova em contrário)

As Arbitragens desta temporada foram das mais vergonhosas desde os tempos dos 'Martins dos Santos'

da série "O que falhou?" - capitulo 5


Façamos apenas um pequeno 'suponhamos' um exercício de adivinhação e tentar imaginar como seria se algum dia uma campanha como a que foi lançada contra o Roberto fosse feita sobre um jogador dos andruptos! Pois, difícil imaginar, nunca aconteceu nem há-de acontecer.

Isto diz muito acerca do nosso querido clube e da falta de protecção que os seus atletas têm. É óbvio que é o Glorioso que gera paixões mas se é verdade que o Roberto deu uns valentes frangos que me dizem acerca do Patrício? O mesmo jornal que diz para o JJ levar o Roberto para casa (para além de parvo é indecoroso) é o mesmo que diz, semana sim, semana não que o Manchester United vem buscar o guarda-redes do Sporting a exemplo do que o Madrid fez à muitas épocas com o Beto. (vão vir charters todas as semanas com dirigentes para o comprar).

Quem, como eu vive estas coisas e tem alguma atenção à maneira como se gere o 'grupo', fica com a ideia que a direcção do Benfica se coloca sempre na posição de "não me comprometo" sem se querer colar a nada para ter sempre a possibilidade de dizer: "Não foi decisão minha". Ora, num grupo de trabalho a falta de apoio, confiança, entrega das chefias minam a confiança dos subordinados. Porque não é só o Roberto que ficou exposto, todos os outros ficam a pensar: "Se fosse comigo que estes porcos fizessem uma campanha nojenta como esta, os nossos dirigentes faziam a mesma coisa e colocavam o rabo de fora?" 

Façamos outro suponhamos. Imaginemos o Sidney e o Maicon em casa junto da família a ouvir as noticias: ambos ouvem o presidente do clube que vendeu o Bruno Alves e essencialmente o Pepe dizer que o David Luiz era caceteiro (sendo que o moço até hoje só levou um amarelo na Premiere League ao contrário do carniceiro-arranca-cabeças Pepe). O Sidney ficará certamente revoltado e a pensar que afinal o crime compensa enquanto o Maicon ficará mais aliviado porque o seu presidente colocou o labelo de caceteiros nos do clube rival. 

A falta de protecção que se dá aos nossos atletas é o maior handicap que nós temos e não é de agora.

sábado, 7 de maio de 2011

da série "O que falhou?" - capitulo 4



Sem Di Maria e sem Ramires, Jorge Jesus começou a pré-temporada a testar uma espécie de 4-3-3 e eu até fui testemunha ao presenciar a goleada ao Aston Villa por 4-1 após outra goleada imposta ao Feyenoord no primeiro jogo do torneio do Guadiana que levou até JJ a dizer a 'frase mãe de todas as basófias': "a jogar assim ninguém consegue parar o Benfica".

Pois bem se assim o disse, contrário o fez e depois desse festival de futebol de ataque estonteante (vi o jogo contra a formação de Birmingham ao lado de uns 'bifes' que estavam simplesmente deslumbrados) voltou ao losango do 4-4-2 sem alas (Gaitan lesionado e sem o Salvio ainda) e vamos para a Supertaça com a táctica antiga não testada esta temporada. 
Antes de Gaitan e Salvio entrarem e colocarem esse losango em funcionamento já tínhamos perdido a Supertaça (com os efeitos que já explanei no capitulo anterior) e já levávamos uma desvantagem tremenda em relação ao Porto para o titulo com uma goleada encaixada pelo meio.

Testar uma táctica na pré-época, ela funcionar às mil maravilhas e depois deitar todo esse trabalho fora no inicio da competição oficial foi dos mistérios da temporada.

Esta Confusão Táctica foi das maiores surpresas (más) desta época!