Quer dizer, na realidade até sei, quem vai ganhar, mas a frase fica melhor assim:
Não sei quem vai ganhar as eleições amanhã mas sei quem já perdeu: O Benfica!
Antes de mais a minha declaração de 'não voto'... não voto nem lista A nem lista B.
Feita a minha declaração de 'não voto' passemos ao que interessa (ou não) aos nossos estimados leitores.
Durante este período eleitoral tentou este blogue ser o mais isento possível, sem ser asséptico, com opinião não comprometida e com respeito por ambas as candidaturas. Não sei se conseguimos mas o facto de nestes últimos dias o numero de visitas ter aumentado de forma considerável dá-nos esperança de termos atingido o esse difícil objectivo.
Havia a esperança entre os Benfiquistas que fosse fechado o ciclo Vieira, ou através de uma candidatura de continuidade (como eu defendia, com Rui Costa por exemplo) ou um candidato com força de oposição.
A primeira hipótese só seria possível com o auto-afastamento de Vieira e ele não quis, a segunda era mais difícil de concretizar tendo em conta que a oposição ao Vieira passa pelos amigos do Bruno Carvalho no eixo Cascais-Leça da Palmeira e de uma dúzia (20 vá lá) 'users' (a palavra não é inocente) que se acantonaram em meia-dúzia de blogues e que se auto multiplicam em comentários. - haverá casos de pais feios que geram filhos bonitos (e tenho 2 cá em casa que comprovam que isso é possível) - mas no caso das eleições do Benfica está provado que esta oposição não gera nada de jeito.
Sendo óbvio, pelo paragrafo anterior, porque não voto Rangel (errei quando disse que não era um Bruno Carvalho) perguntar-me-ão os meus amigos porque é que tendo sempre apoiado Vieira não o faço agora quando até uma das condições básicas para o fazer ficou ontem cumprida: A não renovação com a Sporttv? Porque é que eu acho que o Vieira devia dar lugar a outro e não continuar o bom trabalho que tem feito?
Aqui já se levantam os Rangelistas a questionar o "bom trabalho do Vieira??" e acenam com os 2 títulos em 9 anos... e têm razão, tal como teriam razão se questionassem por exemplo o Nelson Évora por, nos últimos meses não ter ganho uma única prova - sim eu sei que está lesionado. Vieira recebeu um clube lesionado e conseguiu, apesar disso, ganhar 2 títulos. É pouco? É... mas duvido que mais alguém tivesse feito melhor. Nos últimos 3 anos só ganhámos 1 campeonato, 3 taças da Liga e muitos títulos nas modalidades. Naquele que era o mandato desportivo, Vieira ganhou apenas 1/3 dos campeonatos disputados tendo perdido os outros 2/3, um para o Artur Soares Dias e Carlos Xistra e o último para o Proença, ou acham que não?
Agora já estarão alguns leitores a questionar: - Ó Carlos se ele é tão bom porque não votas nele?. Porque deixou de ser bom. Afasta-se cada vez mais do bairro das Furnas e aproxima-se a passos largos de Quinta da Marinha. Deixou de ser o Presidente do povo, o Presidente do povo até podia ter apoiado o 'facturas' ao engano, mas já lhe teria tirado o apoio e passado ao ataque há longos, longos meses.
Vieira já não é factor de união, perdeu essa ligação quando pediu para deixarmos de ir aos jogos fora e depois, quando fomos ao Porto desistiu. Nunca devia ter pedido isso pois tinha a obrigação de saber que ia ser boicotado.
Quem irá amanhã votar em Vieira vai votar essencialmente contra um juiz que cometeu demasiados erros, que não percebe nada de Benfica que está na Quinta da Marinha e que quando chega ao bairro das Furnas pensa que está na Loja do Cidadão, no balcão da segurança social.
E depois a lista A tem Moniz: aquilo que seria a grande mais valia desta direcção é para mim a sua grande desvantagem: Não acredito em presidências bicéfalas e sei bem que quando há dois galos para o mesmo poleiro, há 'arraial no galinheiro'.
Há ainda outra questão que me preocupa: nenhum Presidente resiste a ter contra si uma claque organizada (não existe? Pois...) nem nunca nenhum Presidente consegue algum trabalho de jeito controlado por uma claque (veja-se a lagartada) por isso, quem ganhar amanhã, tem um grande problema sem nome!
Resta-nos rezar para que quem ganhar possa ser o Presidente de todos os Benfiquistas e que quem perca saiba respeitar os resultados.
Em nome do interesse do Benfica.