Já há algum tempo que não escrevo acerca de assuntos variados sem nenhum anátema a prender o raciocínio por isso aqui vai disto:
Plantel:
Lido, relido e escrito milhares de linhas acerca do plantel do Glorioso chegamos ‘aos finalmentes’ e temos um dos melhores planteis que o Benfica já teve desde os tempos de Erickson. Verdade que perdemos o nosso Coentrão mas temos neste momento nessa posição o primeiro Campeão do Mundo em titulo a jogar em Portugal (falo de campeão mesmo e não de campeões turistas como era o caso do Polga), claro que há-de haver quem menospreze o facto do titular da melhor selecção do Mundo ter vindo para o Glorioso mas esses têm à sua mercê apenas o caixote do lixo da Gloriosasfera. Perdemos também o Sálvio (se é que é possível perder o que não é nosso) mas acredito que o Enzo é tão bom como ele. É verdade que não temos a melhor defesa dos últimos 30 anos (essa era a de Setembro do ano passado) mas temos a segunda melhor, vá lá, com Garay, e Capdevila a juntar a Luisão e Maxi. Em relação à baliza não preciso de dizer nada pois não? Então vamos a uma analise do meio-campo para a frente e apenas nos que eram suplentes o ano passado:
Airton/Matic, Menezes/Witsel, Peixoto/Nolito, Weldon/Mora, Nuno G/Rodrigo e ainda temos o Bruno César, parece que melhorámos e muito por isso custa-me a entender o seguinte tópico:
Apatia dos adeptos:
Esta época assisti ao vivo ao final do treino que aqui contei, ao torneiro de Guadiana, e ao jogo de apresentação. Em todos os momentos o que senti por parte dos Benfiquistas foi descrença (mais na Luz) o que é um pouco estranho mas talvez explicável pela desilusão que foi o final da época passada e por outro factor que devia ser melhor estudado pelos sociólogos: O efeito da crise na militância Benfiquista! No Estádio da Luz presenciei um ambiente a fazer lembrar, não velórios pois já estive em alguns de facto mais animados (como escrevia o pasquim do Censor Serpa) mas sim uma ida à Ópera com bilhetes oferecidos pelo chefe e à qual não se pode faltar. Juro-vos que no sector onde eu estive a única asneira que ouvi foi um sonoro fod*-se que me saiu quando um jogador francês rematou a rasar o poste e fui logo como que fulminado pelos olhares discriminatórios que os meus vizinhos me deitaram. Não era o bom povo Benfiquista que ali estava.
Lagartada
Nos últimos dias olhamos para três adeptos que bebem uma cerveja num bar e conseguimos logo descobrir o lagarto, é o que está feliz, o que está triste é o Benfiquista (o que está a subornar o barman para lhe dar a bebida mais fresca é o Andrupto) O Lagarto é, por esta altura um bicho feliz, compram jogadores aos molhos e acham que já são de novo grandes e quando lhes lembramos o que nos diziam nos anos anteriores acerca de fuga para o abismo, riem-se muito e perguntam se já estamos a tremer e nem os 900 dias que levam sem nos ganhar lhes retiram aquele sorriso parvo da cara. Lembro-me de quando eu era miúdo havia em Lisboa 3 boas piscinas, os Olivais, a Av. Roma e o Campo Grande, esta última poderá ser reactivada se a coisa der para o torto tal não será o buraco que a lagartada está a cavar!
Andruptos
Apesar de todos os esforços que fiz não encontrei em nenhum jornal a informação que todo o país espera: A que petrolífera foi adjudicada a exploração do poço de petróleo das Antas? Pagarem 25,5 Milhões de Euros por uns miúdos brasileiros, ainda por cima defesas significa que o petróleo é de boa qualidade ou o andrupto chefe está a preparar o futuro, casado com a universitária Miranda em terras de Vera Cruz ao abrigo de qualquer acordo de extradição, até pode ser, não pode? Ainda em relação aos andruptos temos o tema: ‘A escravidão da águia’ ou por outras palavras os…
Direitos Televisivos
Consta que a Média Capital está disposta a pagar 40 kilos de carne da boa à águia Vitória em contraponto com os 8 kg que a Olivedesportos pagava. Ora, todos sabemos que a Olivedesportos engordou à conta da águia Vitória e da sua escassez de alimento apesar do espectáculo que ela dá sempre que actua. A Olivedesportos tem os seus negreiros a quem chama SportTv e que escravizam todos os clubes excepto o do mestre a quem sempre pagaram principescamente apesar do bicho que o representa não existir e por isso não dar qualquer espectáculo. Os kilos que esses negreiros tiraram à águia Vitória para dar ao dragão fucinhento e que se traduzia em carne brasileira, de duas pernas, integralmente depiladas ou não fossem mesmo zucas, e que na falta de bicho para as comer eram oferecidas em forma de fruta aos árbitros deste e doutros países.
Há quem garanta que o Vieira foi ao Brasil para evitar que o Danilo fosse para o Porto enquanto outros garantem que foi aos 'States' negociar parcerias televisivas. A acreditar na segunda versão da viagem transatlântica é uma machadada que se dá nos andruptos pois ninguém acredita que o SportTv possa pagar 32kg de carne ao mestre sem que para isso a roube à água Vitória.
Al Capone foi vencido pelo IRS, Pinto da Costa vai ser vencido pela BTV. O vil metal é mesmo o alimento dos mafiosos mas ao contrário do popular Albert de Chicago o Jorge não vai para Alcatraz mas sim para Ipanema ou quiçá Jacarépágua
E é tudo por agora… já vos disse que tenho fé neste plantel? Ainda não? Pois, é verdade que tenho muita fé no Artur, no Maxi, no Luisão, no Garay, no Capdevilla, no Garcia, no Gaitan, no Aimar, no Perez, no Saviola, no Cardozo e em todos os que ficarem no banco.
Mas não liguem, que eu também tinha fé no plantel do Artur Jorge e em todos os seguintes. Eu sou um Benfiquista do povo, ainda não me habituei a ver o futebol como uma Ópera ou no caso em questão, uma Opereta.
VIVA O BENFICA, A CAMINHO DOS 33