Foi ontem publicado o R&C consolidado da época 2014/2015. Quem o quiser consultar mais detalhadamente pode-o fazer aqui:
RELATÓRIO & CONTAS
Para simplificar vamos fazer um resumo:
Comecemos pelos Resultados Operacionais, sem portanto o serviço da divida
Um lucro operacional de 30 milhões de Euros que resultaram de um lucro com direitos de atletas no valor de quase 35M e um prejuízo operacional sem essa rubrica no valor de 4,5M.
Os mais de 100M de rendimentos operacionais vieram das seguintes rubricas:
Foi a prestação na UEFA que fez os rendimentos baixarem em relação ao ano anterior. De salientar as Receitas de Televisão: 34.6M - Um verba brutal que transforma a BTV na responsável por 34% da nossa receita.
Já os Gastos Operacionais foram efectuados nas seguintes despesas:
Realce para a redução de 2,5% no valor em grande medida resultante da contenção salarial na ordem dos 5,7%
Os Resultados com atletas provieram das seguintes rubricas:
Um lucro com atletas no valor de 35 Milhões de Euros o que acrescentando as amortizações obrigatórias de 30M dá um resultado liquido da transação de jogadores para cima dos 65 milhões de Euros, o que no compito geral de todas as receitas eleva o peso das transacções de atletas para a ordem dos 42% do nosso volume de negócios.
Ora, toda a nossa estrutura baseada no Scouting-J.lagarto-Formação tornou-se na base de todo o sucesso do Benfica que o levou em termos desportivos ao 6º lugar no ranking da Uefa, nos deu o titulo de bicampeões e em termos financeiros na redução do passivo em 19,5 milhões de Euros conforme podemos aferir no mapa seguinte:
Pelo exposto verifica-se que os Capitais Próprios passaram de 8,5 milhões negativos (em situação de falência técnica) para Capitais positivos no valor de 6,3 milhões de Euros o que dá uma melhoria da situação (aqui sim, o valor que importa e não somente o do Passivo) de 14,8 Milhões de Euros.
Estes são os números oficiais e relevantes que me levam a apoiar o Presidente que os conseguiu. Já quanto ao Presidente que mudando o paradigma colocou em risco toda esta maravilha, esperemos pelo corrente exercício.
Andámos aqui no nosso blogue durante quatro anos (aliás fazemos hoje mesmo 4 anos) a defender o caminho que nos levou até estes números, seria por isso estranho estarmos agora a defender um outro caminho que nos vai levar a outros resultados.
Se no final desta época o novo paradigma nos trouxer resultados financeiros e desportivos melhores que estes, maravilha se pelo contrário como imaginamos a catástrofe económica e desportiva estiver no horizonte há que pedir contas aos responsáveis por esse mudança.
Para esclarecer algumas mentes mais ensombradas devemos lembrar: O nosso blogue sempre defendeu o caminho seguido nestes últimos seis anos. Sempre mostrámos o nosso contentamento com a estrutura do Benfica composta pelo Presidente pelo Rui Costa e pelo agora J.lagarto acompanhados pelo génio das contas Domingos Soares Oliveira. Haviam algumas almas penadas que diziam que tínhamos de mudar tudo e ir buscar um treinador que falasse bem a língua de Camões e Pessoa e que metesse os putos do Seixal a jogar. Agora que destruíram a estrutura apenas fazemos votos para que ela volte a ser refeita como uma estrutura vencedora, se possível refazer a ligação Presidente, Scouting, Treinador de Topo e Director Financeiro e que nos convocados apareçam os que merecem e que joguem os melhores sejam eles formados no Seixal ou em qualquer rua de outro continente.
P.S. Quando nos quiserem comparar a gerações de ovnis lembram-se sempre desta realidade:
Nós mantemos a nossa opinião. Os outros que defendiam choriços, pilas-boas, adjuntos-do-pequeno-mouro ou até traidores à pátria Benfiquista e que agora dizem que antes é que estava bem apenas revelam o que são: seres invertebrados, quiçá vindos de outro planeta.