Pode parecer estranho estar a fazer um post baseado numa noticia do Expresso, mas como as ondas na Gloriosasesfera não param de bater na rocha vou também pôr o meu 'barco na água'.
O jornal diz que o Benfica se prepara para vender por 20.000.000€ época os jogos do Benfica à Olivedesportos.
Quero aqui deixar a minha opinião, antes da confirmação ou desmentido da noticia, por isso aqui vai num simples parágrafo:
20 milhões, nesta altura de crise é óptimo mas para a Olivedesportos só por 40 milhões, nem um cêntimo a menos !
Estarei a ser demasiado impulsivo? Quem me lê sabe que sou, além de maluco, pragmático nestas questões e por isso esta é uma opinião amadurecida:
20 milhões é óptimo porque:
- O que está à venda são 15 (vá lá, 17 com o alargamento) o que daria uma receita de 1.176 (já contando 17) por jogo!!!! (isto equivale ao Estádio da Luz lotado em todos os jogos).
- Em termos de audiências a verdade é que só 3 dos jogos transmitidos o podem ser em canal aberto e em directo, sendo os restantes 14 transmitidos em canal codificado o que impossibilita logo uma análise ao custo/beneficio desses 20 milhões.
Para a Olivedesportos só por 40 milhões por 4 razões:
A razão económica:
- A Olivedesportos venderia esses 14 jogos em canal codificado à sua participada Sporttv que tem como outro accionista de referência a ZON que se recusa a pagar o devido valor pela transmissão da BenficaTV.
A razão desportiva
- Estrategicamente, e basta ver os comentários ali veiculados, a Sporttv não é um parceiro mas sim um obstáculo.
A razão moral
- Um clube que sempre se pautou pela lisura de processos que foi durante o Estado Novo uma das poucas instituições que manteve a vertente democrática não pode pactuar com este estado, agora velho, que vigora no futebol lusitano.
Qual o caminho então a seguir? Ao contrário de alguns companheiros de blogues (daqueles que não constam da lista que este blogue recomenda), não tenho a pretensão de me julgar vedeta em gestão mas posso dar a minha humilde opinião acerca do que se podia fazer para obter os mesmos 20 milhões (pelo menos) sem alimentar o monstro:
- Parceria estratégica com qualquer canal codificado do espectro do cabo nacional (não será aceitável a BTV pois isso não seria ético, pois estaríamos a fazer o mesmo que os andruptos: usar o próprio canal para transmitir os seus jogos) e introdução em Portugal do sistema PPTV.
- Somos a 20ª economia da Europa mas somos a 6ª potencia Europeia em futebol. Somos um país pobre em ouro mas rico em paixão pelo futebol (gostaram do momento Floribella?) pelo que através de receitas publicitárias em canal aberto não podemos atingir os números de nenhum dos nossos adversários europeus.
- Se calcularmos que em Portugal haverá cerca de 400.000 lares Benfiquistas com capacidade tecnológica (Boxes) para acederem ao sistema PPTV e poder económico para comprar os jogos, só precisaríamos de ter metade deles a pagarem 2,50€ por jogo, que faria logo metade da verba pretendida. A restante verba teria de vir da publicidade estática no Estádio e da venda dos jogos pela Diáspora, aí sim, já através da BenficaTv.
Estando certo que tanto o Presidente Luís Filipe Vieira como o administrador Domingos Soares Oliveira sabem mais disto a dormir que eu acordado resta-me pedir-lhes que não sejam preguiçosos nesta matéria:
Podem seguir o caminho mais difícil onde estarão acompanhados por milhões, ou o caminho mais fácil sozinhos.
Espero que sejam audazes e que nos levem a todos nessa dura caminhada!
P.S. Actualização em cima da hora: O Benfica acaba de desmentir a noticia, ainda bem.
Significa que ainda não lhes deu a 'molenga' e que estão disposto a combater o polvo, tropas não lhe faltarão!!!