segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Estamos em Agosto e na segunda jornada


"Como é possível que queiram mandar embora um treinador, à segunda jornada, ainda em pleno mês de Agosto?"

Este foi certamente o comentário que mais se leu nas redes sociais em resposta à constatação de que Rui Vitória não é treinador para o Glorioso.

Analisado assim, somente pela rama, a coisa tem de facto lógica, ninguém perde o titulo em Agosto nem à segunda jornada, logo não há razão para tanta contestação. Isso é verdade. 

Há no entanto a forma inversa de ver a situação. Ainda estamos em Agosto, só vamos na segunda jornada e ele já conseguiu destruir o que foi feito em seis anos. Este é o pensamento que passa pela mente de muitos Benfiquistas.  

Do onze inicial de ontem só o defesa direito e o ponta de lança não estavam cá na época passada. Fui rever "onzes" por essa Europa fora e mais nenhum clube na Europa conseguiu maior estabilidade que este Benfica, e no entanto, devemos ter sido o clube, se calhar a par do Real de Madrid - outro sem treinador à altura - dos que são candidatos ao titulo, onde os jogadores se estranham mais uns aos outros. 

Qual a razão para Samaris e Pizzi parecerem que não se conhecem? Qual a explicação para a falta de ligação entre eles e o Jonas? Porque raio é que o Eliseu deixou de conectar com o Gaitán e porque é que o Luisão e o Lisandro parecem perdidos no eixo da defesa? 

Eu não tenho explicação para isso mas basta recuar 4 jogos oficiais para atrás e verificaremos que estas sociedades, estas parcerias, funcionavam na sua plenitude. Os jogadores deixaram de ser bons? Talvez. Foram acometidos por algum vírus nas férias ou se calhar estão a ser vitimas de alguma intoxicação alimentar. Aquela lentidão de processos aquele desfasamento entre sectores, aquela apatia pode ser sintoma de problema no colesterol. O chouriço é uma comida muito gordurosa. 

Outro comentário muito lido é este:
"Como é possível que antes dos jogos estejas tão empolgado e com tanta fé... e depois isto? Deves ser bipolar"

Meus caros amigos, deixem-me que vos diga uma coisa: antes de qualquer jogo eu acredito sempre que o Benfica vai ganhar por muitos, aliás até ao apito final eu acredito sempre que o Benfica vai ganhar por muitos. Ainda ontem aos 90 minutos eu achava que o Benfica ia dar a volta ao marcador nos 5 minutos de descontos e ganhar por 3 ou 4 a 1. 

Para vos dar uma ideia da minha fé inabalável no Benfica digo-vos que estive várias vezes na antiga Luz, à chuva, com mais meia-dúzia de gatos pingados, a partilhar a fé numa jogada genial de um Tavares ou de ver um Nelo fazer o flanco esquerdo à imagem de Roberto Carlos, algo que nunca aconteceu. Isto caso não se lembrem desses jogadores, foi no tempo do Artur Jorge, outro treinador Benfiquista, que sempre tinha sonhado treinar o Benfica. Fé nunca me faltou.

Concluindo: Se precisarem de posts motivacionais antes dos jogos podem (e devem) continuar a vir visitar este estáminé mas por favor, não esperem paninhos quentes e posts do tipo 'temos é de apoiar' depois de exibições como a de ontem e como as deste inicio de temporada. 

Pois é verdade, o jogo foi ontem e no próximo fim de semana há mais. Ainda podemos fazer 96 pontos, o que seria um novo recorde absoluto. Mesmo com Rui Vitória isso vai ser possível. Pelo menos até á proxima segunda feira esse sonho vai se formar nas nossas mentes. Por isso: 

Carrega Benfica.



25 comentários:

  1. Carlos, não sei se o Rui Vitória não é treinador para o SLB ou se está refém daquilo que a estrutura lhe manda. A meu ver, tentar manter o estilo de jogo do jj é um erro. O treinador deve cortar com o passado e implementar o seu estilo de jogo, seja ele bom ou mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é foi certamente a estrutura, seja lá o que isso for, que destruiu is processos de jogo da equipa.
      RV é bom treinador, para o Nacional da Madeira, Guimarães...etc.

      Neste momento o Benfica é um clube de topo com um treinador do meio da tabela que ainda por cima está perdido e sem noção do que deve ou pode fazer.

      João Silva

      Eliminar
    2. Tu já foste descoberto, és lagarto e LFV hater profissional só dizes disparates porque tens interesse em mandar abaixo a direcção. Agora a nova invenção é que RV está refém de qualquer merda, qualquer coisa é boa para inventarem apenas para ter uma razão para a maledicência. Volta para o teu amo, o gordo badochas.

      Eliminar
  2. Então és mesmo bipolar. Não consegues ver a realidade e vais do 8 ao 80.
    Ontem podíamos ter goleado como aconteceu num famoso Boavista-Benfica com o mestre da táctica que acabou 0-0 com ajuda do árbitro. Nunca aconteceu com o génio da táctica, 30 ataques, 31 remates, uma bola no poste, um penalty por marcar, um golo mal anulado, dezenas de minutos em perdas de tempo, etc. Muita ansiedade, bastava um golo (pênalti) para saltar a tampa e goleávamos.

    ResponderEliminar
  3. Já vi e li pior...muito pior e no fim...foram ao Marquês...como se nada tivesse acontecido. Depois...depois...no
    início da época...volta a tal "coerência"!
    Eu percebo...e muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, a crença cega sem base nem fundamento!
      A argumentação é vazia, superficial e de "seguidista".

      É preciso inteligência para ter uma opinião própria perante a realidade.
      Mas vindo de quem tem um blog onde nem um frase se articula sem haver um insulto o que esperar?

      Eliminar
    2. Qual realidade? O campeonato é uma maratona, não é uma prova de 100 metros.
      Os ejaculadores precoces começam a sair das tocas onde se abrigam e escondem. Quando acontece uma desgraça lá vêm todos lampeiros cheios de tusa para bater uma. Cobardolas!

      Eliminar
    3. Banalidades e lugares comuns, é uma maratona e por este andar vai ser cheia de sobressaltos!

      Cobardolas?! O futebol não é acerca de coragem, isso são os forcados e os touros, futebol é acerca de ideias, organização, princípios de jogo. Como está a equipa de RV em relação a isto?

      Não está!

      Eliminar
    4. Tresandas a taliban... faz - te à vida malandro!

      Curto e grosso

      Eliminar
    5. "Curto e grosso", exactamente como as ideias de jogo do Benfica, exactamente como o esplendor do raciocínio do comentador.


      Eliminar
  4. NN+simbolos do Holocausto=derrota do Benfica

    no name+simbolos do Benfica=Vitória do Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Não poderia concordar mais com o post.
    Sempre em defesa do BENFICA, independentemente de quem o sirva pontualmente.
    Mas, enquanto esses "servidores" estiverem no Benfica, para mim são os MELHORES DO MUNDO.
    Se sou ingénuo? Talvez seja
    Se sou parvo? Talvez o seja
    Se gosto do Benfica? Sem qualquer tipo de dúvida
    Se acredito quem nos dirige? Evidentemente que sim... Quando deixar de acreditar, espero pacientemente pelas eleições DEMOCRÁTICAS, apanágio desse meu grande clube.
    Se não gostam do presidente, do treinador etc etc então VOTEM em quem acham que é melhor.
    Estou triste, muito triste por termos perdido, mas mais triste fico quando vejo a "minha família benfiquista" (alguns, diga-se) sempre no bota abaixo
    RA

    ResponderEliminar
  6. Quando Vieira decidiu que o ciclo do JJ tinha chegado ao fim, a pergunta que se lhe impunha era :

    Quais os critérios técnicos, táticos e de personalidade que terá que ter o novo treinador em função da realidade atual do Benfica ?

    Não sei se ele fez esta pergunta a si próprio, mas se fez e escolheu RV, não percebe nada de futebol.

    São tantos os equívocos de RV desde que começou a trabalhar no Glorioso, que nem me dou ao trabalho de os inumerar.

    "Sem um bom maestro, por muito bons que sejam os músicos a banda desafina por todo o lado."

    AACM

    ResponderEliminar
  7. porque não respondes ao filho do mourinho ! isso sim era 100000000000

    z

    ResponderEliminar
  8. andam os doutores dos pasquins a quererem tirar nabos da pucara ,porquê
    UFAAAA! Pois tambem temos muitos charlatã a opinar aqui ..

    ResponderEliminar
  9. nunca vi coisa assim ! ..

    estes ditos benfiquistas querem tudo e tem mais olhos que barriga.

    digam mal sempre mas digam mal quando o S.BENFICA ganha campeonatos titulos e finais ,
    QUANDO SE PERDE E FACIL DIZER MAL DE TUDO E TODOS
    vocês são uns to t´os todos juntos não dão um bom BENFIQUISTA esta também e a minha opinião ou só vocês podem ter opinião de ressabiados não , pois

    ResponderEliminar
  10. Vá lá, então, isto nem parece seu - então esqueceu-se de falar da pré-epoca mal programada...

    Ou será porque afinal, os génios da pré-época têm as equipas a jogar em super slow motion?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Glorioso FransciscoB, concordo imensas vezes com o meu caro, mas não se pode questionar a planificação da pré-época, ou questioná-la?
      Bem sei o prestígio, a venda da marca Benfica e o dinheiro, mas numa época com mudança técnica não teria sido mais razoável trabalhar em casa, para que esta mesma nova equipa técnica trabalhasse com outras condições e apoio? Par que se adaptasse mais rapidamente e facilmente em vez de andar de viagem em viagem, com a mala sempre às costas, tipo tournée mundial?
      Quero lá saber do fernando pinheiro, já foi, e não merece um suspiro de qualquer Benfiquista - quer pela forma como ludibriou, quer como pela forma deplorável (muito sua) que tratou (e trata) o SLB. É um cão raivoso, que não conhece a não do dono, que não sabe reconhecer quem o apoiou na desgraça, que não tem um pingo de decência. Que aliciou profissionais do seu ex-clube, que quando fala do Glorioso, em vez de ser de respeito é de despeito.
      Para a PQoP.
      Agora não se pode questionar nada? Não é evidente que o Vitória ianda não tem uma ideia clara do que pretende? E para isso não teria sido melhor ter ficado a trabalhar por cá em ano de mudanças profundas?
      Só isso meu caro. Não é menos Benfiquista quem opina de forma diferente, conscientemente e sem colocar em causa os desígnios do nosso SLB.
      Cumprimentos Místicos.
      Benfica 360º

      Eliminar
    2. Claro que se pode contestar, mas onde estão agora os contestatários da pré-época? Agora que está à vista que os génios da mesma estão pior do que nós? E os das contratações? Agora é só o Rui Vitória que não serve mas quando formos ganhar ao ladrão e passarmos aos quartos da Champions voltam a desaparecer...

      Eliminar
    3. Meu caro FranciscoB, apesar do meu caro não acompanhar os meus comentários (o que é perfeitamente natural, porque a nossa blogosfera é como o clube: Enorme), disse o que anteriormente expressei mal soube da mudança técnica.
      Ou seja, foi há muito tempo. Não foi de agora. Nem porque sim.
      Se ler bem, verá que eu digo que RV precisava de mais tempo... cá. Na pré-época. E somente porque, para mim, faria mais sentido tendo em consideração as mudanças registadas e a evidente necessidade de RV delinear com mais calma, apoio e conforto a própria época.
      O torneio pelo que se percebe foi uma decisão da "estrutura", que, para mim também, já não contava com o nandinho dos pinheiros (ora se assim era, talvez tivesse sido mais assisado repensar a estratégia da pré-época). Pior, ficar mais uma semana fora para disputar a Eusébio Cup no México.
      Abraço impregnado de Mística para si, meu caro.
      Benfica 360º

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!