terça-feira, 4 de agosto de 2015

UMA PRÉ-ANÁLISE AO ÚNICO (REAL) GRANDE (A 04/08/2015)


 
UMA PRÉ-ANÁLISE AO ÚNICO (REAL) GRANDE (A 04/08/2015)
 
Faz agora cerca de um ano, andava o Benfica, seu Treinador e Direcção, nas bocas do Mundo: Enfrentávamos uma sangria desatada no Plantel, as derrotas sucediam-se, as más – para não dizer péssimas – exibições somavam-se umas às outras, com humilhações pelo meio e tudo, e uma parte dos Adeptos Benfiquistas, além de desesperar, chamava (quase) todos os nomes à estrutura directiva. Um ano após, e perante o cenário que agora vemos, gostava de poder dar uma oportunidade, um voto de confiança, ao Presidente Luís Filipe Vieira e restante Direcção, e, bem assim, ao novo Treinador. Tal, contudo, não é fácil…!
Nós, Benfiquistas, vimos o nosso ex-Treinador sair. Pior: Vimo-lo atravessar a estrada e ir para Alvalade. Não vieram a público as razões, nem de um nem de outro lado, muito menos consubstanciadas em qualquer tipo de provas factuais. E se é verdade que tanto um como outro estão e estavam legitimados para decidir como entendessem, a verdade é que os Benfiquistas, no mínimo, gostavam (e mereciam!!!) explicações!
Fomos nós, Adeptos, que enchemos os estádios todos por onde passava a Equipa. Fomos (não todos, porque havia sempre em segundo plano a quadrilha do mal-dizer, a afiar as garras a cada vitória para poderem atacar a jugular em caso de derrota) nós Adeptos que acreditámos e empurrámos a equipa. Este título, muitos dizem que é o que maior cunho de JJ tem. Eu digo que é o que maior cunho do apoio dos adeptos tem!!!!!!!
Esse grupinho que criticava apenas por criticar foram os que chamaram de velhos o Jonas. O Júlio César. Que vinham buscar a reforma dourada. E esses velhos… foi o que se viu: Melhor jogador da época e melhor guarda-redes da época. Taxativo!!!  Viu-se alguém dizer “MEA CULPA”?????? Eu vi um! E mais??????? Nada disso! Suas Altezas estavam certíssimos do que apregoavam, estavam certíssimos no que apregoavam e nós é que éramos os burros e estúpidos. E ainda devemos ser, porque, REPITO, ainda mais ninguém reconheceu que estava errado!
Este ano começa com o fim da época passada na mente: Depois do BI… o Tri TINHA de ser o objectivo. E para o Tri, seria necessário manter os jogadores nucleares e reforçar a equipa em qualidade e quantidade, de forma a nos apresentarmos pujantes, fortes, determinados. A realidade, porém, mostra-se imensamente contrária a isto e muito longe do que nós esperávamos.
Primeiro, JJ. Depois Maxi. É verdade que JJ foi auferir €6M/ano, um acréscimo de 50% sobre aquilo que recebia no nosso Clube. É verdade que Maxi “foi buscar” um contrato de 4 anos, em que, aos 35 anos, ainda estará a receber um pipão de dinheiro!!!!! Tínhamos nós capacidade para pagar estes valores???? Não sei, só a Direcção o saberá! A verdade é que os Adeptos não se regem por esses padrões! Nós regemo-nos pelos padrões das vitórias! E vitórias, até agora….só mesmo o nome do Treinador e da Águia!
JJ ao sair, deixa um legado pesado. Muito pesado mesmo. Daqueles que podem marcar a carreira do seu sucessor no Clube! Tanto positiva como negativamente! Representava o espírito Benfiquista em grande parte do que era: Era vivo, mexido, gritava, dizia palavrões, exigia, tinha soberba.. mas trazia consigo vitórias, exibições, encaixes financeiros brutais que, para mim, se prolongam para as épocas vindouras: Ou será que se ainda fossemos aquele “Benfiquinha de Quique Flores” teríamos no bornal o contrato com a Emirates?????? JJ deixa um legado de futebol de ataque, mesmo em casos de derrota. Em 6 anos de JJ, contam-se pelos dedos de uma mão as humilhações que sofremos, e por humilhações não contemos só as derrotas: Contemos aquelas exibições, ganhando ou perdendo, que nos faziam ter vergonha. Maxi, por seu lado, carregava a raça, a genica, a abnegação, aquele espírito de “nunca render”, ou “antes quebrar que torcer”. Eu, por mim, olho para o Maxi e, nele, via tanto do que eu via no Álvaro, o nosso inesquecível “seis dedos”! Depositávamos nele parte da mística que durante anos julgámos perdida.
Mas eles…foram-se. Um atravessou a estrada, o outro apanhou o comboio e saiu no Porto. E aí começaram os problemas. JJ era também, começou-se a ver, o porta-estandarte da esperança na nova época. Maxi era o melhor lateral-direito que havia. Ou, pelo menos, assim se acreditava após a saída deles: Renovar devia ter sido prioritário, fosse a que custo fosse!
Creio que não pode ser assim. Dificilmente alguma vez se saberá se JJ pedia ao Benfica o que vai ganhar em Alvalade, e, ao que se falava à boca cheia, o empresário do Maxi queria €5M só para ele assinar! Convenhamos que é muito dinheiro. Se se deveria ou não ter dado esses valores, fica na consciência de cada um. Se o Clube poderia pagar ou não, isso só a Direcção poderá responder!
Para piorar isto, Rui Vitória foi “o Senhor que se seguiu”. E digo pior porque estava (e está….) longe de ser consensual! Raios, até há quem já peça a cabeça do homem…!!! A verdade é que em 5 jogos…ZERO vitórias. Apenas uma, nos penalties, e isso, para nós, Benfiquistas, nem conta como uma vitória! A verdade é que o primeiro jogo, enquanto jogámos com a equipa principal, nem estava a correr mal. O pior veio depois. E, curiosamente, essa situação repetiu-se em mais jogos! Eu, pessoalmente, vejo vontade em Rui Vitória de quebrar certas ligações ao passado recente, em termos de jogo. Mas a verdade é que esse passado recente deu-nos vitórias. Glória, excelentes exibições. Prestígio e dinheiro. E alegrava-nos a vista! Sabíamos que, chegados ao fim-de-semana, mais que um jogo do Glorioso, iriamos ter mais uma jogatana! Andávamos a semana toda a esperar e desesperar pelo jogo seguinte. Os adversários, esses, coitados, tirando Porto e Sporting, vinham à Luz tentar perder por poucos e tentar conseguir algo do jogo (que é como quem diz um empate, um pontinho). Agora, já ouvimos o gordalhufo do Bruno César dizer que quer vir à Luz ganhar. Não me lembro de, em 6 anos, ter ouvido algum Clube dizer isso. “Vamos tentar discutir o jogo”, diziam….. e já isso era esticar o cordel..!!!!!
Rui Vitória, ao quebrar com esse passado recente esquece-se de muitas coisas. Está-se a perder aquela capacidade defensiva que fazia com que não se notassem os 34 anos do Luisão. Ou os 30 do Maxi. Ou os 30 (e a falta de capacidade gritante) do Eliseu. E, agora, pela primeira vez, aparecem os espaços nas costas da defesa. A pobreza na marcação em cantos e livres laterais. E olhamos para o Jonas e pensamos “Caraças rapaz, não tens idade, físico ou jeito para ser o único avançado da equipa contra a defesa contrária”!!! Olhamos para as saídas de bola e não vemos o que esperavamos….
É verdade que a implementação de hábitos demora. Demora ainda mais quando temos de cortar com o passado recente, e esse passado está alicerçado em 6 anos de bases sólidas, de vitórias, de jogar quase de olhos fechados. Não digo que Rui Vitória não tem capacidade. Não é isso que estou a dizer. Mas, sinceramente, nesta altura, estávamos habituados a mais. A TÃO mais que isto…!!!! E a verdade é que a falta de contratações (na óptica de muitos), em contraponto às contratações sucessivas e de qualidade dos nossos rivais, está a deitar abaixo a nossa confiança na época que dia 9 se inicia a sério para nós. Sporting e Porto têm plantéis praticamente novos! Têm pecadilhos. Sim, e muitos. Mas têm lá, também, parte de nós. Do que nós éramos. Têm uma parte de que sentimos falta.
Qual o remédio para esta depressão? Vitórias. Vitórias, vitórias, vitórias, vitórias e mais vitórias. Mas com boas exibições! E, se calhar, neste momento, o que ninguém entende – ou pelo menos EU não entendo – é onde foi parar aquela mudança de paradigma que LFV parecia tentar implementar com a saída de JJ e a contratação de RV: ao que se fala à boca cheia, estão a caminho reforços e estão de saída putos da formação. Então em que ficamos??? Há ou não aposta na formação? Há ou não a entrada de craques? Porque se ficamos com RV e lhe metemos nas mãos uma aposta maciça em reforços daquele de qualidade garantida e comprovada….. podemos estar a errar na filosofia que se quer “oferecer” ao Treinador! Porque há Treinadores que não se dão bem a escolher ou treinar jogadores de qualidade acima da média. Não falo de incompetência; falo de um tipo diferente de formatação. Mentalidade. Contudo, convém também esclarecer que Carcela e Bilal Ould-Chikh (pelo menos) são jogadores acima da média! Bilal, para mim, arrisca-se a ser a revelação da próxima época, e, se mostra o que sabe…. Mantê-lo no plantel poderá ser o desafio de Janeiro e/ou de Junho do próximo ano! Contudo, a verdade é que, entretanto, clamamos por vitórias; por exibições; por reforços. E….onde estão????
 
 
 
 
 

 

 

12 comentários:

  1. Benfiquista Racional4 de agosto de 2015 às 23:01

    Não podemos ajuizar o que a equipa irá fazer a partir dos jogos no continente americano. Para além de burrice é fazer o mesmo que faz "a quadrilha do mal-dizer".
    Não fizemos pior do que fizemos na pré época do ano passado que foi muito pior quando perdemos 3 troféus marcámos 5 e sofremos15 com o grande JJ, o génio do treino defensivo.

    SL Benfica 0 1 Sporting - Taça de Honra da AF Lisboa
    SL Benfica 1 2 Olympique de Marseille
    SL Benfica 0 1 Ajax - Eusébio Cup
    FC Sion 0 2 SL Benfica
    SL Benfica 0 2 Athletic de Bilbao
    Arsenal 5 1 SL Benfica - Emirates Cup
    SL Benfica 1 3 Valencia
    SL Benfica 0 - 1 Irão

    Se tivéssemos jogado com o Sion, Atlético, Ajax do Cabo ou equipas da 3ª divisão alemã tínhamos ganho e estava toda a gente contente porque o que interessa ao adepto são as vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cem por cento de acordo!
      Eu rezei tanto, mas tanto, para o JJ sair que não caibo em mim de felicidade. Uma vez na vida aconteceu aquilo que eu tanto queria.
      Até agora o LFV tem provado que sabe o que está a fazer. Ao Rui Vitória temos que dar tempo e mais alguns jogadores para as posições chave. Jogadores com a mística que tinha o Argel, o Petit ou o Maxi são o rastilho que faz explodir a equipa. Vamos ter que inventar um substituto para preencher o lugar vago.
      Se ganharmos o jogo do próximo domingo, e podemos fazê-lo, esta carga derrotista que pesa sobre a claque gloriosa desaparece como nevoeiro em dia de verão.

      Eliminar
    2. Ou Benfica racional. De racional, vejo muito pouco. Vai lá ver os jogadores que fizeram a pré-época do ano passado.

      Eliminar
  2. A questão não é nem nunca foi os resultados de pré-época, o problema é a ausência de princípios de jogo, a confusão que é o jogo do Benfica e a aparente destruição do que estava bem feito.
    Obviamente que podem continuar a meter a cabeça na areia como faz a avestruz.

    João Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os princípios de jogo existiam o ano passado na pré época? A confusão táctica era muito maior. Até os adeptos gozavam com o JJ por causa disso.

      Eliminar
  3. Paradigmas novos. Aposta na formação. Etc. etc. São tudo expressões mais ou menos modernaças, típicas das pré-epocas, períodos que antecedem o inicio das provas oficiais, precisamente para dotar cada equipa (plantel) dos elementos que se coadunem com os objectivos a alcançar. No caso do Benfica o TRI.
    Inegavelmente, a mudança de treinador, pode ter dificultado, inicialmente, a tarefa do novo (RV) na construção da futura equipa e novo plantel ainda por definir. Para o adepto impaciente a época está perdida. Para mim, o Benfica ainda vai a tempo de atingir o TRI (e a STaça), assim se proceda aos ajustamentos que os jogos da pré-epoca deixaram a nu, com o plantel observado. Obviamente, confio na estrutura do SLB para realizar tal ajustamento.
    QUANTO AOS OUTROS, QUE SE..... FO333333.&$##

    ResponderEliminar
  4. Viste um!!! Aleluia!!!. Eu não vi nenhum. O Taarabt, com o Jorge Jesus já estava a fazer as malas. Teme-se o pior!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Taarabt do pouco que vi, estava ainda muito pesado, vai ser uma das sensações do campeonato. Que técnica!

      Eliminar
  5. Há uma parte neste texto que discordo em absoluto: com o Judas sofremos humilhações pontuais? Perdão, nao li bem?! Vou só elencar algumas: 5-0 no ladrão, 3-1 em casa para a taça de Portugal contra os andruptos depois de um 0-2 no ladrão, o golo do kelvin, as prestações miseráveis na champions, a derrota na taça para o vitoria de guimarães...enfim, o judas é um muito bom treinador mas não tenham a memória curta!

    ResponderEliminar
  6. O ppl julga que jogar com equipas que já tinham começado os seus campeonatos como são o caso das 2 equipas mexicanas e do LAGalaxy (que só deu 4-2 no Chelsea) é o mesmo que jogar com equipas ainda em pré-época. O ano passado tb perdemos com o colosso S.Paulo e no fim fomos bicampeões mas disso ng se lembra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foram os Galaxy, foram os NY Red Bulls.

      Eliminar
    2. O São Paulo foi há 2 anos. No ano passado foi o Ajax - o São Paulo é mt superior ao Ajax, até pq na nossa pré-época já está em competição...

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!