sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Em busca do sócio perdido



Dizem os nossos pasquins, provavelmente através de um 'teaser' enviado da torre 'dasjantas', que o Benfica 'perdeu' 100.000 sócios.

Um jornalista mais avisado teria feito uma análise mais cuidada e poderia por exemplo escrever que o Benfica em 15 anos duplica o numero de sócios. Seria mais correcto, por ser exacto. 

Mas voltemos aos 100.000 sócios 'perdidos': Os estatutos do Benfica obrigam a uma grande transparência acerca dos donos do clube gostamos de saber quem são os donos (por isso é que somos os maiores) e de dez em dez anos fazemos um recontagem de quem manda ali. 

Numa década muita coisa mudou, faleceram milhares de ilustres Benfiquistas, entre eles o nosso Rei Eusébio, o nosso Capitão Coluna, o meu amigo Chico entre outros. Uma década é muito tempo - segundo as estatísticas, um homem tuga poder-se-á dar como feliz se viver 7 completas - Partindo até do principio de que grande parte dos sócios do Benfica o serão perto do final da segunda década de vida, teremos que um Benfiquista tuga, almejará a viver 5 décadas completas como sócio do Glorioso. Ora 1 década é precisamente 20% do tempo que um português poderá, estatisticamente, ser sócio do Benfica. Isto quer dizer que em 10 anos, 20% dos sócios do Benfica morrerão. É a lei da vida que não criou, ainda, excepções para os Maiores. 

É justo por isso concluir que nestes últimos 10 anos, 50.000 sócios do Benfica tenham falecido. E todos chorámos alguns deles. 

Portanto, perdidos, perdidos mesmo, temos apenas 50.000. 

No inicio de 2005, a quando da ultima contagem tínhamos em Portugal uma taxa de desemprego de 6,6%, em 2013 no pico da crise atingimos uma taxa de desemprego de 16,2%. Ou seja, se o desemprego fosse estático, seria justo pressupor que em 2013 houvesse mais 24.000 sócios do Benfica desempregados. 

Se dos 50.000 perdidos, 24.000 o foram por motivo de desemprego, ficamos apenas com 26.000 por outras razões.

Entre 2005 e 2014 saíram de Portugal 273.820 pessoas, praticamente 5% a população activa. Será por isso justo presumir que 12.500 sócios do Benfica tenham saído do país. 

Dos 26.000 desaparecidos, 12.500 tiveram de emigrar, sobram por explicar 13.500 sócios que deixaram de pagar as suas cotas nesta década, sem termos para isso nenhuma explicação para além da não quantificada nem comprovada da queda de rendimentos derivado da crise.

Concluindo: Em vez de sentimentos depressivos pelos que nos abandonaram, e apenas os 50.000 falecidos são de facto irrecuperáveis, temos de reagir à Benfica e fazer com que os números voltem outra vez para os 250.000 e isso só se faz de uma forma. substituindo os que saíram.

Se ainda não és sócio do Glorioso, clica ali na imagem acima e trata disso já hoje.





19 comentários:

  1. Só Benfica é que perdeu sócios, após uma recontagem?

    Gostava de saber se outros clubes efectuaram a recontagem que o Benfica fez, e qual o resultado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano só Benfica e Bayern fizeram a recontagem.

      Eliminar
    2. Mentira. O Sporting faz a recontagem em anos terminados em 0 e 5. Foi feita este ano havendo à volta de 120 000 sócios.

      Eliminar
    3. Então pk é k só tinham na altura das eleições 30.000 sócios k podiam votar para os lados do clube do lumiar

      Eliminar
  2. Cá está uma analize bem feita
    Ja li em blogs coisas tão estupidas como dizerem que os maus resultados e más pre-epocas têm levado a diminuir o nr de sócios por isso perto de 100mil desistiram
    Era natural que antes da recontagem, a ultima pessoa a ter-se feita socia tivesse ficado com um nr elevado (nr 200 e tal mil) porque ainda não tinham sido substituidos os nr dos que morreram nem os dos que deixaram de pagar cotas

    ResponderEliminar
  3. Bravo Carlos Alberto,

    Finalmente alguém na Blogosfera a escrever alguma coisa de jeito sobre a renuneração.

    Vamos lá reconquistar o título de Maior Clube do Mundo, que tanto orgulho me deu nos últimos anos.

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Enormérrimo Carlos Alberto, Amigo e Companheiro,

    Não valia a pena teres gasto o teu precioso tempo com toda essa "ginástica aritmética" quando a realidade é bem mais simples: desde a anterior renumeração (2205) o Nosso Clube cresceu mais de 60% em número de Sócios que eram, há dez anos, menos de 100.000 (se bem me lembro éramos cerca de 96 mil).

    É que nem sequer se pode falar da dialética do copo (meio cheio ou meio vazio) quando o que está em causa é uma norma estatutária: nos termos dos Estatutos, o Sport Lisboa e Benfica tem, agora, cerca de 160 mil Sócios e, há uma década, tinha cerca de 96 mil.

    Isto é tudo muito simples e incontestável.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais companheiro.

      É isso mesmo

      Já agora aproveito para te solicitar o teu e-mail. Envia para aqui: benfiliado@gmail.com

      Um grande abraço

      Eliminar
    2. Hum. .. será que vamos passar a contar com as analises financeiras excelentes do companheiro Jose Albuquerque aqui no Benfiliado?

      Eliminar
    3. Caro Carlos,

      Grande post! Ainda hoje estive no estádio e concretamente na loja do sócio fazia essas contas junto de outros amigos benfiquistas enquanto esperava e a conclusão andava por esses números que apresentas...
      Também vi inúmeros novos sócios a increverem-se. A crise é o principal problema mas o clube continua(rá) com vitalidade, hoje e sempre!

      Abraço
      rossetti7

      Eliminar
  5. Uma pequena achega: 150 mil sócios significa 1.5% da população portuguesa... Há algum clube de algum país do mundo que se aproxime sequer destes números?? Óbvio que não!

    ResponderEliminar
  6. " TUGAS "( tal qual como " BENFAS " ) é um epíteto de muito mau gosto e cuja utilização revela, na melhor das hipóteses, um desconhecimento do real motivo da sua origem. E mesmo considerando o Carlos Alberto um homem com uma inteligência acima da média, sei que no melhor pano cai a nódoa...

    ResponderEliminar
  7. Eu sei é q quem tem xistra tem tudo!

    ResponderEliminar
  8. Enquanto o Record entretem os cabeças de abóbora com fait-divers, o Sporting Lisbon vai à Aveiro num dos roubos mais escandalosos que eu já vi na minha vida ganhar com 1 golo de penalti aos 98 minutos. Obrigado e continuem a atacar o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penalty CAÍDO do Céu e precedido (caído do Inferno), de um lançamento de linha lateral favorável aos LEITÕES de alvalixo ABSOLUTAMENTE ILEGAL.Por vontade dos jornaLIXOS, o ripoprting dos leitões de alvalixo já era campeão. é só PROPAGANDA BARATA àquele clubeco repelente e repugnante, principalmente por parte das rádios e do pasquim RASCORD.
      BENFIQUISTAS, por favor deixem de andar com RASCORD debaixo dos braços a SUSTENTAR E A ALIMENTAR esses lagartinóides invejosos ao Nosso Inigualável Clube, o Glorioso BENFICA.Comprem apenas PRODUTOS MADE IN BENFICA e informem-se pelos canais do Clube, tais como Jornal O BENFICA, BENFICA-TV (BTV), Site Oficial e não precisamos de MAIS NADA. eles que façam capaz com vitórias do riporting sobre o Mafra e que vão TODOS à GPQOP.

      BENFICA BENFICA BENFICAAA Sempreeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

      O BENFICA É UMA CIVILIZAÇÃO. Eternaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

      Eliminar
    2. Este águia eterna é o ser mais imbecil que existe no universo

      Eliminar
    3. Apens para relembrar que esse PATARECO "romel alexandre" só não é o ser mais BURRO e IMBECIL do Universo conhecido e por conhecer porque esse BATATOLA é a própria IMBECILIDADE. desejo-te tudo do pior seu escarrola adorador de verdes-ranho lagartinóides dos viscondes falidos de alvaLIXO.

      BENFICA BENFICA BENFICA Sempreeeeeeeeeeeeeeee o Maiior eo Melhorrrrrrrrrrrrr
      Riportring é ESTERCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

      Eliminar
  9. E uma coisa que não vi ninguém referir: nas nossas recontagens quem tem cotas em atraso não conta, enquanto no lol, que este ano tb fez recontagem, conta sócios com 5 anos de cotas em atraso

    ResponderEliminar
  10. Quero responder a esse ATRASADO COGNITIVO "romel" que ele não é o ser mais IMBECIL e PALERMA do Universo apenas e só porque esse ESCARRO com duas patas é a própria IMBECILIDADE. Desaparece ATRASADO MENTAL adorador de viscondes de pé descalço.

    BENFICA SEMRPE SEMPRE SEMROPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!