quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A falta de ética do Provedor para a ética



O Provedor para a Ética no Desporto (alguém sabia que isto existia ou é daqueles quadros que são criados para a lagartada supranumerária?), o Dr. Sérgio Abrantes Mendes publicou a partir da Costa da Caparica o seguinte artigo:


«Todos temos a noção da importância social, económica, política e cultural, desde sempre, evidenciada pelo Desporto, assumindo-se como fenómeno de multidões que, em muitas circunstâncias, é susceptível de provocar emoções e arrebatamentos de inegável impacto social que, não raro, atingem parâmetros de expressão quase irracional.

Não admira, pois, que em momentos de crise generalizada, como actualmente sucede à escala nacional e internacional, se reclame um especial cuidado e atenção da parte de todas as entidades e personalidades com especiais obrigações no mundo do desporto, sobretudo, para prevenir a eclosão de fenómenos de inegável cariz anti-social.

Respeito, fair play, amizade, educação, responsabilidade, são alguns dos valores éticos que devem pontificar no quotidiano desportivo, qualquer que seja a modalidade considerada, constituindo a sua publicidade e prática um exemplo para os cidadãos, sobretudo, para as gerações mais novas.

Vêm estas palavras a propósito de uma troca de acusações entre dirigentes do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica, ocorridas antes e depois do desafio de futebol disputado no passado dia 10 de Dezembro, troca de acusações essas que em nada contribuiu para a dignificação do Desporto Rei.

Não nos interessa, aqui e agora, imputar responsabilidades quanto aos infelizes acontecimentos ocorridos, para mais quando o que estava em causa era um simples jogo de futebol.
Com isto não pretendemos transformar o futebol nacional, em particular, um derby, num jogo amorfo e anódino sem qualquer ponta de emoção ou entusiasmo. O que exigimos é que, quer de um lado quer do outro, existam lideranças fortes, civilizadas que saibam transmitir às respectivas “tribos” os valores sobre os quais foram erigidos os sucessos clubistas e, ao mesmo tempo, a ideia e a certeza de que em Desporto não existem inimigos mas apenas adversários.

Neste contexto, ouso apenas deixar um simples conselho: “Tenham tento, meus senhores”.»



Se ao senhor não lhe interessava imputar responsabilidades o melhor que teria a fazer era ir ver os surfistas à praia, ir ver as vistas aos Capuchos ou até, ir almoçar ao Barbas que, apesar de ser do Benfica, serve bem todos os lagartos que lá se apresentam. 
Nesta situação em particular (onde o Benfica nem se dignou a responder ao Sporting) acusar os dois clubes de "uma troca de acusações que em nada contribuiu para a dignificação do Desporto Rei", é pouco ético bem como pouco, ou nada ético é o 'timing' da intervenção: O douto Provedor estaria talvez com alguma rede de pesca enrolada no teclado antes do jogo, onde o Presidente do seu clube fez de meia em meia hora um ataque ao Benfica e à honra do seu Presidente e o clube ao qual pretendia presidir, emitiu mais comunicados incendiando o ambiente, que jogadas de perigo da equipa nos últimos meses . 

Isto Senhor Provedor é falta de ética.

15 comentários:

  1. Brutal brutal é estes gajos aparecerem apenas quando o Pinto não está envolvido....

    Ai, até se pode dizer que se quer ver Lisboa arder que está tudo bem...

    Ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Vozes, estás a ser injusto para com este lagarto.

      Imagina que frequentavas a tribuna presidencial de um estádio e que te vias sentado ao lado do «macaco»... pensavas também duas vezes. LOL

      Eliminar
    2. Alguma surpresa?Mais difícil era chocar-mos de frente numa qquer passadeira da Baixa...e aconteceu.
      Vamos ver se o próximo passo do macaco não será acompanhar o "macacão"ao almoço dos corruptos na assembleia da pouca vergonha!!!

      Eliminar
    3. RED... vamos à bola na quarta feira?

      Eliminar
  2. Bem metida esta...

    Em Setembro alguém postou isto:
    "Temos uma defesa sem alternativas à direita e ao centro, uma invenção na esquerda.
    No miolo, Matic tem mais pressão do que nunca, uma vez que tem uma herança bem pesada para gerir.
    Contratámos Lima.
    Tira o lugar ao Cardozo ou ao Rodrigo?
    Se a resposta é "não", porque gastar 4,5M€?"

    Convém não esquecermos...a lenga lenga da "craterra no meio campo" e da "abundância dos extremos".

    Aliás, o benfiquista é incrível! quando lhe dá jeito empolar o número de extremos, inclui Bruno Picanha César no lote dos extremos. Quando quer desculpabilizar a merda que é o fuetbol do Chuta Chuta, diz que o gajo rende mais "no lugar do Aimar"...Mesmo sendo benfiquistas, aqui vai uma valente "putacuspariu"!!!

    ResponderEliminar
  3. Por se falar em 'macaco' apresento-vos o :


    MACACÃO

    Mono parvalhão de larga venta
    dichotes parvos a cheirar a esturro,
    doutor na asneira, na ciência burro
    e de bestunto curto, que no ombro assenta

    Quando um pascácio lhe apresenta
    microfone para um zurro
    Abre a sua bocarra de burro
    e o dique de asneiras arrebenta

    Fala de quê, o panão?
    Daquilo que tem usado,
    engano, batota, e corrupção
    Um verdadeiro Tratado…!

    E qual o tema a tratar?
    Que tem a dizer, o cigano?
    Como poderia falsear,
    usando o Helton e o Fabiano…
    Foi levado a explicar!

    Dizem uns que é bicada
    outros que é fina ironia
    Eu digo que é gentinha tarada,
    sofrendo de esquizofrenia…
    E (de)mente formatada!

    Benfiquista que é audaz
    diz com calma ou à bruta
    Quem nunca foi bom rapaz
    e é um filho da puta?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divinal amigo Artnis.. logo vou usar isto.

      Porra, que agora parecia o Coronel Jesuino ehehehehe

      Eliminar
    2. excepcional!!! ahahahahaha

      Eliminar
    3. Excelente, e a rima é do melhor. Bom natal.

      Eliminar
    4. À vontadinha, quando, como e onde quiseres...e dispensado do pagamento dos 'direitos de autor', eheheh :-)

      Eliminar
  4. Também desconhecia a existência de tal personalidade.
    O que mais me chateia é que esta gente nunca se indigna com os insultos que nós, Benfiquistas, somos obrigados a ouvir, em quase todos os estádios, todos os fins-de-semana!!!
    Aí, já está tudo bem!
    Se fossem os Benfiquistas a urrar aquele vómito contra os adeptos adversários aposto que o senhor provedor já tinha saído da toca.

    ResponderEliminar
  5. Como podes ver continuo a gostar muito do 'caudillo' dos galegos de 2ª.

    Esta espécie de soneto, acho que foi o primeiro, tem já algum tempo. Surgiu no tempo em que ainda tinha esperança na justiça (de propósito, com letra minúscula!) deste País.


    VELHO SENIL

    Ele é um velho senil
    que influências trafica
    Na sombra e de forma vil
    prejudicando o BENFICA

    Ele é um velho safado
    O Padrinho mafioso
    que muito tem lesado
    O Enorme GLORIOSO

    Acompanhado pelas putas
    P'la Galiza andou fugido
    Mas não se livrou das escutas

    Nem de em Gondomar ser detido
    Amigo! Tu que p'la verdade lutas
    Adivinha!Quem será este bandido?

    ResponderEliminar
  6. A operação a laser para realinhar a retina e acabar com o estrabismo é muito segura hoje, comparticipada e tudo, já não há desculpas para ser uma besta vesga hoje em dia.
    E a desculpa de ser uma cirurgia cara não pega, como este Abrantes é um dos coveiros/antropófagos do Sporting Lisboa, da geração Roquettista, bem recheado está ele para poder pagar dez ou até cem cirurgias. Por outro lado, também se compreende como este sujeito tem a lata para um comunicado (MAIS UM! Sporting Comunicados de Portugal) vesgo enviesado como este: só vê bem para um lado.


    O Dr Abrantes Mendes depois de ir ao médico pode dignar-se a responder, onde está a Ética no Desporto para que o líder de uma claque responsável por inúmeros assaltos a bombas de serviço, venda de bilhetes ilegal, com ligações ao crime organizado na cidade do Porto e Área Metropolitana do Porto, uma semana depois de terem sido responsáveis pelo atropelamento e morte de um adepto do Sporting de Braga em Braga, este indivíduo ser recebido nos camarotes VIP do Estádio de Alvalade, com honras de estado. Até pode ser em mais um comunicado que não levamos a mal.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!