quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma viagem, Um jantar, Uma renovação...





...Uma reeleição sem oposição! 

Não parece haver duvida nisso pois não? 

Vamos por partes: 

Acerca da viagem de Rui Costa a Málaga já escrevi ontem (se não leram. cliquem aqui) que tirava dessa viagem, mais especificamente da sua publicitação, uma leitura politica.

Hoje soube-se que Vieira convidou Moniz, Fernandes e Dâmaso para um jantar naquilo que poderá ser considerado uma jogada de mestre "mantendo os inimigos ainda mais perto que os amigos"  ou numa posição de grande abertura e "uma louvável capacidade de superar diferenças e concentrar energias." 
Seja qual for a perspectiva com que se veja aquele jantar a verdade é que a oposição perde força. 

Há poucos minutos o site oficial adiantou que o Benfica renovou contrato com Rodrigo, colocando uma clausula de rescisão de 45 milhões de Euros. - Querem melhor trunfo eleitoral? 

Poderia acabar aqui o post que ele já tinha muito sumo mas vou mais longe e vou acrescentar o que penso acerca disto, usando uma formula Facebookiana: NÃO GOSTO. 

Apesar de achar bastante provável que Vieira seja a escolha certa para continuar na Presidência e que se calhar mereceria de novo o meu voto e o meu apoio, acho um mau principio não haver, novamente, pelo menos duas listas candidatas - atenção, não estou maluco. sei que houve duas listas candidatas às ultimas eleições mas quando, apesar de só haver duas, uma delas fica em terceiro lugar, isso quer dizer que houve apenas uma lista e uma brincadeira - pois isso significa que as franjas, que nos últimos anos fizeram oposição 'under-ground', ficam sem representatividade e sem a possibilidade de testar o seu sentir do Benfica. 

Quando se ouve ou lê frases como "o Benfica somos nós" ou "o verdadeiro Benfica" ficamos com a sensação que há ali um projecto, uma ideia, um sentir de que quem profere essas frases acha que representa o Benfica, o 'verdadeiro' Benfica. Ora se o Benfica, o 'verdadeiro' Benfica não vai a votos ficamos com uma espécie de ETA sem Herri Batassuna ou por outras palavras, de um MFA sem PCP (para os que são mais velhinhos). 

Alguém imagina o que seria Portugal se nas primeiras eleições livres pós-queda do regime amigo dos andruptos e lagartos, o Mario Soares tivesse chamado o Sá Carneiro, o Freitas do Amaral, o Álvaro Cunhal e o  Tengarrinha para um jantar e uma lista única? Teríamos ainda hoje os SUV a dizer que representavam o Povo, o verdadeiro Povo e não tínhamos um 'ex-grande educador da classe operária' como Presidente da Comissão Europeia.

Não há nada melhor para clarificar posições e até para acabar com extremismos populistas que a realização de eleições livres e justas.

Será uma pena não haver uma lista séria de oposição...



10 comentários:

  1. Não existe actualmente ninguém que possa ser candidato com condições para competir com o Vieira. O Vieira fez algumas coisas mal, mas também foi o que fez mais pelo Benfica nos últimos 20 anos.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos, ainda pode haver, aliás acho que haverá, pelo menos a do amigo do Bruno Carvalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava a falar de coisas sérias, amigo Manuel Oliveira...

      P.S. Para os advogados do Grupo da Luz, leia-se séria como o contrário e risível.

      Eliminar
  3. Excelente artigo, mesmo muito bom.

    Era mesmo essencial haver opositores, mesmo que no fim Vieira fosse de novo eleito.

    É essencial a discussão, as perguntas, os dedos nas feridas.

    Mesmo essencial....

    ResponderEliminar
  4. E não é que o Eliseu quis mostrar que além de DE, também sabe marcar golos...

    na baliza certa!

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho rigorosamente nada contra LFV, e estou a ser sincero... é claro que tenho um pensamento crítico que eu penso ser sustentado em factos... eu só quero dizer uma coisa "deus lhes dê a todos juízo e cabeça fresca" (porque não vejo aparecer ninguém e isso realmente INCOMODA-me e MUITO) - falo do passivo, das estratégias (?) de alianças, de JJ (com os seus Peixotos, Emersons, Robertos e Melgarejos [coitado do rapaz]) e dos "1000" jogadores sob contrato, dos planteis que nunca estão fechados e de preferência se fechem com a época em curso (mais um ano desta coisa super-estruturante)... e quero ver as cenas Olivedesportos e Arbitragem (é que apesar da arbitragem do Artur não ter sido uma coisa escandalosa, a verdade é que nos foi escamoteado um golo que nos daria a vitória)!

    Abraço SINCERO a todos!

    ResponderEliminar
  6. Contestação há, mas oposição nem vê-la!

    Também não é de estranhar que uma das facções mais contestatárias é uma das claques que nunca foi a baila com o LFV porque desde sempre lhes tirou força. Ainda me lembro que o LFV andou a fugir de membros dessa claque em pleno estádio da luz! Este é um dos contrastes com um certo clube que gosta desde há muitos anos em ter claques como força armada ou então a armada do Cristovão (esta não descobriu as Américas) que tentou repetir as más façanhas!

    ResponderEliminar
  7. Depois da viagem, jantar e renovação, só falta colocar o JJ a treinar a equipa B...

    ResponderEliminar
  8. @71460_5/8 de que claque fala e k pelo k tenho visto ha gente de tds os lados e claques do benfica a criticar tudo akilo k se tem vindo a passar na gerencia deste sr.
    eu nao tenho um candidato,nao sou candidato ou outras coisas do genero agora falar k foi uma das claques do benfica os 1os a contestar este sr e um golpe muito baixo! essa(s) claque(s) de k o sr fala fazem muitos milhares de km por epoca a apoiar o seu clube em portugal e no estrangeiro e o sr? kuatnas vezes vai ao estadio ou fora do pais apoiar o clube do coracao ? eu cm membro de uma das claques (nao lhe vou dizer qual e pork nao tem nada a ver com isso) so kero o melhor p o meu clube seja este ou o D.Sebastiao voltando de la do nevoeiro p salvar o nosso clube ,so kero k kem la esteja seja competente ,deixe-se de mentiras e acima de tudo SIRVA o benfica e nao o contrario !!

    ResponderEliminar
  9. Não há uma oposição credível, neste momento há oposição risível, o que apenas dá para encolher os outros e eu pensar, fantástico, estes só falam quando as coisas estão más, e esse é o problema, enquanto uns só atacarem nos maus momentos e esquecerem tudo que LFV já fez pelo Benfica, não irá haver oposição de jeito. São como os "adeptos" que me metem raiva no estádio, a passarem o tempo a mandarem bocas e assobiar quando a coisa vai má, mas epá, se começamos a ganhar é tudo aplausos e maravilhas, apoiar é SEMPRE!!!
    Uma palavra sobre as claques, e neste caso sendo directo a dos No Name Boys, confesso que quando vou ao estádio escolho ficar SEMPRE na bancada SAGRES onde eles estão, o apoio que dão é incansável e são dos primeiros a puxar pela equipa nos maus momentos e confesso quando começaram a usar apenas as bandeiras do Benfica foi fabuloso. A do Cosme Damião da-me arrepios!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!