sábado, 3 de setembro de 2011

Os nossos matrecos



Terminada que está a época das transferências é hora de fazer uma análise mais demorada ao plantel do Glorioso para a época 2011/2012.

Começando pelo comandante: Jorge Jesus vai começar a terceira época como treinador o que já é, em si mesmo, uma coisa fantástica, eu que sou cota só me lembro de isso ter acontecido com o Erickson. No meio de todos os defeitos e teimosias parvas e por vezes, falta de bom senso é sem duvida nenhuma o melhor treinador que o Benfica podia ter nesta altura, colocou o Benfica a jogar o melhor futebol dos últimos 25/30 anos o que diz tudo acerca da sua valia e cometeu tantos erros o ano passado o que isso só lhe pode ser útil para esta época. Nas novidades na equipa técnica realce para o novo treinador de guarda-redes  mas especialmente para o mentor do Mourinho, o Prof. Manuel Sérgio com o cargo de Coordenador do Gabinete de Inteligência Desportiva (seja lá o que isso for, parece uma coisa 'muito à frente'). 
Estão pois reunidas as condições para que o bom trabalho das ultimas épocas possa durar mais um mês que a anterior e com isso os importantes títulos a serem conquistados.

Na baliza parece que não restam duvidas que estamos muito bem servidos. Artur Moraes é um daquele guarda-redes que parece que adivinham os lances e que demonstram uma serenidade que parece que naquele peito está um cubo de gelo em vez de um coração, é excelente; não sou fã do Eduardo nem acho que o facto de ter sido titular da selecção da FPF seja algo a colocar no curriculum de alguém, pois se até Postiga e Micael o conseguem... bom, mas não se pode dizer que seja mau guarda-redes e se o Presidente do clube dele diz que ele dá 4 ou 5 frangos por época podemos estar descansados porque estatisticamente ele irá dá-los no banco; quanto ao Mika é um espécie de Artur mas em novo e pelo que se viu no campeonato do Mundo de Sub-20 é um guarda-redes com sorte o que é bem mais importante do que se pensa.

Na defesa tivemos um up-grade no centro em relação ao final da época passada; na lateral direita temos o Maxi e ainda o Pereira o que parecendo dois, até pelo vai e vem constante, quando um se lesiona ou é castigado o outro também fica de fora; há depois o  Ruben Amorim que não sendo jogador para o Sport Lisboa e Benfica em  nenhuma posição especifica é-o em várias pela abnegação e mística de ser um dos nossos; no centro da defesa manteve-se a trave mestra que dá pelo nome de Luisão e que numa equipa com vários sul-americanos entre eles alguns brasileiros impressiona só pelo estatuto, isto para além de ser a voz de comando; ao lado jogará sempre que possa o Garay, ex-jogador do Real de Madrid e que tem uma classe acima da média, com o patrão ao lado podem formar uma das melhores duplas de centrais depois da Mozer-Ricardo ou antes disso Humberto-Eurico; como suplentes temos o Miguel Vitor que se já era um grande jogador antes de ter ido conhecer Inglaterra agora é ainda melhor e o Jardel que já é um dos mal-amados do 'terceiro-anel' mas que me parece ser, especialmente se jogar ao lado do 'boss' uma alternativa muito válida. Diz dele o JJ que é muito rápido mas como ele nada percebe de futebol, comparado com a malta da bancada fixei uma frase de um elemento da claque do Olhanense que, num jogo Olhanense-Paços de Ferreira da época passada, para o qual tive convite para assistir, dizia que "fazia ali muita falta pois era rapidíssimo",e se um adepto o diz é porque é verdade; no lado esquerdo da defesa ficámos sem o nosso oxigenado de Caxinas mas temos hoje mais soluções que tínhamos se bem que ambas piores, Emerson é um lateral ao jeito de Álvaro Pereira sem grande genialidade mas bastante certinho enquanto o Capdevila é uma espécie de um Polga mas efectivamente campeão e aqui voltamos à teimosia ou embirração ou razão do Jesus e não se entende porque é que ficou fora da Champions a menos que seja por medo do Jesus de que ele seja mesmo um novo Polga, ai jasus..., ainda há (digo eu que no site 'que a Olivedesportos sequestrou ao Benfica' não está em parte alguma) o Luís Martins um moço que deu muito boa conta de si no Mundial de Sub20 quando o nosso outro ex-lateral esteve castigado ou quando entrou para médio esquerdo, muita classe.

Temos o melhor meio campo que me lembro, com o omnipresente Javi Garcia que sempre parece que enche o meio-campo defensivo, o Matic que é igual ao Javi mas com menos disciplina táctica mas mais qualidade técnica; para jogarem no meio ali entre o trinco e o avançado temos um dos melhores jogadores que já vestiram a camisola do Glorioso, ao nível das velhas glórias, o mágico Pablo Aimar; há o grande em tamanho e talento Axel Witsel um novo Rui Costa em potência; e temos ainda um atarrecado sem pescoço e com ar de gordo que tem uma capacidade de explosão, técnica e remate que me fazem lembrar o  baixinho Romário (ok, parem lá de rir e continuem a ler) de seu nome Bruno Cesar que promete ser um caso sério (ainda por cima agora que comprou um despertador); nas alas e não cito os lados pois a moda agora é de vez em quando (ou quase sempre) andarem de 'pés-trocados' temos o Gaitan um gajo que tem a mão esquerda no lugar do pé esquerdo o que o deixa fazer o que quer com a bola, o Enzo Perez que me parece um Gaitan mas com mais miolos e o pé trocado, o Nolito que quando variar o seu jogo (sempre a mesma finta começa a dar nas vistas) será um caso sério no futebol mundial, David Simão de todos os jovens aquele que me parece craque de caras (a mim e ao Rui Vitória que fez dele o 'centro' do Paços no ano passado) e o Ruben Pinto que é outro jovem talento à procura de crescer.

Na alinha avançada, temos o 'tal gajo que só marca golos' Oscar Cardozo que continua com a mania de facturar quase sempre o que nos obriga a saltar, dezenas de vezes numa época, e que tão mal visto é, por alguns mais perguiçosos que, revoltados pelo cansaço a que ele os obriga, o assobiam constantemente; temos o Saviola que se conseguirmos arranjar maneira de ir buscar o da primeira época é bem capaz de ser do melhor que se vê me Portugal; há ainda o Mora que (é apenas um feeling) vai ser dentro em breve um grande matador e ainda os dois miúdos: o segundo melhor jogador de Sub20 de seu nome Nelson Oliveira que procura o seu primeiro grande ano após a experiência da capital do móvel e o barrete que o Vieira emborcou na venda do Di Maria que é o Rodrigo e que ainda ontem deu mais uma razão de alegria a quem o vendeu ao marcar um hattrick pelos Sub21 Espanhois.

E assim termina esta breve análise superficial ao plantel do Glorioso Sport Lisboa e Benfica. É verdade que acho todos os jogadores fantásticos, mas também é verdade que com aquela camisola até os Nelos e Tavares me pereciam bons jogadores por isso não sou muito de ser levado a sério nestas analises. 

De qualquer forma desta vez fiz a analise mais com a cabeça que com o coração e só isso explica que não tenha dito que o Guardiola era burro em não tem mandado o Messi e ficado com o Nolito ehehehe enganámos os catalães. ehehehe

8 comentários:

  1. Gostaria de ver ali o Brian Ruiz.

    ResponderEliminar
  2. Está extraordinário, Carlos. Um verdadeiro adepto, que não é adepto da treta que já me fartam, é assim que fala, ou escreve. E com muito humor o que denota uma inteligência superior.

    Agora não te babes...

    ResponderEliminar
  3. Um muito bom plantel. Que mete medo a muita gente

    ResponderEliminar
  4. @ Marciano
    Por acaso acho que o moço até ficavam bem, ali na Luz...

    @ Manuel
    Se tivesse essa inteligência toda criava um Gabinete de Inteligência Postiva (não confundir com Postiga) e tornar-me Coordenador. ehehehe

    @ simpático Anónimo (Para a próxima coloca um 'xpto' qualquer para a gente saber a quem responder):
    Aí é que bate o ponto, há mesmo muita gente com medo!

    ResponderEliminar
  5. Entre uma posta destas e uma derrota dos andruptos, não sei qual me deixa mais alegre!
    Não querendo fazer muito barulho, também não consigo compreender as duas coisas:
    Omissão do Capdevilla na Liga dos Campeões
    Admissão do César Chaves na LC sem jogar na Liga.
    Começa a ser um hábito, como tal premeditado, os treinadores comprarem guerras com os adeptos!
    Às vezes prejudicando as equipas!
    Incháláh não seja o caso!
    Salam!

    ResponderEliminar
  6. Lawrence, dos 18 estrangeiros, um tinha de sair. Só podem ficar 17. Saiu o mais velho, que tem a preparação mais atrasada e que mais está fora de forma e que é o menos versátil, isto é, joga apenas a defesa esquerdo.

    Para os que defendem a saída do Jardel, vou utilizar a mesma lógica e utilizar os mesmos "ses":

    E se se lesionarem os dois centrais, Luisão e Garay, ia o Cap para central ao lado do Miguel Victor? Posição, essa sim, fulcral.

    Possibilidade perfeitamente plausível pois ainda este ano tanto o Luisão como o Garay se lesionaram.

    ResponderEliminar
  7. Mas alguém tem duvidas sobre as escolhas do jj?

    ResponderEliminar
  8. Muito boa a avaliação do plantel. E como disse o outro Manuel, muito humorada.
    É o melhor plantel desde há, há, há, perdi a conta aos anos!

    Abraço.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!