quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Palavras de ex-Ministro das Finanças


Um coisa é labregos como eu (e a maioria da malta que escreve nos blogues) em termos macro-económicos e de Alta Finança nos lançarmos aos calcanhares da CMVM que nem sete cães a um osso por causa da diferença gritante de critérios, outra é um ex-Ministro das Finanças perfeito conhecedor dos meandros da bolsa, ou não tivesse sido VP do Banco de Portugal e Presidente de um Banco vir criticar essa entidade.

Fica aqui o texto picado no grande Indefectível  que transcreveu o que o nosso consócio escreveu no pasquim do Serpa!

Ainda Roberto e a CMVM

"A Comissão de Valores Mobiliários (CMVM) foi lesta e acutilante em pedir explicações mais detalhadas à SAD do Benfica pela venda dos direitos de Roberto e, em suspender por breve tempo, a transacção das acções em Bolsa. Nada tenho a apontar à decisão da autoridade, embora a brevíssima suspensão das operações em bolsa me tenha parecido - para utilizar uma linguagem futebolística - uma forma de se querer mostrar peituda e raçuda. Se tal critério pega, fecha a Bolsa...

Tenho de admitir que a CMVM tomou boa nota dos frangos do espanhol. E que, por isso, tenha desconfiado dos valores anunciados no primeiro comunicado da SAD. Além disso, esteve certamente atenta às reacções dos incrédulos, dos invejosos e das habituais conversas de treta que, estranha e curiosamente, são imunes ao zelo da Comissão.

Mas - repito - fez bem. Como bem fez o Benfica ao esclarecer os contornos da transacção com o Real Saragoça e uma sociedade de direito espanhol. De uma operação que teve tanto de surpreendente, como de excepcional, a fazer fé no que é conhecido publicamente.

Esclarecida que foi a douta Comissão, fico, a partir de agora, atento a todos as movimentações das SAD futebolísticas. Sobretudo das que envolvem outros valores igualmente surpreendentes à luz dos critérios da CMVM ou em que intervenham sociedades sediadas em paraísos fiscais, bancos de marca branca, intermediários de ocasião, ou haja eventuais registos laterais.

Esta é mais uma das razões porque aplaudo a decisão da CMVM. Venha a coerência sistémica, como sói dizer-se agora. Não um (clube) por todos, mas uma (CMVM) para todos."


6 comentários:

  1. ehehe «labregos»

    com muito gosto! LOOOL

    ResponderEliminar
  2. ahahaah...não fossem os "labregos" não existiria a Comissão Mafiosa dos Vígaros Mamadores com tachos à disposição de mamões agrilhoados.

    ResponderEliminar
  3. Também li no Indefectível e pensei para comigo, tiro-lhe o meu chapéu!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Mas há alguma dúvida sobre o que o ex-Ministro das finanças disse? É que até os "labregos" perceberam.

    Depois do apito dourado as coisas deixaram-se de fazer ás escondidas, hoje devido à falta de punição do apito dourado eles sabem que podem fazer tudo ás claras que nada lhes vai acontecer.

    ResponderEliminar
  5. Somos labregos mas não somos parvos. LOL

    ResponderEliminar
  6. Sou mesmo labrego. Percebi tão pouco, eheeheheeheh

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!