domingo, 7 de agosto de 2011

Análise ao plantel - parte II




Hoje decidi mandar uns bitaites sobre a defesa.

Na lateral direita temos o Maxi Pereira, jogador que simboliza tudo aquilo que queremos para o Benfica: raça, querer e ambição. Numa altura, em que muito se tem falado do facto de o Benfica jogar sem portugueses e da perda de mística que poderá vir associada a isto, eu digo que prefiro ter o Maxi a jogar, do que 6 putos da cantera que pedem para sair ao fim de 3 bons jogos. Para além da raça que transporta consigo, o Maxi é tb um belíssimo jogador, que faz da regularidade e do equilíbrio em todos os momentos do jogo as suas principais armas.
Sendo o Maxi o único lateral direito de raíz, penso que o Benfica não terá grandes problemas neste sector, pois o Ruben Amorim já demonstrou, por mais do que uma vez, que não é estranho à posição. O Ruben é, um pouco, um jogador à imagem do Maxi. Forte nos equilíbrios defensivos e afoito no apoio ao ataque.

Na faixa central temos o Luisão e o Garay como donos dos lugares no onze titular.
Luisão é o capitão, já com largos anos de casa e que sempre manteve um nível exibicional elevado. É um jogador quase insuperável no jogo aéreo, e que, ao longo dos anos, aprendeu a disfarçar algumas insuficiências ao nível da velocidade através de um posicionamento quase perfeito em campo.
O Garay é um jogador que, apesar de ainda muito jovem, tem já muita maturidade e experiência ao mais alto nível, a que não é alheio o facto de ter jogado alguns anos na liga espanhola. É, na minha opinião, uma excelente contratação, e, tal como o Luisão, destaca-se pela excelência do seu jogo aéreo e excelente colocação no terreno. É ainda uma exímio marcador de livres.
Este é um dos postos onde penso que o Benfica, inevitavelmente, ainda se irá reforçar. As alternativas aos titulares resumem-se a Miguel Vitor, Jardel, Roderick e Fábio Faria. De todos estes, apenas o Miguel Vitor me dá alguma segurança. O Jardel poderá ser usado como moeda de troca num leilão da remax, o Roderick precisa de rodar urgentemente e o Fábio Faria é fraquinho.

Na lateral esquerda temos o Emerson e o Capdevilla.
O Emerson tem sido, para mim, uma agradável surpresa. Confesso que não o conhecia mas tem-se imposto na equipa, e demonstrado que é uma opção muito útil neste plantel. É um jogador seguro a defender que, contudo, não dá muita profundidade ofensiva à equipa.
O Capdevilla dispensa apresentações. Campeão do Mundo e da Europa pela Espanha, é, apesar dos 33 anos, uma mais valia em qualquer plantel do mundo.

5 comentários:

  1. Se há algo que não entendo é a forma como Jardel é tratado!!
    Na minha opinião Jardel é um excelente jogador, rápido ao contrario do que para aí se diz e é 20 vezes melhor que o Miguel Vitor...
    Jogasse ele nos corruptos e era um grande central...

    ResponderEliminar
  2. Respeito a tua opinião Guachos, mas não consigo concordar.

    Vi o Jardel jogar ao vivo várias vezes no estádio da luz e, na minha opinião, é muito fraco.

    Espero que o futuro te dê razão Guachos...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo menos duas coisas. Tem tudo a ver com a confiança que ao longo do tempo os jogadores vão ganhando. Há 3 anos o Aimar também não jogava nada. E não era só o físico... Há outros exemplos, Luisão, Maxi, DiMaria, D.Luis, etc., etc. Calma e estupidez natural só fazem bem.

    Por isso, concordo com o Guachos e acho que o Jardel, à semelhança de muitos outros jogadores do Benfica, ainda vai fazer mudar de opinião muita gente que tem pressa em criticar. Um pouco mais de confiança e vão ver.

    Acho que o Roderick devia ir jogar num clube para rodar. E penso que o Faria também. Melhorou muito em Espanha mas tem de melhorar mais, pois à semelhança do Roderick é muito jovem e precisa de jogar.

    Acho que o Emerson irá calar muita gente quando dizem que não é bom a atacar. Deixem-no ganhar um pouco mais de confiança...

    A confiança é o segredo do sucesso. E não só no futebol... Nunca ouviram o ditado, "homens tímidos não casam com mulheres bonitas"? Lol.

    ResponderEliminar
  4. O Jardel ao lado do Luisão ou do Garay
    e uma coisa, ao lado de outros é outra.

    Capdevila é uma máquina que, se tiver físico vai dar grande alegrias.

    ResponderEliminar
  5. E mais, amigo; sem os burros que o assobiam e com uma equipa a carburar em pleno, ficará mais fácil mostrar o seu valor...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!