sábado, 24 de novembro de 2012

Uma Catalunha livre.



No meio do meu centralismo militante dei por mim a ver com bons olhos a independência da Catalunha só para poder um dia, ter a alegria de participar no melhor campeonato do Mundo, como seria a Liga Ibérica.

O que acham os nosso estimados leitores acerca desta possibilidade?



11 comentários:

  1. Parece que os lagartos também querem entrar, isto se conseguirem ficar na primeira divisão, eheheh!

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  2. Acho que dos clubes portugueses só o Benfica daria um salto qualitativo, e, emtraria num campeonato à sua dimensão, mas contudo esse salto teria de ser calculado, porque puderia significar ficar atrás dos típicos 3º à 7º da liga espanhola!

    ResponderEliminar
  3. O F.C.Putedo só entrará se dirigir a C.A.

    ResponderEliminar
  4. ganha maze juizo e deixa te de merdas.Portugal nao é Espanha,ca somos todos Um

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou apenas a constactar um facto...e factos são factos...apesar de eu ser um grande defensor de Portugal não deixo de observar a triste realidade deste País..

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. O Laporta está á rasca porque se a Catalunha se tornar independente de Espanha o Barcelona será expulso da Liga espanhola como é lógico.

    Poderá ficar a jogar contra o Espanyol e contra o Girona e se tiverem sorte podem chegar a acordo para jogarem contra Andorra.

    Isto das Independências acarreta destas coisas.... e já agora, nós somos Independentes de Espanha porque em 1640 ocorreram revoltas, uma em Portugal e outra na Catalunha e como só podiam enviar exércitos para um dos lados escolheram a Catalunha...

    Sorte ou azar? Já há quem tenha dúvidas!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha discutido esta possibilidade com amigos, a partir do momento que a Catalunha se torne independente, esta é uma possibilidade: Liga Ibérica (e se a Catalunha for independente, o País Basco vai atrás...!!!). Sendo o Barcelona o principal beneficiado, já que um Campeonato Catalão é ridículo. Mas duvido que a UEFA permita tal coisa...
    Com o mercado aberto dentro da União Europeia, a tendência natural seria a criação de uma SuperLiga Europeia, com os melhores clubes dos principais campeonatos, à imagem das Ligas Profissionais Americanas, mas a UEFA não está interessada, quer manter as coisas como estão - recebe milhões, sem grandes responsabilidades... e depois devolve aos clubes uma percentagem, e todos ficam contentes... -, e os principais clubes também estão com 'medo'!!! Porque com uma SuperLiga Europeia só haveria um Campeão por ano, e assim com as Ligas Nacionais existe uma multiplicação de Campeões...
    Esta suposta Liga Ibérica, seria como o 'acordão Bosman', outras equipas de outros campeonatos, iriam atrás: nas Ilhas Britâncias, nos Países Baixos, Europa Central, Ex-União Soviética, Ex-Jugoslávia, etc... e no final deste processo de campeonatos extra-nacionais surgiria a tal SuperLiga...

    O Benfica - no caso da Liga Ibérica - iria beneficiar imediatamente, com uma melhoria significativa dos contratos televisivos - e outros patrocínios -, não ficaríamos ao nível do Real e do Barça, mas podíamos ser o 3º clube com o contrato televisivo mais alto, pelo menos deixaríamos de perder jogadores para o Atlético de Madrid e Valência!!! Desportivamente seria complicado, porque se o orçamento aumentaria, e portanto podíamos construir plantéis mais fortes, por outro lado podíamos ficar prematuramente afastados dos títulos, e conhecendo os adeptos do Benfica, isso seria problemático...!!!
    Os Americanos para este problema têm uma solução fácil, que na Europa do Futebol está pouco enraizada: Play-off's alargados... e assim poderia-se manter o interesse dos adeptos durante grande parte da época...

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Eu não estou a ver o Real Madrid a alinhar só para tirar o Barça deste imbroglio.
    Porque quem ficaria aflito neste cenário seria só o Barcelona, o que para os de Madrid seria sopas no mel.
    Este é um problema politico e assim sendo eles que o resolvam, porque com estes "Hermanos" já tivemos a nossa dose!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Sejamos realistas, eu não estou a ver a Catalunha tornar-se independente. Por muita vontade que eles tenham. Nunca a União Europeia o permitiria.

    Então estamos a tentar acabar com as fronteiras e eles querem criar novas fronteiras? Estão atrasados umas centenas de anos!
    O seu nível de autonomia já é enorme! Têm dívidas gigantescas de tal modo que é a província com a maior dívida de Espanha e já tiveram de pedir ajuda ao governo central se não nem dinheiro tinham para pagar as pensões ou aos funcionários públicos!
    Não têm dinheiro para mandar cantar um cego!

    Pensam que o ECB ou o IMF lhes ia dar mais dinheiro? Nem pensar!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!