segunda-feira, 9 de maio de 2011

Acerca da MANIF de logo.


O direito à manifestação está consagrado no artigo 45º da Constituição da Republica Portuguesa pelo que se deve respeitar com um dos mais sagrados direitos em Democracia, e é imbuído deste espírito respeitador que me irei pronunciar acerca da manifestação agendada para logo às 20:00 no Estádio da Luz e da qual  reproduzo aqui o cartaz.

É dentro desse espírito que começo por classificar essa manifestação de ideia parva, mas como eu também sou um 'nadinha' parvo, não me incomoda especialmente, bem como não me causa nenhum mau estar o aparecimento deste movimento cívico e legitimo, nem do facto de ele ter nascido precisamente após a derrota em Braga. Nada disto me incomoda e acho normal dentro do espírito democrata do qual o Benfica é o expoente máximo, no desporto português. 

Tive conhecimento deste movimento através de uma noticia no Publico e foi aí que começou a minha primeira incomodidade: a certa altura, no final da noticia do Publico aparece a seguinte frase a bold: "Notícia corrigida às 15h39, dando conta de que a convocatória da manifestação não se limita ao "site" Ser Benfiquista"
Não sei se repararam mas o Publico, apenas 2h15m após dar uma noticia sobre o Benfica, corrige-a, desmentindo que a ideia deste movimento seja exclusiva do site SerBenfiquista. Quem conhece o Publico sabe perfeitamente que é mais fácil o Paulo Azevedo ir para a caixa de um Continente qualquer, que o jornal rectificar uma noticia sobre o Benfica, ainda para mais sem ter nada de aparentemente relevante para rectificar: - É óbvio que para além do site/forum SerBenfiquista há o Facebook e um novo novo site desse Movimento.
Então, porque razão rectificou o Publico a noticia apenas 2h15m após a publicar? 
Esse mistério incomoda-me, e muito, porque significa que alguém muito poderoso, dentro da Sonae, não quis que este novo Movimento ficasse colado ao site SerBenfiquista e eu até percebo porquê, o que me deixa ainda mais incomodado. 
Mas deixemos por enquanto estas incomodidades e passemos a uma analise a esse Movimento:
No seu site http://benficaaosbenfiquistas.weebly.com/index.html está um comunicado de imprensa muito bem escrito, como aliás são todos os textos de quem o escreveu, num português escorreito o que não quer dizer que tenha razão. 
Quanto ao conteúdo: - Causa-me sempre alguma apreensão quando leio que algo "surge da vontade espontânea" o que pressupõe, logo de inicio, que os seus elementos se colocam de fora daqueles que foram obrigados por coacção,  ou daqueles que reflectiram ponderadamente essa decisão. No ponto 2 deste Comunicado de Imprensa: pode-se ler que "O movimento não pretende ser ele próprio uma solução de poder para o futuro..." pelos vistos a ideia do anti-poder está na moda (que o diga o Dr. Fernando Nobre) mas se assim for para que serve um movimento? 
Dantes aprendia-se na escola que quando se pretende derrubar um poder haveria de se ter uma solução para o substituir, fosse esse poder qual fosse pois caso contrário esses revolucionários seriam apenas anarquistas que defendiam o caos.
Resumindo, ainda só li 2 pontos e fiquei com a ideia que este movimento de pessoas que não foram obrigadas nem ponderaram, quer assumir um papel anárquico em busca do caos. 
Saltitando de relance pelo ponto 3 eis-nos chegados ao ponto numero 4 que vou transcrevê-lo na integra aqui:

4. A manifestação pretende-se que seja totalmente pacífica, para demonstrar o descontentamento com a direcção do clube e para desde já começar uma recolha de assinaturas que obrigue a mesa da Assembleia-Geral a convocar uma Assembleia-Geral extraordinária com o objectivo principal de marcar eleições gerais antecipadas.
 
Transcrevi na integra porque já li isto inúmeras vezes como nesta:
Não sei se conhecem a história do Pedro e do Lobo mas esta é parecida. 
Um ano depois desta manif de  Abril de 2008 o pedido foi o mesmo, até que vieram as "tais desejadas" eleições antecipadas e a reivindicação mudou e o que era uma exigência de um grupo de sócios também eles de geração espontânea passou a ser isto: "9/6/2009 Golpe estatutário , demissão sem motivo maior e antecipação das eleições visando a eliminação de possiveis candidatos"

Receio que os que logo forem à Praça do Centenarium sejam os mesmos que se forem bem sucedidos fazem outra manif para lutar contra o que esta manif conseguiu. Entenderam? Não? - Bom eu também não - é um bocado confuso (leram a analogia com as Barbies e os Invizimals no post anterior?), mas o tempo é capaz de nos demonstrar o que está por trás da 'coisa'.

P.S. No inicio deste post escrevi que eu era um 'nadinha' parvo acerca de achar que a manif era uma ideia parva. Quem me costuma ler sabe que fui excepcionalmente modesto porque na realidade sou muito parvo. 





  


6 comentários:

  1. ahahhah....gostei desta:«Quem me costuma ler sabe que fui excepcionalmente modesto porque na realidade sou muito parvo.»

    Meu caro,já escrevi sobre o assunto.
    Os arruaceiros,os verdadeiros,não dão a cara. Mandam os pixotes ao barulho para ver o que a coisa dá.E vai dar alguma coisa descaindo para o fiasco.

    Dentro de um dia ou dois aparece um dos tais ''notáveis'' que sem ter nada a ver com o assunto!!! vai dar entrevista. Apostamos?

    ResponderEliminar
  2. Não sou eu que o digo hem? mas para um parvo, até que não está nada mal esgalhado!
    Lixam-me estas tentativas "inocentes" (porque não são alternativa, dizem), como se ainda houvessem inocentes neste mundo.
    Ou corrigindo (também sou um bocado parvo), os inocentes deste mundo, infelizmente, não são capazes, não conseguem ou não os deixam fazer manif's!!

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo companheiros,

    Se calhar até têm boas ideias, se calhar até podiam ser uma boa alternativa mas esta atitude de 'ai, Virgem Maria que somos imaculados' irrita-me, seja ela na politica seja ela no desporto.

    Assumam-se!!!

    ResponderEliminar
  4. Embora eu também respeite o direito à manifestação e à contestação, o problema muito grande do Benfica é ter um número elevado de adeptos que confundem um clube de futebol com um partido político.

    ResponderEliminar
  5. De parvo é que não tens nada.

    Obrigado pela excelente explicação sobre os meandros da operação nocturna. Confesso que sei pouco sobre o assunto - apesar de ter recebido algumas brisas ventosas - até porque aquele site do tal Ser Benfiquista não o tenho nos meus favoritos.
    Mas vou lá dar uma saltada (ao site...claro)

    ResponderEliminar
  6. Francamente! O porquê, será da fasquia estar no pico no glorioso e a culpa e do Sr. luís Filipe vieira que não anulou o golo aos andrades ou falhou o golo de baliza aberta como o sabiola em braga ou o cardozo ou o arbitro não vê a patada ao maxi nem as faltas a favor do S.L.Benfica ...

    Uma revolução num clube de futebol para mais na mó de cima deve ser de doidos ou a casa amarela deve passar a ser vermelha, quem no conde ferreira se alia a estas tontarias e a estes manifestantes do anti-benfica ...

    PS 1º- Sejam digno do nome BENFICA nunca faça nada que AMANHÃ SE ARREPENDAM



    PS 2º- e e cuidado o que prometem estes revolucionários em troca! Querem o quê vão fazer o quê, DEUS ACUDA O glorioso S.L.Benfica, querem correr com o LFV e terão colhões de enfrentar o pinto da costa de frente a frente ou vão zurrar de medo ate se mijarem todos estes jagunços e iletrados da bola

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!