quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Respondemos ao desafio de Rangel


O candidato Rui Rangel lançou um desafio à Gloriosasfera para que cada blogue lhe colocasse 3 perguntas na sua página do Facebook. Achámos uma boa ideia e por isso colocámos estas 3 perguntas, ontem às 23h30m:


Carlos Alberto Boa noite Dr. Rangel
Antes de mais as melhores saudações Benfiquistas do Blog BENFILIADO http://benfiliado.blogspot.pt/
Não tendo lido as perguntas colocadas pelos colegas corro o risco de as repetir mas aqui vão:

1ª Reconhece esta frase: "Não (o Benfica não é o clube com mais razão de queixa das arbitragens na época transacta), porque entendo que os três grandes são sempre os menos prejudicados pela arbitragem" - se reconhece e calculo que tenha boa memória a pergunta é se mantém essa visão sobre a arbitragem?

2ª Como Juiz Desembargador e pessoa a quem nos habituámos a ouvir como 'expert' na 'causa da justiça' como encara o processo Apito Dourado mais propriamente o seu desfecho?

3ª e ultima: Concorda que o 'nosso' Carlos Lisboa foi à época de jogador uma das poucas referências que o Benfica tinha e que já na qualidade de treinador este ano com aquela vitória no antro do Dragão em basquetebol deu o 'elan' que o clube precisava para ganhar nas restantes modalidades... se concorda como irá proceder com ele visto não ser do Benfica desde pequenino?
Desejo-lhe a continuação de boa campanha com votos de muita elevação no debate.


12 comentários:

  1. Vou curtir essas respostas, se tiver tomates para responder especialmente à 1ª. Pelos vistos, para este sr. o SISTEMA não existe. É só muito azar os mesmos árbitros de sempre, falharem sempre, contra o SL Benfica e nunca contra os corruptos, digo, santinhos.
    Se este, por mero azar fosse presidente, pcosta & Companhia davam cabo dele em 3 tempos e sem ele se aperceber de nada.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Essa é também a minha opinião. Iríamos começar tudo de novo! Seria comido vivo! A não ser que...

      Embora com o Veiga dentro da SAD, para onde de certeza iria, o sistema iria tremer como tremeu em 2004/05! Disso não tenho qualquer dúvida!

      Eliminar
  2. Assim arrumas já com o homem hehehe!!!
    Boas perguntas sim Sr.

    ResponderEliminar
  3. Será que o Rangel está a agir como agiu o PSD? Antes de serem eleitos não há sistema e não há crise mundial. São eleitos e mudam de opinião. Ou será pior? Será que o Rangel acha mesmo que não há sistema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rangel quer uma auditoria às contas. Hoje até já dizem que não há passivo... Aliás, as contas foram chumbadas porque, tirando Vieira e meia dúzia de não Benfiquistas, somos todos burros, todos.

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
    2. Qual a relaçao com as questoes feitas acima?
      Pessoalmente tenho a impressao the a KPMG faz auditoria todos os anos a nossas contas, mas isto sou eu que nao percebo bem, talvez nao seja o caso.
      Saudaçoes.

      Eliminar
  4. ... " Será que o Rangel acha mesmo que não há sistema? " ...

    Essa é a questão/tabú que muitos senhores que andam há anos no futebol dizem saber que existe mas poucos tem coragem de colocar o "preto no branco", e este putativo candidato podia pelo menos dar a sua abalizada opinião sobre esta caixa de Pandora que cada vez se parece mais com a " Última moda " que tanto apoquentava Bocage !
    Mas parece-me que vai ser igual a tantos outros... eu sei, mas não posso dizer nada.

    ResponderEliminar
  5. Grande perguntas, Carlos! Espero vê-las respondidas!

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  6. Eu não sei qual é a dúvida relativamente à 3ª pergunta. No programa fala em benfiquistas em posições estratégicas e de decisão. Ser treinador ou jogador não preenche esses requisitos, são operacionais. Senão, o Jorge Jesus também tinha de ser corrido porque não é benfiquista.

    Luigi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luigi, nao percebo. entao, independentement de interpretaçao do "termo" treinador nao é uma posiçao estrategica e de decisao fundamental para construir (ou destruir) uma equipa? entao serao os dirigentes a indicar ao treinador quais os boms/maus jogadores, quais por no 11 inicial, etc. etc...?

      Eliminar
  7. @Redangel

    O Benfica é um clube de futebol antes de ser uma empresa.

    No entanto, tem que ter uma orientação, um rumo a seguir, ou seja, uma ESTRATÉGIA definida para chegar aos seus objectivos que, no caso do Benfica, passam por VENCER. Como tal tem uma estrutura definida, mas que não é propriamente conhecida, pois não existe nenhum organigrama oficial. No entanto, eu vou arriscar um organigrama simplista sobre o futebol que se pode ver no link abaixo.

    http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/Luigi_Gomes/organigramasimplesbenfica_zps4403ca02.jpg

    Agora é preciso esclarecer outra coisa. O que são posições estratégicas e operacionais?
    Vou-me basear no seguinte site: http://www.strategia.com.br/Alunos/2001-2/Estrategia/125/Estrategia.htm. É certo que nem tudo o que na Internet está correcto, mas este site baseia-se noutros.

    Como já referi, estratégia refere-se ao rumo que se define para o clube. Então, as posições estratégicas são aquelas que tomam decisões sobre a definição desse rumo para o clube. Podemos entender como decisões estratégicas aquelas que:

    - Têm efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere;
    - Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente;
    - Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.

    Ora, este tipo de decisões, só pode ser tomada por pessoas no topo da cadeia. O presidente, para todos os departamentos do clube, e a direcção de futebol, no caso específico do departamento do futebol.

    Quais os tipos de decisões que podem ser considerados estratégicos?
    - Contratação de treinador/equipa técnica
    - Contratação de jogadores
    - Forma de Integração da formação com a equipa principal
    - Posição relativamente à arbitragem
    - Posição relativamente a pessoas que presidem Liga/Federação

    E certamente há mais algumas que eu não me recordo agora. Ora nenhuma destas tarefas enumeradas é trabalho directo do treinador. O treinador pode interferir, aconselhando que jogadores pretende, mas a decisão final de contratação de jogadores é da direcção do futebol.

    ResponderEliminar
  8. Por outro lado, as posições operacionais funcionam de modo a que se cumpram as estratégias fixadas, através do trabalho desses operacionais. Por exemplo, falas em definir o 11 inicial. A definição do 11 inicial pode ser uma estratégia, mas é uma estratégia operacional tendo em conta o jogo que vai ocorrer, não afecta a definição do rumo que o Benfica tem. Pode no entanto afectar o atingir de objectivos definidos, mas isso é por ter sido uma (ou várias) decisão operacional que nos fez chegar a esse resultado. Como mais exemplos, dou-te substituições efectuadas, jogadores que passam mal, treinador que desmotiva um jogador num determinado momento. Tudo isso e muito mais são decisões que os operacionais tomam e que podem prejudicar o alcançar de objectivos do Benfica, mas que não alteram o rumo pelo qual o Benfica trilha. Só para teres uma ideia, apesar de um jogador falhar, outro a seguir pode sobreelevar-se e corrigir o erro do anterior de modo a que se atinja a meta definida (que no caso do Benfica é vencer). Para este exemplo último podes ver o jogo do Beira-Mar onde o Artur esteve mal, mas na 2ª parte o Maxi fez algo espectacular. Virando o exemplo para uma empresa, o facto de uma empresa ter um operacional incompetente não impede a empresa de atingir as suas metas, porque pode ter outros operacionais que compensam.

    Volto então ao caso específico do treinador, onde mencionas que o próprio pode construir/destruir uma equipa. É o treinador que assina os contratos com os jogadores? Tem um certo nível de responsabilidade, como já disse, no aconselhamento. Quem toma a decisão é a direcção de futebol/presidente. Aliás, também um jogador pode minar o ambiente da equipa e afectar o seu rendimento e não é por isso que a sua posição é estratégica. Como já disse, o treinador também pode indicar os jogadores que pretende que isso não significa que os tenha, havendo ocasiões em que se contratam jogadores (alguns de qualidade) sem autorização do treinador (caso do Capdevilla que foi ostracizado por Jesus). Com tudo isto, quero dizer que se o treinador não está a atingir os objectivos do Benfica, a direcção tem bom remédio.

    Para terminar, digo que a posição de treinador é uma posição extremamente volátil e que depende de resultados OPERACIONAIS (chamados na gíria futebolística de resultados desportivos).

    Para se ter uma noção desta volatilidade fiz um pequeno estudo com os três grandes.

    Benfica 2000 – 2012
    Nº de presidentes – 2
    Nº de treinadores – 12

    Porto 2000 – 2012
    Nº de presidentes – 1
    Nº de treinadores – 11

    Sporting 2000 - 2012
    Nº de presidentes – 3
    Nº de treinadores – 15

    Como pode um treinador estar envolvido numa estratégia de longo prazo se o seu espaço no clube depende imenso de resultados imediatos? Se esse ponto de vista é para alterar ou não já é outra discussão, mas neste momento os treinadores são operacionais no organigrama do Benfica.


    Luigi

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!