quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dizem que foi uma desilusão


Não tive oportunidade de ver a entrevista do juiz Rangel hoje na televisão mas já li dois insuspeitos companheiros da Gloriosasfera, os enormes Coluna e Vozes que se mostraram decepcionados. 

Nesse caso, e confiando nestes companheiros podemos dizer que hoje foi um dia decepcionante, o Rangel decepciona na entrevista e o Vieira decepciona ao não aceitar debates com ele.

Nós aqui que gostamos (ou tentamos, vá) dar um cunho alegre e cómico ás postadelas neste assunto das eleições nem temos vontade para isso.



38 comentários:

  1. Este senhor ou muito me engano ou é mais um pulha.

    Que vergonha de debate, embora curto deu para perceber que fica engasgado contra argumentos bem lançados por quem "moderava".

    Mau demais ...

    ResponderEliminar
  2. Foi "tão bem lançado" pelo moderador, que é Benfiquista, o José Rodrigues dos Santos, que o próprio JRS até disse que antes, com Vale, levávamos aos 8 do Celta... Enfim... Quis implicar quem fez parte da lista de Vale estar na dele (só o Ribeiro e Castro, que é mandatário, não faz parte da lista), e com isso colocá-lo contra as palavras do mesmo RB, que disse, em Setembro, que Vieira era o melhor presidente do clube, mas que pelos vistos ainda não era mandatário da campanha... Levou uma boa resposta, a dizer que também podia citar o que Vieira disse sobre Moniz, sobre os vários que foi acoplando à sua direcção...

    Devo dizer também que achei fraca, mas mais por impreparação do apresentador que das respostas. Dizer que quer ver o passivo real e o passivo depois de auditado, que quer respeitar os compromissos, reduzir a quantidade de jogadores sob contrato, e que não vem com "bandeiras" eleitorais de jogadores, que já lá vai o tempo. Por um lado diz, e bem, que se estamos em contenção no país, por outro diz, também bem, que não vai anunciar gastos em compras de jogadores, sobretudo nesta altura.

    Foi fraco? Foi, por ser realista para o que é a nossa actualidade. Por acaso gostava de saber o passivo real depois de uma auditoria externa. Já agora, quem faz a actual auditoria é a KGM, a tal dos erros de telespectadores da RTP...

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas uma visão fraca de fraco escrevinhador! E que tal uma auditoria ao teu cérebro? Ou o que resta dele...

      Eliminar
    2. Ai sim? Que não chegue o dia de um candidato dizer "já nos bastou Vale e Vieira"...

      Abraço

      Márcio Guerra

      P.s.- Eu dou a cara, tens problemas nisso? Dá a tua também...

      Eliminar
    3. Companheiro Marcio Guerra,

      KGM?
      Nao sera KPMG e olha que nada tem a ver o 'cu com as calcas', ahahah
      "Devo dizer também que achei fraca, mas mais por impreparação do apresentador que das respostas" (sic): quando ha Companheiros a escrever coisas deste jaez, para que poderiam servir debates, Enorme Carlos Alberto?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Não perdeste nada. O José Rodrigues dos Santos, que é benfiquista e que é um jornalista inteligente e estava bem preparado, não o deixou entrar por caminhos que ele tentava trilhar. Como ia bem preparado, cortou-lhe o pio e colocou-lhe algumas perguntas que tinha preparado. Conclusão, engasgou-se algumas vezes e mostrou alguma incoerência, o que já não é novidade, não conseguindo passar a cassette que tinha preparado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era para lhe dizer, noutro post, o dos direitos nas arábias, "se tiver razão, darei a mão à palmatória", mas agora vir dizer que se engasgou... À data da pergunta sobre o que disse Ribeiro e Castro ainda não era Rangel candidato, quanto mais RB mandatário.

      E do JRS, benfiquista, dizer assim, com a mão a abanar, "levava aos 8 do Celta", foi um momento vergonhoso, para mim, de uma pessoa que respeitava, esse mesmo JSR... Enfim...

      Um dia que entre alguém, que chegará o dia, se o clube não morrer primeiro, para o lugar de Vieira, seja Rangel, seja outro, quero ver o que virão dizer ao estado das contas, sobretudo das contas, nessa altura, e que tipo de desculpas vão arranjar... Por este caminho há de chegar o dia em que vão dizer "o Vieira também era do Benfica e foi o que se viu"... Bom, na realidade duvido que digam isso... Duvido até que o Vieira seja benfiquista, mas percebe onde quero chegar...

      Abraço Glorioso

      Márcio Guerra

      Eliminar
    2. O JRS, que já foi meu vizinho, que eu admiro como jornalista e escritor mas não como pessoa, sabe bem qual foi o resultado! Enviou essa para ver se o Rangel estava atento, mas não estava porque não o corrigiu! Mas devia!

      Em relação às contas aconselho o meu amigo a falar com alguém que perceba realmente de contabilidade e de gestão antes de falar naquilo que aparentemente não sabe.

      Profetas da desgraça, especialmente quando falam de coisas que não percebem, é do que o Benfica necessita menos nos tempos que correm!

      Do que o Benfica precisa actualmente é de união, de mais nada! Vieira tentou fazer uma lista única mas não conseguiu! Acha errado?

      Abraço Benfiquista




      Eliminar
    3. Eu acho é que esta ida a votos de Rangel ficou selada na tal reunião! Isto para Vieira não ir só às eleições e comer de mão cheia os... rapazes sem nome e o seu patrão Veiga! Sim! Os Maurícios e outros mais...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Companheiro Marcio Guerra,

      Parece-me honesto que tu reconhecas nada saber de 'contabilidades' (nao se pode saber tudo de tudo) e, tambem, parece-me honesto que quem esta na tua situacao procure aprender com quem sabe (e chegue a este ponto de registar uma conversa a ver se pode sempre reciclar-se), mas ... tristemente, tiveste uma imensa falta de sorte e registaste uma conversa de dois 'especialistas' que, de duas uma, ou o nao sao, ou estiveram a brincar contigo.

      Podes acreditar, Companheiro, que a bestialidade e dimensao dos erros proferidos por esses interlocutores raia o nivel do absurdo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    8. Concordo totalmente com o José Albuquerque. Isso não passa de conversa de café de duas pessoas que de contabilidade pouco mais percebem do que, penso, o Márcio. E basta ler as barbaridades que se escrevem por essa blogosfera fora para verificar que ignorantes a falar é o que há mais.

      É pelo facto de muitos benfiquistas de boa fé, como o Márcio, que tentam aprender algo de que não sabem, o que é perfeitamente legítimo, são obrigados a, como se diz em bom português. "emprenhar pelo ouvidos".

      Par aprovar a sua ignorância, só 2 ou 3 pontos:

      "O activo não quer dizer nada, porque os passes dos jogadores não significam liquidez".
      Ai não? Então os passes do Witsel e do Javi que no activo estavam por, digamos 10M€, foram vendidos por 60M€ com recebimento quase directo não significam liquidez? E esses activos não significam nada?

      "metade do valor das transferências nem entra no Benfica por causa das comissões".
      Isto é total mentira! Nem vale dizer mais nada! E são essas pessoas especialistas de quê? Da má lingua?

      "Só espero que se consiga um equilíbrio de tesouraria senão o valor dos passes vai descer drasticamente"
      What????????? Isso significa o quê? O equilíbrio de tesouraria influencia negativamente o valor dos passes? LOL!!!
      Mas que gente tão ignorante! Ainda se fosse ao contrário!!

      Amigo Márcio, um conselho de amigo. Você, por pouco que saiba de contabilidade sabe bem mais dos que os seus amigos. De certeza absoluta!!!

      Uma abraço Benfiquista

      PS Vá ao blogue Belo Voar da Águia e leia os posts do nosso benfiquista José Albuquerque sobre as contas do Benfica. De certeza que aprende bastante mais do que com os seus amigos!


      Eliminar
    9. Bom, uma das pessoas é contabilista. Uma outra, inicialmente na conversa, faz afirmações sobre contabilidade, mas o outro que percebe entra a confirmar. O terceiro, estava numa conversa com o primeiro e depois prossegue a conversa com o que percebe. O que diz algumas dessas frases sobre "não conta para nada" percebe mais ou menos o mesmo que eu, mas é amigo do que percebe. Bom, a conversa levou um rumo em que o que percebe de contabilidade, e após pedido do outro "sem populismos", me deixou preocupado. Ele até fala "sou eu que me preocupo com coisas pequenas".

      Eu registei essas preocupações, e tenho as mesmas. Aliás, espero que uma auditoria que não da KGM, da Deloitte, se Rangel for eleito, seja feita às contas, para vermos a realidade.

      José Albuquerque, penso que seja o José do Belo Voar da Águia (eu já o disse por aqui, mas sou o Márcio Guerra do Bimbosfera, só que estou a assinar com a minha conta pessoal e não do Bimbosfera). Penso que foi no seu blog que li um grande texto, que creio que não era da sua autoria e de um amigo seu, sobre as contas, já com uns meses. Gostei imenso desse texto, e saiu na altura do Milagre Financeiro. Já me chegou aos ouvidos que quem escreveu isso já pediu desculpa, agora, por saber dos dados actuais, a malta da lista do Rangel. Não sei se o sabe, ou se sabendo, é confirmável por si ou não. Mas devo dizer que, na altura, a informação que registei e que "adoptei" foi essa, mostrando para mim, à data disso, que não estava de acordo com o que era dito no "Milagre". O certo, no entanto, e há-de concordar comigo, é que alguma coisa está errada para pessoal do Por Ti Benfica, que escreveu o "Milagre" tenham sofrido ameaças nos locais de trabalho... Quem não deve, não teme.

      Manuel, agora que leio o comentário imediatamente (estava ainda a responder ao José e afinal confirma-me o que eu pensava, é o JA do Belo Voar da Águia), não sei o que faz, nem o próprio José (e não tenho nada com isso), mas, e é tão válido para si como para mim, não embarquemos nesta guerra por "fé"... Embarquemos por factos.

      Hoje ser dito que o passivo é zero, penso que até o José discorda e mostra que algo está mal!

      Abraço a todos

      Márcio Guerra

      P.s.- Vou apagar agora (uma hora mais cedo, mas já está falado o que eu queria mostrar!)

      Eliminar
  4. Benfiquistas,
    Estamos a assistir a um momento negro da história do Benfica! Inacreditavelmente, o presidente do SLB recusa-se ao debate, mas envia perguntas ao candidato Rangel, através do jornalista que o entrevista. Foi por demais evidente no Rodrigues dos Santos.
    E perguntas a Vieira, quem as faz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sorte por o Vitor Gaspar não te conhecer, burrice dessa deveria ser taxada a... 100%!

      Eliminar
    2. ó burro anónimo

      E perguntas a Vieira, quem as faz?

      Eliminar
  5. ENTAO A RTPORKOS NAO SAO DO CRAC

    ResponderEliminar
  6. O desespero da linha dura dos NN é por demais evidente...lá se vai mais um candidato...

    ResponderEliminar
  7. Entrevista?? ISTO FOI UMA POUCA VERGONHA!! 8 minutos?? Onde o entrevistador manipulou isto completamente,mudando e saltando de tema pra tema nunca deixando terminar um e ja estava noutro nao deixando esclarecer absolutamente NADA,isto é um entrevistador? Ele ali num curto espaço de tempo cobriu de elogios a outra lista...isto foi meus amigos UMA VERGONHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fia-te na virgem (rangel) e não corras...

      Eliminar
  8. O VIEIRA QUE ACEITE O DEBATE,QUE ACEITE ESSE COVARDE!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cobarde é um gajo se chamar Rui Panasca!

      Eliminar
    2. Cobarde é um gajo como o rui que não diz nada com jeito vir para aqui com a conversa do cobarde. LFV para aceitar um debate em 1º lugar tem que ser com alguém que saiba falar do clube seriamente e não estar a mando do b. paspalho, dos ilegais rapazes sem nome e por fim de uns tantos cobardolas que passam a vida a mentir e amanipular quem os lê na net.

      SFG

      Eliminar
    3. eu ja me fiei na virgem vieira 11 anos e essa virgem ja esta muito batida,quero uma nova

      Eliminar
  9. Afinal queremos um presidente a pensar nas Glorias Desportivas ou financeiras ? o ano passado fomos bucar mais de 100 milhoes ja se esqueceram disso, maus Benfiquistas que querem mais do mesmo, que pobre o discurso de Rangel vergonhoso para um Juiz, ate lhe fica mal, o lugar de Luis F. Vieira nao e para ele, nao queremos mais do mesmo nem Ribeiro e Castro, que fique na Politica, nao queremos misturas no desporto em Portugal, ja basta os Porcos terem a Politica envolvida e terem convidado o Presidente dos Porcos a Assembleia da Republica, e uma vergonha e dirijida por uma mulher, que diz Porca sem mais nem menos, dia 26 VIEIRA A PRESIDENTE E MAIS NADA, QUEM NAO GOSTAR VA_SE SE EMBORA PORRA, nao queremos comecar de novo !!!!!!! abram os olhos ;( que tristeza e deixem o SLB em Paz, que esta bem os 400 ou 500 Milhoes os loucos vao ser pagos com accoes desportivas e vendas, de homens feitos pelo o melhor Treinador Portugues e talvez do Mundo> Jorge Jesus estamos contigo BENFICAAAAAAAAA somos milhoes, nao toquem nesta instituicao e vao la para cima. o Pintainho precisa de destabilisadores ou entao ele ensinou-vos tambem a destruir o Nosso Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaa ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo como ainda nao puxou do trunfo, Renovação a JJ jááááá!!! heheh

      Eliminar
    2. Por um motivo simples, ou melhor, dois. O outro continua com JJ na mesma, logo é igual para os sócios nesse aspecto qual ganha. Segundo, e já vi o recibo de JJ, são 333.333 "aérios" por mês, que são muita fruta, e há que mandar vir um mais barato. É certinho direitinho. A última renovação, por causa da história "agarrem-me que vou para o Porto" rendeu um aumento ao JJ (antes não sei quanto era, confesso, só sei agora) e até já esteve para ir de vela há uma época e tal atrás, no final do ano seguinte a sermos campeões, e eram cerca de 7 milhões de "aérios" para o mandar à mãe. No ano passado qualificámo-nos para a LC, fizemos prova razoável a nível de receitas, não valia a pena mandar embora com apenas mais um (este ano) de contrato... É por aí, mais ou menos, o não puxar do trunfo!

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
  10. Eu penso que ele nao tem projecto nenhum!
    Improvisou uma lista e prontos,depois pensa que e so manter o nivel que o LFV deixar*.
    Alem disso esta sempre com golpes baixos contra o LFV,nao sei se sera a melhor solucao para o nosso Benfica meter um gajo que na sua lista tem pelo menos 2 membros suspeitos(Bruno Carvalho/Jose Veiga),Alem disso ele diz que aposta na continuidade mas so fala do passivo,todos nos sabemso que as vendas do javi e do witsel nao foram equacionadas nestas ultimas contas.
    Tamebm falou nos "95 jogadores" ,talvez tenhamos 95 jogadores mas ai a culpa nao e so do LFV,porque nao deixa o Jesus de adaptar jogadores ?Talvez esses "95 jogadores" tivessem mais margm de manobra(Miguel Rosa),penso alias que o LFV esta a ser injusticado,ele e o vilarinho levantaram o SLBenfica* o vilarinho comecou e o LFV deu continuidade,agora pergunto-se os Benfiquistas estao dispostos a parar um Projecto a Meio?Pnso que o LFV tem feito um bom trabalho com o que temos,e com o que tinhamos,eu penso que o Moniz sera uma Mais-Valia para o SLBenfica e ja nas ultimas eleicoes quando perdeu* disse-se disponivel pra ajudar o SLBenfica em qualquer altura,penso que esta a cumprir a sua Palavra,Precisamos de mais pessoas serias na nossa estrutura! Saudacoes Benfiquistas!
    Aguia Real Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto anos serão mais necessários para acabar o projecto? E que projecto é? "Não queremos andar para trás", que projecto é? A sério? Qual é?

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
  11. Desde já agradeço o grande elogio.

    Mas sim ontem fiquei um pouco decepcionado, sinceramente acho que Rui Rangel não tem capacidade para estar no mundo do futebol, tem boas intenções mas falta algo....

    Vamos ver se apreendeu algo com ontem e evolua como candidato.

    ResponderEliminar
  12. Continua esta saga fraticida...Será possível tamanha falta de sensatez? Que diabo, não pode alguém pensar pela sua cabeça, não pode um adepto estar indeciso ou votar em branco, não pode um sócio simplesmente emitir ma opinião sei ser baleado com um chorrilho de ofensas? Não entendo porque se extremaram posições a este ponto. Lamento imenso, irão perceber certamente que só o Benfica sairá prejudicado. E deixem lá as teorias de conspiração! Agora porque a entrevista não correu como terá sido expectável, a culpa é do entrevistador, esse malandro a mando do Vieira??? Menos, Benfiquistas, menos...
    Também eu fiquei um pouco decepcionada com a entrevista, poucas respostas concrectas, pouco mais que objectivos vagos e simultaneamente demasiado óbvios. Os meus 50 votos continuam sem destino "colorido".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Não aparecerem alternativas é culpa da boa gestão do Vieira.

      É tão simples, as pessoas inteligentes e com capacidade não são demagógicas e hipócritas e principalmente mal-agradecidas.

      Qualquer ser minimamente inteligente sabe ver que Vieira só não conseguiu mais títulos por causa do sistema implementado.

      Reconstruiu um gigante e montou uma equipa de topo que sem arbitragens manhosas ganharia muito mais, não o ver é que é estranho.

      Sim, falhou no trato com os NN (na minha opinião mereciam mais respeito pelo sacrifício e por puxarem incansavelmente pelo Benfica) mas só faltava ter um clube gerido pelas claques como os tristes lagartos.

      Mais ainda Vieira baterá o recorde de tempo na presidência por mérito e consegue mesmo sem ganhar muito manter um treinador por 4 anos incrível e coisa pouco vista por cá.

      Quanto ao passivo é assustador como o povo com tão mais instrução cai como um patinho, vejam em todo o mundo quais os clubes com mais passivo? Real já vai em 1000 milhões e M Utd 900 milhões, não sejam ingénuos quanto maior o clube maior o passivo porque maiores são os investimentos.

      Olhem para o passivo da EDP talvez entendam e estamos a falar de uma empresa sempre com lucros e muitos. Investem com o dinheiro da banca e realizam empréstimos para avultados investimentos.

      Era bom, não ter passivo, pois era mas dai a ser praticamente a única critica.

      Porque não perguntam antes porque o estádio passou para a SAD esse sim poderá ser um problema enorme se um dia esta direção cair.

      Os seus votos Maria, deviam premiar quem tanto fez pelo clube mas essa é apenas a minha opinião, ir na conversa de putos que querem títulos não sei como (com este sistema é quase impossivel).
      .

      Eliminar
    2. O passivo é maior que o activo. Quem tiver provas em contrário que o mostre. As contas foram chumbadas. Mostrem provas contrárias, se faz favor.

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
    3. Márcio, só uma pequena explicação sobre contabilidade.
      Um Balanço, como aquele que foi apresentado no R&C do ano que findou em 20/6/2012, apenas dá uma FOTOGRAFIA do passivo nesse mesmo dia. No dia seguinte o passivo já terá uma configuração diferente. Não me peças para explicar porquê, acredita apenas do que eu te digo.

      Já depois disso, foram vendidos e emprestados jogadores no valor bruto de quase 75M€. Isto é um facto. Para além dos 8M€ da Champions. E não falo noutros proveitos que eventualmente tenham entrado. Significa isso que o activo estava fortemente desvalorizado na avaliação dos activos/jogadores em relação ao seu valor real, que foi o valor pelos quais os vendemos.

      Ao serem contabilizados, o activo subiu num valor líquido que poderá andar na ordem dos 40M€-50M€. Isso basta para tornar o activo superior ao passivo e a empresa sair da falência técnica. Essa é a situação em que se encontra AGORA.

      O chumbo das contas não teve nada a ver com questões contabilísticas ou financeiras mas e apenas com questões políticas, como, por exemplo, quererem à força tirar de lá o LFV. Porque é isso de que trata as eleições que estamos a viver. Tirar do poder o LFV dê lá por onde der, para poder colocar outros que querem tacho.


      Eliminar
    4. Manuel, acredito em si na parte da "fotografia" naquele dia. Mas o dinheiro não desaparece, ou seja, se naquele dia ainda não tinham sido consideradas as vendas, eles ainda estavam como activo, certo? Penso que está desmontado o seu argumento. E não levo nada a mal a discussão, pois o que me interessa, como a si, é o bem do Benfica!

      Sobre o tacho pelo tacho, peço desculpa, mas discordo. Quem foi sócio dos três clubes, Vieira, que deixou de pagar quotas do Sporting em 2000, aquando da entrada para o Benfica por Vilarinho, e do Porto após 2009, e não me diga que foi porque calhou. Se sobre o Sporting foi por causa das piscinas o motivo, o mesmo motivo durou quase 15 anos, pois fez-se sócio em 1985. Quanto tempo foi o tratamento? Quer a história toda? Eu já deixo o link no fim. Quanto ao Porto, supostamente, era um amigo quem lhas pagava... ele nem tinha assinado a ficha de sócio nem nada. Se um dia lhe disserem "olha, Manuel", pago-te as quotas há 20 anos no FC Porto, não leves a mal", acha que passava a ser sócio se não assinasse? Faziam-no sócio sem querer? Também é sócio desde os anos 80. Já do Benfica é, supostamente, desde 1965, mas agora com este bailarico todo dos números ainda estou para saber a verdade... O certo é que só desde 1990 é que se pode confirmar que ele é sócio... Dizer isto tudo para quê? Para dizer que o outro, Rangel, tem agora 54 anos. Pode ser tudo, chulo, mânfio, ladrão, o que for, mas só agora se pode candidatar à presidência. Porque é que este quer o poder pelo poder, e o outro que fez negociatas com todos, festejou derrotas do Benfica (e não me digam que quem faz isso é "Benfiquista"), sócio dos três, tendo deixado de ser de um ao entrar para o Benfica, e do outro quase a fazer 25 anos e a receber o emblema de prata do Porto... Isto não é querer tacho nem poder?

      Bom, como prometido aqui fica o link de 2003 do Record... Não é de ontem...

      Abraço

      Márcio Guerra

      P.s.- Link: http://www.record.xl.pt/arquivointerior.aspx?content_id=176848

      Eliminar
  13. Marcio, não vou discutir o LFV. O que o LFV fez há 20 ou 30 anos não me interessa absolutamente nada. É estarmos a discutir o sexo dos anjos. O que me interessa, no que ao Benfica diz respeito, é o presente e o futuro do clube e o que o Vieira fez nos últimos 10 anos e que foi muito, fez um trabalho fantástico, com erros mas fantástico, e ainda irá ser melhor. Isso basta para mim.

    Mas na parte da contabilidade acho que diz algo que não entendo e está errado.

    "Mas o dinheiro não desaparece, ou seja, se naquele dia ainda não tinham sido consideradas as vendas, eles ainda estavam como activo, certo?"

    Não entendo. Não era o dinheiro que estava no activo, o que estava no activo era o valor dos jogadores, que estavam muito desvalorizados, que ao serem vendidos semanas mais tarde por um valor muitíssimo mais alto valorizou o activo numa quantia substancial, talvez 40€-50M€.

    E como esses jogadores que foram vendidos, haverá no activo outros jogadores que valem muitíssimo mais no mercado do que o valor pelo que estão no activo do clube, o que dá razão à minha opinião que o activo estará fortemente desvalorizado.

    Espero que tenha entendido. Por isso não desmontou nada o meu argumento já que argumentou com erros de conhecimentos de como o activo e o passivo funcionam.

    Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!