Cosme Damião nasceu 2 de novembro de 1885 e faleceu no dia 11 de junho de 1947 e foi fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão geral do Sport Lisboa e Benfica.
Ex-aluno da Casa Pia, foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa e Benfica que, em 1904, numa reunião na Farmácia Franco se reuniram para fundar o maior clube português e um dos maiores do Mundo.
Como jogador, foi médio centro de bons recursos técnicos. Estreou-se no jogo frente ao Grupo Sportivo de Carcavelos, que o Benfica venceu por 4-1, no dia 17 de janeiro de 1907. Quando completou 30 anos, optou por retirar-se, no particular com o Fortuna de Vigo (derrota por 2-0).
Como dirigente do Sport Lisboa e Benfica, dedicou-se de corpo e alma ao projecto clubístico e ficou intimamente ligado à continuação da colectividade nos momentos mais críticos. Em 1907, a quando da primeira crise financeira, que levou oito jogadores a saírem para o Sporting, foi ele que assumiu as rédeas do clube, relançando-o e construindo rapidamente um conjunto que, três anos depois, seria a primeira equipa portuguesa a vencer o Campeonato de Lisboa. Fomentou o ecletismo, foi guarda-redes de hóquei em campo, fixou as regras do hóquei em patins e arbitrou o primeiro desafio desta modalidade, em 1917. Foi o maior entusiasta da construção do Estádio das Amoreiras, inaugurado em 1925.
Cosme Damião foi o principal fundador do Sport Lisboa e Benfica. Embora tenha sido a principal figura do Benfica durante décadas, nunca chegou a ser Presidente, tendo recusado o cargo por diversas vezes, preferindo o lugar de treinador. Em função disso esteve 18 anos consecutivos no comando técnico do clube. Costuma-se dizer que Cosme Damião não foi Presidente do Benfica porque não quis, o que é bastante verdade pois em 1926 concorreu às eleições para a Direção, tendo encabeçado uma lista que veio a sair vencedora; recusou contudo o cargo de Presidente da Direcção para o qual foi eleito alegando ser demasiado novo para assumir essa responsabilidade.
Quem precisa de ser Presidente quando se é Pai Fundador de tão Gloriosa empreitada como foi a construção da maior instituição nacional?
Baseado nos dados da wikipédia
O melhor pai fundador do mundo!!!
ResponderEliminarNão só fundou um clube como lhe transmitiu e inculcou os principios basilares que até hoje norteiam este grande clube: brio, querer, ambição, lealdade, integridade, respeito pela lei, e HONRA!
- O Sonho de Damião -
Grande COSME DAMIÃO. O Benfica e os BENFIQUISTAS sempre recordarão o seu INSUPERÁVEL BENFIQIUSMO.
ResponderEliminarEra bom que o presidente actual tivesse um décimo desse Benfiquismo e fosse mais CAPAZ, mais FORTE, mais DETERMINADO, etc,etc,etc, na DEFESA INTRANSIGENTE DO BENFICA E DA VERDADE NO DESPORTO.
P.S. Porque razão esse DEFECADO POR UMA PUTA PÔDRE fernando santos, seleccionador nacional não covocou o Nosso jogador PIZZI para a selecção?!! Será que o atleta tem de envergar de azul e BRONCO às riscas para merecer a selecção?! a esse f. santos VASSALO E SUBMISSO ao bimbo da bosta do porco corrupto DESEJO A MORTE. só de ver a foto desse ESCARRO nos jornais dá-me VÓMITOS.
BENFICA BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAA SEMPREEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRR
Desejar a morte assim a alguém que tb é Pai no dia do Pai, é triste.
EliminarFernando Santos
Vamos presumir que é a morte futebolística. ;)
EliminarUma correcção, o Benfica é mesmo o maior clube do mundo (e não "apenas" um dos maiores), reconhecido pelo GUINESS.
ResponderEliminarAdicionando ao que já disse o Àguia Eterna, a convocatória dos sub-17 também foi interessante. O lol de Portugal é o clube mais representado com 8 jogadores, enquanto que o Benfica tem apenas 4. Sim..o Benfica, que tem ganho tudo na formação, cuja Equiba B também está a fazer um excelente campeonato, tem 4 jogadores nos Sub-17. O lol de Portugal que é a miséria que se vê na formação, nem nos juvenis conseguiram ir à ultima fase do campeonato, e a equipa B ocupa um ridiculo 6º lugar na 2ª liga, leva 8 jogadores. É o que dá ser o bimbo-lagarto emilio peixe o treinador.
É por estes exemplos e outros
ResponderEliminarQUE EU SOU DO BENFICA!!!!
RA
Eu sei que foi retirado da wikipédia, no entanto gostaria de deixar um comentário.
ResponderEliminarO fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão, não quis ser Presidente ? Tinha a idade certa para fazer tudo isso, mas para ser Presidente era demasiado novo? Quem é que acha que o Pai do Benfica com 41 anos (1926) era demasiado novo para ser Presidente do clube que ajudou a criar e a crescer ?
Em 1926 realmente concorreu às eleições para a Direção, no entanto a sua lista (a que teria Bento Mântua como Presidente) não foi a vencedora. Quem acabou por vencer, o fundador, na corrida foi o grande benfiquista (fundador também d' A Bola) Ribeiro dos Reis (sendo o Presidente Alfredo Ávila de Melo).
O Cosme Damião foi indigitado para ser o Presidente da lista de Ribeiro dos Reis. E o Cosme Damião que se ganhasse seria o Vice-Presidente de Bento Mântua, não aceitou ser o Presidente.
Foi um período conturbado da nossa história devido a dificuldades financeiras, ausência de títulos, etc.. e ele simplesmente não concordava com o rumo que Ribeiro dos Reis queria dar ao clube e decidiu não ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Aliás o nosso fundador não foi Presidente do Sport Lisboa e Benfica, mas foi Presidente da Casa Pia e aí não preferiu ser treinador do Casa Pia :)
Há que honrar os nossos antepassados e dedicar mais um campeonato ao nosso Pai :)
É verdade que nunca foi, nem quis ser Presidente, mas as razões estão bem explicadas no "Em Defesa do Benfica" do glorioso Alberto Miguéns.
EliminarÉ só ir lá dar uma olhadela e tiras tudo a limpo.
Viva o Benfica!
Obrigado Sr.Cosme Damião,por ter criado o Glorioso Sport Lisboa e Benfica!!!!
ResponderEliminarObrigado Pai!!!
Eu AMO o Benfica!!!
Gloriosas Saudações Benfiquistas
Benfiquista do Norte