quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como encher sempre o Estádio da Luz.



Desde há muito tempo que venho defendendo a ideia de que alguma coisa deve ser feita para alterar as fraquissimas assistências, que um clube como o nosso vem conseguindo na Catedral.

Em 17 de Setembro de 2011, fez curiosamente na passada terça-feira dois anos, publiquei aqui neste espaço um post acerca deste assunto:
Contrata-se tanta gente, incluindo um Coordenador do Gabinete de Inteligência Desportiva, se calhar bem,  e não se consegue contratar uma daquelas vedetas de Vending, Markting and so one... para comercializar o nosso principal produto: Espectáculo de Futebol?  
Um clube com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica com muitos milhões de adeptos e com, apenas 65.000 lugares no Estádio não pode ter uma única cadeira vazia.  
Faz-me muita confusão como é que tendo um mercado 4 ou 5 vezes maior que os Andruptos apenas temos (e quando temos) 10 ou 15% mais espectadores que eles, fruto, não de uma grande mobilização da nossa gente, mas sim do facto de o nosso Estádio ter mais lugares.  
Um bilhete para a Catedral da Luz tem de ser algo raro, algo que nos faça comprar com semanas de antecedência com medo que esgote.  
Um boa politica de venda de bilhetes, podia até nem dar mais receita no curto prazo, mas criava uma dinâmica comercial que traria no médio prazo à Luz, o (saudoso) Zé Candongueiro*,  e isso seria sinal de que o bilhete para aquele espectáculo voltava a valer mais que o seu valor facial e então possibilitava aumentos graduais e aí grandiosas receitas. 
Passado dois anos o problema em vez de ter sido solucionado apenas se agravou e os 29393 espectadores que se deslocaram à Luz na terça-feira mostram que podemos ser grandes em tudo menos em militância presencial.

O mês passado defendi aqui a morte ao Red Pass e quase fui crucificado. Por isso a ideia que vou explanar conta apenas para a Champions pois para a Liga há os tais ditos Red Pass e contra isso nada se pode fazer, nem mesmo baixar os preços dos bilhetes porque quem comprou Red Pass sentir-se-ia, e bem, enganado.

Antes de mais gostaria de contar uma história aos jovens que aqui vêm ler este blogue. Eu, como muitos meninos da minha idade começámos a ir ao jogos da Luz 'à boleia de sócios'. E que era isso 'à boleia de sócios'? A malta com menos de 12 anos (os mais baixinhos podiam até utilizar este truque até aos 14) ia para o Estádio da Luz, cedo e pedia a um sócio se o deixava entrar com ele. E entrávamos. Depois lá dentro cada um ia para o seu lado e apenas tinhas de dizer obrigado ao sócio que nos deixava entrar com ele.

Mais tarde ainda tive a honra, porque era assim que eu encarava, de dar entrada a outros putos que apenas precisavam de um sócio que lhes desse 'boleia' na entrada do Estádio.

Esta forma, absolutamente primitiva, de entradas no Estádio encerrava em si mesmo um dos mais importantes conceitos de marketing: o criar do desejo. Durante décadas além de formar grandes jogadores e grandes equipas o Benfica criava adeptos desejosos de ir ao Estádio. 

Lembrei-me desta forma primária de marketing quando no outro dia, num treino do meu filho alguém me perguntava como é que, eu nascido e criado em Lisboa tinha aos 43 anos, vindo viver para uma pequena cidade. Respondi-lhes que a única coisa de que sentia falta era do Estádio da Luz... e é verdade. Com os amigos, falamos por telefone ou por mail ou pelo FB, um ou outro espectáculo, é só esperar pelo verão e o mais certo é aparecerem aqui todos, a única coisa insubstituível é mesmo o Estádio da Luz, que continua lá, agora a 300 Km. Este desejo que sinto de ir à Catedral foi implantado ainda miúdo através dessas 'boleias de sócios' 

A técnica de marketing que cria o desejo está também ligada à criação da noção de raridade do produto inventada, por Enzo Ferrari ao decidir que cada modelo produzido pela sua marca, tivesse sempre menos uma unidade que o modelo anterior de modo a ser ainda mais valioso.

Feito o enquadramento aqui fica a minha ideia para bilhética nas competições europeias:
  1. Venda de bilhetes apenas até 2 dias antes do jogo. 
  2. Todos os lugares sobrantes eram convertidos em convites
  3. Funcionários do clube iriam, na véspera do jogo, às escolas EB2/3 distribuir os convites.

A receita seria a mesma, o estádio estaria cheio de jovens entusiastas, futuros fregueses assíduos e estava criada a ideia que um bilhete na Catedral era algo de valioso. 


E é isto... vá... está aberta a sessão de ofensas ao autor em 5...4...3...2...1





P.S. na realidade este ultimo paragrafo também é uma técnica de marketing por isso sejam meigos









26 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk,tamo juntos kkkkkk

    ResponderEliminar
  2. eu ainda digo mais, futebol ao domingo às 16h00, no campeonato

    ResponderEliminar
  3. Lembro me dê me darem bilhetes para o Benfica-leça tinha eu uns 14 anos. Foram distribuídos na escola. E era para o antigo estádio. Para além da crise e dos preços muitas vezes proibitivos acredito pelo menos que haveria muita coisa a fazer.
    Uma delas era isso mesmo. Converter em convites. Não seria preciso imprimir. Basta hoje em dia usar mtickets por exemplo... Há tantas opções... Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Nada de ofensas,foi muito bem explanado.

    ResponderEliminar
  5. Ora vamos la ver uma coisa,os benfiquistas,mais velhos e mais novos,habituram se este seculo a ver o porto ganhar mais taças internacionais do que nos presenças no jamor.

    Nos recentemente habituamo nos a ficar atras do sporting,e em 4 lugar etc.
    Nos recentemente habituamonos a ser o bombo da festa portista,eles vem festejar campeonatos ao nosso estadio,eles vem dar reviravoltas pra taça,nos temos 4 e 5 pontos de vantagem,e acabamos a servir de bombos da festa deles...Opah,um gajo não é de ferro, é impossivel aguentar isto tudo.

    De quem é a culpa?Não sei..mas não acham que tudo isto seriam motivos mais que suficientes para pelo menos o presidente colocar o lugar á disposição?? EM vez de andar sempre com a mesma merda do discurso...estamos no caminho certo,sabemos o que queremos,vale e azevedo,etc etc?? A verdade é esta,pura e dura,as pessoas,os benfiquistas,encheram o saco,esgotaram completamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro rui, tenho pena que se tenha habituado. Eu cá, sou novo, mas não me habituei a isso. Acho grave confundir apoio à equipa, com o apoio ao presidente. Esses assuntos são discutidos nas eleições. Pois enquanto se revoltam e fazem birra, não indo ao estádio, só enfraquecem o Benfica. Veja o caso, do autor do post... o que não daria ele, para que o Estádio da Luz, estivesse a 150km d distancia.. e não a 300. Vivo a 200km a Norte de Lisboa, e não acho que seja menos ou mais benfiquista que um adepto de Lisboa, mas o que tenho a certeza é que se o estádio fosse mais a norte... 65 mil lugares não chegariam.

      Eliminar
  6. o presidente prometeu que ia baixar o preço das cotas e dos bilhetes!!!!
    que saudades do antigo estádio com 120.00 lugares em quase todos os jogos entravam miúdos comigo e eu era miúdo um pouco mais crescido
    BENFICA SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
  7. Começo achar que quem tem razão é o meu tio com quase 60 anos de benfiquismo quando diz,o benfica devia acabar.

    ResponderEliminar
  8. Até é uma óptima ideia, eles já às vezes dão bilhetes para clubes satélites, cheguei a lá ir com um desses bilhetes e antes quando era sócio ia quando fazia anos :)

    ResponderEliminar
  9. Sim senhor. Os meus parabéns Sr. Carlos Alberto, por este seu Post.
    Eu também sou dos tmpos do saudoso 3° anel a abarrotar e das lotações esgotadas, das boleias com os sócios (ó Sr. deixe-me entrar consigo por favor), dos Zés-Candongueiros, dos coiratos, bifanas, sumol e jogos aos Domingos (propícios às visitas com a familia toda).
    Foram tempos maravilhosos.
    Hoje estou muito longe do estádio da Luz, mas sempre muito pertinho do nosso Benfica.
    E cada vez que vejo a nossa catedral meia vazia, quase que me veem as lágrimas aos olhos de tanta cadeira vaga que vejo.
    Há que fazer algo contra isto. Há que fomentar a frequente ida à catedral para vêr o Glorioso Benfica jogar.


    ResponderEliminar
  10. Não concordo em nada.... Ficavam todos à espera dos convites, e muitos dos que ainda pagam deixavam de pagar, é seguir os exemplos dos clubes Alemãs, Ingleses e Espanhóis

    ResponderEliminar
  11. Acabar com o RedPass seria muito dificil. Mas os lugares estão vendidos, resta vender o resto. Concordo com a venda até 2dias antes do jogo ou até 1 e o resto converter-se em convites. Tenho 25 anos e fiz isso de ir à boleia muitas vezes aqui no clube da terra o Beira-Mar. E resultou porque anos mais tarde tornei-me sócio durante uns anitos. Mas acontece que sou bem mais Benfiquista que do clube da Terra. Amigos Benfiquistas, de Lisboa, com mais influencia ou menos influencia nesta questão FORÇA ! Toca a fazer com que aquele estádio fantástico esteja sempre cheio a apoiar (nunca assobiar por favor. Querem criticar algum jogador, não façam dessa forma, façam-no cá fora para as TV's, jornais, qualquer coisa, mas nunca naquele momento tão importante como o decorrer do jogo.) Cantem, ensinem a cantar, puxem uns pelos outros, pelos jogadores. Empurrem a equipa, pois não há nada mais lindo que ver aquele estádio a ganhar vida ! É isto, divaguei um pouco, mas foi a emoção das palavras que ia escrevendo. Amo o Benfica! Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  12. Não me leves a mal mas a ideia é rídicula, pois as pessoas deixavam de comprar bilhetes pois ficariam todos à espera dos "convites".

    Eu deixei de comprar redpass porque ao longo da época tenho várias borlas. Só na época passada fui ver 9 jogos sem pagar !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolas 2º e 3º ciclo e não para os pais ....Estou 100 % de acordo angariação de novos adeptos e quem sabe futuros sócios

      Eliminar
    2. Escolas 2º e 3º ciclo e não para os pais ....Estou 100 % de acordo angariação de novos adeptos e quem sabe futuros sócios

      Eliminar
  13. Boa noite,

    Há realmente alguns aspectos a poderem ser melhorados e/ou alterados para que possa haver mais apoio. O BENFICA é actualmente o clube com mais sócios do Mundo, apenas estes enchiam o estádio da Luz, mais de 3X... O Man Utd consegue ter uma lista de espera para aquisição de lugar anual a rondar as 7mil pessoas (!!?).

    Um dos problemas, que metade ja foi corrigido... Nos jogos em casa, ja nao dependemos das negociatas da SportTV. Os jogos em casa para a liga têm sido a horas decentes 2ª Jornada 17:45h e a 4ª as 18:15h. Quem mora mais longe, já chega a horas decentes a casa!

    Outro problema são os preços... Preferem ter meia casa a 10€ por bilhete do casa cheia a 5€ bilhete (valores ficticios, claro). Ja sei que mais lotação, obriga mais logistica, mais limpeza, mais segurança, mais gastos. Mas da mesma forma gere mais barulho, mais apoio, mais proximidade, mais loucura =D

    ResponderEliminar
  14. LFV andas por aqui? Pois... deverias aprender aqui umas cenas...

    ResponderEliminar
  15. Concordo em absoluto com os convites pós miudos!

    ResponderEliminar
  16. Parte significativa da receita de bilhética é obtida em dia de jogo, logo não faz sentido limitar a venda até 2 dias antes do jogo.

    Agrada-me a ideia de se incentivar mais jovens a virem ao estádio e a tornarem-se sócios. Nesse sentido, poderia-se promover a venda online de bilhetes Geração Benfica a "preço zero" (para sócios infantis - idade inferior a 14 anos) e de bilhetes "50% off" para sócios juvenis (entre os 14 e 17 anos) com as quotas em dia.

    A ideia de se alargar a cooperação da Fundação Benfica com os agrupamentos escolares, com intuito de haver novos sócios infantis e juvenis, através da distribuição de um número previamente determinado de bilhetes que seriam sorteados pelos jovens sócios parece-me boa, desde que, à partida, esteja bem quantificado o número de bilhetes destinados a esse fim.

    Além disso, há iniciativas, como o "Comboio Benfica", podem ser repetidas em jogos das competições nacionais.

    Mas, na verdade, a questão de fundo não é o preço dos bilhetes. O RedPass é este ano mais barato que na época passada e é preciso considerar que aumento do IVA condiciona o preço dos bilhetes.

    A questão de fundo é a frustração e o comodismo.
    Frustração de ver nestas 4 jornadas, jackson poder empurrar livremente para desbloquear o jogo, por ver o scp a fazer pontos com golos claramente irregulares, por ver 3 faltas fora da área transformadas em outras tantas grandes penalidades, e duas grandes penalidades claras sobre Lima e Cardozo serem completamente ignoradas pelos árbitros. E assim, um campeonato que provavelmente haveria uma igualdade pontual neste momento entre o fcp e o Benfica, já está, uma vez mais, gravemente desvirtuado.

    Ora, os sócios exigem que se lute contra o putedo arbitral e contra os corruptos do porto. Mas, na prática, estão a deixar essa luta à Direção do clube. Ora a luta não se pode fazer apenas nos corredores do poder do futebol português. Tem de ser acompanhado por uma pressão constante e bem audível nos estádios, nas redes sociais e na comunicação social. O Benfica são os seus sócios e os seus adeptos! Se eles não comparecerem e lutarem pela limpeza que é necessária, não podem ficar surpreendidos por sermos prejudicados jornada após jornada. É preciso acabar com esse comodismo!
    Após a Direção ter finalmente cortado com a Olivedesportos, é preciso que todos no clube assumam que é "OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE" e todos tem de estar nos seus lugares para travar essa guerra. Só isso poderá fazer a mudança.

    E PLURIBUS UNUM!
    FORÇA BENFICA!

    ResponderEliminar
  17. Consocios, além do preço dos bilhetes, da situação do País etc, o fenomeno que se está a passar no Benfica tem uma explicação muito simples, os Benfiquistas (pelo menos a maioria), perdeu a confiança em quem dirige os destinos do clube. O que se está a passar é o resultado de uma epoca com 1 final desastroso e não ter sido feiro nada na pre epoca para motivar os socios e adeptos, bem pelo contrario, escreveram um manual de como se deve auto destruir uma epoca futebolistica.
    Depois a epoca passada demonstrou que os corruptos é que têm de perder o campeonato, não podemos ser nós a ganha-lo e isso as pessoas conscientemente sabem que o xistema não deixa, porque não houveram condenações efectivas e agora a corrupção faz-se ás claras... mas que cara**o, mas alguém paga para ver 1 filme que já o viu 350 vezes e já sabe o fim? Juntemos a isto a incompetencia atroz de 1 presidente que apoia proxenetas corruptos, para a FPF, que não istaura uma politica agressiva, de combate, de guerrilha, ao sistema mafioso, aos merdia do sitema, que não defende o clube e os Benfiquistas das constantes agressões. Olhem para o outro lado da 2ª circular, epocas desastrosas, falidos, ganham 4 jogos, estão com toda a força... porque têm 1 Presidente que ainda não provou nada, mas que acreditam, que tem dado a cara pelo clube, que já afrontou os cabrões do CRAC, que não tem medo de guerrilha. Querem ganhar-lhes? Sejam como eles!!!

    ResponderEliminar
  18. Caros amigos e benfiquistas tudo isto é muito bonito, mas como vamos dizer á miudagem mais nova que o Benfica é jogado com 20 ou mais estrangeiros que passam de ano para ano sem nós sabermos o nome de alguns e que só interessa aos presidentes e candongueiros que andam á volta do futebol....

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!