sábado, 15 de outubro de 2011

Carta aberta ao Dr. Pedro Passos Coelho


Primeiro Ministro da República Portuguesa
Exmo. Senhor Doutor Pedro Passos Coelho
     
         
Excelência,

Estará certamente espantado por esta carta aberta ser escrita num blogue afecto ao Glorioso, logo com um nome que indica ser filiado no Benfica. Pois, fique V. Exa. sabendo que tudo o que afecta o país afecta a sua maior instituição, o Sport Lisboa e Benfica que, sendo o clube com mais adeptos de Portugal, são também os seus adeptos os que mais sofrem sempre que se pedem sacrifícios aos portugueses.

Não vou, porque aqui não é o espaço, discutir os méritos das medidas ora apresentadas que, acreditando que sejam necessárias dado o desvario anterior, podiam ter algum cariz diferente.

A minha questão tem a ver com o aumento do IVA da taxa reduzida para a normal nos bilhetes de futebol:
Não discutindo, como atrás referi, a bondade desta medida parece-me justo que, uma vez tomada, ela seja majorada o máximo possível. 

Quando comecei a ir ao futebol, os bilhetes não eram sujeitos ao Imposto de Transações (sim, ainda sou desse tempo) por isso em cada 20 adeptos que entravam naquelas portas pagavam todos para o Clube. Uns anos mais tarde, por cada 20 adeptos que entravam, 1 já pagava para o Estado. (isto, em  clubes que têm torniquetes, contabilidade organizada e cuja a assistência não se baseie nas estrelas, nas cartas astrológicas ou no numero do autor do primeiro golo)

A partir de Janeiro de 2012 se eu for com a minha família à bola  um de nós vai pagar para o Estado, seja eu, a minha mulher ou um dos meus dois filhos. É que 23% é quase um quarto do bilhete e é aí que entra a minha sugestão:
Se V. Exa. quer endireitar as contas do país e por exemplo contar com 16.000 contribuintes líquidos nos jogos da Catedral da Luz só tem de dar mais poder, não ao seu ministro das Finanças mas sim à sua ministra da Justiça pois se a justiça funcionar é natural que a assistência aos jogos de futebol aumente substancialmente. 

Não esqueça V. Exa. que o futebol é um dos maiores exportadores portugueses neste momento e, apesar de alguns exportadores não darem bom nome aos nosso produtos, é uma importante fonte para equilibrar a nossa Balança de Transacções, combatendo o défice externo. 

A Dra. Paula Teixeira da Cruz é mulher para limpar esta actividade, por isso dê-lhe a força necessária ou como se usa dizer, solte-lhe as amarras, a bem das nossa finanças!

Com os meus respeitosos cumprimentos subscrevo-me atentamente:

                  Carlos Alberto 
            um cidadão preocupado




P.S. (bem sei que são medidas que lhe podem causar desconforto, em termos de gostos clubisticos, mas afinal "ou há sacrifícios ou comem todos")

11 comentários:

  1. Bolas, lá conseguiste mais um post fabuloso, parabéns

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo David...
    mas espera lá... isso está isento de IRS, não está? LOL

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:


    Se calhar o Pedro Passos Coelho até é do Clube mais Corrupto de portugal, QUIÇÁ do Mundo, o PORCO e não se rala nada com essas medidas E AINDA MUITO menos com a justiça ou a falta dela.
    Se assim não for e ele for doutro Clube ATENUO as circunstâncias, mas Nunca as medidas tomadas, que em abiono da verdade e não sei se ELE sabe o que isso é, as ditas medidas só vêm PENALIZAR mais uma vez e SEMPRE os mesmos, a Maioria Benfiquista, que são os que sofrem em campo e fora dele as Palermices, para não dizer outra coisa dos que deveriam governar este país e não GOVERNAREM-SE que é simplesmente o que tem acontecido há anos a esta parte, á semelhança do clube azul do porco.

    ResponderEliminar
  4. E quando eu pensei que te ias espalhar ao comprido na carta (o que não quer dizer que concorde com as medidas), apareces com o pormenor que muda toda a perceção do pedido.

    Muito bom, como sempre Carlos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Amigo Carlos,mas não eram estes senhores polítcos q em nome dos "pobrezinhos"q jogam golfe neste país,sejam nacionais ou não, se calaram perante o protesto e argumentação de não aumentarem o iva de 6% nesta "popular" actividade desportiva,q fariam ausentar os praticantes para o estranjeiro?
    Será q o golfe também vai ser taxado a 23%?Se sim,então calo-me!

    ResponderEliminar
  6. Grande post. Parabéns caro Carlos Alberto

    Bom FDS.

    ResponderEliminar
  7. Certinho e direitinho!
    Tens aí um banquinho perto não tens?
    Just in case!

    ResponderEliminar
  8. Alto post.O golf continua a ser 6%.É no desporto do povo que esses fdp vão ao saque.

    ResponderEliminar
  9. Carlos
    Eu e muitos que por aqui andam não vivemos em Portugal,logo,estamos livres dessas alcavalas o que não quer dizer que aqui não tentem certas "habilidades" para nos sacarem. No entanto, se este "post" (vê-se que percebes da poda)chegar ao conhecimento do Passos, possivelmente, não encontrará meios de te cobrar através do IRS, mas é muito capaz de estudar um meio de te aplicar o IVA por cada "postadela" da tua autoria.
    Tem lá cuidado com a escrita!!!

    ResponderEliminar
  10. Meu caro, percebo que uma vez que este blogue seja de cariz desportivo, fales aqui do aumento do IVA no precço dos bilhetes, mas infelizmente, esse é o problema que menos me preocupa em relação a outras medidas bem mais gravosas.

    ResponderEliminar
  11. Grande post!! Mts parabéns por mais um grande post!!

    Abraço,
    Bruno Pereira
    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!