No meio do meu centralismo militante dei por mim a ver com bons olhos a independência da Catalunha só para poder um dia, ter a alegria de participar no melhor campeonato do Mundo, como seria a Liga Ibérica.
O que acham os nosso estimados leitores acerca desta possibilidade?
Parece que os lagartos também querem entrar, isto se conseguirem ficar na primeira divisão, eheheh!
ResponderEliminarAbraço
Márcio Guerra
Acho que dos clubes portugueses só o Benfica daria um salto qualitativo, e, emtraria num campeonato à sua dimensão, mas contudo esse salto teria de ser calculado, porque puderia significar ficar atrás dos típicos 3º à 7º da liga espanhola!
ResponderEliminarO F.C.Putedo só entrará se dirigir a C.A.
ResponderEliminarganha maze juizo e deixa te de merdas.Portugal nao é Espanha,ca somos todos Um
ResponderEliminarEstou apenas a constactar um facto...e factos são factos...apesar de eu ser um grande defensor de Portugal não deixo de observar a triste realidade deste País..
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO Laporta está á rasca porque se a Catalunha se tornar independente de Espanha o Barcelona será expulso da Liga espanhola como é lógico.
ResponderEliminarPoderá ficar a jogar contra o Espanyol e contra o Girona e se tiverem sorte podem chegar a acordo para jogarem contra Andorra.
Isto das Independências acarreta destas coisas.... e já agora, nós somos Independentes de Espanha porque em 1640 ocorreram revoltas, uma em Portugal e outra na Catalunha e como só podiam enviar exércitos para um dos lados escolheram a Catalunha...
Sorte ou azar? Já há quem tenha dúvidas!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJá tinha discutido esta possibilidade com amigos, a partir do momento que a Catalunha se torne independente, esta é uma possibilidade: Liga Ibérica (e se a Catalunha for independente, o País Basco vai atrás...!!!). Sendo o Barcelona o principal beneficiado, já que um Campeonato Catalão é ridículo. Mas duvido que a UEFA permita tal coisa...
ResponderEliminarCom o mercado aberto dentro da União Europeia, a tendência natural seria a criação de uma SuperLiga Europeia, com os melhores clubes dos principais campeonatos, à imagem das Ligas Profissionais Americanas, mas a UEFA não está interessada, quer manter as coisas como estão - recebe milhões, sem grandes responsabilidades... e depois devolve aos clubes uma percentagem, e todos ficam contentes... -, e os principais clubes também estão com 'medo'!!! Porque com uma SuperLiga Europeia só haveria um Campeão por ano, e assim com as Ligas Nacionais existe uma multiplicação de Campeões...
Esta suposta Liga Ibérica, seria como o 'acordão Bosman', outras equipas de outros campeonatos, iriam atrás: nas Ilhas Britâncias, nos Países Baixos, Europa Central, Ex-União Soviética, Ex-Jugoslávia, etc... e no final deste processo de campeonatos extra-nacionais surgiria a tal SuperLiga...
O Benfica - no caso da Liga Ibérica - iria beneficiar imediatamente, com uma melhoria significativa dos contratos televisivos - e outros patrocínios -, não ficaríamos ao nível do Real e do Barça, mas podíamos ser o 3º clube com o contrato televisivo mais alto, pelo menos deixaríamos de perder jogadores para o Atlético de Madrid e Valência!!! Desportivamente seria complicado, porque se o orçamento aumentaria, e portanto podíamos construir plantéis mais fortes, por outro lado podíamos ficar prematuramente afastados dos títulos, e conhecendo os adeptos do Benfica, isso seria problemático...!!!
Os Americanos para este problema têm uma solução fácil, que na Europa do Futebol está pouco enraizada: Play-off's alargados... e assim poderia-se manter o interesse dos adeptos durante grande parte da época...
Abraços
Eu não estou a ver o Real Madrid a alinhar só para tirar o Barça deste imbroglio.
ResponderEliminarPorque quem ficaria aflito neste cenário seria só o Barcelona, o que para os de Madrid seria sopas no mel.
Este é um problema politico e assim sendo eles que o resolvam, porque com estes "Hermanos" já tivemos a nossa dose!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sejamos realistas, eu não estou a ver a Catalunha tornar-se independente. Por muita vontade que eles tenham. Nunca a União Europeia o permitiria.
ResponderEliminarEntão estamos a tentar acabar com as fronteiras e eles querem criar novas fronteiras? Estão atrasados umas centenas de anos!
O seu nível de autonomia já é enorme! Têm dívidas gigantescas de tal modo que é a província com a maior dívida de Espanha e já tiveram de pedir ajuda ao governo central se não nem dinheiro tinham para pagar as pensões ou aos funcionários públicos!
Não têm dinheiro para mandar cantar um cego!
Pensam que o ECB ou o IMF lhes ia dar mais dinheiro? Nem pensar!