sábado, 24 de março de 2012

A Rainha a Princesa e o Chinês



 
Não tenho por hábito contar coisas da minha vida pessoal mas esta não resisto:

Na passada quinta-feira estava eu em Lisboa a trabalhar e entrei num daqueles Bazares Chineses, em plena Estrada da Luz. Do outro lado do balcão, encontrava-se um imperador sem império,  um jovem, compatriota dos novos donos da EDP, mas já com ar ocidentalizado, cabelo à Justin Bieber, jeans largos, que olhava para mim com ar desconfiado.
Quando me começo a apresentar o dito cujo, usa a tática do fazer de conta que não percebe o que dizemos como se estivessem ali só para ver passar as modas.

A estratégia, neste caso, passa sempre por dar a volta tentando falar de outros assuntos que possam despertar o interesse do interveniente de modo a quebrar o gelo iniciar e começar a conversa num outro tema, no caso de chineses o melhor é sempre o tempo, pois desporto ou diversão é algo mais complicado.
Desta vez vi que o cliente tinha aberto no seu computador a página da Bwin e comecei a divagar sobre futebol e sobre as hipóteses da Liga Portuguesa, de balde, ele continuava com aquele ar de ‘Shaolin’, extremamente calmo e impenetrável, continuando a responder a qualquer coisa que eu dissesse um quase monocórdico “não sabe”, o que me ia fazendo dar voltas e voltas à conversa de modo a dar a volta ao chinês.

Em mais de noventa por cento dos casos a coisa resulta mas com este estava complicada, e ele não mostrava nenhuma abertura tentando me convencer que não estava a perceber nada do que eu dizia sendo que toda e qualquer tentativa que eu fizesse se mostraria infrutífera.

Quando já me estava a despedir disse-lhe em jeito de brincadeira que ele tinha de ir aprender português, ele riu-se ao mesmo tempo que entram duas clientes africanas, muito bem apresentadas, uma mais nova e outra mais idosa. A mais nova, dirige-se ao expositor e pergunta qualquer coisa relacionada com umas calças de ganga e ele responde em bom português. 

Eu olho para ele e digo: “Ah tu és malandro… faz bom negócio” e vou para a saída mas ao passar pela senhora africana mais velha reparo que é nem mais nem menos que a Sra. Dª Flora Ferreira e aí volto para trás e digo para o engraçadinho asiático: 
Olha lá, tu trata muito bem estas senhoras que são nem mais nem menos que a Rainha e a Princesa de Portugal, muito respeitinho, ok? E já que tens aqui a mulher e a filha de Rei Eusébio, sempre podes apostar aí na Bwin na vitória do Benfica na Champions” e saí porta fora sem negócio feito mas orgulhoso de ter dito aquela parvoíce e ver a cara do chinês finalmente com os 'olhos em bico'





3 comentários:

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!