quinta-feira, 19 de março de 2015

Feliz Dia do Pai



Cosme Damião nasceu 2 de novembro de 1885 e faleceu no dia 11 de junho de 1947 e foi fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão geral do Sport Lisboa e Benfica. 

Ex-aluno da Casa Pia, foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa e Benfica que, em 1904, numa reunião na Farmácia Franco se reuniram para fundar o maior clube português e um dos maiores do Mundo. 

Como jogador, foi médio centro de bons recursos técnicos. Estreou-se no jogo frente ao Grupo Sportivo de Carcavelos, que o Benfica venceu por 4-1, no dia 17 de janeiro de 1907. Quando completou 30 anos, optou por retirar-se, no particular com o Fortuna de Vigo (derrota por 2-0).

Como dirigente do Sport Lisboa e Benfica, dedicou-se de corpo e alma ao projecto clubístico e ficou intimamente ligado à continuação da colectividade nos momentos mais críticos. Em 1907, a quando da primeira crise financeira, que levou oito jogadores a saírem para o Sporting, foi ele que assumiu as rédeas do clube, relançando-o e construindo rapidamente um conjunto que, três anos depois, seria a primeira equipa portuguesa a vencer o Campeonato de Lisboa. Fomentou o ecletismo, foi guarda-redes de hóquei em campo, fixou as regras do hóquei em patins e arbitrou o primeiro desafio desta modalidade, em 1917. Foi o maior entusiasta da construção do Estádio das Amoreiras, inaugurado em 1925.

Cosme Damião foi o principal fundador do Sport Lisboa e Benfica. Embora tenha sido a principal figura do Benfica durante décadas, nunca chegou a ser Presidente, tendo recusado o cargo por diversas vezes, preferindo o lugar de treinador. Em função disso esteve 18 anos consecutivos no comando técnico do clube. Costuma-se dizer que Cosme Damião não foi Presidente do Benfica porque não quis, o que é bastante verdade pois em 1926 concorreu às eleições para a Direção, tendo encabeçado uma lista que veio a sair vencedora; recusou contudo o cargo de Presidente da Direcção para o qual foi eleito alegando ser demasiado novo para assumir essa responsabilidade.

Quem precisa de ser Presidente quando se é Pai Fundador de tão Gloriosa empreitada como foi a construção da maior instituição nacional?

Baseado nos dados da wikipédia

9 comentários:

  1. O melhor pai fundador do mundo!!!
    Não só fundou um clube como lhe transmitiu e inculcou os principios basilares que até hoje norteiam este grande clube: brio, querer, ambição, lealdade, integridade, respeito pela lei, e HONRA!

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  2. Grande COSME DAMIÃO. O Benfica e os BENFIQUISTAS sempre recordarão o seu INSUPERÁVEL BENFIQIUSMO.
    Era bom que o presidente actual tivesse um décimo desse Benfiquismo e fosse mais CAPAZ, mais FORTE, mais DETERMINADO, etc,etc,etc, na DEFESA INTRANSIGENTE DO BENFICA E DA VERDADE NO DESPORTO.

    P.S. Porque razão esse DEFECADO POR UMA PUTA PÔDRE fernando santos, seleccionador nacional não covocou o Nosso jogador PIZZI para a selecção?!! Será que o atleta tem de envergar de azul e BRONCO às riscas para merecer a selecção?! a esse f. santos VASSALO E SUBMISSO ao bimbo da bosta do porco corrupto DESEJO A MORTE. só de ver a foto desse ESCARRO nos jornais dá-me VÓMITOS.

    BENFICA BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAA SEMPREEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejar a morte assim a alguém que tb é Pai no dia do Pai, é triste.

      Fernando Santos

      Eliminar
    2. Vamos presumir que é a morte futebolística. ;)

      Eliminar
  3. Uma correcção, o Benfica é mesmo o maior clube do mundo (e não "apenas" um dos maiores), reconhecido pelo GUINESS.

    Adicionando ao que já disse o Àguia Eterna, a convocatória dos sub-17 também foi interessante. O lol de Portugal é o clube mais representado com 8 jogadores, enquanto que o Benfica tem apenas 4. Sim..o Benfica, que tem ganho tudo na formação, cuja Equiba B também está a fazer um excelente campeonato, tem 4 jogadores nos Sub-17. O lol de Portugal que é a miséria que se vê na formação, nem nos juvenis conseguiram ir à ultima fase do campeonato, e a equipa B ocupa um ridiculo 6º lugar na 2ª liga, leva 8 jogadores. É o que dá ser o bimbo-lagarto emilio peixe o treinador.

    ResponderEliminar
  4. É por estes exemplos e outros
    QUE EU SOU DO BENFICA!!!!

    RA

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que foi retirado da wikipédia, no entanto gostaria de deixar um comentário.

    O fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão, não quis ser Presidente ? Tinha a idade certa para fazer tudo isso, mas para ser Presidente era demasiado novo? Quem é que acha que o Pai do Benfica com 41 anos (1926) era demasiado novo para ser Presidente do clube que ajudou a criar e a crescer ?

    Em 1926 realmente concorreu às eleições para a Direção, no entanto a sua lista (a que teria Bento Mântua como Presidente) não foi a vencedora. Quem acabou por vencer, o fundador, na corrida foi o grande benfiquista (fundador também d' A Bola) Ribeiro dos Reis (sendo o Presidente Alfredo Ávila de Melo).
    O Cosme Damião foi indigitado para ser o Presidente da lista de Ribeiro dos Reis. E o Cosme Damião que se ganhasse seria o Vice-Presidente de Bento Mântua, não aceitou ser o Presidente.

    Foi um período conturbado da nossa história devido a dificuldades financeiras, ausência de títulos, etc.. e ele simplesmente não concordava com o rumo que Ribeiro dos Reis queria dar ao clube e decidiu não ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

    Aliás o nosso fundador não foi Presidente do Sport Lisboa e Benfica, mas foi Presidente da Casa Pia e aí não preferiu ser treinador do Casa Pia :)


    Há que honrar os nossos antepassados e dedicar mais um campeonato ao nosso Pai :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que nunca foi, nem quis ser Presidente, mas as razões estão bem explicadas no "Em Defesa do Benfica" do glorioso Alberto Miguéns.
      É só ir lá dar uma olhadela e tiras tudo a limpo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. Obrigado Sr.Cosme Damião,por ter criado o Glorioso Sport Lisboa e Benfica!!!!
    Obrigado Pai!!!
    Eu AMO o Benfica!!!
    Gloriosas Saudações Benfiquistas
    Benfiquista do Norte

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!