quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Uma questão de ocupação de espaços... e concentração


Com as dimensões oficiais, uma grande área tem 664m2. A zona ´perigosa' assinalada a amarelo que tem de ser defendida num canto tem cerca de 490m2.

Partindo do principio que a equipa defende com 10 jogadores ficando o mais baixo e rápido fora da área temos que cada jogador tem à 'sua guarda' 49/m2 ou seja um quadrado com 7 metros de lado.

Se estiver no meio desse quadrado cada jogador está a 3,5 metros de cada extremidade da área que tem à sua guarda. Sabendo que a andar, cada passo demora 0,60 segundos isso quer dizer que cada extremidade do quadrado está a 2,10 segundos

Se o canto for marcado a 70 km/h, (normalmente é metade) isso significa que em média a bola levará 2,14 segundos a chegar ao jogador, um pouco menos a quem está mais perto, um pouco mais a quem está mais longe do canto onde for marcado.

Ou seja, mesmo que o canto seja de forma tensa e directa todo o jogador, sem sequer precisar de correr terá tempo de chegar à bola. Se correr, reduz o tempo a chegar ao sitio onde a bola é jogável. a metade.

Resumindo até porque já me doí a cabeça de tantas contas: Sofrer um golo de canto só pode resultar de duas situações: 
  • A situação natural: O atacante tem mais capacidade de salto que o defensor.
  • A situação anormal: O defensor estava 'a dormir' 


Ontem, no meu post "Uma soneca de milhões" recebi alguns comentários no blogue e no FB afirmando que a culpa era da defesa à zona. Não é. Num canto e com a altura dos jogadores do Benfica só se sofre um golo numa situação anormal: alguém estava a dormir. 

Já agora e apesar de não gostar aqui de individualizar a coisa percebe-se bem no lance do golo grego quem estava a dormir na defesa do Benfica.

44 comentários:

  1. Na minha interpretação do lance, o Benfica joga num misto de marcação á zona e de marcação individual em uma ou duas situações. Normalmente marca o homem que se encontra em zonas próximas ou aquele que pode causar mais perigo em virtude da zona que ocupa. Neste caso.a zona esta pronta mas um dos jogadores (Garay) ao sair da sua zona para tentar seguir um avançado que se movimentou, acabou por deixar o local que em principio lhe pertencia e tal facto foi fatal. Para mim o grande erro é colocar na cabeça dos jogadores que são os jogadores adversários que que têm que ser sempre bloqueados. Uma zona tem que ser protegida sempre e é a bola que tem que ser atacada, pois é ela que dá golo e não o adversário.

    ResponderEliminar
  2. a equipa é uma comédia nas bolas paradas, tanto ofensiva como defensiva

    a culpa é de quem não as treina ou, se o faz, fá-lo mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos golos de bolas paradas estudadas já viste tu do Benfica? Eu já vi muitos... mas deve ser por obra do acaso.

      Eliminar
    2. viste imensas pah. até este ano já viste para cima de uma.
      as dezenas de cantos e livres patéticos ou chutados para o molho são devido a má execução dos jogadores

      culpa do jejum é que nem pensar

      Eliminar
    3. No 1º ano do mestre da táctica vimos muitos livres e cantos ensaiados. Marcámos muitos golos e desde que o vitinha veio falar dos boqueios caput

      Eliminar
    4. sim, foi o bitó o culpado . ou se calhar quanto mais longe do tempo do quique, mais os conhecimentos do mestre se evidenciam...

      Eliminar
    5. A culpa nunca pode ser do treinador se este treina os lances. E ele fá-lo. Quem diz o contrário não sabe do que fala e só o faz porque é um encartado da maledicência.

      A culpa é sempre dos jogadores, da sua falta de técnica/qualidade ou da falta de concentração. Também podem ser afectados por problemas psicológicos, como sejam por exemplo a falta de confiança provocada pela crítica acéfala de uma grande parte de adeptos que assobiam e criticam em vez de apoiar e aplaudir.

      O "bullying" futebolístico que os benfiquistas têm feito a alguns dos seus jogadores e ao treinador é absolutamente imperdoável e impensável em pessoas que se dizem adeptas do clube.

      Os adeptos do Benfica são na minha opinião os piores adeptos do mundo. São como aqueles amigos da onça que só são amigos quando a pessoa tem dinheiro (vitorias). Quando deixa de ter (perde jogos), ou empobrece (perde competições), afastam-se e fazem de conta que nem a conhecem. E ainda dizem mal da pessoa, espezinham-na, apesar de terem andado a viver à custa dela durante muito tempo (enquanto ganhava).

      São falsos amigos, são piores que inimigos.

      Eliminar
    6. Como é óbvio, a culpa é dos adeptos. E do azar. E também do bitó.

      O único que não é culpado é o chulo dos 4 milhões. E o chulo de bigode. E o que veio de itália. E os chulos das borlas quando se percebe que é mais uma temporada a apanhar melões.

      Eliminar
    7. Os adeptos do benfica são tão maus, mas tão maus, que numa equipa, treinador e direção geneticamente falhados lá continuam, de bandeiras ao vento e a apoiar em campo*

      *os adeptos, não aquela escumalha dos kits de sócios que se senta nas centrais.

      Eliminar
    8. O anónimo das 13:50 não sabe o que diz nem tem uma pista, mas que é que isso interessa para a a verdade unica que lhe enfiaram pelos olhos dentro? E se souber? O que é que isso lhe interessa para a campanha em curso por ele(s) promovida?

      Nada! O benfica que se foda!

      Eliminar
    9. o benfica já se fodeu há muito tempo... quem o fodeu? é ligar a btv e lá estão eles a falar ao telefone...

      Eliminar
  3. O Jesus até tem culpa do Garay estar autenticamente aos papéis!! Para mim o melhor central em Portugal, com quase nada de grave a apontar até ontem...
    E, claro, culpa do Roberto ter defendido, do Markovic ter falhado, do Cardozo ter falhado, do Matic ter falhado, e outra vez o Markovic, e outra ainda, e o Enzo Pérez...
    Força Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o jejum nunca tem culpa de nada.

      é o arbitro, são os jogadores, é o artur, foi o roberto, foi azar, foi o platini, foi a chuva, foi o vento, foi o relvado, foi o cansaço.

      e, como sempre, foi uma derrota

      Eliminar
    2. E tu não és adepto nem nada, não passas de um merdas.

      Eliminar
    3. aqui a única coisa óbvia é aquilo que tu és, o típico heroi da internet.

      Eliminar
  4. O Jesus até tem culpa do Garay estar autenticamente aos papéis!! Para mim o melhor central em Portugal, com quase nada de grave a apontar até ontem...
    E, claro, culpa do Roberto ter defendido, do Markovic ter falhado, do Cardozo ter falhado, do Matic ter falhado, e outra vez o Markovic, e outra ainda, e o Enzo Pérez...
    Força Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem sequer tem culpa de lá estar, isso é da completa responsabilidade de uma direção incompetente e de uma massa adepta que se revê num bêbado falhado

      Eliminar
    2. A culpa é dos adeptos não meterem todos, a xota na tua boca seu fdp reles.

      Eliminar
    3. Tem calma bebedolas, olha que um dia a reforma acaba-se, que isto de mamar no trabalho dos outros não é eterno...

      Eliminar
  5. 30 jogos
    8 vitórias
    9 empates
    13 derrotas

    é melhor renovar

    ResponderEliminar
  6. Isto é simples de explicar... apesar de desconhecer os dados, basta fazer uma relação entre golos sofridos de cabeça dentro da area com o Luisão em campo e os golos marcados por este mesmo de cabeça. Apesar de quase 2 metros de altura, o Luisão, não sabe, não quer e tem medo de jogar de cabeça... Quase que também podia apostar que o Steven Vitoria na epoca passada marcou mais golos de cabeça, numa equipa de escalão inferior, que o Luisão neste tempo todo no Benfica. Não vou dizer que a culpa do golo de ontem foi culpa dele, o unico que quero dizer é que com o tamanho dele devia de imperar na area do Benfica e ser mais decisivo em bolas paradas na area rival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou capaz de culpar nenhum jogador individualmente. Uma vez escapa, duas ainda vá... o benfica sofre golos de bola parada constantemente. Ou os jogadores são todos maus ou há outra falha na lógica.

      Eliminar
    2. alias o luisão é culpado de todos os golos da equipa até daqueles em que não esta em campos e dos da b etc

      Eliminar
  7. Os anónimos gebos que acham que correndo com JJ, arrastam por afinidade a direção eleita por 83% dos votantes Benfiquistas, são não são águias. Uns pardalitos apoiados pela mesma escumalha que quase destruiu o Benfica e pior, apoiada por umas hienas que querem destruir o Benfica. Alguns dos pardalitos só andam à procura do tacho que perderam ou do tacho que lhes prometeram. Os restantes são meros asnos, que seguem o que lhes ditam, acusando os outros de fazer o mesmo. Hipocrisia é o argumento. Nunca nada afirmaram - na verdade existem mais provas do que escreveram do que escutas do apito dourado - e são integros até à espinal medula. Tomassem eles nas mãos os destinos do Benfica e todos nós, alguns já os conhecemos, os veriamos muito rápidamente a serem colocados.

    Eles só julgam que não sabemos quem são!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era pah!
      Ias corrê-los à pancada com o pau da bandeira que usaste para cantar hossanas à janela da cela do vale, outro dos ladrões que lá meteste.

      A ti ninguem te tira a pinta

      Eliminar
  8. Esse anónimo que anda por aqui a escrevinhar deve ser o Burro Paspalho nos intervalos dos seus telefonemas para o patrão do Norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser algum que não tem camarote nem bebidas de borla à custa dos outros como acontece com a cambada de chulos reformados de que passam o dia a encher a BtV com as suas ideias de bebedolas...

      Eliminar
  9. Se estiveres sobre a linha de pequena área, como a maior parte da equipa do Benfica está, e canto for batido para essa linha, todos os atacantes que saltam embalados por uma corrida de 3 ou 4 metros, têm a vantagem dessa corrida de balanço e ganham praticamente todas as bolas.

    Chelsea, Paris SG, Olympiacos, etc...

    ResponderEliminar
  10. Um outro treinador faria melhor mas vocês pensam que o mestre da tática é que é bom,não sabe treinar,não ensina nada nos treinos,os jogadores quase nunca fazem o que é pedido,está sempre a gritar para corrigir posições(logo não treina).
    É uma vergonha...se não ganhar ao Sporting para a taça tem de ir para o olho da rua,estamos cheios de perder jogos.

    ResponderEliminar
  11. Jogadores sem estofo e um treinador casmurro...só têm o que merecem.

    ResponderEliminar
  12. Tanta merda para dizer que o benfica esteve mal no lance de bola parada!!

    Deixa-te de meias palavras e de tentar ser politicamente correto e dá nomes aos "bois".
    Carlos tenho sentido ultimamente nos teus texto uma espécie de sobranceria em relação aos outros "blogs"
    Tu "não falas mal", falando... é o problema de quando queres agradar a todos!! O teu último parágrafo é prova disso!!!
    Deixa-te de meias palavras e diz logo tudo.
    Fica a dica!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém falou noutros blogues caralho???? foda-se, largem-me a picha!!!

      Eliminar
  13. O Flop Bieira ja despediu o Jejum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porcos azuis com frio e homens com vinho fazem grande ruído.

      Eliminar
    2. Passa boi azul , passa boiada.

      Eliminar
    3. Parece que a fama além fronteiras do clube azul corrupto continua a mesma. É a triste sina dos clubes eternamente corruptos.

      Eliminar
    4. Quando o ódio azul ou o hipócrita azul e javardo nos visita, a razão se despede

      Eliminar
    5. Há homens como este rui porco azul que de repente crescem, e avultam, como os cogumelos, pela corrupção em portugal .

      Eliminar
    6. Há muita gente a quem o sol, o frio, a calma ou as bebidas podem fazer corar as faces, porém nunca a vergonha

      Eliminar
    7. porque razão havia o bigodes de despedir o tipo que o ajuda a encher-se de dinheiro?

      Eliminar
  14. Por que entra o porko azul na igreja? Por estar a porta aberta.

    ResponderEliminar
  15. Sou benfiquista desde que me lembro, e existe tanta coisa que tem de mudar.
    Após o jogo com o olympiacos comecei a pensar pq q n jogavamos em 4x3x3?!
    o meio campo fica mto mais preenchido, conseguimos um apoio tnato ao ataque como a defesa muito melhor e damos estabilidade a equipa para jogar em contra ataque (algo que este ano parecemos n csg ou n kerer fazer)

    A defesa benfiquista parece os reformados da recosta!
    Como e possivel perdermos sempre! sempre ! jogos importantes de bolas paradas? qd temos jogadores como o luisão,matic,garay,cardozo, entre outros?
    é simples! toda a gente sabe q o slb defende a zona e é gritante o modo com o fazem para além de em muitos lances não serem agressivos que tem que se ser qd se defende em zona, n se sabem posicionar, e isso sim e culpa do JJ

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!