Esta parece que é, ultimamente, a piada preferida dos anti (jornalistas, andruptos, lagartos e oposicionistas passe o pleonasmo): - "Ah e tal desde que Jesus chegou ao Benfica, vocês na Champions são uma vergonha"
A esta pergunta podíamos responder com duas perguntas:
- Desde que Jesus chegou ao Benfica qual foi o clube que mais longe chegou na Champions?
- Desde que Jesus chegou ao Benfica quantas vezes os outros clubes portugueses chegaram aos oitavos ou quartos da Champions?
Mas vamos ultrapassar estes qui pró quó com os anti e tentar perceber o porquê do Benfica ser, de facto, mais eficaz na Liga Europa que na Champions.
A evocação de que na Champions as equipas são melhores é falsa. As equipas que o Benfica tem apanhado na Liga Europa após os oitavos de final são incomparavelmente superiores às que temos apanhado na fase de grupos da Champions (tubarão de cada grupo à parte) e quando não são superiores são exactamente iguais como é o caso do Zenit e do Bayer Leverkusen despachados com vitórias em fases mais avançadas da prova.
Achar que o Monaco é superior à Juventus ou que o Hapoel Televive é melhor que o Fenerbahce que o Tottenham ou que o AZ Alkmaar é coisa de jornalista desportivo. Quem percebe futebol sabe ver que não é bem assim.
O problema que ninguém quer focar porque não cola com a teoria de que Jesus é incompetente é a questão temporal. A Champions joga-se antes da Euroliga.
É um facto indesmentível que tem sido após Janeiro que o Benfica dispara em termos de resultados isto porque, como todos os anos vende os seus melhores jogadores por números astronómicos, a equipa demora tempo a voltar a estar entrosada. No único ano onde não se venderam os melhores, o Benfica fez 10 pontos na Champions, o que em condições normais daria um apuramento fácil.
A situação sócio-económica do país obriga a que os principais clubes portugueses vendam as pérolas e voltem a reconstruir planteis em cima da principal competição de clubes e, ou têm a sorte de lhes calhar uns bates-n'avóvs e uns marlboros para irem crescendo como equipa ou será muito difícil passarem aos oitavos.
O Benfica é muito melhor na Liga Europa que na Champions porque quando chegam à Liga Europa já os jogadores e a equipa, têm a tarimba, o estofo, que no inicio das épocas não têm.
Esta é a conclusão mais simples que ninguém quer tirar.
Se o Benfica tem condições para se bater com o Real de Madrid, Bayern Munique, Barcelona ou Chelsea? Não, nem o Benfica nem mais nenhumas das 237 equipas que participam nas competições europeias e isso não faz dos seus treinadores incompetentes.
Enormerrimo Carlos Alberto, Amigo e Companheiro,
ResponderEliminar"Elementar, meu Caro Watson, elementar"
Viva o Benfica!
(Jose' Albuquerque)
Exactamente.
ResponderEliminarplenamente de acordo
ResponderEliminarOlha, um blog inteligente!
ResponderEliminarNu & Cru!
ResponderEliminarEm cheio, caro consócio. Não podia estar mais de acordo.
ResponderEliminarÉ pedir à uefa para mudar a champions para março.
ResponderEliminarPior que os amestrados não verem esta realidade é alguns benfiquistas também não verem. Concordo 100%
ResponderEliminarSempre achei esta explicação a mais logica e faz-me confusão ler coisas como 'o Benfica do ano passado teria arrumado o zenit e o monaco' quando na verdade o Benfica do ano passado, por esta altura, não teria feito nada disso.
ResponderEliminarClaro que há os paineleiros e pseudo-jornalista que não entendem este motivo para o Benfica não render tanto na champions (ou figem nao entender)
Bravo!
ResponderEliminarNão só subscrevo o post por inteiro, como ainda acrescento o seguinte: só pessoas com muita má-fé, e intelectualmente desonestas é que conseguem maltratar o treinador e a estrutura do Benfica quando o nosso clube defronta clubes como o Olympiakos, Celtic, Newcastle, Tottenham insinuando que estes clubes não têm valor nenhum e que só somos humilhados pelos mesmos quando estes obtém resultados positivos, fruto de um treinador incompetente e de dirigentes sem nível.
ResponderEliminarHá muita coisa errada no Benfica, mas esmola para demagogias, não contem comigo!