Francisco Sousa Tavares na tarde de 25 de Abril de 1974
no Largo do Carmo, em cima da guarita da GNR
de megafone na mão apelando à multidão que
cumprisse as ordens do capitão Salgueiro Maia.
Não gosto de Miguel Sousa Tavares, é daqueles meninos mimados, tão cheios de certezas, que nunca erram o chão quando cagam (isto falando bem e depressa). Mesmo quando concordo com ele - e nos assuntos ecológicos e alguns de cidadania costumo concordar - irrita-me o seu estilo.
Em relação ao Miguel Sousa Tavares, comentador desportivo então, é das criaturas que mais nojo me causa, não só pelas suas opiniões como adepto mas especialmente e usando um verso de sua mãe, "vemos, ouvimos e lemos não podemos ignorar", não ignorando o activista pela verdade e transparência na vida publica que ele é com o defender da coisa opaca que ele faz no futebol.
Dito isto e indo directo aos factos aqui fica a noticia:
"Alvo de um processo cível por parte do FC Porto, que pede uma indemnização de 1 milhão de euros, o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares já reagiu: “É claramente uma tentativa de intimidação”, disse ele ao jornal “i”, esta manhã.Na origem do processo movido pela SAD portista está uma crónica publicada por Miguel no jornal “A Bola” sobre o negócio da transferência do jogador Ghilas do Moreirense para os “dragões”.Nesse texto, o comentador pôs em causa a verdade contabilística da operação, referindo que não acreditava que o Moreirense tivesse recebido 3,7 milhões de euros por metade do passe de Ghilas.Os dirigentes da SAD azul e branca não gostaram e avançaram com o processo, deixando Miguel Sousa Tavares, por sinal famoso adepto portista, particularmente furioso."Sinto uma facada nas costas. Há 15 anos que escrevo n'A Bola, nunca levei um processo, e agora é o meu clube que me faz isto. Mas não confundo o clube com as pessoas da SAD", disse o jornalista ao “i”."Deve ser o maior processo de indemnização que alguma vez deu entrada no tribunal de Lisboa, um milhão de euros. É claramente uma tentativa de intimidação. Até porque vou ter de pagar as custas do processo, que são uns milhares de euros à cabeça”, acrescentou.Miguel promete dar tudo por tudo em sua defesa: “Tudo o que eu tiver em casa, desde fisgas até bazucas, eu vou usar, como é óbvio. Acho que o FC Porto se vai arrepender, por vários motivos, de ter posto o processo. Mas a decisão é deles", concluiu.
Miguel Sousa Tavares foi processado pelos andruptos por uma opinião no pasquim do Serpa ainda por cima o advogado é Gil Moreira dos Santos.
E é aqui que entra a minha costela de democrata e o meu dever cívico de defender o MST.
Parece-me surreal que quase 40 anos depois da imagem que encima este post, o filho do homem que teve um papel tão activo naquela celebre e decisiva tarde possa estar a ser processado pelo clube protegido do antigo regime, representado por um juiz do antigo Tribunal Plenário que em tão boa hora foi extinto na sequência daquela imagem e ainda por cima processado por um delito de opinião.
40 anos após o 25 de Abril, só a admissão desse processo por parte do tribunal de Lisboa é um crime histórico à memória daqueles que, naquele dia, lutaram para acabar precisamente com isto.
Sempre sonhei, metaforicamente falando, enviar MST para o Tarrafal na ponta de uma baioneta da revolução Benfiquista que libertaria o país do jugo andrupto (ainda bem que era metaforicamente pois deve ser difícil nadar e segurar a baioneta ao mesmo tempo) no entanto, agora, ofereço-me para acompanhar MST na prisão onde este regime andrupto o quer colocar seja na Rua António Maria Cardoso, seja no Aljube, em Caxias, ou em Peniche pois abomino a censura... toda a censura!!!
Qd não há dinheiro, não há Tudólogos (palhaços)...
ResponderEliminarMas deve ser apenas um "aviso" a quem escreve nos jornais para não escreverem verdades similares...
Caro Carlos Alberto,
ResponderEliminarOferecer-se para acompanhar MST à prisão!!! Só se for mesmo para garantir que ele vai ficar lá.
1 abraço,
Paulo
Acho hilariante que quem processe o MST pelas inverdades que ele ao longo dos anos disse na sua crónica seja o seu clube. Mais hilariante seria se desta vez fossem verdade e o tiro saísse pela culatra a mais uma tentativa pidesca de silenciamento.
ResponderEliminarLoooooooooolll eu estou divertidíssimo, além de k este FDGP deste Tavares não merece o chão k pisa, este processo só visa intimidar os escribas, era lindo ver em tribunal o clube da fruta provar a venda de 50% do Ghilas por aquele valor, ahahhahahhahahhahahahhahahah k começe o julgamento...
ResponderEliminarTens razão, já que nesta história o que MST afirma, por uma vez na vida, é verdade. Ele já disse que vai levar para tribunal tudo o que tem em casa para se defender.
EliminarEra interessante que os porcos da SAD fossem desmascarados por um dos adeptos mais porcos e fanáticos! LOL!
A barraca está mesmo a abanar.
Eu pensava que as notícias de ontem terminavam ontem mas parece que continuam...abençoada semana que o Porto tem ainda dizem que o sistema tá mal de saúde continuam é dar cuidados paliativos e dos bons!
ResponderEliminarMas defender porquê?
ResponderEliminarO Miguel visceral anti-benfica e o clube corrupto que ele venera estão bem um para o outro.
A estratégia de qualquer regime ou Sistema corrupto é :
ResponderEliminar1- SONEGAR a informação que possibilite o livre pensar. A “Sporka TB” tem aqui um papel essencial ao eliminar sistematicamente os vídeos que possibilitam a observação de factos que coloquem em causa o clube do Sistema. Ex. Vidé o caso Quaresma.
2- MANIPULAR a informação de modo a dar aos “burros” seguidores a palha que querem comer. Serviçais espalhados pelos “mérdias” vão elogiando os feitos heroicos de qualquer Kim Sung da Cedofeita
3- ELIMINAR qualquer opositor, sejam eles de regimes concorrentes ou mesmo do mesmo regime. Aqui o Bimbo da Bosta coloca processos atrás de processos de modo a atemorizar quem queira escrever contra o Sistema ou tenha uma qualquer opinião contrária.
4- ATEMORIZAR os opositores através de uma brigada de choque: Guarda Abel, Supercabrões, etc. cumprem zelosamente essa função de atemorizar jornalistas,
5- DISPERSAR apoiantes pelos órgãos de decisão, neste caso FPF, CD, Liga e árbitros.
MST, mesmo sendo do mesmo clube ousou colocar em causa o Kim Sung da Cedofeita e servirá de exemplo para que nos tempos difíceis que se adivinham se mantenha os escribas do regime sob controlo.
Se tenho pena dele?
Não tenho nenhuma pena porque todo o bicho de pena leva com o dedo na peida, pato, peru, galinha….e a quem tenha pena pode-lhe acontecer o mesmo.
Para ver o que vale o MST, basta ver este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RlWI8t7JY6Y (a partir do minuto 7:40), quando falam sobre escutas telefónicas.
ResponderEliminarPara este merdas, escutas telefónicas não deviam chegar ao domínio público, MAS JÁ QUE SE CONHECEM NÃO PODEM SER IGNORADAS!
Que diferença quando o tema é o Futebol Corrupto do Porto.....
muito bem visto!
Eliminaré um adorador de corruptos e adoro vê-los em festins canibais!
Sinceramente Carlos,não gastes o teu latim a defender quem se está pouco a borrifar para ti. A este e ao outro nojento do rui porqueira só desejo o mesmo que eles desejam ao Benfica. Tem juízo!
ResponderEliminarSó um benfiquista pode falar (escrever) assim, e defendendo o ideal de liberdade de expressão para com um ser que demonstra um desprezo, ódio e desconhecimento sobre o Benfica! Cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista!
ResponderEliminar