quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Eusébio que outros nunca tiveram. A grandeza que outros nunca terão.




Os nossos colegas da pagina do Facebook Pantera Negra enviaram-nos  este texto delicioso sobre o nosso querido e saudoso Eusébio.

O Eusébio que outros nunca tiveram. A grandeza que outros nunca terão.

Lavoisier disse que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Não se perdeu Eusébio, transformou-se a lenda viva numa grandeza absolutamente inalcançável do Sport Lisboa e Benfica. 
É comum vermos na rua o cruzar de cães. Normalmente, o rafeiro (pequeno, frágil e sem pedigree) ladra ao gigante. O tom peixeiro do pequeno rafeiro, em nada aflige o maior, o cão gigante, dono do seu estatuto e conhecedor da sua dimensão.
Foi o que aconteceu nestes dias. Alguns clubes que se julgam grandes (os tais rafeiros), questionaram a razão de tamanha homenagem ao King. 
O Benfica fez-se o maior (e não apenas grande) por viver para dentro de si e para fora de Portugal. Não dedicou espaços em museus a jogadores que marcaram golos ao maior rival. Essa pequenez não é para o Benfica. 
Alguns clubes, vivem a maior angústia da vida deles. Uma espécie de novo-riquismo do futebol. Ganham, vendem, voltam a ganhar e voltam a vender, mas falta o mais importante. Falta o reconhecimento. O reconhecimento de Old Trafford de pé a aplaudir o King. O reconhecimento do Santiago Bernabéu a recordar em vídeo o King. O reconhecimento do actual melhor jogador do mundo a dedicar-lhe 2 golos. O reconhecimento da maior lenda viva do futebol, Pelé, a dizer que perdeu o irmão.
E por falar em Pelé, é normal que um clube que tem um cântico em que diz que o Deco é melhor que o tri-campeão mundial Pelé esteja carente de lucidez e clareza futebolística que os permita descer à terra e perceber que são um clube jeitoso, mas pequeno. Poder-se-ia adjectivar o clube com esta ou aquela palavra negativa, mas não. São simplesmente pequenos. Regionais. 
O legado de Eusébio ainda mal começou. Era o Eusébio que acompanhava a selecção, não era o Gomes ou o João Pinto. No aeroporto, não se pedia os passaportes quando o Benfica ia em digressão. Perguntava-se quem eram os acompanhantes do Senhor Eusébio, para deixá-los passar. 
Eusébio foi um senhor. Nunca precisou de se atirar aos rivais para cair nas graças dos adeptos. O King foi um senhor nas relações e hoje tentam desvalorizar o que ele fez, pois o Figo e o Cristiano Ronaldo também levaram Portugal às meias-finais de um mundial. Para esses ignorantes, provavelmente o Pedro Álvares Cabral terá tanto valor como um capitão da TAP que ontem desembarcou no Brasil de avião. Afinal, ambos conseguiram chegar ao Brasil. Será esta a lógica ou é mais uma tentativa de esconder o gigante complexo de inferioridade? 
Portugal já foi o Eusébio. Eusébio já foi Portugal. 
Nos próximos anos, alguns clubes regionais poderão duplicar os títulos, que faltar-lhe-à sempre o mesmo: o reconhecimento além fronteiras. O reconhecimento de quem reconhece o esforço, o mérito e a grandeza nas vitórias.
Este complexo de inferioridade, de quem se opõe a uma estátua de Cosme Damião por 50 mil euros mas não questiona compras de 17,8 milhões, distancia um clube gigante de um pequeno. Ou regional. Adeptos e jogadores são responsáveis pela grandeza de um clube, porém, há clubes que vivem para tentar deitar abaixo o gigante (nunca conseguirão). Existe um jogador num clube que pode falhar 50 passes num jogo e 20 remates á baliza, que é sempre aplaudido. apenas porque marcou um golo no final de um jogo contra o Gigante Benfica. Tenho em mente que se os adeptos desse clube apanhassem a mulher na cama com esse mesmo jogador, ainda batiam palmas e perguntariam se queria repetir. É este o espírito de exigência dos adeptos desses clubes pequenos. 
Serão assim os adeptos futuros dos clubes rafeiros, ensinados a odiar o Benfica antes mesmo de amar o seu clube.
É esta a diferença que engrandece o Benfica... uns miúdos choram desalmadamente pelo golo do Benfica (http://www.youtube.com/watch?v=PfHUU8vyquk) enquanto que outros dizem, na apresentação de um jogador, que só quer que ele marque golos ao "f***** da ****" dos lampiões (http://www.youtube.com/watch?v=rhNGECTdYDo). 
A definição de hoje para o Rugby, um desporto de selvagens jogado por cavalheiros, era o de outrora no futebol. E o King foi um cavalheiro, o que aplaudia as grandes defesas dos guarda-redes aos seus remates, o que preferia a camisola do Di Stefano à taça acabada de conquistar. 
É nas pequenas coisas intangíveis que o King foi o melhor e continuará a ser uma lenda. Para sempre. Uma lenda que outros jamais terão. Jamais. 
E é por isso que o Benfica é, com orgulho, um clube do povo. Um clube que não chama de "atraso mental" um portador de uma deficiência acarinhado e empregado pelo maior rival de Lisboa. Um clube que recebe cordialmente um clube que, apesar da rivalidade, vem prestar ao estádio rival uma última homenagem ao King, ao invés de outros que nem um representante oficial enviam. Vimos em tempos, os adeptos do Arsenal com uma tarja provocatória a dizer "Podem comprar tudo, menos classe". Hoje, poderemos também dizer a alguns clubezitos de Portugal: podem comprar tudo (inclusivamente árbitros), mas nunca conseguirão comprar GRANDEZA. 
Até sempre King!

26 comentários:

  1. Grandeza?? O Eusebio mal foi enterrado ja andam a mandar farpas destas?Tendes todos vergonha...mas é tanto de um lado como do outro,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o tendes, eu não podia ter dito melhor.Estou perfeitamente de acordo.

      Eliminar
    2. Vergonha tem tu palhaço!!!!!...e alguma dignidade,andrade de um corno....não respeitam ninguém seus carneiros!!!

      Eliminar
    3. Olha la oh cabrão,ao menos não te escondas em anonimo. Es um ordinario, reles,mesquinho,fraco e miseravel. Eu não retiro uma virgula aquilo que tenho dito.

      Voçes são muito fracos..muito reles e pequeninos deixam-se afectar por qualquer merdinha. Eu toda a gente que vi e conheço,o sentimento geral era igual.

      Mas porventura voçes la devem ter visto um comentario ou outro aqui e ali ,e basta isso para vos afectar logo o cerebro,isso não te faz melhor que eles,e quem escreveu esta merda é o pior deles todos.

      E agora para de me insultar seu filho de uma puta!

      Eliminar
    4. Cala a boca corno!

      Eliminar
    5. Além de corno é analfabeto.

      Eliminar
    6. Eu não sou analfabeto.Embora só tenha estudado em Portugal até aos 10 anos acho que me faço entender,o Vieira só tem a 4 class e é presidente do Benfica.

      Eliminar
    7. Tu ainda deves aos analfabetos carneiro,és é otário e atrasado mental!!!

      Eliminar
  2. Não é altura para estas coisas, apesar de muitos infelizes tornarem isto verdade (tal como do nosso lado existem, infelizmente).
    Destaco:

    "Eusébio foi um senhor. Nunca precisou de se atirar aos rivais para cair nas graças dos adeptos. O King foi um senhor nas relações e hoje tentam desvalorizar o que ele fez, pois o Figo e o Cristiano Ronaldo também levaram Portugal às meias-finais de um mundial. Para esses ignorantes, provavelmente o Pedro Álvares Cabral terá tanto valor como um capitão da TAP que ontem desembarcou no Brasil de avião. Afinal, ambos conseguiram chegar ao Brasil. Será esta a lógica ou é mais uma tentativa de esconder o gigante complexo de inferioridade?"

    GOLD. Isto é para quem quer comparar com o incomparável.

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que se viveu em Portugal nos ultimos dias com todo o respeito foi um regresso ao passado,a um passado onde só havia regime,ditadura,guerras coloniais,eusebio e amalia. Se Amalia foi a Paris,hoje temos Ana Moura e Carminho que esgotam concertos em tudo quanto é lado desde Canada ao Brazil,Rep.Checa ,Suecia..

    Hoje todos recordaram a vitoria sobre a Coreia do Norte,mas esquecem que hoje em dia,a seleção não falha nenhuma competição internacional. Temos um jogador..que é só e apenas o atleta mais famoso do planeta.
    A pagina do facebook do CR tem mais seguidores do que qualquer clube de futebol europeu,qualquer clube futebol americano,qualquer clube da nba,qualquer artista ou banda de musica...e qualquer actor ou actriz.

    Hoje em dia a seleção portuguesa não conta só com 10 milhões de apoiantes, é uma das seleções mais apoiadas do mundo,mais não seja por causa do CR e isto é um facto! A conta dele,hoje muita gente no mundo se interessa em descobrir o que é Portugal..como é que somos,como é a nossa cultura,a nossa lingua,tudo.

    O Eusebio foi importante para milhões de Portugueses,mas foi noutro tempo,e noutra altura,mas hoje em dia,os mais novos,aqueles a quem Eusebio diz pouco...souberam respeitar a memoria dele..e a memoria dos nossos pais,nossos avos para quem ele foi o seu maior idolo.

    Foi,ou devia ter sido..e a meu ver continuo a dizer que foi,um momento que embora triste,foi bonito á sua maneira.Mas que alguns deficientes....insistem em querer estragar.

    ResponderEliminar
  4. Eu não vivi nesse tempo,mas ouvi o antonio vasconcelos dizer que era uma humilhação ser portugues,eu nunca na vida me senti humilhado de ser portugues antes pelo contrario mas não posso falar muito porque não vivi nesse tempo.

    ResponderEliminar
  5. Um mal da democracia é os ruis da vida terem tanto tempo de antena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas? Em democracia tens o direito de contradizer tudo que eu acabei de dizer,eu acho que fui justo,falei em factos,não menosprezei ninguem nem insultei ninguem.

      Eliminar
    2. um mal da democracia é haver quem ache que tem o direito a decidir o que está mal com ela

      Eliminar
  6. Ó grande Carlos Alberto, pode responder-me a uma pergunta? Porque é que não manda para a etar esse ruizinho que anda a fazer-se passar por benfiquista e a denegrir o GLORIOSO?

    Luis Marques

    ResponderEliminar
  7. Rui,

    Falas muito que o Eusébio era sinal do passado e que o que escreveram no artigo é "blá, blá" sem sentido.
    O que tu tens para pensares que és o dono da verdade e que sabes tudo e és o maior e melhor?
    Estudaste até aos 10 anos, mas não conseguiste aprender uma coisa simples: Respeito! Não respeitas nem te dás ao mesmo!
    O Eusébio, dizes, foi importante no passado, até concordo, mas dizeres que os de agora é que vale a pena apoiar, é algo sem sentido? Tirando o C. Ronaldo, diz-me lá qual o jogador que tem a mistica e classe futebolistica, nem peço a do Eusébio e os do seu tempo, que por exemplo tinham Figo, João Vieira Pinto, Fernando Couto, Rui Costa, Paulo Sousa, Vitor Baía e todos os outros dessa geração?
    Ruben Micael? Raúl Meireles? Miguel Veloso? Postiga? Hugo Almeida? João Pereira? Ricardo Costa? Varela? Acho, não, tenho a certeza que nem 1% têm!
    Como português, peço que honrem a camisola e nome de Portugal, mas estes jogadores actuais, saliento, tirando Ronaldo, Rui Patricio, João Moutinho, só para falar de alguns), nada fazem para esse preposito.
    O artigo só salienta o quanto é pequeno o fcp, e como vivem só a pensar no Benfica. Não vir ninguém ao funeral do Eusébio, não só foi falta de respeito ao jogador e homem, como á familia, ao povo português, ao Benfica, e aos jogadores com quem Eusébio partilhou alegrias e tristezas!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  8. Eh pá, queria dizer tanta coisa, mas acho que nem vale a pena. És mais um de frases feitas e convicções bacocas e generalizadas, que pega no falecimento do Eusébio para exprimir esses mesmos sentimentos ao clube rival (e regional, ao que parece). Forte abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  9. Não liguem a esse Rui que é um cabeça de Porco Otário!!!...deve aos burros esse carneiro!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rabichola Rui Panasca este texto encaixa-te que nem uma luva!!!!

      Eliminar
    2. Esconder em Anónimo?!?!!?...mostras-te pelo nome??!!..paneleiro,mete aí o ID que eu mostro-me sem problema palhaço!!!..tenho muito prazer em te engavetar proximamente...

      Eliminar
    3. Meu caro pato bravo,nunca ofereci nem ameacei ninguem com porrada.Cresça t

      Eliminar
  10. Ui pato bravo...muito bem, ainda não deste conta do verdadeiro energúmeno aqui,certamente.
    Depois do grunhido, e agora que engoliste umas silabas e até pasme-se formaste umas palavrinhas, presumes-te o erudito dourado, contudo te digo em bonito português, és burrinho, insensível, deslocado e tremendamente invejoso.
    Mas aplico-te uma boa receita rafeirito, passas pelo talho compras um osso daqueles grandinhos e entreténs-te a roer!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabeça de porco para ti quem elevou o nome de Portugal, e os teus heróis, devem ser o Rei do Apito Dourado o Vitor Baía o Jorge Costa o João Pinto o Frasco,talvez o André e por aí fora, mais deixa ver...o Gomes,o Pavão....enfim, a dor com o encarnado é tanta e turva-vos de tal modo...que parecem mesmo uns atrasados mentais de tão ridiculos

      Eliminar
    2. Falar para ti é o mesmo que falar para uma sanita.Nem me respondas mais eu nao sou medico nao falo com doentes

      Eliminar
    3. Rui Carneiro!!!...ahahhahhaha, sanita sabes o que isso é boiola?!!!...contigo é que não consigo mesmo,só através de grunhidos bicho...desanda daqui jumento

      Eliminar
  11. O insebio nem sequer é português. Enfim...deve ser king da senzala de Lisboa.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!