quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Leonor Pinhão desmonta estratégia andrupta



A crónica de hoje da Leonor Pinhão



O teste das 100 horas e o teste das 5437 horas


Matic não foi a única baixa na equipa do Benfica que cumpriu na tarde de domingo o seu jogo com o Marítimo. 
Considere-se a constituição da equipa titular no arranque da temporada corrente e logo se verá que, para além da ausência sem regresso de Matic, o Benfica venceu o Marítimo não dispondo dos contributos de outros elementos sonantes e teoricamente indispensáveis em Agosto.
Tais como Salvio e Cardozo, afastados há muito tempo por questões de saúde, e até tal como Artur, a quem poucos vaticinariam uma transição relâmpago para o banco assim que o jovem Oblak entrou em acção por obra de um acaso.
O guarda-redes esloveno ainda não sofreu um golo, registo que apraz registar, mas, mais cedo ou mais tarde, vai-lhe acontecer uma coisa dessas, tão natural afinal tratando-se de futebol. Seria bom que os adeptos do Benfica se preparassem para essa eventualidade. Oblak não é imbatível. Aliás, ninguém é imbatível.
E seria bom que Oblak se preparasse e se defendesse de outra eventualidade que funcionará sempre contra si: a do endeusamento precoce, chamemos-lhe assim, esse disparate tão comum num emblema que, por norma, não aposta de caras na juventude, muito menos, na excessiva juventude num posto da maior importância.
Sem menosprezo por Artur, confesso que me encanta ver Oblak a guardar a baliza do Benfica. Estou preparada para não mudar de opinião no inevitável momento em que o rapaz sofrer um golo. Não estou, no entanto, preparada para o ver ser vendido até ao final do mês. Mas isso não vai acontecer.

Foi um teste, disse Paulo Fonseca. Justificava, assim, em conferência de imprensa as 100 horas de silêncio a que se impôs depois do clássico da Luz. O presidente do clube veio corroborar a afirmação do treinador. 
Assim que terminou o jogo, ainda no balneário, ambos, treinador e presidente, afinaram uma originalíssima estratégia de silêncio sobre o trabalho do árbitro Artur Soares Dias no intuito de testar a honestidade dos jornalistas e dos comentadores.
- Vamos lá ver se os sacripantas têm coragem de chamar os nomes todos ao árbitro! – era este, basicamente, o teste.
Esgotadas as 100 horas de piedoso silêncio, presidente e treinador vieram a público e concluíram em prol da sagacidade de mais uma estratégia genial. 
Os jornalistas e comentadores não tiveram, de facto, coragem física e intelectual para denunciar o frete feito ao Benfica pelo árbitro do Porto.
Grande espanto? Pois se é esta a história do futebol português nas últimas três décadas…
Concluído o teste e com o resultado admirável já exposto, a discussão passou a centrar-se num pormenor não menos interessante. De quem foi a ideia do teste? Do presidente ou do treinador? Quem se lembrou de esperar 100 horas para protestar contra penaltis perdoados ao adversário num jogo de tamanha importância?
De um modo geral, as opiniões nem sequer se dividem, como se costuma dizer. Presidente é presidente e com tantos anos na função, sendo considerado mais inteligente do que todos os presidentes adversários já nascidos ou por nascer, a ideia do teste só poderia ter sido de Pinto da Costa.
Atrevo-me, no entanto, a discordar da maioria esmagadora.
A ideia foi de Paulo Fonseca.
Aliás é uma velha prática do novo treinador do FC Porto. Tão velha que já vem dos tempos em que era treinador do Paços de Ferreira.
O actual treinador do FC Porto está, por exemplo, há 5437 horas em silêncio – o mais longevo dos testes ainda em curso – à espera que os jornalistas, os comentadores e outros sacripantas tenham coragem para opinar sobre aquela grande penalidade assinalada pelo árbitro Hugo Miguel no escaldante Paços de Ferreira-FC Porto que encerrou a última Liga e consagrou a equipa visitante como campeã nacional.
Nem uma palavrinha pronunciou o então treinador do Paços de Ferreira sobre o lance ocorrido a uns belos metros da entrada da área pacense e que resultaria no castigo máximo com que os eternos campeões abririam o marcador.
5437 horas non-stop de teste, que valentia, senhores!

O Benfica chegou ao cabo da primeira volta do campeonato na liderança isolada da tabela o que é absolutamente assombroso tendo em conta que transportou do fim da época passada para o início desta época um conjunto de fantasmas, de irresoluções e de traumas capazes de sepultar qualquer tipo de sonhos de grandeza. E facto assombroso tendo também em conta que, por altura do São Martinho, o mesmo Benfica levava já 5 pontos de atraso em relação ao sempre eterno campeão FC Porto.
Posto isto, é contra toda a lógica a liderança do Benfica a meio da prova. É por causa destas coisas, surpreendentes, que o futebol arrasta multidões.
Parte para a segunda volta o Benfica depois de ter vendido um dos seus melhores e mais influentes jogadores, o sérvio Matic, e contando que até ao final do mês outros jogadores, igualmente de enorme categoria e peso na equipa, podem também sair para outros clubes.
Posto isto, se o Benfica chegar ao fim da segunda volta do campeonato na posição em que terminou a primeira volta, tratar-se-á de um caso imensamente original e digno de estudo.

O presidente do Sporting entregou às autoridades competentes um projecto de alteração de normas e preceitos que regem as competições oficiais no nosso país.
Bruno de Carvalho defende, por exemplo, “o sorteio puro” dos árbitros no lugar das nomeações em vigor. Concordo totalmente com o presidente do Sporting nesta questão.
Nomear árbitros implica uma política de nomeações e, quanto à política das nomeações, estamos conversados. O sorteio dos árbitros é democrático.

Não foi feliz Jorge Jesus quando referiu que os jovens da formação do Benfica teriam de “nascer dez vezes” para poderem substituir Matic. Depois emendou a mão sem se atrapalhar muito, o que foi positivo porque revelou respeito, ainda que tardio, pela tal miudagem do Benfica que vai marcando presença em todas as selecções jovens de Portugal.
Houve jogadores que reagiram publicamente às primeiras palavras do treinador da equipa principal em termos que muito me agradaram. E que só podem ter agradado também ao próprio Jorge Jesus. O que queremos nós afinal dos nossos atletas? Gente com personalidade, carácter, ambição. E disso, felizmente, parece que temos.

Justificava-se uma longa conversa com Pinto da Costa no canal de televisão do clube e ela, a conversa, surgiu quando mais se esperava, ou seja no rescaldo da derrota do FC Porto na Luz.
Foi todo um discurso para o interior do FC Porto, do princípio ao fim. Um discurso entendido como necessário para “dentro” e com vários destinatários.
A defesa de Paulo Fonseca é questão interna. O ataque a Fernando Gomes, presidente da FPF, é questão interna. O ataque a António Oliveira é questão interna. O ataque a comentadores do FC Porto é questão interna. O ataque à venda de jogadores abaixo da cláusula de rescisão é questão interna e altamente controversa. O ataque a Artur Soares Dias é também questão interna. 
Ou será que não é? Cada um tem o Pedro Proença que merece embora o próprio Pedro Proença tenha vindo dizer, e muito a propósito, que em Portugal ninguém merece os árbitros que tem.

Para o campeonato nacional, conforme manda o calendário, Benfica e FC Porto voltam a encontrar-se na última jornada da prova. Quereria isto dizer que vamos ter sossego até Maio se não se desse a possibilidade real de os dois rivais poderem jogar um com o outro mais cinco vezes até ao fim da temporada.
Pode acontecer, não é certo, mas pode mesmo acontecer.
Pode acontecer que Benfica e FC Porto se voltem a encontrar na meia-final da Taça da Liga (isto se o FC Porto vencer o seu grupo), pode acontecer que Benfica e FC Porto se voltem a encontrar em duas “mãos” na meia-final da Taça de Portugal (isto, com todo o respeito, se o Benfica conseguir eliminar o Penafiel e se o FC Porto conseguir eliminar o Estoril) e até pode acontecer que se venham a encontrar lá mais para diante numa eliminatória da Liga Europa, competição em que estão ambos envolvidos.
Será que o país resistiria a mais seis clássicos até às férias grandes?
Duvido.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. a puta da tua mãe é fraquinha e teve força para abrir mais uma vez as pernas para te ter... ou talvez ela seja o Vítor Baía...

      Eliminar
  2. Pois a questão é saber se o benfica está preparado para estes embates todos já vimos um filme onde quem festejou não estava de águia ao peito .
    Se o benfica precisa de mostrar mais
    Muito mais isto porque não é só contra o porto que temos que jogar.
    Vocês sabem do que eu estou a falar.

    ResponderEliminar
  3. JJ tem uma percentagem de vitorias de quase 80%, superior a de todos os treinadores do Benfica desde os ultimos 20 anos, mas curiosamente so tem 1 campeonato e uma taça da liga...Se formos a ver a percentagem de vitorias do fcp nos ultimos anos quase nunca andou nos 80%, mas agora que JJ está no posto eles têm tido que subir a esse patamar, beneficiando como na epoca passada de apenas um penalti assinalado contra (qd já estava 3-0 frente o nacional) e apenas uma expulsao aos 89 contra o beira-mar quando já ganhavam por 2-0...Com estes e outros truques como jogar com 3 guarda-redes em simultâneo ( e fora do relvado tb, etc) eles têm conseguido chegar, pelo menos, ao final de epoca com praticamente os mesmos pontos que o benfica e ganhar o campeonato graças a penalties inventados ou golos em fora-de-jogo, etc.

    É certo e sabido que um fraco porto pode ser campeão como já aconteceu, agora um fraco benfica nunca..e forte é rarissimo...quando o benfica faz uma media de 85% pontos o porto faz 86%, se o benfica faz 70 então eles fazem 70 e picos... Tudo controlado..eles não são parvos nenhuns, são mais de 30 anos a virar frangos, mas nada dura para sempre e só mesmo pessoas como o Rui acham que o fcp vai ganhar o mesmo número de trofeus nos próximos 30 anos que aqueles que ganharam nos últimos 30.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. errata:
      *3taças da liga

      *eles têm tido a necessidade de subir

      Eliminar
    2. o meu raciocinio baseou-se em:

      média de pontos, em percentagem, ganhos pelo fcp durante os 4 anos anteriores a Jorge Jesus = 77.075%

      08/09 - 70 pontos - 77.7%
      07/08 - 69 pontos - 76.6%
      06/07 - 69 pontos - 76.6%
      05/06 - 79 -pontos 77.4% ( campeonato com 18 clubes )


      Com a vinda do Jorge Jesus a média de pontos, em percentagem, ganhos pelo SL Benfica passou a ser de = 79.125%

      12/13 - 77 pontos - 85.5%
      11/12 - 69 pontos - 76.6%
      10/11 - 63 pontos - 70%
      09/10 - 76 pontos - 84.4%



      Ou seja excepto no ano 10/11 o Benfica seria normalmente campeão em todas as temporadas, tal como foi em 09/10.
      O fcp de 2005 a 2009 nunca viu a necessidade do sistema lhe catapultar para cima dos 80%, porque nunca outro clube chegava a médias tão altas

      Eliminar
  4. crónica fantástica!! principalmente a parte do paulo fonseca xD

    ResponderEliminar
  5. o Carlos Alberto peço desculpa por este meu descaramento mas , não acha que o António Veloso merecia um txt seu com o devido reconhecimento do S.L.BENFICA de hoje e um lugar que ...NEM QUE SEJA para apontar os golos ele merece sim senhor .

    muito obrigada

    Forçaaaaaaaaaaaa Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaa sempre

    muito obrigada

    aguiarjose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só programas sobre ex-jogadores do Benfica? E os outros? Estão todos bem na vida, apesar de mais carecas?

      Eliminar
  6. Oh 5a0, crónica fraquinha, não? Pareces a raposa, "estão verdes"! Como tu gostavas de ter um "porco" a escrever com esta classe!! Contenta-te com os MST desta vida e continua a invejar esta musa da escrita....paciência!!

    ResponderEliminar
  7. ó leonor pedrada, mete mais tabaco

    ResponderEliminar
  8. já não ha paciência para tanta conversa sobre veloso,o benfica não lhe deve nada ,quem bem faz a cama bem se deita nela,segundo se ouviu quando o filho foi para o Sporting,foi ele que o levou para la,mas já agora o benfica tem que pagar aos jogadores que não tem cabeça para se governar, já basta a fortuna segundo a imprensa,que o benfica paga a viuvá do Eusébio, ganha mais que a maior parte de alguns jogadores, porque?

    ResponderEliminar
  9. um lamento ,como é possível a benfica TV convidar, jogadores que deram com os pez ao benfica,rui águas trocou sabemos por quem,adegar,Hugo leal, o hoquista filipe gaidão que trocou com os corruptos, basquetebol era do benfica trocou pelos corruptos,só foi para o benfica porque acabaram com o basquetebol ,tenham santa paciência,onde esta um Álvaro Magalhães, não tem lugar nas equipas jovens? um homem que respira benfica,mas ha alguns que pertencem as equipas técnicas sem qualidade,mas estão lá.e muitos mais que agora não vem a memoria.quem ama o benfica não troca por esta corja dos corruptos.

    ResponderEliminar
  10. deixo aqui os meus parabéns a equipa maravilhosa de jornalista da benfica TV,aos comentadores,dr sanha vieira,dr pragal colaço ,sr afonso de melo,dr joão manteigas,calado,sr joão queiros,pedro ferreira,joão malheiro,por onde anda o sr joão digo excelente comentador,e muitos mais que de momento não me lembro,pela negativa,sr pedro gerra alem de grande benfiquista ,fala demais,e o sr pedro valido que não diz nada que jeito tenha,e uma seca ouvi-lo,parabéns a nova equipa de jornalistas, que vieram para os quadros da benfica TV,parabéns.somos os maiores ,todos juntos somos uma família,obrigado a toda nação benfiquista.

    ResponderEliminar
  11. Minha cara Leonor Pinhão, passe pelo youtube e pesquise: " agressão do helton...",veja bem esse novo "tesourinho" que os meandros da óliveiraTV nos proporciona( de salientar que era apenas e só um jogo amigável)!!! É pra VÊR e principalmente OUVIR com muita atenção a partir do minuto 4"40...! E como diz o outro na "peça"...VERGONHA...,e depois retirem-se as devidas conclusões do que tem sido estes anos de óliveiraTV...,com certeza que teremos assunto para nova(s) crónica(s)... .

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!