quarta-feira, 31 de julho de 2013

Entrou-lhes um Jesus para o olho


O Dr. Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal, foi chamado a depor na comissão de inquérito parlamentar aos SWAP Tóxicos e disse o seguinte:
"O governador do Banco de Portugal rejeita qualquer responsabilidade na polémica em torno dos swap. Carlos Costa diz que a supervisão desses contratos de gestão de risco cabe à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Ouvido esta manhã no Parlamento, Costa admitiu ainda que, em alguns contratos com as empresas públicas, pode ter havido abuso de poder por parte dos bancos."
O que quer dizer que em 2009, dezenas de empresas publicas resolveram entrar numa espécie de casino - onde a banca também ganha sempre - e contrataram empréstimos indexados a contratos de gestão de risco que podem resultar numa perda potencial para o nosso país - Contumil incluído - de 3.000 milhões de Euros. Para termos uma ideia, isto é mais que o que Portugal gasta por ano com o Ministério da Administração Interna (PSP, GNR, SEF, Protecção Civil, etc...) - 2.400 milhões de Euros.

Perante isto o que fez a CMVM em Maio de 2009?


A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) solicitou à Euronext a "suspensão imediata" das acções da Benfica SAD, até que esta divulgue informação relevante sobre a contratação de Jorge Jesus como técnico do Benfica para as próximas duas temporadas. 

Entrou-lhes um Jesus para o olho e já não conseguiram ver os contratos SWAP tóxicos.

Não queremos todavia que nos interpretem mal: 
Nós concordamos com toda a fiscalização que a CMVM queira e possa fazer ao Benfica, aliás se amanhã esta entidade poder investigar a quantidade de pelugem supra labial que o Vieira ostenta debaixo do nariz será muito útil a todas as almas sobressaltadas que polulam na Gloriosasfera que assim ficariam bem mais descansadas.

Que a CMVM fiscalize, com uma lupa, os negócios do Benfica é algo que temos de agradecer mas convinha que não se distraíssem muito daquilo que é mesmo importante. 

É que 3000 milhões de Euros equivale a 200 buracos na transferência de Hulk ou a 375 Robertos ou ainda e para não fugir ao assunto a 750 anos de salário de Jorge Jesus!!! 

12 comentários:

  1. Grande Cralos Alberto sempre na frente ahahahaha,força ChêemeBêEme.

    ResponderEliminar
  2. Enormerrimo Carlos Alberto, Companheiro,

    Um grande prazer, um enorme gozo, vir ao BENFILIADO ser 'salpicado' com um pouco do teu genio.

    Continuas com esses teus excelentes "golpes de asa", parabens.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito mau mas, por outro lado, demonstra que, para a CMVM, o Benfica é mais importante que o país!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Não quero estragar um bom post, mas também não é à CMVM que compete fiscalizar os contratos de SWAPS, e os em questão não foram feitos em 2012, foi entre 2009 e 2011...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Presidente do Banco de Portugal diz o contrário.
      E à entidade CMVM não lhe foram atribuidas responsabilidades reguladoras para periodos especificos e interessantes em que desse jeito.

      És tu Tavares?

      Eliminar
    2. Sim Abu Cat!

      E a nossa extraordinária e actual ministra das finanças deste canto à beira mar plantado nunca assinou nenhum contrato SWAP em nome de todos os contribuintes Portugueses.
      E o BPN e "amigas", não beneficiou do encerramento temporário para obras do Banco de Portugal.
      O BPP era irrefutávelmente o banco de investimentos mais rentável em Portugal, incluíndo as Berlengas.
      E todos os politicos no poder actual e passado, sempre se mataram a trabalhar em prol do bem comum. Ao ponto de nos restar a elite resistente e sobrevivente que irá salvar a nação!

      Agradeçamos a Benção!

      Eliminar
    3. Aproveito este comentário para dizer ao CM que percebo a sua perplexidade mas está MUITO enganado no que ao papel da CMVM diz respeito.

      Mas as tiradas do CM não são graves e até têm piada. Grave, muito grave é se a afirmação imputada a Carlos Costa estiver correcta. Álém da Swapquerque há mais um a mentir. Só um pequenino toque de calcanhar: as swapizadas são todas empresas públicas, não cotadas e com regimes jurídicos próprios e sob tutela do Governo, já os mamões dos swapados, são Bancos. Repito, Bancos! E quem supervisiona mamões e usurários banqueiros? Quem é? Quem? Pois! Pimenta no coiso dos outros é refresco!

      Eliminar
  5. O problema da CMVM com o Glorioso Benfica, está nas nossas cores, o encarnado/vermelho...

    ResponderEliminar
  6. ...as almas sobressaltadas que PULULAM na Gloriosasfera..."

    pulular - Conjugar

    v. intr.
    v. intr.
    1. Brotar; lançar renovos; nascer; romper.
    2. [Figurado] [Figurado] Multiplicar-se rapidamente e com abundância.
    3. Ferver; arder.
    4. Ter abundância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro leitores atentos à nossa língua

      Obrigado, um abraço

      Eliminar
  7. A Controlinveste faz parte destes contratos SWAP?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!