quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como é que um jornalista laureado...


...com um prémio José Neves de Sousa, atribuido pelo CNID em 2013, reservado à Imprensa escrita na área do desporto, escreve este artigo no Expresso?


A pergunta que me assaltou logo que li isto foi: Como é possível que o Expresso permita um titulo destes? Mas não liguei pois pensei tratar-se da opinião de um adepto do clube humilhado em Munique e era o que faltava ocupar o espaço e o tempo dos nossos leitores a comentar uma opinião de um andrupto.

Li, obviamente, ao longo do dia posts nas redes sociais a gozarem com o artigo em questão mas só agora ao final da tarde quando numa conversa no twitter com dois grandes benfiquistas acerca deste assunto é que percebi o Pedro Candeias é um profissional. Um jornalista (alegadamente) desportivo do jornal Expresso e que ainda por cima, ao que constatei, é muitas vezes chamado ao canal de televisão do mesmo grupo a comentar assuntos de futebol.

Ora, sendo um profissional, e ainda por cima do Expresso - peço desculpa aos meus leitores mas quem como eu anda perto do meio-século de idade tem uma noção errada acerca deste jornal, ainda o vemos como um órgão de comunicação social de referência - havia que tirar a limpo essa comparação com o JJ.

O primeiro facto que salta à vista é o numero de equipas portuguesas que foram, neste século, jogar a Munique. Três. Tivemos ontem o Lopetegui com os andruptos, antes tinham lá ido os lagartos com o Paulo Bento  em 2009 e o Belenenses em 2007 com o treinador Jorge Jesus.

Se todos temos na memória o jogo de ontem 6-1 e do jogo de 2009, os históricos 12-1 na eliminatória com um 7-1 em plena Alianz Arena que Paulo Bento sofreu, quase ninguém se lembra do resultado que Jesus lá conseguiu com a turma do Restelo. 

Pois bem o Jesus que pela teoria do Pedro Candeias encarnou em Julen perdeu por um estrondoso e escandaloso, imaginem, 1-0. Fazendo uma pesquisa no google - coisa que pelos vistos o Candeias é avesso - encontrei a crónica do MF a esse jogo que passo a destacar: 
"O Belenenses perdeu esta quinta-feira em Munique, frente ao Bayern (1-0), em jogo da primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Luca Toni marcou o único golo da partida, aos 34 minutos, e resolveu um duelo que a equipa portuguesa conseguiu tornar mais equilibrado do que se esperava.
Jorge Jesus ficou irritado com a abordagem ao jogo da imprensa alemã, que dava quase como certa uma goleada histórica, e abdicou da intenção de poupar alguns jogadores. O técnico decidiu, isso sim, apostar num esquema de cinco defesas que encaixou quase na perfeição nos dois avançados da formação alemã. E Jesus nem precisou de reforçar também o sector intermediário, porque Ruben Amorim, Silas e Zé Pedro chegaram bem para Van Bommel e Zé Roberto.
A equipa do Belenenses (...) conseguiu o mais importante, que era conservar um resultado que lhe permite continuar a sonhar, uma vez que vai ainda receber o adversário. Tendo em conta que na imprensa alemã se esperava uma goleada histórica, este resultado não envergonha em nada a comitiva azul."
Agora digam-me lá os meus caros leitores em que é que este jogo teve de parecido com a humilhação de ontem?

O que poderá ter passado pela cabeça de um profissional, ainda por cima ao que parece, dos apreciados - não confundir com bons - a fazer uma analogia daquelas?

Não faço ideia. Só sei que o jornalista (desculpem se estiver errado) Pedro M Candeias prestou um péssimo serviço, ao jornal, aos leitores, enfim, ao desporto talvez por estar demasiado aziado para escrever fosse o que fosse. 



32 comentários:

  1. Atenção que neste século o Boavista tb jogou frente ao Bayern Munique em Munique.

    Perderam 1-0

    http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/interior.aspx?content_id=114671

    Portanto entre estas 4 equipas os corruptos e os lagartos foram os únicos que sairam de lá vergados, humilhados e gozados.

    o Candeias não sei se tentou mandar uma piada,mas fez ricochete, Jormalismo desportivo como diz o Deixa passar o Maior de Portugal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa ao Boavista. Dessa nem me lembrava

      Obrigado amigo Bruno

      Eliminar
  2. Não foi o Expresso que recentemente anunciou que o Benfica já tinha encomendado o hino para festejar a conquista do título de campeão????

    Uma notícia falsa, desmentida pelo Benfica, mas que só demonstra que o Expresso neste momento possui uma linha editorial virada para desestabilizar, atacar e dar motivos à estrutura azul e branca para arregimentar os adeptos, equipa técnica e jogadores para o duelo que se avizinha!

    Por isso, temos que nos concentrar no essencial: deixá-los falar e arrebatar a vitória no próximo domingo!

    força Benfica

    ResponderEliminar
  3. A questão é muito simples e coloca-se deste modo, o jornalista é adepto lagarto ou porco e por isso esqueceu-se dos seus deveres deontológicos de jornalista para mostrar aquilo que ele é na realidade, um grandessíssimo FDP!!

    ResponderEliminar
  4. Se quiserem dar umas boas gargalhadas aqui têm:

    http://expresso.sapo.pt/bayern-fc-porto-os-alemaes-podem-ser-alemaes-mas-tambem-fazem-disparates=f920826

    ResponderEliminar
  5. É incrível como o Benfica e o seu treinador têm as costas tão largas. Ainda mais do que aquilo que pensamos. Tão largas que sustentam as carreiras a tanta gentinha.
    Ps: estes fdp da Impresa - sic e expresso, à cabeça- órfãos dos direitos televisivos pós Vale é Azevedo (que nos enterraram 12 anos no oliveiredo), nunca mudaram a "agenda" particular contra nós desde essa data. Terão um dia o mesmo destino da sporttv, que num mercado limitado, optou por hostilizar o Benfica

    ResponderEliminar
  6. Carlos até dá para perceber, pois o JJ fez um fartote de invenções quando o Benfica foi perder 5-0 nas antas. David Luís a defesa esquerdo e sei lá mais o quê; eu nem queria acreditar no que estava a ver.
    A realidade é que o JJ dos primeiros três anos não é o mesmo JJ de agora, para nossa felicidade. Continua muito basófias, mas inventou muito menos, dando lugar a quem realmente tem justificado posição na equipa (com excepção talvez do Eliseu vs André Almeida, aí continua a marrar na sua teimosia).

    Filipe A.

    ResponderEliminar
  7. nem me lembro do JJ colocar 4 centrais em campo...

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!

    Olha, o melhor é deixar estar! Eles pararam no tempo e assim nem reparam nos factos recentes que dão (alguma) confiança para domingo (e eu sou super pessimista).

    Isto é continuar a atirar areia para os olhos... eles que se lembrem de invenções, que se lembrem do ajoelhar... mais cedo ou mais tarde levam uma chapada da realidade... só espero que seja outra bem grande já este domingo.

    ResponderEliminar
  9. É realmente triste constatar a altivez e o cinismo de gente que se esqueçe do tempo em que não eram nada, como esse mau jornalista doutor.

    Um abraço, Carlos.

    ResponderEliminar
  10. Gostaria e saber a opinião desse opinador sobre os 7-0 em Vigo que os abutres mamaram bem como os 5-0 que vos humilhou no Dragao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acerca disso desejo que o presidente que sofreu estes 6-1 e levou 5 na peida do Arsenal e que ficou atrás do Hapoel Nicosia possa ter o mesmo destino do presidente que levou os 7 em Vigo.

      Eliminar
    2. Essa agora, então e os 6-1 com o colosso AEK de Atenas? De mamar bem percebes tu e os teus sua desavergonhada, conforme se viu em Munique, sempre de joelhos e pronta a ser gozada no mundo inteiro que viu o gangbang em directo. ;) A sorte é não haver os sites porno na altura que há hoje, senão lá estavam as humilhações dos 5 com o Arsenal, ou com o City ou Liverpool, e companhia, lá estariam também as gozações em upload como o Arsene Wenger a rir às gargalhadas no banco de suplentes enquanto a sua equipa jogava ao meeinho com os corruptos há uns anos ou o Muller a rir na cara dos corruptos dopados, que até com a equipa B dá para humilhar os corruptozinhos. ;)

      Eliminar
    3. Oh adepto do porco corrupto, já agora fala dos 6-0 do BENFICA ao teu porco numa meia-final da Taça de Portugal e dos 12-2 para o Campeonato Nacional.
      Vai para a pocilga porco corrupto.

      Eliminar
  11. o habitual a com incompetente porcos na mentalidade zaragateiros,preguiçosos,carteiras profissionais dadas por amiguinhos e depois dà nisso felizmente que ainda à pessoas que lhes fazem relembrar a triste realidade da falta de profissionalismo e éticaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  12. Estes palhaços escrevem "Jornalista" no currículo sem se rirem!

    ResponderEliminar
  13. Notem bem...

    Pedro Candeias é mais um ressabiado anti-Benfica que aproveitou a azia do ano passado para finalmente mostrar a cor das cuecas sujas que usa...foi este pateta serviçal que, logo no inicio da época, lançou aquela noticia sobre o Benfica estar na falência e de o Novo Banco ter fechado as portas ao Benfica..

    Um a um as toupeiras cegas com o ódio ao Benfica vão aparecendo mas a LUZ vai cegá-las e fazê-las voltar ao buraco onde merecem estar, junto á merda e á podridão onde chafurdam habitualmente.
    ´
    Otávio Lopes do CM e da CMTV´é outro...ontem no programa da CMTV foi lindo ver Carlos Janela remeter a besta oitavada á insignificância que tem...dizia a porca oitavada que o Porko tinha controlado o Bayern na segunda parte e esse era o Porko que ele queria ver na Luz...ao que Janela respondeu que não sabia o que significava controlar um jogo onde se está a perder por 5 x 0..

    Carlos Janela é cada vez mais um dos comentadores que mais respeito..."Chapeau"

    ResponderEliminar
  14. Para todos os benfiquistas que tal como eu não suportam estes jornaleiros, deixo aqui o e-mail desse individuo. Eu já fiz a mnha parte e já lhe enviei um e-mail daqueles docinhos a chamar-lhe de vigarista +ara cima. Não nos podemos esquecer que o subdiretor dessetas jornal PEDRO SANTOS GUERREIRO no inicio desta época proferiu algumas enormidades sobre as ligações do benfica ao BES e afirmou que os vigaristas do norte só tinham divida do BPI. Se fosse ver os relatórios e contas dos vigaristas tinha verificado que eles praticamente não têm divida do BPI e que têm uma exposição enorme ao BES.

    Aqui fica o email: pmcandeias@expresso.impresa.pt

    ResponderEliminar
  15. Ainda não percebeste que o jornalista compara táticas e não clubes????

    Compara treinadores e não clubes ?????

    Compara táticas e não clubes?????

    Daaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem falou em clubes?

      Ele comparou tácticas? O Jesus jogou com 5 defesas em Munique, o Flopetegui com 4 centrais! Achas isso igual?

      És tão parvo como o Candeias

      Eliminar
    2. Carlos Alberto, não sejas tão meigo e caridoso para com esse prócere. ele é mais PARVO do que mil candeias. essa é que é a VERDADE.

      BENFICA BENFICA BENFICA SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      Eliminar
  16. meu caro, o que tu se calhar não sabes é isto: o pedro candeias é benfiquista e DOS QUE SOFREM. isto posso eu garantir-te.

    mas também é daqueles que não gosta do jesus. que não compreende o quanto o jesus é o motivo de termos ganho alguma coisa nestes 5 anos e de estarmos a lutar pelo titulo com um plantel de 3º lugar...

    a cegueira e o odio que muitos tem ao jesus leva a estas coisas. espero que o pedro e outros benfiquistas que teimam em nao reconhecer ao jesus o seu valor no domingo tenham outra vez que engolir um sapo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até acredito meu caro anónimo mas parafraseando a nossa querida Leonor: "Há benfiquistas a mais"

      Eliminar
    2. É isso mesmo Carlos. E benfiquistas destes (pedro candeias) não fazem falta ao GLORIOSO.

      Abraço

      Red Rabbit

      Eliminar
    3. Mas se é benfiquista, o que até pode ser, é um benfiquista estúpido e de estúpidos nós já temos a nossa dose. Não faz cá falta.

      Eliminar
    4. Vamos todos bater palminhas ao pedro candeias porque ele é benfiquista e benfiquista dos que sofrem LOL. Quando é que deixam de ser burros e começam a tratar os bois ou os filhos da puta neste caso pelos nomes? Pode ser adepto do Benfica, Porto, Zbordem ou Aljustrelense que é a mesma merda, por escrever o que escreveu para atacar o treinador campeão do Sport Lisboa e Benfica não passa de um reles filho da puta. Ponto final parágrafo, fim de discussão. Se calhar tu não sabes é isto, é que o Carlos Cruz era muito bom apresentador de televisão. Pois era, não invalida que seja um pedófilo que gostava de meninos. Santíssima paciência.

      Eliminar
  17. Proponho um post para os próximos dias para entreter a malta, sobre as capas do Record relativamente aos dias:

    - 10 de Março de 2010
    - 3 de Outubro de 2013
    - 4 de Outubro de 2013
    - 15 de Maio de 2014
    - 22 de Outubro de 2014
    - 22 de Abril de 2015


    Provavelmente esqueci-me de mais umas quantas mas deixo o autor do blogue continuar a investigação e decidir se vale apena fazer um post ou não.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Caro Carlos Alberto,
    O que eu estranho é a sua aparente surpresa, como se isto fosse um caso isolado!
    A nossa CS é uma vergonha!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  19. O Expresso está um pasquim. Deixei de lá comentar.
    E chamar jornalista ao imbeciloide porkista é um lapso de linguagem.

    ResponderEliminar
  20. Cá por mim não digo nada pelo menos até domingo às 19h00. Posso dizer que a aventesma é um grande filho dum boi manso, isso posso.

    ResponderEliminar
  21. Ao anónimo das 22:26, quando escreve " um grandessíssimo FDP" quer dizer " um grandessíssimo FILHO DA PUTA", certo ou errado?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!