quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sporttv e a evolução natural para a BTV



O que acontece quando um negócio mantém os custos mas vê as suas receitas encolherem 22%?


O Administrador da Sporttv, Bessa Tavares referiu que o canal conta com «cerca de 470 mil subscritores», representando uma quebra de cerca de 130 mil face aos anteriores 600 mil. Este decréscimo «teve muito que ver com o ciclo económico do país, mas aos poucos vai melhorando».

Ponto prévio à conclusão: A Sporttv tinha todas as condições para ser uma das melhores estações de desporto do Mundo com os melhores conteúdos que se podem encontrar.

Perante este ponto prévio podemos vaticinar a resposta à pergunta que começa o post: Vai falir.

O case study será: como é que um dos melhores canais de desporto do Mundo, com forte incidência no futebol, vai à falência num dos países mais loucos pelo desporto rei sobretudo na qualidade de adeptos de sofá?

Claro que os estudiosos que se debruçarem sobre a queda do império Oliveirético não podem ser nem lagartos nem andruptos pois esses não querem admitir o falhanço do seu projecto, também conhecido por 'projecto Roquette' lembram-se? O seu autor José Roquette foi um altissimo quadro do Banco Espírito Santo, estão a ver?

Quando alguns 'intelectuais dragartos' exclamam o facto da BTV "ser um exotismo", têm razão: não existe em mais parte nenhuma do mundo, nem é uma coisa natural. 

No entanto, tal como Darwin poderia através da sua teoria da evolução natural das espécies explicar a existência dos 'dragartos' também poderia explicar o aparecimento da BenficaTV:
  • Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
  • Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
  • Quando o ambiente é adverso os organismos têm tendência a lutar para criar condições favoráveis à sua sobrevivência.
O aparecimento da BenficaTV e posteriormente o "exotismo" na transmissão dos próprios jogos, surge precisamente como resposta ao ambiente adverso criado pela Sporttv.

É hoje óbvio para toda a gente que a Sporttv era um meio de protecção de dois clubes contra um terceiro. Era um canal oficioso dos andruptos e era financiado pelo banco oficial dos lagartos. Este sim é o exotismo que não existe em mais parte nenhuma do mundo - nem mesmo na Itália beslusconiana - um canal de desporto ser criado contra o clube mais representativo do seu país. 

A BTV é a resposta natural à actuação predadora da Sporttv que se comportou como o escorpião da fábula, estava na sua natureza atacar o Benfica mesmo que isso resultasse no seu 'afogamento'. 

A Sporttv era um predador que sobrevivia da caça benfiquista que entretanto se mudou para a BTV. 

E que acontece a um predador que fica sem presas? O mesmo que acontece a um negócio mantém os custos mas vê as suas receitas encolherem 22%. Extingue-se!

18 comentários:

  1. Clap clap clap...fantaztico...BRAVO!!! Post de qualidade. Espero mesmo que fechem portas e aparece um que 'e verdadeiramente independente e ajude a competicao a ser melhor e a nao sufocar tudo a sua volta em prol de um!

    ResponderEliminar
  2. Não mantém os custos: AUMENTA esses mesmos custos como recentemente os 23 milhões/época( ao contrário dos 8 milhões anteriores segundo consta) pago pelas competições europeias parece testemunhar!!!
    Mas não acredito, infelizmente na sua falência! pelo menos nos próximos anos...A ver vamos!
    socio SLB nº218219

    ResponderEliminar
  3. Muito bem vista a associação com aquilo que se passa na natureza, porque na vida empresarial passa-se exactamente o mesmo!
    A SportTV, pelas informações que tenho, perdeu cerca de 5% de subscrições nos primeiros 3 meses deste ano.
    Significa uma perda de receitas brutas acima dos 5M/ano correspondente a 25 mil assinantes. Se não recuperarem, o que não me parece que aconteça quando sabemos que o verão é a estação baixa, as probabilidades das perdas aumentarem até ao fim do ano são muito grandes. Com um preço de subscrição 3 vezes superiores à BTV a conclusão do Carlos não pode deixar de se tornar realidade.

    Contas fáceis, 10% de baixa de subscrições (45-50.000) significa a perda de 11M de proveitos num ano. Basta somar isto aos 6,2M de prejuízos que tiveram o ano passado e é fácil de ver até onde poderá ir o descalabro. Terão de ser obrigados a despedir ainda mais gente.

    A capacidade de investimento em conteúdos assim como a capacidade de satisfazer os compromissos contratuais não só para com os clubes com os quais têm contrato até 2018 como com os fornecedores de conteúdos irá ficar cada vez mais limitada à medida que os prejuízos aumentam, se pensarmos que os bancos e as instituições financeiras já os limitaram devida ao facto de haver um passivo muito grande que terá de ser resolvido. A entrada de capital de investidores externos também já aconteceu. Vamos aguardar o fim do ano para saber mais. Mas a coisa está preta.

    ResponderEliminar
  4. Off-Topic: que cagueira ao ganharem ao Bayern!!!!
    O certo é que ganharam!
    O Glorioso, que não se ponha a pau, vai campeonato, treinador e tudo....!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com adeptozinhos de fraco espírito é que o Benfica não vai de certeza, portanto se forem esses primeiro antes do tudo ainda melhor.

      Eliminar
  5. A verdade é que vai passar na SportTv a Champions e a Liga Europa nos próximos 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já acontece agora mas isso não impede que tenham vindo a perder clientela e as perdas a aumentar! O preço dos conteúdos subiu muito. Bad news!

      Eliminar
  6. Brilhante.
    Apenas um pequeno comentário: a sporttv foi um instrumento essencial no tráfico de influências dos corruptos nos demais clubes (1@ e 2@ liga), na medida em que este canal definia em muitos casos 80% do orçamento anual. Em cima disso, os corruptos suportaram salários de jogadores e treinadores por eles "recomendados".
    Finalmente, a sporttv servia como "branqueadura" dos roubos arbitrais que serviram os corruptos durante anos

    ResponderEliminar
  7. Enorme e brilhante como sempre, caro agnóstico!

    ResponderEliminar
  8. Muito bom Carlos. Vou já partilhar.

    Saudações Gloriosas

    PS: Já agora... Só para os calar.

    Ontem em conversa com inglaterra, escrevi isto

    15-04-2015 22:25
    Minha Chama

    let me tell you why i didn't place a commentary about the referee.

    for starters it's my opinion that jackson commited a foul on Alonso.

    But then, I can't understand why neuer wasn't sent off...

    Hoje, na marca:

    http://www.marca.com/2015/04/15/futbol/champions_league/1429124332.html

    ResponderEliminar
  9. é verdade e é preciso que os jogos do benfica em casa continuem todos na BTV, sem qq hesitação.

    ResponderEliminar
  10. no inicio de 2014 já estavam abaixo dos 500 mil, como é q perdendo 10% de receita num ano, os subscritores só baixam <5%?

    ResponderEliminar
  11. eu sempre disse, a corrupção do pDc era e sempre foi suportado por um polvo maior, a sporttv, não é por acaso que a sTV tem cerca de 21% da SAD do Porto, e quando o Benfica rasgou o contrato no tempo do ladrão Vale Tudo, atiram-se que nem Dragartos ao Benfica, tentaram acabar connosco, mas não conseguiram, demorou mas estamos vivos e a lutar pelos títulos. CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!