quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Porque tem sido o Benfica mais forte na Europa League que na Champions?



Esta parece que é, ultimamente, a piada preferida dos anti (jornalistas, andruptos, lagartos e oposicionistas passe o pleonasmo): - "Ah e tal desde que Jesus chegou ao Benfica, vocês na Champions são uma vergonha"

A esta pergunta podíamos responder com duas perguntas:

  • Desde que Jesus chegou ao Benfica qual foi o clube que mais longe chegou na Champions?
  • Desde que Jesus chegou ao Benfica quantas vezes os outros clubes portugueses chegaram aos oitavos ou quartos da Champions?


Mas vamos ultrapassar estes qui pró quó com os anti e tentar perceber o porquê do Benfica ser, de facto, mais eficaz na Liga Europa que na Champions.

A evocação de que na Champions as equipas são melhores é falsa. As equipas que o Benfica tem apanhado na Liga Europa após os oitavos de final são incomparavelmente superiores às que temos apanhado na fase de grupos da Champions (tubarão de cada grupo à parte) e quando não são superiores são exactamente iguais como é o caso do Zenit e do Bayer Leverkusen despachados com vitórias em fases mais avançadas da prova. 

Achar que o Monaco é superior à Juventus ou que o Hapoel Televive é melhor que o Fenerbahce que o Tottenham ou que o AZ Alkmaar é coisa de jornalista desportivo. Quem percebe futebol sabe ver que não é bem assim. 

O problema que ninguém quer focar  porque não cola com a teoria de que Jesus é incompetente é a questão temporal. A Champions joga-se antes da Euroliga. 

É um facto indesmentível que tem sido após Janeiro que o Benfica dispara em termos de resultados isto porque, como todos os anos vende os seus melhores jogadores por números astronómicos, a equipa demora tempo a voltar a estar entrosada. No único ano onde não se venderam os melhores, o Benfica fez 10 pontos na Champions, o que em condições normais daria um apuramento fácil.  

A situação sócio-económica do país obriga a que os principais clubes portugueses vendam as pérolas e voltem a reconstruir planteis em cima da principal competição de clubes e, ou têm a sorte de lhes calhar uns bates-n'avóvs e uns marlboros para irem crescendo como equipa ou será muito difícil passarem aos oitavos.

O Benfica é muito melhor na Liga Europa que na Champions porque quando chegam à Liga Europa já os jogadores e a equipa, têm a tarimba, o estofo, que no inicio das épocas não têm. 

Esta é a conclusão mais simples que ninguém quer tirar.

Se o Benfica tem condições para se bater com o Real de Madrid, Bayern Munique, Barcelona ou Chelsea? Não, nem o Benfica nem mais nenhumas das 237 equipas que participam nas competições europeias e isso não faz dos seus treinadores incompetentes. 


11 comentários:

  1. Enormerrimo Carlos Alberto, Amigo e Companheiro,

    "Elementar, meu Caro Watson, elementar"

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  2. Em cheio, caro consócio. Não podia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  3. É pedir à uefa para mudar a champions para março.

    ResponderEliminar
  4. Pior que os amestrados não verem esta realidade é alguns benfiquistas também não verem. Concordo 100%

    ResponderEliminar
  5. Sempre achei esta explicação a mais logica e faz-me confusão ler coisas como 'o Benfica do ano passado teria arrumado o zenit e o monaco' quando na verdade o Benfica do ano passado, por esta altura, não teria feito nada disso.
    Claro que há os paineleiros e pseudo-jornalista que não entendem este motivo para o Benfica não render tanto na champions (ou figem nao entender)

    ResponderEliminar
  6. Não só subscrevo o post por inteiro, como ainda acrescento o seguinte: só pessoas com muita má-fé, e intelectualmente desonestas é que conseguem maltratar o treinador e a estrutura do Benfica quando o nosso clube defronta clubes como o Olympiakos, Celtic, Newcastle, Tottenham insinuando que estes clubes não têm valor nenhum e que só somos humilhados pelos mesmos quando estes obtém resultados positivos, fruto de um treinador incompetente e de dirigentes sem nível.

    Há muita coisa errada no Benfica, mas esmola para demagogias, não contem comigo!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!