quinta-feira, 10 de outubro de 2013

As coisas que a malta aprende na ESPN mexicana...


...acerca do jornalismo desportivo português

A lição aprendeu-se da seguinte maneira:

Um rapaz que custou 7 milhões de euros este defeso deu uma entrevista à ESPN mexicana que aqui vamos reproduzir em castelhano para não haver confusões:

OPORTO -- El central del Porto de Portugal, Diego Reyes, platicó con ESPN sobre su paso por el Porto y aceptó que se atraviesa momentos complicados, pues ha disfrutado pocos minutos de juego, pero aclaró que esto se debe a plan del equipo, que quiere llevarlo poco a poco, por lo que confía en que muy pronto se le presente la oportunidad para demostrar su calidad en el terreno de juego.
"Claro, es paso a paso. Sé que es difícil venir para mí, el que no me den muchas oportunidades para jugar o a veces que ni siquiera me lleven a la banca. Pero sabía que así iba a ser difícil, picar piedra y trabajar el doble. Pero también sé que me llevando poco a poco y Porto se caracteriza por formar buenos jugadores jóvenes. Estoy tranquilo, es claro que me gustaría jugar pero va a llegar mi oportunidad y la voy a tener que aprovechar", expresó.
El defensa de Los Dragones indicó que mantiene intacto el sueño de triunfar en Europa, y la única manera de conseguirlo es trabajar al máximo para hacerlo realidad.
"No estoy pasándola de lo mejor ahorita, hay que trabajar. No tengo que desesperarme, tengo que estar tranquilo y mentalizado en conseguir mis sueños. Pude haberme quedado en América y seguir jugando pero vine a lograr un sueño, sabía que no iba a ser fácil pero así se disfrutan más las cosas cuando te cuestan trabajo", aseveró.
Os negritos são da nossa responsabilidade

Curiosamente o pasquim do Censor Serpa conseguiu traduzir isto para: 

Contratado no verão passado por sete milhões de euros, Diego Reyes ainda não foi utilizado na equipa principal do FC Porto. O jovem defesa, porém, diz sentir-se bem, a trabalhar com afinco, pois sabe que a sua oportunidade vai chegar.

«Sabia que seria difícil, que teria de trabalhar muito. Estou a esforçar-me e a verdade é que me sinto bem. Sei que a minha oportunidade vai chegar», afirmou Reyes, em entrevista concedida à ESPN do México.

O defesa tem sido visto em ação pela equipa B dos dragões, mas sente que tudo faz parte de um processo de aprendizagem, benéfico para o seu crescimento: «Aprendo muito, pois treino com grandes jogadores. Apesar de ainda não ter jogado com eles, tenho aprendido muito. Sinto-me mais forte, mais maduro e sei que isto vai ajudar-me a crescer como jogador em todos os aspetos.»

Reyes foi ainda questionado sobre o seu peso e confirmou que passou por uma fase de «engorda» no FC Porto: «Já subi três quilos, será mais complicado subir o quarto. Mas continuo a trabalhar no duro, tomando proteínas. Espero que em pouco tempo deixe de ser El Flaco

Nem a língua de Cervantes nem a de Camões mereciam tamanha submissão à 'língua de porco' por parte da redacção do pasquim outrora conhecido por 'A bíblia'. Mas voltando ao que interessa:

O primeiro destaque é para a localização do repórter da ESPN: OPORTO escreveram eles o que prova que qualquer jornalista desde que seja honesto consegue fazer o seu trabalho mesmo na Palermo do norte (palavras de Mourinho)

Depois, apesar disso nem ao de leve ser referido na tradução livre do jornal submisso, o rapaz que recordamos custou 7.000.000€ (sete milhões de Euros) quase dois 'Balboas', diz que atravessa momentos complicados (aceptó que se atraviesa momentos complicados) e reclama que nem para o banco o levam (ni siquiera me lleven a la banca).

Há ainda na tradução do pasquim uma passagem onde o moço fala em "tomar proteínas" mas já fui ver ao original e a palavra "amarellita" não aparece lá.

Por último, o pasquim do Serpa fala ainda em "maduro", "fase de «engorda»" e outras coisas absurdas que não constam do artigo da ESPN e que vão até contra o seu sentido de tal forma que só pode significar que a tradução foi feita na Torre das Iantas e enviada por fax para o Bairro Alto em Lisboa.

Temos entre os nossos leitores algum médico para podermos saber se o excesso de colesterol provocado pelos croquetes que o Serpa devora provoca 'dislexia tradutiva'?



23 comentários:

  1. Errata.
    Não custou 7 mas sim 9M€ com as alcavalas do costume para os sítios habituais. "Vocês sabem do que eu estou a falar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui.. então não foi 'quase dois balboas' foi um Roberto mais um Coentrão!

      Eliminar
    2. Seis DAVID LUIZ?????????Porra q o malaguetas é crac!!!

      Eliminar
  2. Agora qualquer merda é jornalista, e o medo é tramado. Já não há Homens e Mulheres nesta profissão, só gente reles e a soldo do pápa de contumil.

    ResponderEliminar
  3. " Amarellita não aparece lá"
    priceless!

    ResponderEliminar
  4. Jà à muito tempo que deixei de alimentar esses pasquins etc...

    Hoge sô JORNAL O BENFICA...

    Soudações desportivas

    ResponderEliminar
  5. Para quem não ganha nada de jeito e so apanha vergonhas voçes estão sempre bem dispostos,quem os le,é so piadas,anedotas,risos..os campeões da boa disposição.Sois mesmo de facto,os melões,vai vos ficar o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes honrado que vencedor porco e sujo como vocês (assim mesmo, sem cedilha ó analfabruto)

      Eliminar
    2. Antes bem disposto e honrado que corrupto e analfabeto.
      Para além do erro mencionado pelo anónimo, para não falar da falta de acentos (só, lê), os "melões" é plural, logo, correctamente seria "... os melões, vão...".

      p.s- Escrevo ao abrigo da não adopção do acordo ortográfico.

      Eliminar
    3. ia mandar o gajo para a ETAR mas vai ficar como exemplo de Bronkus Korruptus

      Eliminar
    4. Aprende a escrever português.

      Eliminar
    5. Mas o que é que se poderia esperar de alguém ligado à agremiação corrupta do Porco, mas será que há alguém de bem que consiga conviver com aqueles energúmenos? Será que há algum adepto desse clube nojento que saiba falar Português? Claro que não, só uma corja de gente nojenta e sem formação pode apoiar um clube tão PORRRRRRRRRRRRCCCCCCCOOOOOO...

      Eliminar
  6. Benfiqueiros tem aquilo que quer e merecem. Um clube ao qual nem os proprios adeptos o respeitam,como é que querem que os outros respeitem? Temos um presidente aldrabãozito,ora diz que é a espinha dorsal da seleção,ora diz que o futuro nao passa por portugueses,ora so os burros falam da arbitragem,so este ano tem sido burro em todas as entrevistas e pronto é isto.
    Ninguem lhe liga nenhuma,ninguem o leva a serio,ainda se ficam todos a rir. Qualquer borra botas goza com o benfica,qualquer claudia lopes desta vida goza com o benfica porque o benfica hoje em dia é isto,um clube derrotado,de frustrados,autenticos covardes,patos bravos,e gajos parados no tempo com saudades do eusebio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para o ruizinho das antas:
      http://mastergroove2010.blogspot.pt/2013/04/pedro-ribeiro-arrasa-claudia-lopes.html

      vai falar com o Casagrande e vai ouvir as escutas do teu presidente nojento em montes de sítios no Youtube! vai falar com a Carolina Salgado! vai falar com o Mourinho ou com o Octavio Machado que conhecem o esterco que é essa casa. Se quiseres boa viagem até ao Calor da Noite! PORCO! só podes gozar pq neste paíszeco de merda quem é corrupto se safa em vez de ir ver o sol aos quadradinhos! mas os tempos um dia mudam! haja coragem e vais ver onde vais parar! SUÍNO!

      Eliminar
    2. não é bem assim,a justiça as vezes tambem funciona,por exemplo, pro vieira funcionou

      Eliminar
    3. Que raio de Benfiquistas estes; em vez de te banirem do post, ainda te respondem.

      Eliminar
    4. Este Rui é conhecido no Porco como o Ruizinho leva com todos, dizem que só o retornado teles não lho espetou pelo rabo ainda, porque como o Ruizinho também gosta de tocar pifaro... foi com ele que o Baia foi apanhado no carro a fazerem-lhe um bico...

      Eliminar
    5. RUI UM SUÍNO DE ELEIÇÃO!

      Eliminar
  7. Ainda por cima, todos nós sabemos que se o jogador fosse do benfica a tradução tinha sido feita totalmente ao contrário!!!

    A comunicação social está podre, e quanto mais aflitos andam pela falta de dinheiro mais castigados serão pela falta de isenção!

    ResponderEliminar
  8. Isso é muito grave! O jornal português deturpou completamente a entrevista que o jogador deu ao canal estrangeiro. Brutal!

    Isto é um vale tudo!

    ResponderEliminar
  9. Capitão dos anos 70, isto é de profissionalismo à Benfica.
    Corrigir ...
    Complementar...

    B T T

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!