domingo, 7 de julho de 2013

O discurso de Vieira


“Uma das coisas que geralmente acontecem em organizações com a dimensão do Benfica é que as pessoas se acomodam, conformam-se com aquilo que em determinado momento conseguiram alcançar.

A verdade é que o mundo não pára, cada dia há novas possibilidades de fazer coisas novas e de inovar, e o segredo para termos chegado até aqui é que ninguém no Benfica se acomodou, todos nos mantivemos atentos a novas soluções e a novas formas de fazer evoluir e avançar as Casas do Benfica.

A imagem uniformizada, os parceiros que conseguimos reunir para as Casas, a informatização e a ligação mais próxima ao Clube, tudo isto foram passos que demos nos últimos anos.

Não foi fácil, mas as coisas que valem a pena nunca são fáceis de conseguir.

Vejam a Benfica TV ou o Museu Cosme Damião que vamos inaugurar no dia 26 de Julho.

Fizemos uma verdadeira revolução dentro do Clube, e tudo isto só foi possível porque vocês acreditaram que todos juntos podíamos fazê-lo.

O que nos distingue em relação a outros é que fazemos coisas diferentes, mas acima de tudo fazemos bem e fazemos primeiro!
                                                                                                                                 
Acreditem, para mim, é um desafio enorme concretizar projectos que alguns dizem ser “impossíveis”.

Creio que todos nós já provámos que no Benfica não há impossíveis.

Lembrar-me do que encontrei no Benfica quando cá cheguei é a ferramenta mais importante que tenho e o maior estímulo que encontro para continuar a fazer coisas novas, para continuar a inovar, para continuar a fazer crescer o Benfica.

A nossa responsabilidade passa por acreditar sempre que podemos realizar tudo aquilo que imaginamos.

Quando deixarmos de acreditar, é sinal de que algo está mal.

É evidente que o Clube mudou muito na última década, e o meu compromisso é que essa mudança vai continuar.

Não estamos satisfeitos, queremos continuar a inovar, e as Casas vão continuar a estar no centro das nossas preocupações.

Fazendo uma análise dos meus mandatos, creio poder dizer que trabalhei com total dedicação e compromisso no sentido de garantir colocar as Casas no centro da nossa acção e estratégia.

É extraordinário o caminho que percorremos desde o Congresso dos Açores em 2007.

Desde então, houve grandes transformações, mas é evidente que nunca vamos conseguir agradar a todos, que haverá sempre coisas que não vamos conseguir fazer no imediato.

Mas, se olharmos para trás, é indiscutível o muito que conseguimos transformar em modernidade e eficácia as nossas Casas.

Se há algo que levo deste 3.º Congresso das Casas do Benfica, é a clareza da mensagem manifestada por todos vós em continuar a apostar na mudança, na melhoria e na proximidade das Casas do Benfica.

São testemunhas dos muitos quilómetros que tenho percorrido desde que cheguei ao Benfica, visitando e inaugurando Casas.

Nunca o fiz por obrigação, faço-o com gosto, mas, acima de tudo, faço-o por um enorme sentido de responsabilidade, porque sei que as Casas do Benfica são fundamentais na estratégia de consolidação e expansão do Benfica, quer seja em Portugal, quer seja no estrangeiro.

Neste Congresso, houve sessões de formação, sugestões, discussão sobre formas de melhorar serviços. Houve, enfim, uma vontade colectiva de continuarmos a percorrer o caminho que nos trouxe até aqui.

Mas houve também uma certeza: Todos os serviços que se podem encontrar no Clube vão estar à disposição dos sócios e adeptos nas Casas do Benfica. É mais um passo no sentido de garantir uma maior proximidade com os benfiquistas, estejam eles onde estiverem.

A nossa vontade de querer continuar a mudar e a melhorar ficou bem visível nos trabalhos de hoje.

O meu compromisso passa por continuar a dar total apoio ao desenvolvimento das Casas do Benfica, seja em Portugal, seja no estrangeiro.

Quero deixar uma palavra final de agradecimento à Universidade da Beira Interior, na pessoa do seu Reitor, pela cedência deste magnífico espaço onde decorreu o Congresso.

Agradecer, ainda, às unidades hoteleiras que apoiaram a realização do Congresso.

Acabo como comecei: o segredo para termos chegado até aqui é nunca estarmos satisfeitos com o que já foi feito, mas, sim, pensar sempre naquilo que podemos fazer a seguir. Vamos continuar assim!

Viva o Benfica!”

Foi claramente um discurso bem escrito para a ocasião, sem levantar ondas, navegando nas águas tranquilas dos feitos estruturais, passando ao lado dos desportivos e onde curiosamente não se ouviu uma única vez a palavra futebol. 

Sintomático de um certo desconforto com a solução seguida? Não me parece, mas estava à espera de mais qualquer coisa... Rui Costa, por exemplo, na inauguração de um torneio numa localidade contigua ao nosso estádio, tinha dito "vamos apresentar uma equipa forte" certamente sabendo que mais que televisões, que museus, o que a malta quer é uma grande equipa... mas isso foi o Rui Costa, o maestro.

Pode também indicar que finalmente, que Vieira se irá afastar do futebol e dedicar-se mais aos pilares funcionais do Benfica, área onde, aí sim,  se tem revelado um dos melhores Presidentes da história do clube: Longe do futebol, Vieira é Rei!

Já agora... se for de facto isto que tal começar com um departamento de comunicação a sério? A foto que encima este post foi retirada do 'nosso'(?) site: 
Alguém consegue imaginar uma foto mais imbecil para ilustrar uma reunião de Casas do Benfica? O Presidente sentado, em frente a uma plateia com 3(?) cabeças, num sofá de sala de espera de dentista, com uns fulanos sentados ao fundo de uma forma que parece que têm as cadeiras ao contrário. Surreal. Nem um espectáculo de stand-up seria assim apresentado. 


22 comentários:

  1. sobre o que foi dito no discurso? nada

    ResponderEliminar
  2. casas, museus e muito blá- blá, e titulos no futebol? ate quando este "artista" vai continuar a enganar o ceguinho? a mim nunca me enganou.

    ResponderEliminar
  3. Futebol e titulos não se fala,afrontar o sistema está quieto,dinheiro para os sadistas venha ele que é do povo benfiquista.
    Triste e deploravel discurso materialista que oculta aquilo que os sócios pretendem... DEFESA DO NOME DO BENFICA E TITULOS.
    VIEIRA POR FAVOR FALA PÁ NÃO TENHAS MEDO OU TENS ALGUM PACTO DE NÃO AGRESSÃO OFICIALIZADO ...UI SERÁ?

    ResponderEliminar
  4. Um congresso dedicado às casas do Benfica, espalhadas pelo país... e os benfiquistas desejam que o assunto seja falar do rival, do sistema e dos títulos!Em vez de discutir as casas, o seu funcionamento, as inovações, a forma de expandir ainda mais e melhor o nome Benfica pelo país e pelo mundo, pelos vistos, estes congressos só devem servir para falar de futebol! Ok, mensagem entendida! Depois se Vieira atacar os rivais, o sistema, vamos ter os mesmos anónimos a dizer que estamos a dar armas aos nossos adversários, que Vieira calado é um poeta! Neste país, as pessoas são sempre presas por ter cão e por não ter! Arre!

    Não vejo a defesa do Benfica feita pelos anónimos que a exigem quando o Benfica ganha títulos nas mais diversas modalidades, quando apoia as modalidades olímpicas com um projecto olímpico que honra o país, criando condições que o país não cria, do universo Benfica que não se resume somente ao futebol, etc.

    Mas pelos vistos, Vilarinho é que tinha razão: mais vale acabar com todo o resto do universo Benfica e ser futebol apenas, porque para a maioria dos Benfiquistas, discutir Benfica é só falar de futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. E atendendo a que o Benfica é um clube do povo, um clube simples de gente simples, não acho nada estranho a fotografia. Está de acordo com a cultura e tradição do Benfica.
      Para quê estar-mo-nos a armar aos cucos?

      Eliminar
    2. As casas do benfica querem casas do benfica e comboios se calhar...treta bazófia e mais gabanço dá sempre no mesmo!
      Não há congressos de roubos de arbitragem temos pena!
      Sempre podemos fazer uns slides de comboios!
      Comboio 1 parte para o jogo do Benfica- Porto.
      O Porto já está a 10 pontos do benfica quem vai no comboio?
      O Caralho!
      Os sócios querem titulos.

      Eliminar
    3. Os sócios querem títulos... pergunto de quê???? De futebol? Ou EM TODAS AS MODALIDADES?

      Hoje, tivemos Teresa Portela campeã nacional em K50, tivemos as meninas do Hóquei campeãs nacionais, tivemos o atletismo junior campeões nacionais em Masculinos e Femininos. Mas além destes títulos de hoje, tivemos voleibol campeão nacional, basquetebol campeão nacional, tivemos o Hóquei campeão Europeu da modalidade, na formação do futebol vimos várias camadas sagrarem-se campeãs nacionais, vem como em outras modalidades, a nossa formação teve um desempenho meritório.

      E podia continuar aqui a discorrer sobre outros títulos das modalidades, mas que para os sócios do Benfica não são títulos. Já sei que me vão chamar de sportinguista, mas ao contrário de muitos sócios, eu não misturo as coisas, e nem entro em demagogia. Se a maior parte dos sócios so se preocupam com a falta de títulos no futebol, e só ai querem títulos, então, a direcção que feche todas as restantes modalidades, porque o Benfica é só futebol para os sócios. E acabem com a formação, porque os títulos que conquistam não valem nada para os sócios.

      Pois, um universo do Benfica que é eclético, variado e imenso, é tão desprezado pelos sócios que nem se importam com os títulos que se ganham ai. Só importa o futebol. Eis o que é o Benfica para quem anda nos blogues. Contam-se pelos dedos os blogues que dão destaque aos feitos de todo o universo do Benfica... a esses, sim, eu apelido de grandes benfiquistas! Gostam do clube na sua imensidão. Outros, são apenas adeptos do futebol, que nem adeptos sabem ser muitas vezes... que inveja eu tenho dos adeptos de um clube chamado Borussia de Dortmund!

      Eliminar
  5. so rir com este presidente portists

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amais to tos no benfica q nos grunhos de certeza absoluta

      Eliminar
  6. ... " O Presidente sentado, em frente a uma plateia com 3(?) cabeças, num sofá de sala de espera de dentista, com uns fulanos sentados ao fundo de uma forma que parece que têm as cadeiras ao contrário. Surreal. Nem um espectáculo de stand-up seria assim apresentado."...

    Não consigo perceber onde é que está o problema?- Ah já sei, faltou o fato a gravata, os sapatinhos de pala,e uma cadeira do Sec.XVIII igual à de Almeida Garrett, mas faltou sobretudo um fotógrafo competente, e alguém mais competente ainda, com conhecimento e sensibilidade suficientes para escolher a foto mais adequada com um enquadramento mais abrangente, atendendo à cerimónia que se estava a desenrolar !

    ResponderEliminar
  7. A nossa sorte é que se Jesus for embora á 3ª jornada o Vitor Pereira do Ali BáBá está disponivel para o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. voces,os benfiquistas da treta,querem titulos,que querem uma grande equipa de futebol,gostariam com certeza era de um pinto da costa como presidente do nosso clube,para depois sermos despromovidos para a terceira divisao ou distritais quica.parem de reclamar porque voces esquecem-se que nos ultimos 15 anos (tirando os ultimos 5 da era vieira)tivemos ladroes,tivemos treinadores a desmantelarem a equipa de futebol para irem buscar marretas ao farence,e agora que somos uma equipa a jogar bom futebol,principalmente nesta epoca que findou,voces pedem ao presidente que discursou no CONGRESSO DAS CASAS DO BENFICA.que como deviam de saber o SPORT LISBOA E BENFICA nao e so futebol.voces so sabem vir para aqui com demagogias e com criticas,porque na epoca que findou andamos a lancar os foguetes antes de acabar o campeonato e acabamos por o perder com uma ma opcao tecnica do jj no dragao.querem um conselho sejam benfiquitas a 100 por cento se nao o forem mais vale tirar o vieira como presidente e metam la um damasio ou um vale e azevedo,e depois andai a espera de um titulo 19 anos como andou o nosso rival.era isso que benfiquistas como voces mereciam.

    ResponderEliminar
  9. tas a ficar xe xe ou as sagres fazem-te mal !... o teu Benfica ja foi ! vai ao MUSEU para matar saudades do tempo dos africanos ..

    o S.L.BENFICA e todas as SAD são empresas e muitas cotadas na bolsa !

    queres o quê taxo no BENFICA na area da comunicação @ olha para os teus txt e deixa-te de ser mais um bronco a viver de ilusões e de maroscas ..

    ResponderEliminar
  10. Desde então, houve grandes transformações, mas é evidente que nunca vamos conseguir agradar a todos, que haverá sempre coisas que não vamos conseguir fazer no imediato.

    ResponderEliminar
  11. Desde então, houve grandes transformações, mas é evidente que nunca vamos conseguir agradar a todos, que haverá sempre coisas que não vamos conseguir fazer no imediato.

    ResponderEliminar
  12. Juvenis são Campeões Nacionais de Hóquei em Patins

    ResponderEliminar
  13. 07-07-2013 16:41
    Campeonato Nacional de Velocidade
    Canoagem: Teresa Portela Campeã Nacional em K1 500 metros

    ResponderEliminar
  14. Clube perfaz as 15 conquistas colectivas


    Atletismo: Benfica é Campeão de Juniores em masculinos e femininos

    ResponderEliminar
  15. Fase de Apuramento de Campeão


    Sanjoanense – Benfica, 2-2: Hóquei feminino é Campeão Nacional

    ResponderEliminar
  16. XXII Torneio Rui Costa

    Futsal: Benfica vence competição ao derrotar Fabril

    ResponderEliminar
  17. Em termos individuais e colectivos

    SL Benfica vence a 8.ª etapa do Nacional de Triatlo

    ResponderEliminar
  18. Eu quero é "titalos" no frutabol!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!