sexta-feira, 19 de julho de 2013

Institucionalmente acima do Conselho de Arbitragem?


Assim de repente não estamos a ver quem possa ser...


"Depois de tanta polémica, de tanta crítica, de tanta acusação sobre a Secção de Classificações do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), surpresa das surpresas, na primeira sessão do curso de árbitros que decorre na Covilhã, Vítor Pereira veio a terreiro dizer aos árbitros que, afinal, não foi a Comissão de Classificações quem promoveu as classificações dos árbitros.


Era a última coisa que os árbitros esperavam ouvir. Se não foi a Comissão de Classificações a classificar, quem ocupou o papel dela? Pergunta natural dos presentes. A resposta veio de quem antes deixara os árbitros sem fala, Vítor Pereira, e terá tido a confirmação de Luís Guilherme, vogal do CA presente na sala. Quem classificou os árbitros foi alguém institucionalmente acima do Conselho de Arbitragem e da sua Comissão de Classificações.

Ao que apurámos os árbitros entenderam o que tinham acabado de ouvir como uma revelação de extrema gravidade para o setor da arbitragem. E a plateia reagiu. Como era possível, conforme tinham acabado de ouvir de viva voz, que a Secção de Classificações do CA apenas tenha tido acesso à tabela de classificações na manhã de 31 de maio último e estas terem saído na tarde do mesmo dia?

Foi então que, podemos afirmá-lo, um dos mais cotados árbitros portugueses a nível nacional e mundial, não esteve com meias medidas e questionou Vítor Pereira, perguntando-lhe porque não se demitira de imediato. E disse mais esse árbitro, disse que se fosse ele o presidente do CA, no mínimo, nesse mesmo dia teria ido embora.

Bem, agora percebe-se mais e melhor o véu que tem revestido as classificações dos árbitros. Estranho que o CA - e em particular a sua Secção de Classificações...- tenha sido desvalorizado de forma tão clara? Estranhíssimo, atrevemo-nos a dizer. Estranho que Vítor Pereira, que agora denuncia essa anómala conduta federativa, não tenha batido de imediato com a porta e denunciado tão bizarro processo? Estranhíssimo, com certeza. Mas fica o fundo da questão: o que terá levado elementos da FPF a ultrapassar o CA sem mais esta ou aquela?
Mais grave, ao que ficou a saber-se na reunião da Covilhã no dia de ontem, o do início atribulado do curso de árbitros de futebol, é que a Secção Profissional do CA da FPF nomeava os árbitros, a Secção de Classificações dava o grau de dificuldade de cada jogo e tudo acabava aí, o CA e as suas secções nada mais tinham a ver com todo o processo. Estranho, caricato, imprevisto, tanto adjetivo que pode aplicar-se perante cenário tão imprevisível!

O clima entre os árbitros que estão no curso da Covilhã é excelente, o mesmo não se pode dizer do clima entre árbitros e os elementos do CA presentes. Vítor Pereira está acompanhado de Luís Guilherme, Domingos Gomes, Lucílio Baptista, Carlos Manuel Carvalho e não só, mas o líder do Conselho de Arbitragem parece continuar fragilizado e, com os factos agora revelados, mais terá cavado a distância entre si e a classe que representa. Ou seja, Vítor Pereira terá de fazer-se valer de todos os seus conhecimentos para voltar a liderar com firmeza. Para tal, a ele e aos dirigentes da FPF, particularmente ao seu presidente Fernando Gomes e ao secretário-geral Tiago Craveiro, o que se espera é que de uma vez por todas digam a verdade sobre a classificação dos árbitros. Custe ela a quem custar. Agora não é o CA que está em causa, é a própria FPF." sacado preguiçosamente ao meu amigo José Augusto do excelente EternamenteBenfica

15 comentários:

  1. Eheheehhehehehehehheheheh grande Carlitos, só um reparo, tinhas k vestir o andrupto mor de vermelho?A coquilha devia ser em rosa,looooooooollll...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que estou mesmo preguiçoso. ehehehe

      Roubei a imagem também, só não sei a quem. ehehehehe

      Eliminar
  2. Mas que grandes vigaristas!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Cá para mim, foi o gajo que roubou os computadores lá no burgo, que fez as classificações, quanto à pertença demissão do Pr da apintadagem, seguiu o caminho da Pr da assembleia da republica, "carrascos" são os outros, eheheheheheheheeheheheheheheh
    José Lereno

    ResponderEliminar
  4. 2009-06-19
    in Jornal de Notícias
    Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional diz que os homens do apito têm, agora, um comportamento diferente, relativamente a 2003, ano a que reporta o Apito Dourado.
    O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Vítor Pereira, assegurou, durante a apresentação do balanço da época 2008/2009, que "hoje não há árbitros corruptos".

    Como pode Vítor Pereira fazer esta afirmação?
    Após um processo que se arrastou ao longo dos anos, e que continua a arrastar-se, em que o peixe miúdo é apanhado e condenado e a maioria dos principais tubarões continuam impunes, em que a suspeição recaiu sobre muitos daqueles que continuam a apitar, que credibilidade merece esta afirmação?
    O que é um facto inegável, é que o “Mundo do Apito” ainda está amarrado aos grilhões de uma super teia construída ao longo destes últimos vinte e cinco anos pela associação de futebol do Porto e por todos os seus dirigentes que detiveram o poder na arbitragem – Adriano Pinto, Lourenço Pinto, Laureano Gonçalves, Fernando Marques, etc., etc. Destes, ressaltam à evidência os fervorosos adeptos do clube condenado por corrupção na forma tentada e que ao longo destes anos têm incrìvelmente passado incólumes e impunes.
    É um vergonhoso legado que passou de pais para filhos, de padrinhos para afilhados. Tudo isto, na maior parte das vezes circunscrito a uma área por todos bem conhecida, tendo muitas semelhanças com a genuína Palermo.
    A prova cabal de que estamos perante um cenário insustentável e de imundície total, é o facto das escutas do apito dourado e outros dados do conhecimento geral serem inequívocos de que a podridão continua, tendo como intervenientes os mesmos de sempre. Alguns mantêm-se descaradamente em cargos de direcção. Outros mudam de poiso. Mas sempre actuantes e movendo as suas maquiavélicas influências.
    Em alguns processos, alguns dos comparsas já foram condenados.
    Ainda a propósito da corrupção, alguém que caia nas suas sórdidas malhas, jamais se libertará delas, exceptuando os arrependidos que a denunciam, sujeitando-se no imediato às acções de chantagem e às consequências e prejuízos de toda a espécie que daí advirão para as suas vidas.
    Daí, o silêncio de há muitos anos, de Francisco Silva e de muitos outros, até a alguns dos visados de hoje.
    Vítor Pereira reconhece que efectivamente a corrupção e o apito andaram de mãos dadas e de que maneira. Mas como pode ele inferir que isso acabou?
    Por isso a frase citada no jornal acima mencionado constitui a melhor anedota contada por Vítor Pereira nos últimos tempos.


    continua

    ResponderEliminar
  5. 2009-06-19 14:03h
    in site Mais Futebol
    Vítor Pereira: «Final da Taça da Liga foi má para a época»
    «Essa arbitragem deixou-me uma sensação de grande desconsolo», referiu Vítor Pereira. «Foi um jogo mau para a época, para a competição e para a imagem da arbitragem.»
    Vítor Pereira foi mais longe, aliás. «Era um jogo que não podia ter falhas porque iria ter muitos aproveitamentos e sabíamos isso. Infelizmente os nossos receios concretizaram-se».

    Então e as palhaçadas de Vasco Santos na Luz, no jogo para o campeonato a Liga Benfica-V. Setúbal?
    E o malabarismo de Pedro Henriques no Benfica-Nacional?
    E o escândalo de Pedro Proença ao afastar despudoradamente o Benfica do primeiro lugar com a marcação de uma grande penalidade que só ele viu, quando o Benfica ganhava limpíssimo ao clube condenado por corrupção tentada?
    E a vergonhosa acção de Marco Ferreira na Luz no Benfica- Académica?
    E as habituais piruetas e habilidades de Jorge Sousa e Olegário Benquerença que quando vêem o vermelho Benfiquista à sua frente, inclinam sempre o campo contra o Glorioso?
    E as vergonhosas actuações dos irmãos Costa, com o Paulo a ser premiado com uma final da Taça de Portugal, para arbitrar o seu clube de coração?
    Uma escandaleira total!
    Então estes jogos não foram maus?
    Não causaram desconsolo ao “patrão dos árbitros”?
    Vítor Pereira brinca. Só pode ser isso.


    continu

    ResponderEliminar
  6. Quando se elege pela segunda vez, um árbitro para melhor do ano, e sendo esse árbitro o que mais tem prejudicado o Benfica (fora o que ele diz nos bastidores…) a par de Olegário Benquerença, está tudo dito!
    São estes tristes exemplos de “internacionais” que temos!

    Tudo isto afinal não são anedotas.
    São sim um DESASTRE TOTAL.
    UMA TRAGÉDIA DO E NO APITO QUE NUNCA MAIS ACABA!

    Vítor Pereira cumpriu. Esteve ao nível a que nos habituou. Os seus súbditos também. Desde árbitros a observadores. Desde observadores a observadores dos observadores. Tudo do mesmo.
    E os relatórios?
    Sim, os relatórios e o nível vergonhoso das suas analfabetas redacções.
    Que vergonha! Que porcaria!
    Vítor Pereira é Leão d’Ouro, não é?
    E já viram em algum caso, o clube condenado na forma de corrupção tentada, contestar esta liderança dos árbitros?
    Não, digo eu.
    Esta época vai ser mais do mesmo.
    Eles estão lá. Na hora H não falham. Cumprem o préstimo da vassalagem.

    EIS O PRINCIPAL OBSTÁCULO DO BENFICA ESTA ÉPOCA – A ARBITRAGEM, OS ÁRBITROS
    ESTEJAMOS ATENTOS!


    GRÃO VASCO
    Publicada por GRÃO VASCO

    POR: A ANÓNIMO

    ResponderEliminar
  7. «Algo mudou, este ano, para contrariar os "miasmos do sistema", mas é preciso muito mais. Neste seu combate à hegemonia do FC Porto, Luís Filipe Vieira tem a espinhosa tarefa de provar que há um outro caminho no futebol português que passa por reformas a fundo no sector da arbitragem, diferente daquele que resulta de uma mera troca, no jogo (sinuoso) das influências. É que nem todos pertencem ao "país dos tolinhos".

    ResponderEliminar
  8. O portátil do presidente do Conselho de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Vítor Pereira, também foi furtado no assalto

    ResponderEliminar
  9. Vítor Pereira: "Arbitragem sempre beneficiou o FC Porto com era esperado ...

    ResponderEliminar
  10. Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, considera falacioso o argumento utilizado pelo treinador do Benfica, Jorge Jesus, para justificar a diferença pontual que separa os encarnados do FC Porto.


    mais uma deste javardo verde ! deve comer bem na marisqueira de matosinhos deve .

    ResponderEliminar
  11. Claro que só é enganado quem quer!

    ou melhor, quem nao quer pagar a corruptos.

    ResponderEliminar
  12. Escândalo na FPF, dirigente do fc porto combina árbitros dentro da Federação Portuguesa de Futebol com Vítor Pereira

    mas nimguem investigou ,isto ! porquê....

    ResponderEliminar
  13. mas afinal,temos ou não corruptos..CANDIDA ALMEIDA diz que em portugal não há corrupcão ,e andou a dar aulas de justiça no NORTE ,foi para RIRRRRRRRR

    ResponderEliminar
  14. Este é o verdadeiro sistema desmascarado. Desde o Apito Dourado sabíamos que a classificações do árbitros eram um dos factores essenciais para manter o poder sobre os árbitros. Estes, dependentes da sua classificação, tinham de apitar segundo o que o sistema esperava deles para poderem subir e ter as regalias que ambicionam. Favorecendo sempre o mesmo.

    Agora descobre-se que afinal quem faz as classificações não é o CA mas sim a FPF!!!! Palavras do próprio Vitor Pereira!!
    Isto é, Fernando Gomes e o seu pagem azul é que decidem quem são os árbitros que sobem, descem, internacionalizam, etc!

    Vítor Pereira é cúmplice desta tramóia que já dura há dezenas de anos. Agora temos a explicação para as arbitragens manhosas sempre a favor dos porcos: uma pouca vergonha!

    Tenho a certeza que por detrás desta bomba está um trabalho de bastidores feito pelo Benfica para poder desmascarar toda esta pouca vergonha culminando com a própria confissão do presidente do CA!

    Espero que depois desta confissão algo seja feito e os corruptos sejam desmascarados!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!