segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sem hipocrisia





Quando alguém tem a percepção real de ver algo que não existe, está a ter uma alucinação:
"Alucinação é a percepção real de um objeto que não existe, ou seja, são percepções sem um estímulo externo.
Dizemos que a percepção é real, tendo em vista a convicção inabalável da pessoa que alucina em relação ao objeto alucinado, contudo muitas vezes esta vivência integra a um delírio mais ou menos coerente classificável em diferentes quadros psiquiátricos, incluindo a psicose, patologia psiquiátrica que, entre outros sinais e sintomas, se caracteriza pela perda de contato com a realidade. Entre possíveis causas das alucinações se incluem as reações à drogas e medicamentos, síndromes associadas ao stress, medo, fadiga, perturbações do sono (especialmente sua privação), infecções (Febres) e entre as psicoses destacam-se a Paranóia e Esquizofrenia.
Em psiquiatria, esse conceito foi introduzido por Esquiroll (1772-1840), como percepção sem objeto e já diferenciando esta da ilusão ou percepção distorcida.
Sendo a percepção da alucinação de origem interna, emancipada de todas as variáveis que podem acompanhar os estímulos ambientais (iluminação, acuidade sensorial, etc.), um objecto alucinado muitas vezes é percebido mais nitidamente que os objetos reais de fato." in wikipédia

Nunca estudei comunicação social mas parece-me que um trabalho jornalístico de formação da noticia deverá partir de indícios validos de veracidade da mesma, cruzando sempre mais que uma fonte de modo a confirmar a sua veracidade.

Quando um jornalista assina e publica uma noticia fá-lo com a convicção de que essa noticia é verdadeira, é a chamada 'cacha jornalistica' um facto que mais ninguém sabe.

Quando o CM e CMTV (ou outro meio de comunicação social qualquer) publicam ou emitem a noticia: "Fonte conhecedora do processo garantiu ao CM que Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho têm mantido contacto, através de dirigentes da sua confiança, sobretudo depois da entrada em cena de Jaime Marta Soares, presidente da Assembleia Geral leonina, que mantém boas relações com dirigentes da Luz." está a correr o risco de não ser levado a sério.

Portanto, ou o Correio da Manhã e o seu jornalista abdicaram do trabalho jornalístico do cruzamento de fontes de forma a confirmar o máximo possível a veracidade da notícia ou apenas servem de meio de difusão de uma coscuvilhice ao nível da Dª Amélia da padaria que ouviu dizer a alguém "amigo da prima do tio da namorada do Patrício"

Ora, não querendo chamar 'padeiras alcoviteiras' aos jornalistas do CM o que podemos presumir é que eles alucinaram com a noticia e aí remete-nos para as explicações da wikipédia onde de facto as reacções às drogas me parece ser a razão mais consentânea com a situação. 

Vem isto a propósito de alguns posts de indignação que já li na Gloriosasfera e no Facebook, acerca do comunicado do Benfica (ver post anterior):

Companheiros, é óbvio que aquela linguagem e acusação dirigidas a um jornalista são absolutamente inaceitáveis mas não sei se o Nuno Miguel Simas e a demais redacção do CM, ao não verificarem a autenticidade da noticia, possam ser considerados como tal.

Outra coisa que fui lendo por aí (até a companheiros por quem tenho grande consideração e estima) e que é uma contradição insanável: Invocar a superioridade moral do Sport Lisboa e Benfica e colar uma etiqueta xenófoba ao João Gabriel mudando-lhe o nome revela mau gosto.
Pode até ser moda (se bem que não consigo entender porquê - mas aí a culpa deve ser minha que deixei de fumar há uns anos) chamar Juan ao João mas isso não torna esse acto menos censurável.

Ainda em relação a outros companheiros, (nos quais se incluem outros por quem tenho uma grande admiração) que manifestam o receio desta guerra de palavras, a esses apenas digo: os meus únicos receios são o de não lutar, pois aí, como se vê nos últimos 30 anos, perderemos sempre, e o de ver daqui a umas semanas o Patrício a assinar com o Benfica e aí todo o meu post deixa de fazer sentido e o João Gabriel (ou quem assinou o comunicado) deve ir plantar Liamba para o raio que o parta.
Tirando isso, nada receio.

7 comentários:

  1. SUBSCREVO TOTALMENTE O EXPOSTO,REALMENTE JÁ LI NOUTROS 2 BLOGUES E A HIPOCRESIA DE ALGUNS DITO BENFIQUISTAS FICOU BEM PATENTE NOS TEXTOS.
    A FALTA DE PERSONALIDADE LEVA A COBARDIA MESQUINHA E SUBMISSA.
    OS MEUS PARABÉNS
    SEMPRE
    S L BENFICA

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, sem ponta de hipocrisia, não vejo razão, para tanta falta de razão e sobretudo tão baixo nível, neste comunicado (do cada vez menos nosso...!) Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  3. O que não falta por aí é pessoal a querer falar mal do Benfica por tudo e por nada.
    A melhor resposta é o DESPREZO, é o que lhes dou!

    ResponderEliminar
  4. Voltando á “vaca fria”

    Parece-me estranho esta nova moda dos Anti-Vieiristas de apresentarem as dores de parto (corno?) dos que são atacados pelo SLB .

    Esta nova moda de pseudo-intelectualidade, em que eles são os seres superiores e detentores de todo o Benfiquismo, de todo o conhecimento e de toda a classe e em que os outros são o povo cego, que não consegue alcançar a superioridade intelectual que eles pretendem ter, é de uma parvoíce de bradar aos céus.

    Nunca iremos conseguir parar a corja de corruptos e avençados que andam a pastar pelos média com classe, com intelectualidade, com respeito…pela simples razão que eles não têm esses atributos e sempre irão espezinhar o SLB até que os seus actos lhes acarretem alguns dissabores…

    Tanto falam da grande escola dos corruptos, mas omitem o modo como eles disciplinaram uma classe de jornalistas cobarde ou serviçal…com medo e com umas ofertas de viagens a acompanhar a equipa nas digressões Europeias…

    È ver se algum desses serviçais ousa colocar alguma pergunta ao Madaleno fora do “guião”…calam-se como cobardes e serviçais que são.

    Ou não se sabe que para colocar uma noticia basta fazer um “press release” e pagar um almoço a qualquer desses pseudo-jornalistas que ele logo se encarrega de fazer um “copy paste” e publica a noticia desejada?

    Ou não se sabe que empresários, jogadores, etc. convidam alguns desses Jornalistas-viajantes para uns almoços e lá vai a notícia desejada a troco do repasto?

    E querem que se respeite uma classe destas? Que mente, deturpa e se vende e serve de serviçal a troco de umas viagens ou de um ódio que possa ter ao Glorioso?

    Como diria o outro…

    Não me “lixem”…

    ResponderEliminar
  5. Enormerrimo Carlos Alberto e demais Companheiros,

    No post anterior, manifestei a minha tristeza por estes 2 recentes maus (na minha humilde opiniao) momentos do Nosso Clube (a AG e este "Comunicado"), mas sinto que fui mal entendido por alguns dos outros Leitores e pelo proprio Autor do BENFILIADO, cujo Benfiquismo estimo sinceramente.

    Como a culpa por esse 'mal entendido' so pode ser da forma como eu comentei, cumpre-me esclarecer o seguinte e imediatamente:

    1 Nao me preocupa rigorosamente nada o que possa ter sentido (porque me parece que o "Comunicado" e intencional e absolutamente direto) o bardamerda do jornaleiro avencado, ou todo o Cons. de Redacao do correio manhoso, ou, mesmo, o mais que questionavel Sindicato dos "Jornalistas"; portanto, nao foi por isso que me desagradou o "Comunicado";

    2 Ha anos que, com o pouco que tenho, luto pelo Nosso Clube contra o POLVO que garroteia a Verdade Desportiva ha mais de 3 decadas e continuo a faze-lo usando o meu primeiro nome e o ultimo apelido, prova insofismavel de que nao sou pessoa de me deixar condicionar pelo 'medo'; portanto, nao foi por isso que me desagradou o "Comunicado";

    3 Apesar de tambem nao ser (longe disso) especialista em comunicacao, ha ja alguns anos que me preocupo com este assunto e enquanto Benfiquista, lendo tudo o que consigo e me parece pertinente, ouvindo o maior numero de opinioes (sobretudo se sao de profissionais ligados ao ramo) e procurando refletir ate conseguir formar opiniao; foi por essa minha opiniao cuidadosamente construida que me desagradou o "Comunicado".

    Espero que, agora, tenha ficado clara a natureza da minha opiniao, mas se mais alguem me quiser acusar de ser "queque" ou "elitista", estejam a vontade, ahahah.

    Carlos Alberto, Companheiro,

    Em breve, la no GUACHOS, teras oportunidade de ler os fundamentos do meu pensamento sobre este assunto. Fica tranquilo que nao deixarei de te avisar e, humildemente, agradeco antecipadamente todos os comentarios criticos com os quais venhas a contribuir.

    Mais, ainda, reconhecendo que o BENFILIADO e, seguramente, um dos Nossos blogues que mais tem contribuido para o debate destes temas, seja explicita, seja implicitamente, podes contar com a minha visita constant e com os melhores comentarios que eu conseguir produzir, sempre que hajas por bem problematizar este 'dossier'.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!