sábado, 15 de janeiro de 2011

A matemática e a ética são coisas complicadas


O forcado, perdão, o treinador dos lagartos, o simpático Paulo Sérgio Bento disse que na segunda volta em 15 jornadas queria fazer 46 pontos, em 45 possíveis. 
É claro que o treinador lagarto sabe que isso é impossível, seria mais ou menos como pegar um touro pelo rabo mas nós entendemos o que ele queria dizer, que era tentar sempre o impossível, o que se aceita numa conferência de imprensa. O que já não se entende é que o jornalista do Jogo fique baralhado e diga que os submissos estão a 8 pontos do Glorioso, lá chegará o tempo em que ficarão, não a oito, mas a vinte e oito. 

Mas o essencial da má relação entre os Calimeros submissos e a Matemática tem mesmo a ver com a sua SAD e a Restruturação financeira que pode transformar BCP e BES em accionistas maioritários.

A lagartada, com todos os craques da banca ao comando não souberam (ou não quiseram) fazer contas e agora, nesta nova reestruturação, o BES e o BCP tiveram de ficar com o grosso dos 55 milhões de VMOC que sendo obrigatoriamente convertidas em capital social dentro de 5 anos dará aqueles bancos 58% da SAD lagarta passando a mandar naquela tasca, o que quer dizer que não faltará muito para vermos o maniche de fato com botões dourados a fazer de porteiro na sede do BES na Barata Salgueiro ou o 'passa fome' Liedson a servir cafés em qualquer balcão do Millennium. 

Além da matemática, outra coisa complicada é a ética e é aqui que entra a minha principal preocupação, pois com o mal da lagartada posso eu bem: Se daqui a 5 anos, como será inevitável, o BES e o BCP ficarão donos do 'zbording' em que posição fica o Benfica, sabendo que estes 2 bancos são os principais financiadores do nosso clube? 

Será uma coisa eticamente aceitável (quer pelo Censor Serpa, quer pelos restantes arregimentados)  assim como a substituição ao intervalo do Helton num Leiria-Porto ou algo reprovável pelas mesmas entidades, como a contratação do Jardel pelo Benfica, o facto dos donos de um clube poderem decidir as aquisições de outro? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!