segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

De olhos bem fechados...


...na lugar onde é impossível analisar foras-de-jogo!


O Record inicia hoje uma nova vertente na análise aos lances: "de olhos fechados"

Ao minuto 66 ocorreu um lance onde 3 jogadores do Sporting saltam sobre um jogador do Nacional o Carrilho coloca-lhe as mãos em cima da cabeça (o que já seria motivo para penalti) cortando a bola com a mão. Em nenhuma câmara da SporkusTV se consegue visualizar a cara do Carrilho mas para o Record talvez não seja penalti porque o Carrilho estava de "olhos fechados"... mas "podia ser". Podia, podia ser fosse um jogador do Benfica a fazer aquilo, não só podia, como certamente seria.

Depois ainda de olhos fechados o Record passa à análise ao lance ocorrido dois minutos depois. Um fora-de-jogo mal assinalado a Rondon que se iria isolar. Aqui ainda que de olhos fechados pode-se concluir que estava em jogo mas logo se lança uma impossibilidade geométrica ao campo da Choupana. Aquela montanha da Madeira é o único local do mundo onde "se torna quase impossível a análise aos foras-de-jogo".

Concluindo a análise à arbitragem do arbitro que lhes ofereceu o ultimo titulo de campeão, já no longínquo ano de 2001 diz o Record que apesar de não ter assinalado um penalti contra o Sporting e ter cortado uma jogada legal onde Rondon se iria isolar, o arbitro Duarte Gomes "soube evitar problemas"


Soube evitar problemas... à lagartada.

Fui, com curiosidade verificar a ficha técnica do Record para ver se esta crónica tinha sido escrita pelo Rui Oliveira e Costa que ontem na RTPorto estava visivelmente acompanhado da sua cadela favorita. Aliás o Trio d'ataque de ontem foi um programa histórico ao invocar o saudoso programa de rádio "Pão com Manteiga" e a sua famosa rubrica o "ROC e a Amiga", onde o lagarto das sondagens afirmou que a unidade se obtém da soma de 80% com 90%. 

Voltando ao Record: Se o gajo das sondagens dá cabo da matemática porquê deter-se com geometrias e factos? Têm razão... num país de poetas porque haveria do jornalista destacado para analisar a arbitragem da Choupana se agarrar à análise rigorosa quando pode perfeitamente criar um romance? O titulo é sugestivo e pode ser uma boa prenda de natal a quem aprecie o género: "De olhos bem fechados na terra onde a geometria é uma treta."

4 comentários:

  1. Sempre a inovar o futebol cá do burgo!
    Depois de nova regra aplicada unicamente no Benfica-Rio Ave em que o fiscal não pode ajuizar bem por estar mal posicionado, eis agora a regra "de olhos fechados" vale tudo !!!
    Para o fora-de-jogo, certamente só por ser de noite já que no jogo contra o Benfica bem que andaram ali ás voltas e voltas como o posicionamento do Jonas!!
    Oh platini, põe os olhos neste vanguardismo!!!
    Tristes, vão se queixar ao Totta!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  2. E o fora de jogo no golo do Benfica também não foi fora de jogo porque ironicamente, na altura tanto o arbitro como o fiscal de linha se encontravam com os olhos fechados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assim! Não foi fora de jogo porque o fiscal estava na posição correcta!

      Eliminar
  3. Só em Portugal e apenas exclusivamente a um clube cá do burgo é que as regras da arbitragem são bem aplicadas/interpretadas! É quando se trata de erros a beneficiar a o Benfica!

    Quanto aos demais clubes, há sempre uma nova invenção, um novo pormenor que valida os lances e se desvirtua as regras da arbitragem!

    No entanto, o record já não é virgem na aplicação de novos conceitos nas rígidas leis do jogo! Já o ano passado, num dérby em Alvalade, o record conseguiu validar o golo em fora de jogo do Montero, com a seguinte argumentação: que o jogador, num primeiro momento, quando tocou na bola, estava em fora de jogo, mas que depois no seguimento da jogada, quando cabeceou para a Baliza, já estava em posição legal! Assim sendo, pergunto-me porque é que esta nova invenção nas leis do jogo não foi aplicada ao golo do Benfica contra o Gil!

    Na verdade, Maxi partiu de posição irregular, mas depois, no seguimento da jogada, Gaitán estava em posição legal e por isso, o golo é legal!

    Não há nenhum benfiquista a lembrar-se disto? e de expor estas contradições?

    Aproveito a ocasião para desejar um feliz natal!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!