quarta-feira, 27 de agosto de 2014

As equipas portuguesas nas competições europeias



Por vezes ouvimos uns 'bitaites' acerca de qual a melhor equipa portuguesa nas competições europeias. Normalmente os 'bitaites' partem de andruptos incivilizados que repetem a lenga-lenga que lhes ensinam.

E se um dia alguém se lembrasse de fazer contas? Isso esclareceria as coisa, não? 
Pois, talvez. Foi o que pensaram os senhores da  RSSSF -- The Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation. que fizeram uma coisa extremamente simples: Foram apanhar todos os resultados das competições europeias desde a época 1955/56 - o inicio - e deram origem a uns rankings que publicaram:





Destes rankings - que toda a comunicação social ocultou - podem tirar-se algumas conclusões:

  1. O Benfica é, de longe, a melhor equipa portuguesa de sempre nas competições europeias. Está em 7ª enquanto o Porto está em 12º e o Sporting em 21º
  2. Se restringirmos aos ultimos 20 anos o Porto está em 12º lugar seguido do Benfica em 15º lugar e do Sporting foras do Top25
  3. Se passarmos a fase negra do Glorioso e restringirmos aos últimos 10 aos o Benfica está em 4º o Porto em 20º e o Sporting em 21º
  4. Se atendermos apenas aos últimos 5 anos que são também os que a UEFA conta para o seu ranking de clubes o Benfica está num surpreendente 1º lugar, enquanto o Porto está em 11º e o Sporting em 16º.

Portanto, apesar de nenhum jornal, nenhuma rádio e nenhuma televisão terem feito alusão a isto a verdade é que:
o BENFICA é o MELHOR CLUBE EUROPEU dos últimos 5 anos. 

18 comentários:

  1. Eish... calma.

    Agora vou dar um pouco razão aos talibans... temos de ver sempre o contexto. Isto de fazer na Liga Europa enquanto outros andaram a lutar pela champions é de por um asterisco e apenas muda uma coisa: o Benfica não é o melhor clube europeu dos últimos 5 anos mas é um dos melhores. O resto das classificações é como está.

    No entanto isto só vem dar credibilidade a quem lá trabalha e confiança, a nós adeptos, de que estamos mais próximos de chegar a ser a melhor equipa em território nacional. Até porque é estranho sermos claramente a melhor na europa entre os portugueses e não termos mais que dois campeonatos aqui... mas todos sabemos porque é.

    ResponderEliminar
  2. Isto é que está uma açorda hem? E a culpa é mais uma vez do JJ e do Orelhas que não quiseram dar ouvidos a Talibans e "cu-mentadores"....

    Aguardam-se comunicados da Tia Bruna nalgas a demonstrar a sua indignação perante mais esta manifestação de apoio ao Benfica e menosprezo do Recreativo do Lumiar. TambémJorge Batista, o Anãozinho da verdade Desportiva, David Borges e demais "CU-mentadores" anti JJ nos "mérdia" devem estar a frequentar um curso acelerado de estatísticas para provar que afinal o Benfica poderia ser um clube estratosférico se tivesse sido orientado pelo génio Azenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que língua afiada você tem, hein meu amigo?!! No entanto estou de acordo. E viva o Benfiiiicaaaa

      Eliminar
  3. Oh TROLHA!! Sabes ler??? asterisco porquê? Queres colocar um asterisco nos jogos ROUBADOS pelo teu clube também???
    Se quiseres podes ampliar a foto para perceberes que nos últimos 5 anos o Benfica tem mais pontos que os restantes clubes...mesmo os corruptos, ok?
    Não estamos mais próximos de ser os melhores em Portugal, porque ...JÁ SOMOS!!!!! Mesmo que julgues o contrario, o teu clube será sempre um clube regional...
    E de facto não temos mais campeonatos devido aos troféus comprados pelo clube corrupto.

    P.S. Aqui não há andrades analfabetos que não sabem interpretar textos...de infiltrados!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso sempre tenho visto o troza a defender o Benfica com unhas e dentes (pelo menos creio ser ele) e parece-me ser Benfiquista a sério, não é infiltrado nem taliban, e creio que se está a referir a clubes Europeus no geral, e não aos portugueses, porque aí sim, seria motivo para cascar nele.

      Eliminar
    2. Realmente asterisco para quê, cada um joga aonde pode...

      Eliminar
    3. Oh anónimo andas com os cornos fodidos...

      Eliminar
    4. Primeiro é troza. E sou benfiquista. Vais encontrar muitos comentários meus (vá, alguns) em vários blogs do Benfica, um ou outro em blogs ditos neutros (mas que não são por estarem a dizer que o JJ tem uma protecção especial e publicarem cenas assim sempre na vespera do derby com as lagartixas) e zero em blogs dos corruptos.

      Eu explico o asterisco: há muitos rankings que nós nunca demos importância com razão, principalmente aqueles que diziam que o Riporting era o melhor disto ou daquilo. E eu gosto de ver o que este ranking me diz: que em termos de pontos para o ranking europeu, ninguém ganhou mais que o Benfica. É motivo de orgulho mas não é igual a sermos o melhor clube da europa. Tanto eu como tu trocávamos este primeiro lugar pelo 4º do Bayern Munich se tivessemos uma champions do nosso lado. Ou até com o do Atlético se tivessemos uma liga europa e uma final da champions. Até trocávamos com o estar sempre nas meias finais da champions e não ganhar nenhuma (embora isso também devesse valer um primeiro lugar). Embora reconheça que o caminho que temos para fazer é longo e isto é um excelente começo e motivo de orgulho.

      E não é desvalorizar e perceber que o Benfica tem mais pontos que os outros: isso já se sabia. Somos os melhores em Portugal, é verdade. Expliquei-me mal... devíamos ser os melhores em títulos e não somos porque os árbitros não nos deixam (o tal sabemos todos porque é... acho que estamos de acordo que o JJ devia ter 4 títulos de campeão nacional em 5 anos... e o 5º ainda entra em discussão porque o Vilas boas só ganhou vantagem graças aos árbitros - a única vez que a ganhou justamente foi no jogo lá - e passou a época quase toda à mesma distância até que nos expulsaram o Javi por chutar a bola para longe em Braga e nós desistimos da luta). Aí dou-te razão porque eu não me expliquei bem. Até porque, com outras condições em termos de arbitragem (na europa... e mesmo assim... olha que não sei... o jogo com o Marselha fora em 2010, a final da liga europa do ano passado, a eliminatória da champions contra o Chelsea) somos melhores que os corruptos (que nos roubam títulos). E aí concordo contigo: não temos mais campeonatos porque há quem os compre a torto e a direito (e eles bem começaram a tentar comprar este).

      Eu ia dizer que havia aqui anónimos que não sabem interpretar o que eu escrevo mas admito que por vezes me falha, ainda mais no trabalho quando tenho tempo limitado para escrever. Mas sei que este recado é para os jornais (incrivelmente este ranking não dá notícia nenhuma de destaque como davam aqueles que diziam que o Riporting era o melhor clube do mês x) e também para os talibãs que se dizem benfiquistas mas só sabem é criticar o JJ, quando ele é um dos grandes responsáveis por este primeiro lugar.

      Isto tudo para dizer o quê? Concordo com o teu post menos com a parte que me chamas de adepto dos corruptos. Quase me deu vómitos. No entanto também devo um pedido de desculpas por me ter explicado mal.

      Eliminar
    5. E segundo anónimo: que eu sabia só há um troza. E sim, estava só a dizer em comparação a Bayerns e Reais Madrids e tal, porque cá no burgo somos os maiores de longe. Mas é tão de longe que os outros só dizem mal e depois vão atrás de nós em tudo.

      Eliminar
  4. Então e a contabilidade de troféus? Não é para aqui chamada. E que tal fazer contas independentes para cada uma das competições? São parecidas e o nível é idêntico claramente!
    Parece que há para aí um clube português nos últimos 12 anos jogou 4(tantas) vezes na 2ª divisão europeia, 2 e ganhou 2 vezes. No mesmo período a instituição jogou na mesma 2ª divisão europeia 9(!!) vezes, ganhou...0 esteve na final o mesmo numero de vezes do tal clube duas. A talhe de foice a instituição disputou esta competição na 2ª vez que o tal clube ganhou mas ficou na meia final...eliminada por outra equipa portuguesa,pasme-se, em 2 jogos arbitrados por árbitros estrangeiros. Ah, já me esquecia o tal clube é o Futebol Clube do Porto. Diz lá que parte disto é lenga lenga e que parte é mentira.

    ResponderEliminar
  5. Em 5 anos, o melhor clube das competições europeias passou uma vez da fase de grupos da liga dos campeões.

    Excelente ranking.

    ResponderEliminar
  6. Os numeros, são uma invenção do carafo. Devem ter sido uma invenção Gloriosa.

    ResponderEliminar
  7. eu pergunto: alguém trocava o que sucedeu com o benfica nos últimos 5 anos na europa com o que o porto fez no mesmo período? ou perder duas finais é melhor que ganhar uma...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente pergunta. Uma vez que é preciso saber se haverá aí algum FDP que trocasse trabalhar e viver honestamente por andar a roubar para se sustentar em vez disso. Ou algum FDP que trocasse mulher e filhos por ir semanalmente às put@s do alterne ou mesmo da esquina em vez disso. E se os houver os fdp podem sempre virar a casaca e porem-se a caminho por essa estrada sempre em frente até à casa iluminada. Sinceramente acho que quanto mais rápido o fizerem melhor para eles próprios e para os outros do Benfica.

      Eliminar
    2. O segundo anónimo diz tudo.

      Se os porcos tivessem ganho de forma limpa, eu trocava... mas todos sabemos que não foi isso que aconteceu.

      Mas se é para escolher alguém para trocar, o Atlético Madrid é um exemplo melhor :P

      No entanto este ranking tem mais significado que o ranking não sei das quantas que dizia que o Sporting era o melhor neste mês ou naquele... e é um ranking que mostra, principalmente aos talibãs que dizem que o JJ na europa não faz nada, que o Benfica subiu muito de rendimento na europa nestes últimos anos.

      Além disso... o Benfica foi eliminado duas vezes com 10 pontos e graças a casos de arbitragem manhosos: há dois anos o Celtic teve um penalti inventado que deu a vitória no útimo jogo e só assim é que acabaram antes do Benfica e o ano passado ficou um penalty do tamanho do mundo para marcar na Luz (que, curiosamente, faria toda a diferença). Não estivemos assim tão mal na champions como fazem crer. É preciso ver contexto. Já os corruptos foram eliminados num grupo em que o segundo lugar fez o quê? 5 pontos? Isso é que é uma má champions. Fazer 10 pontos, ser eliminado por um jogo menos conseguido (e mal arbitrado) e um jogo de azar (o jogo na grécia merecia outra sorte) é algo que não pode ser qualificado de péssima prestação como alguns dizem.

      Eliminar
  8. Caro Benfiquista troza,
    Uma vez que lhe respondi de forma grosseira, venho aqui fazer mea-culpa. E também clarificar que não sou a pessoa que publicou o post. Apenas visitante e comentador habitual.
    De facto estou a ficar farto de mensagens subliminares de alguns andrades, poucos, que sabem escrever...e pensei que fosse mais uma...
    Já não utilizo "nickname", porque entendo que é exactamente o mesmo que um anónimo, se bem que através do tipo de escrita, quase podemos identificar o comentador.
    Após a explicação percebi onde queria chegar, mas mesmo assim considero que isso são tiros nos pés quando se comenta em espaços públicos.
    Em relação a comparações, na minha opinião, não devemos comparar nunca o nosso Benfica com um clube que utilizou as mais variadas formas para subverter a verdade desportiva. NUNCA!!! São realidades completamente distintas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol. Eu é que fiz o comentário à pressa... e eu muitas vezes uso as palavras erradas e ficamos assim. Digamos que a tua reacção é justificada pois o Benfica sofre ataques de todo o lado e principalmente de "dentro".

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!