quarta-feira, 2 de abril de 2014

Em defesa de Miguel Sousa Tavares

Francisco Sousa Tavares na tarde de 25 de Abril de 1974
no Largo do Carmo, em cima da guarita da GNR
 de megafone na mão apelando à multidão que 
cumprisse as ordens do capitão Salgueiro Maia.


Não gosto de Miguel Sousa Tavares, é daqueles meninos mimados, tão cheios de certezas, que nunca erram o chão quando cagam (isto falando bem e depressa). Mesmo quando concordo com ele - e nos assuntos ecológicos e alguns de cidadania costumo concordar - irrita-me o seu estilo.

Em relação ao Miguel Sousa Tavares, comentador desportivo então, é das criaturas que mais nojo me causa, não só pelas suas opiniões como adepto mas especialmente e usando um verso de sua mãe, "vemos, ouvimos e lemos não podemos ignorar", não ignorando o activista pela verdade e transparência na vida publica que ele é com o defender da coisa opaca que ele faz no futebol.

Dito isto e indo directo aos factos aqui fica a noticia:
"Alvo de um processo cível por parte do FC Porto, que pede uma indemnização de 1 milhão de euros, o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares já reagiu: “É claramente uma tentativa de intimidação”, disse ele ao jornal “i”, esta manhã.

Na origem do processo movido pela SAD portista está uma crónica publicada por Miguel no jornal “A Bola” sobre o negócio da transferência do jogador Ghilas do Moreirense para os “dragões”.

Nesse texto, o comentador pôs em causa a verdade contabilística da operação, referindo que não acreditava que o Moreirense tivesse recebido 3,7 milhões de euros por metade do passe de Ghilas.

Os dirigentes da SAD azul e branca não gostaram e avançaram com o processo, deixando Miguel Sousa Tavares, por sinal famoso adepto portista, particularmente furioso.

"Sinto uma facada nas costas. Há 15 anos que escrevo n'A Bola, nunca levei um processo, e agora é o meu clube que me faz isto. Mas não confundo o clube com as pessoas da SAD", disse o jornalista ao “i”.

"Deve ser o maior processo de indemnização que alguma vez deu entrada no tribunal de Lisboa, um milhão de euros. É claramente uma tentativa de intimidação. Até porque vou ter de pagar as custas do processo, que são uns milhares de euros à cabeça”, acrescentou.

Miguel promete dar tudo por tudo em sua defesa: “Tudo o que eu tiver em casa, desde fisgas até bazucas, eu vou usar, como é óbvio. Acho que o FC Porto se vai arrepender, por vários motivos, de ter posto o processo. Mas a decisão é deles", concluiu.

Miguel Sousa Tavares foi processado pelos andruptos por uma opinião no pasquim do Serpa ainda por cima o advogado é Gil Moreira dos Santos.

E é aqui que entra a minha costela de democrata e o meu dever cívico de defender o MST.

Parece-me surreal que quase 40 anos depois da imagem que encima este post, o filho do homem que teve um papel tão activo naquela celebre e decisiva tarde possa estar a ser processado pelo clube protegido do antigo regime, representado por um juiz do antigo Tribunal Plenário que em tão boa hora foi extinto na sequência daquela imagem e ainda por cima processado por um delito de opinião.

40 anos após o 25 de Abril, só a admissão desse processo por parte do tribunal de Lisboa é um crime histórico à memória daqueles que, naquele dia, lutaram para acabar precisamente com isto.

Sempre sonhei, metaforicamente falando, enviar MST para o Tarrafal na ponta de uma baioneta da revolução Benfiquista que libertaria o país do jugo andrupto  (ainda bem que era metaforicamente pois deve ser difícil nadar e segurar a baioneta ao mesmo tempo) no entanto, agora, ofereço-me para acompanhar MST na prisão onde este regime andrupto o quer colocar seja na Rua António Maria Cardoso, seja no Aljube, em Caxias, ou em Peniche pois abomino a censura... toda a censura!!!

12 comentários:

  1. Qd não há dinheiro, não há Tudólogos (palhaços)...

    Mas deve ser apenas um "aviso" a quem escreve nos jornais para não escreverem verdades similares...

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Alberto,
    Oferecer-se para acompanhar MST à prisão!!! Só se for mesmo para garantir que ele vai ficar lá.
    1 abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Acho hilariante que quem processe o MST pelas inverdades que ele ao longo dos anos disse na sua crónica seja o seu clube. Mais hilariante seria se desta vez fossem verdade e o tiro saísse pela culatra a mais uma tentativa pidesca de silenciamento.

    ResponderEliminar
  4. Loooooooooolll eu estou divertidíssimo, além de k este FDGP deste Tavares não merece o chão k pisa, este processo só visa intimidar os escribas, era lindo ver em tribunal o clube da fruta provar a venda de 50% do Ghilas por aquele valor, ahahhahahhahahhahahahhahahah k começe o julgamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, já que nesta história o que MST afirma, por uma vez na vida, é verdade. Ele já disse que vai levar para tribunal tudo o que tem em casa para se defender.
      Era interessante que os porcos da SAD fossem desmascarados por um dos adeptos mais porcos e fanáticos! LOL!
      A barraca está mesmo a abanar.

      Eliminar
  5. Eu pensava que as notícias de ontem terminavam ontem mas parece que continuam...abençoada semana que o Porto tem ainda dizem que o sistema tá mal de saúde continuam é dar cuidados paliativos e dos bons!

    ResponderEliminar
  6. Mas defender porquê?
    O Miguel visceral anti-benfica e o clube corrupto que ele venera estão bem um para o outro.

    ResponderEliminar
  7. A estratégia de qualquer regime ou Sistema corrupto é :

    1- SONEGAR a informação que possibilite o livre pensar. A “Sporka TB” tem aqui um papel essencial ao eliminar sistematicamente os vídeos que possibilitam a observação de factos que coloquem em causa o clube do Sistema. Ex. Vidé o caso Quaresma.

    2- MANIPULAR a informação de modo a dar aos “burros” seguidores a palha que querem comer. Serviçais espalhados pelos “mérdias” vão elogiando os feitos heroicos de qualquer Kim Sung da Cedofeita


    3- ELIMINAR qualquer opositor, sejam eles de regimes concorrentes ou mesmo do mesmo regime. Aqui o Bimbo da Bosta coloca processos atrás de processos de modo a atemorizar quem queira escrever contra o Sistema ou tenha uma qualquer opinião contrária.

    4- ATEMORIZAR os opositores através de uma brigada de choque: Guarda Abel, Supercabrões, etc. cumprem zelosamente essa função de atemorizar jornalistas,

    5- DISPERSAR apoiantes pelos órgãos de decisão, neste caso FPF, CD, Liga e árbitros.

    MST, mesmo sendo do mesmo clube ousou colocar em causa o Kim Sung da Cedofeita e servirá de exemplo para que nos tempos difíceis que se adivinham se mantenha os escribas do regime sob controlo.

    Se tenho pena dele?

    Não tenho nenhuma pena porque todo o bicho de pena leva com o dedo na peida, pato, peru, galinha….e a quem tenha pena pode-lhe acontecer o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Para ver o que vale o MST, basta ver este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RlWI8t7JY6Y (a partir do minuto 7:40), quando falam sobre escutas telefónicas.

    Para este merdas, escutas telefónicas não deviam chegar ao domínio público, MAS JÁ QUE SE CONHECEM NÃO PODEM SER IGNORADAS!

    Que diferença quando o tema é o Futebol Corrupto do Porto.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bem visto!
      é um adorador de corruptos e adoro vê-los em festins canibais!

      Eliminar
  9. Sinceramente Carlos,não gastes o teu latim a defender quem se está pouco a borrifar para ti. A este e ao outro nojento do rui porqueira só desejo o mesmo que eles desejam ao Benfica. Tem juízo!

    ResponderEliminar
  10. Só um benfiquista pode falar (escrever) assim, e defendendo o ideal de liberdade de expressão para com um ser que demonstra um desprezo, ódio e desconhecimento sobre o Benfica! Cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!