domingo, 4 de agosto de 2013

A Guerra Civil do Benfica, capitulo I


Quando em 1 de Julho de 1979 a Assembleia Geral do Benfica decide que a partir da época seguinte 1980/81 o Glorioso abriria a sua equipa de futebol a estrangeiros abriu-se um perigosa clivagem entre quem votou a favor e contra. Eram os primeiros tempos pós-PREC, os ânimos andavam exacerbados e as ideologias eram definitivas.

Quando em 24 de Maio de 1981 o Benfica se sagrou campeão, após três anos de jejum, com Jorge Gomes e César na equipa, parecia que o problema estaria resolvido mas as imagens da carga policial que Mário Soares mandou dar nos alegres adeptos do Benfica que invadiam o campo para festejar o título, fizeram despoletar a Guerra Civil do Benfica.

Apesar de ser alheio a essa carga policial o Presidente Ferreira Queimado, primeiro responsável pela alteração dos estatutos para a inclusão de estrangeiros, foi acusado de não ter defendido os adeptos do Benfica na ocasião, abrindo essa discussão lugar à sua derrota para Fernando Martins nas eleições que se seguiram.

Começou assim a Guerra Civil do Benfica, onde quem perde as eleições logo trata de se entrincheirar e partir para a guerrilha até ganharem e aí, trocam de posições e passa quem estava no poder para as trincheiras.

O primeiro mártir a cair em combate foi portanto Joaquim Ferreira Queimado



A pergunta que na altura se fazia era: se o facto de Fernando Martins ser, já então, um grande amigo de Mário Soares não terá influenciado nada, naquele dia 24 de Maio? -  E foi assim que começaram as conspirações e pseudo conspirações associadas a esta Guerra Civil. 

Tudo isto resulta da memória deste que vos escreve e que participou em inúmeras batalhas desta Guerra Civil, curiosamente de ambos os lados das trincheiras, qual soldado manipulado pelos poderes ocultos que nos usam como marionetas.



15 comentários:

  1. Ver o estádio da Luz nos anos 80 e os pavilhões nos anos 90, completamente cheios, atolhados de gente, respirando benfiquismo por todo o lado, e ver a actualidade, é penoso...

    Os adeptos dizem ser os maiores e os melhores do mundo, e depois vemos o Rangers na 3ª divisão a ter mais gente no estádio do que nós.

    As pessoas andam fartas. Não é os estrangeiros o problema. O problema é muito mais fundo do que isso.

    Começa por uma coisa muito simples: É os anti-Vieira andarem sempre a dizer mal do homem, e na hora "h", naquela fracção de segundo que antecede a colocação da cruzinha, acabam por votar nele, porque no meio de tantos sócios, não há alternativas melhores.

    A doença do Benfiquismo começa aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um comentário com o qual concordo plenamente. Têm sido demasiadas coisas a contribuir para a minha insatisfação para com a maneira como o SLB tem sido gerido...mas depois também só aparecem Brunos Carvalho como alternativa :(

      FC

      Eliminar
    2. Concordo, mas é de referir duas coisas. Primeiro os preços na altura não são de todo comparáveis com os praticados hoje. Em segundo lugar, o vieira com a revisão de estatutos os que se podem candidatar a sócios têm, salvo erro, de ter 25 anos de sócio. Isto exclui possíveis candidatos. Por exemplo, torna-se muito difícil poder haver um caso do género de bruno carvalho do sporting no benfica.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
  2. Tens razão Carlos, mas o problema está na idiossincrasia do português. Não há nada que possamos
    fazer. O português tem o republicanismo no sangue, é um eterno insatisfeito. É uma doença.

    O português quer chupeta, o portuga sem chucha não é ninguém. E a chucha são as vitórias. Sem vitórias ficam insatisfeitos, começam a berrar e ninguém os cala! Não ouvem ninguém nem deixam as pessoas trabalhar em paz!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah grande manel otario,doente es tu!As pessoas teem andado a trabalhar em paz A 12 anos.

      Eliminar
  3. desta vez concordo plenamente contigo não só quanto ao tema como sobretudo ao momento em que essa guerra civil começou, alias no post anterior o que temos é a visão de um lado da trincheira dos componentes do outro lado da trincheira.
    e ai de quem está na terra de ninguém e apelidado ao mesmo tempo de abutre e seguidista em casa em que não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
    Para mais de qualquer um dos lados das barricadas existe outro tipo de benfiquistas aquele para quem bons jogadores são aqueles que jogam noutros clubes e se jogarem nos nossos rivais ainda melhores jogadores são e todos os que são nossos são uma boa mer**, mas se porventura um desses maravilhosos craques acabar por um dia vir para o nosso clube no preciso momento em que faz o primeiro jogo e toca na bola passa imediatamente a ser a maior mer** que já alguma vez existiu.

    ResponderEliminar
  4. Acredito que os adeptos do Benfica são de facto diferentes. O problema é quando assistimos a merdas inexplicáveis no nosso clube. Apoiar gente que nos roubou e continua a roubar, comprar e manter no plantel jogadores sem qualidade nenhuma, manter um treinador que é amigo pessoal do nosso maior inimigo e que o assume sem nenhum pejo. E querem que os adeptos apoiem? O Jorge Jesus? Um gajo que é lagarto e que é amigo pessoal do PdC, que não o afronta apesar do último gozar com ele e o Benfica? Já imaginaram se o JJ estivesse boa corruptos a merda que não diria de nós? Quantas referências a playstation e o caralho ele dizia? Farto deste Benfica de JJ!

    ResponderEliminar
  5. A prova de que a Guerra Civil cega as pessoas e a seguinte:

    O post retrata uma situação entre 1979 e 1981 e vocês só se lembram do Vieira?

    Calma... que antes do Vieira há outros episódios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é tão bom (ou melhor) que o próprio post!!!

      Eliminar
  6. Esta série promete, vou ficar atento aos próximos capítulos.
    Lembro-me melhor do período pós João Santos. AG quentes as de Jorge de Brito, Damásio, Vale e Azevedo. Campanhas eleitorais e Eleições também bastante quentes. E claro, como resultado muito entrincheiramento... Veremos o que sai daí.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Carlos,
    esta tua iniciativa é BRILHANTE!!!

    ResponderEliminar
  8. Parabens Carlos,muitos dos que escrevem nos blogues benfiquistas desconhecem as varias revolucoes que nos passamos.Tenho 54 anos comecei a ir com meu ainda vivo PAI aos 2 anos ver o nosso glorioso por todo o pais,nas grandes festas de campeao.Saiamos de casa de manha aos domingos e voltavamos a noite depois do jogo de voleibol ou hoquei ou basquete ou ate tenis de mesa, que havia depois dos nossos jogos na velha catedral.Hoje tudo e diferente, umas coisas para melhor outras para pior mas emfim e o que temos.Saudacoes benfiquistas e um grande abraco

    ResponderEliminar
  9. Quem estava no poder nessa altura era a AD (psd+cds) é completamente errado de dizer que foi Mário Soares o responsável.

    Documento de 81 do Diário da Republica a partir da pagina 10 debate-se os acontecimentos no estádio da Luz. Dois deputados, um do PCP e outro do PS, questionam a bancada dos partidos do governo e metem em causa a versão oficial do governo e a carga policial.

    http://debates.parlamento.pt:9091/dar_imagens/l02/sl1/n084/s1l2sl1n84.pdf

    ResponderEliminar
  10. O debate parlamentar que teve lugar depois dos acontecimentos no nosso estádio com um pedido de inquérito.

    para a historia:

    http://debates.parlamento.pt:9091/dar_imagens/l02/sl1/n070/s1l2sl1n70.pdf

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!