terça-feira, 27 de agosto de 2013

A confissão de Calheiros



Recebemos um email de um arbitro da associação de Viana do Castelo que, sendo simpatizante do nosso clube, mas essencialmente uma pessoa séria, nos relata, revoltado, um episódio aviltante:

Olá amigo, 
Começo-me a apresentar como um árbitro da associação de futebol de Viana do Castelo e simpatizante do Benfica. Por isso, não quero que o que se passou recentemente fique em claro, como muitas outras situações já passaram. Como o nome da cidade já te deve inspirar alguma coisa (em termos de futebol e de arbitragem) esta é a cidade do famoso José Carlos Amorim Calheiros (mais conhecido na TAP por José Amorim) árbitro durante os saudosos anos 90.  
Mas para te dizer o que se passou, aquilo que não deves saber é que actualmente ele é VICE-PRESIDENTE da Associação de Futebol de Viana do Castelo desde 1997 (ano em que deixou a arbitragem), instituição de utilidade pública, e segundo ele, com as funções de servir de 'ponte' entre o conselho de arbitragem da dita associação e o seu presidente. Sim, já sei o que estás a pensar: se o Martins dos Santos sem cargos deste género por si só já fez o que fez recentemente (corrupto uma vez, corrupto para sempre), agora imaginemos o que o nosso estimado José Amorim faz ao abrigo daquelas funções. 
Ora, recentemente o presidente do conselho de arbitragem desta associação, de seu nome José Costa Valente (apelido que também inspira muita coisa), tio de Pedro Valente, árbitro da fpf que chegou a ser acusado de 2 crimes de corrupção no processo "Apito Dourado", convocou um plenário, uma espécie de reunião, com os seus árbitros dos quais eu faço parte, para entre outras coisas, limpar a sua imagem de situações recentes (compadrios, classificações de árbitros suspeitas, e outras situações pouco transparentes) e levou consigo o seu aliado nº1, o que na prática é o que o mantém no cargo, e quem é ele? CARLOS CALHEIROS! Este falou aproximadamente 2,5 horas e aquele falou 2 horas (!). Entre muitas coisas, entre as coisas banalidades, o Sr. José Amorim (como aparecia na factura) teve o descaramento de falar na sua prodigiosa carreira (provocou um sorriso em todos os presentes), mas excedeu-se. E porquê? Porque, num tom de indiferença e quase gozo, confessou a seu clubismo, a sua tendência para o FC PORTO, lamentando-se dos jogos em que com ele o dito clube não conseguiu ganhar. Perante isto, houve um árbitro das filas da frente que disse algo, num tom digamos meio a sério meio a brincar, que provocou o seguinte diálogo entre eles: 
- Então que inventasse um penalti!
- EU INVENTAR, INVENTAVA mas a bola às vezes não entrava! (Calheiros) 
Pois, para bom entendedor meia palavra basta e caso para dizer também que pela boca morre o peixe e relembre-se que às vezes a bola entrava mesmo (o 3-3 nas antas, por exemplo) É que se em 1995 o Ministério Público arquivou o caso das 'viagens' porque alegadamente não conseguiu provar que o pagamento por parte do porto teve como contrapartida favores ilícitos, a verdade chegou tarde, mas chegou, foi dita publicamente por Calheiros que admitiu que beneficiava o porto deliberadamente para ter no final da época esse prémio generoso (uma viagem para si e para a sua família no valor de 760 contos). Para que fique claro, tais palavras foram proferidas no passado dia 12 de Agosto de 2013, entre as 20h30 e as 23h por José Carlos Amorim Calheiros no auditório da sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para uma plateia de aproximadamente 30 árbitros, após aquele ter chegado, diga-se ainda, num majestoso JAGUAR que é seu, mesmo sendo funcionário público (trabalha no hospital público de Viana do Castelo). 

 Obrigado a este árbitro por nos ter contado este episódio. 

Pena que continuemos, institucionalmente, a 'não comentar arbitragens'.










P.S. Já está disponível novo post do blogue Jogas ou ficas a ver? com as odds para a pré-eliminatória da Champions



26 comentários:

  1. Porra e o mais me impressiona é que é tão fácil adquirir essas informações e mesmo assim não são usadas.

    obrigado por seriedade desse árbitro que não vai ter uma grande carreira, mas ao menos é sério, que hoje em dia é raro.

    ResponderEliminar
  2. O pior de tudo e que tudo continua na mesma nada mudou !!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Foda-se Portugal, cada vez mais me mete nojo, é só labregos deste tipo, corruptos, aldrabões, gente sem escrúpulos, e depois não há qualquer tipo de justiça, nada... mais valia queimar esta merda toda de vez...

    ResponderEliminar
  4. o que custa neste País de Juizes Totós e avençados é a impunidade com que se cometem os crimes e se vangloriam das façanhas...vale tudo...

    ResponderEliminar
  5. Bem, isto já é conhecido de todos, o que nós benfiqustas temos de fazer é DIVULGAR e ESPALHAR esta mensagem por tudo o que é sítio, blogues, jornais em Portugal e no estrangeiro.
    E é isso mesmo que eu irei fazer. Isto tem de chegar a todo o lado.

    O Benfica nada pode fazer. A única coisa que pode fazer é publicar isto no site do clube, no jornal e revista do clube e talvez num programa da BTV haja alguém que pegue nisto e o divulgue.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pah esqueceste te de referir que todos os árbitros irradiados em Portugal foi por beneficiarem o slb. Que pequeno pormenor. O porto é corrupto pk supoem se que isto e aquilo e repete se vezes sem conta.. Os factos que estao gravados no futebol português e jamais serão apagados sao benefícios ao slb.. Jogo do título porto benfica o árbitro reinaldo silva da um penalti ao slb, fora da area a uns 2/3 metros. O árbitro da penalti e o slb embala para campeão. Nos dias seguintes o árbitro e irradiado pk percebeu se o motivo do penalti oferecido.. Recebeu um automóvel do presidente do Benfica. Queres maior escândalo? Ym título roubado! Mas ainda tens mais irradiacoes, calabote e almeida. A história não mente! Digo verdadeira história, não contos como a Fatura Calheiros que foi forjada por uma senhora funcionaria odete, da cosmos, depois de 500 contos recebidos

      Eliminar
    2. Acreditas mesmo nisso, ou apenas bebeste demais?

      Olha, vai divertir-te a ouvir as escutas no Youtube.

      Eliminar
    3. Acreditas mesmo nisso? Estou te a falar de factos marcados na história do futebol português. Inocêncio calabote fez o que fez num jogo decisivo para o título a favor do Benfica e por isso foi irradiado. Inácio de Almeida foi suspenso e nunca mais apitou após um roubo frente ao Sporting. Os leões não podiam ser campeões mas o Benfica não podia perder para não ser apanhado pelo FCP. Reinaldo Silva deu o penalti ao Benfica num jogo das antas que os embalou para a vitória.. Agora vê o que Reinaldo, calabote e Inácio fizeram no jogo e o peso desses .jogos e vê o que Jacinto paixão e Augusto Duarte não fizeram. E o peso que os jogos do Porto não tiveram. Zero de benefícios nesses jogos. Quanto às escutas, acho que sabes mt Bem pk o porto as tem e o teu clube não. Quem não escolheu árbitro algum '' se te defender mais meter outro estas há vontade '' foi colocado no processo, quem escolheu o gatuno do João Ferreira nas mesmas condições não o foi.. Mas podes ouvir as escutas há vontade, a justiça também as ouviu e o porto não teve problema nenhum. Quanto há parte de beber não sou o Vilarinho amigo! Nem casos de doping. Peço desculpa pela demora, raramente uso este email.

      Eliminar
  6. O Benfica está confuso. Num país cujo campeonato é decidido pelos árbitros o nosso Presidente diz que não comenta arbitragens...

    ResponderEliminar
  7. "pode ser atestada por várias pessoas"
    O problema é essas pessoas chagarem-se à frente e atestar o que quer que seja.
    Mas de resto mais do mesmo, puta que pariu.

    P.S. - Oh DeVante e tu queres o que, rapaz?
    O presidente tem responsabilidade institucional no BENFICA. Não pode, por que o seu nome não é Pinto da Costa, vir para a praça publica criticar os árbitros. Ou não pensas que o BENFICA seria severamente punido se o LFV abrisse a boa?
    Bem sei que seriam punições monetárias, mas de grão a grão...

    ResponderEliminar
  8. Então que se criassem outras "infraestruturas" que o fizesse. Sem fazer nada já vimos qual é o resultado. Ah, e mais, o Benfica tem vários "pelouros" e vários administradores, que fizessem mais, ao mesmo tempo. Não tem de ser um de cada vez.
    Se eles atacam em todas as frentes, ao mesmo tempo e em força, nós também devíamos ser competentes para nos defendermos em todas as frentes.
    Estamos todos focados no Oliveiredo. Sim, e os árbitros? E a imprensa? E os clubes submissos?

    Agora indo à tua questão, aquilo que eu quero. quero um Benfica que não se atemoriza. Quero um Benfica defendido de cima a baixo, não apenas pelos adeptos. Se o Presidente não fala por medo de castigos e multas, que receba aulas de ironias ou de sinónimos, mas tem de dizer algo, tem de mostrar a nossa indignação, aliás, tem de personificar a nossa indignação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DeVante, JFK disse uma vez "My fellow Americans, ask not what your country can do for you, ask what you can do for your country."

      Tu já fizeste tudo o que podias pelo BENFICA?
      Tu já te perguntas-te a ti mesmo o que o que é que um porco de pai desconhecido faria se o a agremiação corrupta fosse roubada como é o BENFICA?

      Os que o fazem alguma coisa são logo identificados e arrecadados como foi o que atacou o fiscal de linha num BENFICA vs Porto salvo erro.
      E a meu ver muito bem pois eu ainda sou dos que pensa que os nossos valores se levantam mais alto que os dos outros. Prefiro 100000000000x perder com honradez que ganhar corruptamente.

      O que tu pedes é que LFV seja igual ao peido da bosta, Eu não, quero isso no BENFICA. Mas se para ti para ganhar vale tudo fica a vontade e faz o que o macaco faria se o clube corrupto fosse prejudicado semana sim semana sim.
      Talvez se tu e mais alguns o fizerem o BENFICA seja campeão 6x seguidas.

      Eliminar
    2. Concordo com o DeVante

      Eliminar
    3. Incrível.... a confirmarem-se essas declarações do sr. Calheiros.... Só neste País desportivo isso pode passar impune!

      Eliminar
    4. Mas quem te disse que quero ganhar com corrupção? Eu usei a palavra "defender" e disse que o Presidente tem de "personificar a nossa indignação". Onde viste no meu comentário alguma coisa que te induza à corrupção?
      Por mais que façamo e espernearmos, se a direcção não diz nada e apoia os corruptos, a coisa continuará na mesma. Custa reconhecer isso?
      Eu não quero ganhar com corrupção, mas também já estou farto de ser vítima de corrupção.
      Se reconhecer isto é defender a corrupção, que safoda então...

      Eliminar
  9. Isto é o diz que disse.
    Acredito que seja verdade, mas não há como o demonstrar.
    Benfiquistas que tenham que conviver com gente dessa deviam ir munidos de um gravador no bolso para ir gravando estas alarvidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que seja verdade? Mas tens duvidas? E como é que se pode provar? Achas que o tempo pode voltar para trás e nós podíamos observar o Calheiros a falar com os corruptores a combinar as tramóias e a receber o dinheiro?

      As provas são estas, declarações públicas feitas pelos próprios. Que mais é necessário?
      Porra, se há adeptos que nem com isto acreditam, o que é necessário fazer para acreditarem? Fazer-lhes uma lobotomia? Se calhar muitos deles até ficavam em melhor estado mental.


      Eliminar
    2. Aprende a ler Manel.

      Eu acredito nisto e em muito mais.

      Mas se o Benfica se mete a dizer que um seu anónimo adepto ouviu dizer não sei o quê, é ridicularizado publicamente, e não se safa de um processo em tribunal por difamação, que de certeza vai perder.

      Queres encher ainda mais o cu do Calheiros de dinheiro?

      Eliminar
  10. Enormerrimo Carlos Alberto, Companheiro,

    Espero que ja' tenhas remetido esta informacao para o Nosso Clube/SAD, tal como espero que saibas que deves remeter toda esta informacao para a Procuradoria Geral da Republica.

    Obrigado por divulgares aqui no BENFILIADO.

    Viva o BENFILIADO!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  11. a impunidade é tanta ke o corrupto do arbitro se da ao luxo de falar em publico e gozar com a situaçao!!!

    ResponderEliminar
  12. Quem conhece bem este senhor, pode igualmente testemunhar em sua casa a sua colecção de dragões de ouro...deve ter feito encomendas na altura pelo Circulo de Leitores.

    ResponderEliminar
  13. Os pedófilos a quem o Luisão chama de FILHOS DA PUTA andam bravos!!!

    ResponderEliminar
  14. Primo do Dantas da Cunha27 de agosto de 2013 às 17:05

    Isto não vos faz recordar nada ?

    "A OLIVEDESPORTOS comprou as 20 mil acções da agência de viagens Cosmos que pertenciam a António Laranjeira, presidente do conselho de administração da empresa. Essas acções correspondem a metade do capital social da Cosmos. Joaquim Oliveira, patrão da Olivesdesportos, possuía já os outros 50 por cento das acções, sendo hoje, portanto, o verdadeiro dono de uma agência que teve alguns momentos conturbados, nomeadamente em 1997, onze anos depois da sua constituição.

    «Deixei a Cosmos, que eu próprio criei, por incompatibilidade com o meu sócio, devido a termos vindo de sítios diferentes, termos práticas de vida diferentes e objectivos diferentes», explica António Laranjeira, sem especificar o alcance dessas referidas diferenças.

    «Tudo isso somado - continua - torna irreconciliável qualquer gestão».

    Joaquim Oliveira entrou para a empresa nos primeiros anos da década de 90. Segundo o ex-presidente da Cosmos, as divergências datam praticamente do início da relação comercial que entre ambos se estabeleceu.

    «O principal capital de uma agência de viagens, que vende um produto não tangível, é a sua credibilidade», refere António Laranjeira.

    Segundo ele, os ataques movidos principalmente em 1997 contra a Olivedesportos «por alguma comunicação social» tiveram um efeito negativo na facturação da agência. «Num ano em que todos os agentes subiram as suas vendas, a Cosmos facturou menos cem mil contos do que no ano anterior. Isto está escrito no Relatório de Contas», salienta.

    Laranjeira recusa-se a classificar como «justas ou injustas» as referidas «guerras» à Olivedesportos, mas não hesita em afirmar: «Tiveram um reflexo negativo na Cosmos, isso é inegável».

    A agência - que tinha na sua administração Adelino Caldeira (considerado próximo de Joaquim Oliveira) e da qual já desde há algum tempo o filho do patrão da Olivedesportos, Rolando Oliveira, é presidente do Conselho Fiscal - mantém em carteira os contratos com a Federação Portuguesa de Futebol e o FC Porto. É ainda responsável pela deslocação das equipas do continente às regiões autónomas.

    A ligação mais directa da Cosmos ao mundo do futebol provocou as mais diferentes controvérsias, tendo sido mesmo acusada por alguns jornais, em tempos, de ter sido favorecida no contrato com a Federação.

    Esse facto deu origem a um processo em tribunal, no ano passado, tendo sido condenado o director do jornal «Record», que, entretanto, recorreu para o Supremo.

    Mas 1997 ficou como um ano negro para a Cosmos. Não apenas os resultados líquidos não subiram - como apontavam as previsões das empresas de consultadoria comercial que falavam de um aumento de 1,45 milhões de contos, estimados em 96, para 1,5 em 97 - como, segundo António Laranjeira, a facturação foi substancialmente inferior em relação ao ano anterior.

    A revelação do caso do árbitro Francisco Calheiros, trazida a lume pela SIC e envolvendo o nome da Cosmos, contribuiu para que a imagem da empresa fosse beliscada nesse ano.

    «A honorabilidade de uma agência tem de ter correspondência na confiança dos clientes». Esta, segundo o ex-administrador, ter-se-á perdido.

    Joaquim Oliveira, que já detém todos os direitos da publicidade estática na esmagadora maioria dos estádios portugueses e o negócio do futebol na televisão, além da propriedade do jornal «O Jogo», fica agora também com a agência de viagens que mais ligações tem com o mundo do futebol."

    ResponderEliminar
  15. Estes tipos são excelentes resíduos sólidos, e ótimos fertilizantes, depois de transformados.....

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!