segunda-feira, 8 de junho de 2015

Os caminhos de Vieira


A resposta a este desafio fará de Vieira um perdedor ou... o maior presidente de sempre do Benfica.

Um site onde encontra autênticas pechinchas. 

Luís Filipe Vieira tem à sua frente uma miríade de caminhos para o futuro, uns com acesso ao Olimpo outros com entrada directa no Inferno. Se chegar ao TRI, Vieira entrará na galeria dos intocáveis daqueles que resistiram à primeira grande sangria provocada pelos dinheiros sonegados ao povo pela aristocracia lagarta. Se chegar ao TRI, Vieira honra Cosme Damião e coloca-se na posição daqueles que se vão da lei da morte libertando como cantava o poeta. 

Por outro lado, se não ganharmos o TRI, Vieira será aquele presidente que tendo a hegemonia na mão a desbaratou... de novo. A sua presidência ficará marcada por só ter ganho campeonatos a treinadores fracassados, Couceiro, Jesualdo, Paulo Fonseca e Flopetegui, treinadores que nunca ganharam nada em mais parte nenhuma. 

Em 25 de Maio, ainda antes da conquista da Taça da Liga escrevemos, neste blogue, um artigo onde criticávamos a mudança de paradigma que iria lagartizar o Benfica com aquela conversa da treta da formação e da contensão de custos, isto num clube que vem ganhando dinheiro em cima de títulos.

Jorge Jesus percebeu isso e entre o ficar num Benfica transformado em Sporting ou ir para o lado norte da segunda circular, mandar às malvas as apostas na formação e tentar transformar a lagartada num Benfica, ganhador no campo e na tesouraria, preferiu a segunda opção.

Vieira tem de escolher o caminho. Ou reserva já aquele bocadinho de trecho da Av. Lusíada para a futura Av. Luís Filipe Vieira ou dará o seu lugar a um populista qualquer que dará cabo do Benfica. 

Poderá escolher um 'compagnon de route' para treinador com o aplauso unânime dos comentadores televisivos - que como todos sabemos só querem o nosso bem - e até de gajos sombrios de blogues anti-Vieira e iremos chegar ao final da época com uma média de idades inferior à lagartada, com um uso de jogadores portugueses de fazer inveja a um qualquer Arouca mas em terceiro lugar, na melhor da hipóteses, com uma quebra brutal de receitas e com os jovenzinhos agora muito utilizados a não valerem 10 reis de mel coado quando comparado com os milhões que valiam os não utilizados da equipa maravilha.

Poderá escolher esse mesmo 'compagnon de route' para treinador acreditando que ele consegue, um dia, pôr uma equipa a jogar futebol bonito e aí esqueçam lá os rapazes da formação que, tirando o Guedes mais nenhum irá calçar. No final seremos TRI, alguns leitores virão aqui lembrar o quanto imbecil afinal eu sou e ficaremos todos felizes, tendo o Benfica poupado uns milhões no salário da equipa técnica e a lagartada a vender bifanas a 400€ para pagar ao treinador derrotado.

Poderá o Presidente resistir à sua tendência de escolher amigos para lugares chaves e ir buscar um treinador com nome feito no futebol Mundial, um novo Trapattoni ainda que se chame Ancelotti ou um novo Heynckes ainda que se chame Klopp. Isto seria um risco por não conhecerem o futebol português com todos os seus truques para além de serem ainda mais caros que o Jorge Fernando.

Poderá Vieira escolher alguém da Velha Guarda Benfiquista, um Toni, o Príncipe da Persia, um Manuel José, o Faroo do Egipto,  alguém desse calibre que, com aquela equipa e com a mística talvez lá chegasse.

Poderá ainda a direcção escolher aqueles que seriam os pesadelos dos nossos rivais, os técnicos que ganharam títulos ao agora treinador lagarto, o rapaz dos .ppt que está a ganhar fortunas na Russia ou o bitinho, treinador que em tempo motivou um puxão de orelhas de Vieira a Jesus dizendo que ele era um grande treinador. Em qualquer dos casos antes de anunciar o treinador Vieira deveria encher os armazéns da Luz com uma grande quantidade de Omeprazol para distribuir gratuitamente por sócios e adeptos. Para mim quero 3 caixas... deve ser suficiente.

Poderá Vieira ir buscar um Benfiquista com experiência que tenha treinado a lagartada e aí saltam os nomes de Paulo Bento ou Peseiro. Com o primeiro teríamos muita disciplina e pouco futebol e com o segundo muito futebol e pouca disciplina. Dentro desta linha poderá também ir buscar o Queiroz e dizer que contratou um ex-técnico do Real de Madrid.

Por fim poderá Vieira escolher entre os dois últimos treinadores da lagartada que, apesar de terem sido vitimas de 'bulling' por parte do presidente lunático, conseguiram o melhor futebol que Alvalade viu depois de Peseiro. Leonardo Jardim e Marco Silva seriam escolhas naturais e diria fortes, sendo que o primeiro é demasiado caro e vive no pais onde circulam mais Ferraris e modelos por metro quadrado por isso restava o Marco Silva. Tinha ainda a vantagem de ter o apoio dos sócios e adeptos o que não sendo determinante ajudava a manter o #colinho.

Haverão outros caminhos mas aposto que Vieira vai escolher um destes e jogar aí o seu futuro e o futuro de todos nós como irmandade Benfiquista. 

Que faça a escolha correcta.

 
 

Faça novas amizades, divirta-se ou apaixone-se

18 comentários:

  1. Terá de ser castigado nas urnas, só isso! Ou ganhar vergonha e não se recandidatar! Se ganhar, sublinho a ideia do post, entra no panteão dos maiores de sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te disseram alguma vez que és um asno à procura de mangedoura?

      Eliminar
    2. Este Red Army é dos gajos mais estúpidos que escreve, ao nível de alguns ventos e sombras. Devem ser todos da mesma família!

      Eliminar
  2. Não sou um defensor do LFV, mas não é por esta época que se avizinha que o irá transformar num perdedor ou num ganhador. Se o Benfica, tal como aparentam as contas do clube, continuar no caminho da sustentabilidade, pouco me importa se não fazemos o tri, porque mais à frente o iremos fazer.

    Mais uma nota, o Jurgen Klopp era um risco porque não conhece o campeonato português?? O Klopp será um sonho impossível, mas sem dúvida que para mim seria o melhor para nós. Pouco importa se não conhece o campeonato português, porque quando se trabalha com qualidade, os resultados aparecem, o futebol é atractivo e cresce-se a nível nacional e internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível que um mero treinador de futebol, que nos deu titulos mas tb os perdeu sem HONRA NEM GLORIA possa por em causa tudo aquilo que nos ultimos anos tem sido feito na GLORIOSO em todas as modalidades???? Quero lá saber do "traidor"... que se ajoelhe muitas vezes, principalmente do Estadio do Sport Lisboa E Benfica.
      Tanto negativismo... tanta descrença antes de tempo... em vez de dar força ao vosso clube estao a fazer o trabalho dos lagartedo e corruptos...é o chamado "BOTA A BAIXO" a tudo e a todos...
      Venho muitas vezes a este blog...sei que a minha opiniao não interessa, principalmente vindo de uma mulher, mas ultimamente tenho ficado desiludida...paciencia é a minha opiniao|!|!!!

      Eliminar
    2. rosario negrao: A sua opinião não interessa, mas daquelas que eu li incluindo o post, é a única que se aproveita,

      Eliminar
  3. Um artigo de merda. Se não for isto, será aquilo, se não for aquilo será aqueloutro e assim por diante.
    Foda-se! Que paranóia do caralho!

    ResponderEliminar
  4. E sem duvidas o melhor presidente de sempre do Benfica, mas também tem cometido muitos erros e alguns muito infantis, como os deste ano e dos Anos que Jorge Jesus foi o treinador como fosse o dono do clube, se gastou Rios de euros , com muitas contratacoes falhado e ridículo assim gastando os euros para mortizar o passivo e muito jovens ter ficado no plantel principal, como os que estão no Valência e nao so

    ResponderEliminar
  5. Que grande postadela Carlos. Venha lá o Marco Silva para sentir o colinho de todos os Benfiquistas e mudar aquele ar carrancudo para um alegre

    ResponderEliminar
  6. Concordo em parte, Vieira pode ficar na história por muito boas ou muito más razões. Mas da lista de treinadores, e tirando os impossivelmente inacessíveis Klopp e Ancelloti - que considero um senhor pela sua postura - os outros são risíveis.
    Peseiro??????? Mais valia ter Chalana e a suas "garras de ganhar"
    Jardim?????? Ainda hoje não percebo como alguém o acha bom treinador
    Marco Silva????? Pode vir a ser um bom treinador, mas neste momento é bom para o estoril, nada mais.
    Ter deixado sair o Judas foi burrice por existir uma estrutura montada e que funcionava, mas se ele queria dinheiro, se calhar até foi boa a saída.
    Não acho que Rui Vitória tenha capacidade para treinar o BENFICA e potenciar jogadores como Judas tinha, mas resta-nos esperar para ver no que isto dá.
    Uma coisa é certa : BENFICA SEMPRE!!!!!

    ResponderEliminar
  7. E o traidor Paulo Sousa?

    ResponderEliminar
  8. É verdade que Klopp é sonho impossível mas seria escolha acertada...Trapattoni não conhecia o futebol português mas tinha soube lidar com isso...mais manhoso que todas as manhas do nosso futebol.
    Julgo que ninguém tem dúvidas que Marco Silva deveria ser a escolha óbvia. Isto não basta ganhar o tri...é preciso manter e trabalhar uma nova equipa/nova estrutura. FCP deixou-se embebedar pelo tri e com sucessivo desinvestimento está onde se vê....
    Não vai ser fácil, mas tenho a certeza que Marco Silva daria o ascendente psicológico essencial para vencermos.
    Espero que Vieira escolha bem e que ouça o povo. Saiu-lhe o euro-milhões uma vez com a renovação do JPinheiro após aquela época negra...duas vezes, era demais.
    Rui vitória é bom treinador, não há dúvida. O sucesso também passará muito pela qualidade da matéria prima que lhe meterem nas mãos. Veja-se o que fez o FCP com Paulo Fonseca - Licás, Josué Cuspideria, etc...Não há milagres...
    A nação está demasiado calma...o povo aí de Lisboa deveria estar à porta, a pressionar pelo Marco Silva. Tal e qual no Verão Quente com o JVP.
    Marco Silva será um ele unificador e agredador para a nova época. A isso, soma-se a competência, o talento e uma enorme margem de progressão. Teríamos treinador para mais 1/2 dúzia de anos.

    ResponderEliminar
  9. O Benfica, com uma avaliação de 92 milhões de euros, continua a ser a principal marca portuguesa entre as mais valiosas do futebol mundial, ocupando a posição número 40 da lista encabeçada pelo Manchester United.
    Só falta afirmar que isto é tudo mérito do grande JJ. Balelas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso, pelo que herdou, pela obra feita e troféus conquistados em todas as modalidades, para mim, LFV já é o melhor presidente do Benfica.
      Há 3 anos que Rui Vitória é o meu treinador preferido para o Benfica tendo em conta o que ele conseguiu nos Júniores do Benfica, no Fátima, no Paços de Ferreira e no Guimarães. Agora que tenho a possibilidade de o ter no Benfica, porque hei-de desejar outro, apesar de também gostar muito do Marco Silva?
      Afinal o que conseguiu JJ nestes 6 anos com grandes planteis? Tirem-lhes as Taças da Liga e o que resta? Em 30 troféus conseguiu 10! André Vilas Boas, e Vitor Pereira com piores planteis deram-lhe bigodes. Enquanto eles estiveram no Campeonato JJ não cheirou nada de significativo, só ganhou Taças da Liga das quais o porto prescindiu em prol das competições europeias, enquanto nós nessas competições, tirando as 2 finais da taça uefa fomos uma tristeza.
      Tanto dinheiro para tão poucos troféus.

      Eliminar
  10. "criticávamos a mudança de paradigma que iria lagartizar o Benfica com aquela conversa da treta da formação e da contensão de custos"

    eu não acredito que a mudança seja "lagartizar o Benfica". o que acredito é que não há necessidade de ter um plantel de 30 jogadores quando só uns 20 são utilizados... e faz ainda menos sentido quando existe uma equipa B... lá porque Jesus era um bom técnico não quer dizer que fosse perfeito. e um dos erros do Jesus era ter um plantel tão extenso quando até é bastante avesso à rotação

    os jogadores da formação numa primeira fase farão parte das segundas linhas... quando até agora nem isso eram

    ResponderEliminar
  11. Acho que estamos a endeusar o JJ e a menosprezar toda a estrutura do SLB.

    Querer acreditar que o JJ tem a maior parte dos méritos da recuperação do SLB com 3 campeonatos em 3 anos pode ser uma grande injustiça para o LFV e para a equipa que escolheu para o clube.

    Será que é por acaso que o Benfica tem ganho títulos em várias modalidades durante anos seguidos?

    Será que é por acaso que, segundo diz a imprensa, o JJ já tentou levar para o Sporting vários elementos da estrutura do Benfica, e ainda jogadores?

    Será por acaso que grande parte dos jogadores contratados para o SLB por indicação do JJ resultaram em enormes flops?

    Será que foi o JJ que contratou Luisão, Maxi, Sílvio, Fejsa, Salvio, Gaitan, Cardoso, Saviola, Di Maria, Ramires, Jonas, etc etc etc?

    Será que o JJ é o super-homem milagreiro e que o resto que o apoiou não passam de bengalas?

    Será que o que se anda a passar não é MEDO dos benfiquistas que acham que o Benfica agora depende de JJ e que sem ele os títulos são uma miragem?

    Então e será que o Bernardo Silva, o Cancelo, e outros não poderiam pelo menos fazer parte do grupo de 25 jogadores, nem que fosse para serem suplentes de Gaitan e Maxi, por exemplo?
    Será que o Talisca merece mais um lugar e oportunidades que o Bernardo Silva?
    Para mim isto sempre me soou a embirração e prepotência do JJ.
    O JJ esticou a corda o mais que pôde e desta vez rebentou. Vamos então ter medo?

    Será que o César e o Lisandro Lopez são melhores que o Lindelof?

    Será que o Gonçalo Guedes não poderia estar a ocupar o lugar do Derlei no plantel?

    Eu acredito que o Benfica vai ganhar sem o JJ, e que esta decisão do LFV é mais uma decisão de muita coragem, tal como foi a de o manter há 2 anos.
    O LFV já deu provas suficientes de que não é burro nenhum e que sabe qual é o caminho que o Benfica tem de seguir.

    O JJ antes de vir para o Benfica não tinha provado mais do que o Rui Vitória (que tu dizes que é chouriço).
    O JJ valorizou-se mais com o Benfica do que alguma vez poderá ser valorizado no Sporting. Se o Benfica ganhou com o JJ, o JJ ganhou mt mais por estar no Benfica. A prova está no contrato que conseguiu que o Sporting lhe desse. Será que vai conseguir o mesmo brilharete no Sporting? DUVIDO MUITO!

    ResponderEliminar
  12. First of all - o mundo não é só branco e preto - há pelo meio muitos tons de cinzento....
    Segundo - para contratar o marco Silva estaríamos pelo meno até Agosto sem ter treinador contratado...
    terceiro - a maior parte dos bloguitas e comentadores (já nem falo da comunicação social) calados eram uns poetas...(se não têm nada para escrever não escrevam - não sacrifiquem tudo ao número de visitas para render na publicidade!!!!!!!!)

    ResponderEliminar
  13. Klopp ou Vítor Pereira!

    Todas as outras opções de que se fala vão redundar, na minha opinião, a 1994 all over again...e nesse caso, o Vieira seria justamente punido pelos sócios, mas o sucessor poderia ser mais um Vale e Azevedo/Kim Jong Carvalho...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!