sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um texto interessante sobre as vendas da formação.


É norma da casa que os textos do nosso blogue sejam sempre originais. A única excepção é semanalmente aberta à homilia da Leonor Pinhão que como bons devotos replicamos assim que podemos.

Hoje vamos abrir outra excepção, vamos citar um texto de um Benfiquista que até é critico de Vieira e com o qual muitas vezes estou em desacordo.

Poderão os mais cínicos dizerem: "- Pois é Carlos, citas o gajo porque concordas com ele, senão não citavas, vê lá se citas o Bruno Carvalho...". Há leitores 'muita cinicos, pá', francamente, no entanto estão carregados de razão.
Bom vamos a isso.


Domingos Amaral no seu blogue:


Nos últimos anos, o Benfica transformou-se num pipeline gerador de milhões de euros.
É provavelmente o clube europeu que mais receitas gerou com a venda de jogadores nos últimos cinco anos.
Começou com Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão, e depois tem continuado todos os anos, com Javi Garcia, Witsel, Matic, Markovic, Rodrigo, Oblack, Cardozo, Enzo Pérez, Kardec, e muitos outros de menor relevância.

Mas, para além de vender muito bem os jogadores que brilham na primeira equipa, o Benfica transformou também a sua formação e a sua equipa B em centros geradores de receitas importantes.
Nos últimos anos, já houve vários jogadores juniores que foram vendidos, e pelo menos dois jogadores que estavam em transição, entre a equipa B e a A, como André Gomes e Bernardo Silva.
Ou seja, o Benfica tem agora 3 centros geradores de receitas na venda de jogadores: juniores, equipa B e equipa principal.

Há muitos que discordam desta estratégia, pois vivem ainda na utopia de querer uma equipa principal onde haja muitos jogadores vindos da formação.
Ora, isso não faz muito sentido. A grande maioria dos jogadores da formação, em qualquer clube, seja ele o Barcelona, o Ajax ou o Benfica, não chegará nunca à equipa principal.
Provavelmente, podem ser bons jogadores nos juniores, mas não tem capacidades para mais.
Vendê-los é boa ideia, se existir uma boa proposta.
E também é boa ideia vender jogadores da equipa B, se os valores propostos forem elevados, seja para o clube, seja para o jogador.

Foi o caso de André Gomes, e é o caso de Bernardo Silva. Ambos são bons jogadores, mas dificilmente seriam titulares permanentes da equipa principal.
Ambos foram vendidos por cerca de 15 milhões de euros, um valor muito elevado para quem poucos jogos fez na equipa principal.
Além disso, foram para o Valência e para o Mónaco ganhar muito mais do que ganhavam no Benfica.
Portanto, a venda foi boa para o clube, e o contrato foi bom para eles. 

Faz sentido vender jogadores por estes valores, para clubes estrangeiros.
A equipa principal não se ressente, pois eles não eram titulares, e gera-se uma óptima receita para o clube.
E é bem mais inteligente do que vender um centro-campista fundamental da equipa, a um clube rival, por apenas 11 milhões de euros, e ainda por cima chamando-lhe maçã podre, como se passou com João Moutinho. 
Pelo menos no caso do Benfica, as vendas não trazem proveitos futuros aos rivais. 
Por isso, há que dar os parabéns a Luís Filipe Vieira por conseguir faturar tanto.
Só em Janeiro o Benfica já ultrapassou os 40 milhões de euros, com as vendas de Enzo, Bernardo e Jara.
E há também que dar os parabéns a Jorge Jesus, que apesar de ter visto sair tantos jogadores num ano, consegue manter a equipa a jogar bem, na liderança do campeonato. 

Este é o único modelo de negócio que é lucrativo para os clubes portugueses.
Foi descoberto e praticado muitos anos pelo FC Porto, é no presente mais eficaz no Benfica, e será certamente o futuro do Sporting, quando se conseguir recuperar mais do que já conseguiu.

8 comentários:

  1. Só discordo num ponto. O André Gomes este ano seguramente que jogaria mais até devido às lesões e recente saída do Enzo.

    Mas a verdade é que ele foi vendido em Janeiro antes de "explodir". No entanto se vendemos o Matic e o Enzo por 25M e portanto fizemos menos de 20M de lucro, também vender um jogador que está em afirmação por 15M mais uma percentagem de uma venda futura é um excelente negocio. E de certa forma a equipa não se ressentiu da sua falta com sentiu do Matic e Enzo.

    Eu gostaria que os jogadores da formação ficassem mais tempo no clube. Mas também sei que os bons nunca o ficarão. Por mais benfiquistas que sejam todos eles querem dar o pulo e ganhar mais.

    ResponderEliminar
  2. É uma análise simplista e redutora aos números! Ora o SLB NÃO é nem pode ser só números. E a questão da não titularidade de André Gomes e Bernardo Silva também é simplista. Como é que um jogador que custa 15M€ não tem chjances de chegar ao 11? Ou será que "enganámos" o Mónaco e o Valência? Percebo o ponto de vista, mas é redutor. E mais uma vez, sublinha-se que muitos querem um 11 ou um plantel maioritariamente composto por jovens. Falso também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá em casa também pagas as batatas, com esse espirito "livre" dos numeros, não pagas?
      Ah... e já agora desde quando o SLB é só numeros? Qual é o teu argumento para afirmares isso?

      Eliminar


    2. Ja ouviste falar da mistica? Acho que e um argumento tao bom como o teu das batatas......

      Eliminar
    3. É um argumento bom para qualquer pessoa com mais de dois neurónios dentro do melão, já o da mística é mais difícil, se houvesse campeonatos e taças de mística tenho a certeza que o Jorge Jesus também ia fazer por ganhar esses troféus, como na vida real não há, lá nos temos que contentar com a Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga e Campeonato do ano passado, coisa pouca eu sei, da mesma maneira que o sacana do Vieira não paga as contas da água e luz do Seixal mais as sandes de marmelada para os meninos com transferências bancárias de mística, é muita incompetência junta já se sabe e análise 'simplista' de nabos cumó Vieira que n percebem nada disto.

      Eliminar
  3. Temos melhores jovens para o futuro do glorioso

    ResponderEliminar
  4. Este Domingos não consegue passar sem mandar bicadas no sporting... Pouco podia ter sido feito em relação ao Moutinho com todas as pressões que o clube sofreu por parte de jogador e empresário, sendo certo que o choninhas do Bettencourt não ajudou. Mas não há um sportinguista que considere que BS foi mal vendido, foi uma venda fantástica por um projecto de jogador, que mesmo tendo em conta o que mostrou jamais seria vendido por 15 milhoes em qualquer clube do mundo que não o benfica. É verdade que grande parte da venda poderá ser responsabilidade do Jorgem Mendes mas ninguem ignora que o benfica se tornou numa referência vendedora a nivel mundial.

    ResponderEliminar
  5. Análise fria e coerente, de quem vive no mundo real. Quem acredita que o benfica , ou outro clube consegue construir uma equipa feita na formação, e manter os mesmos no clube, quando os milhões começam a ser acenados por outros clubes que pagam ordenados bem mais chorudos, não deve ter emprego próprio. Os ultimos 4 vencedores da champions foram real madrid, bayern, chelsea e Barcelona, ora só este ultimo é que tinha 5 jogadores da cantera na sua equipa, mas temos de considerar que esse clube também tem capacidade financeira para os manter lá.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!