segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Paços de Ferreira, ou a oportunidade para uma retrospectiva

Escrevo estas linhas horas antes do jogo em Paços de Ferreira, após o qual teremos, no mínimo, 6 pontos de vantagem sobre os nossos adversários azuis do norte. Se, contudo, tudo correr como nós, BENFIQUISTAS, desejamos, teremos, sobre eles 9 (nove) pontos de vantagem, e sobre os terceiros classificados – uns bichos gosmentos verdes, que fazem mais barulho do que comichão!!! – uns belos 10 (dez) pontos de avanço.

E, confesso, posso me dar ao luxo de escrever estas linhas agora única e simplesmente porque me norteia um princípio que me norteia há anos: A coerência!

A razão pela qual chamo esta qualidade e este defeito chamada coerência à baila deve-se ao facto de eu dizer o que tenho a dizer quer ganhemos quer percamos, quer empatemos os nossos jogos. Estamos em primeiro e assumo um certo discurso, porque é o que me parece mais correcto e justo, e é o mesmo que assumiria caso estivéssemos mal classificados e a lutar para fugir à linha de água. Contudo, como não jogamos de verde e branco, isso não acontece!

Para quem criticou e critica a Direcção, a equipa técnica e até – pasme-se!!! – alguns jogadores, esta senha no campeonato é a melhor (e única!) chapada de luva branca!

Para quem é Benfiquista, a vida futebolística vive-se de vitórias, não de empates. Essas vitórias em jogos ensinaram-nos a basear o nosso hábito futebolístico em vitórias em competições, e não em finais vencidas ou meras apresentações meritórias. Por isso, também, nós nos distinguimos dos demais!

Para quem é Benfiquista dos 7 costados, falarem mal do nosso Clube é falarem mal de um membro da nossa Família, e é sempre razão mais que suficiente para se dizer umas verdades acerca dos Clubes alheios! Até porque, no fundo, no fundo…. Aquilo que os outros têm é dor de corno!

Contudo, aquilo que a mim me fere é ver/ler/ouvir (supostos) Benfiquistas a falar mal do Clube, da Direcção, equipa técnica e/ou jogadores!

Eu, tal como tantos da minha idade e/ou geração, cresci com o hábito de vitória em jogos e competições. Havia jogos que só nos perguntávamos por quanto iriamos ganhar. Mas seguiu-se uma fase negra, de menos dinheiro, menor fulgor, que começou no final do reinado de João Santos (o qual, para quem não sabe, quase colocou o Clube nas mãos e na propriedade de Jorge de Brito em virtude dos empréstimos para aquisição de jogadores e pagamento de ordenados e fornecedores), seguiu-se com Jorge de Brito, e seguiu com os dois “artistas” seguintes, Damásio e Vale e Azevedo. Tivemos jogadores “desviados” por falta de dinheiro e dívidas (Pacheco e Paulo Sousa), outros aliciados (João Pinto, Rui Costa, Abel Xavier, entre outros), muitos foram, posteriormente, oferecidos, e os que foram adquiridos não tinham, na generalidade, a qualidade suficiente para vestir o manto sagrado.

Vivemos, igualmente, uma fase em que tudo era um problema, em que mal havia contas da água pagas, os jogadores eram apresentados com o manto vestido e posteriormente despachados sem contrato assinado, e sob enxovalhos públicos – para os jogadores (cortesia do, então, presidente), e, neste campo, tomemos como exemplo o caso Rushfeldt, e para o Clube. Chegámos ao ponto de ver Clubes a chamarem-nos de vigaristas (e com razão), fomos ameaçados pelas instâncias internacionais com a exclusão de provas, e vimos toda a credibilidade e bom nome amealhado durante décadas ser desbaratado por um louco, ora presidiário.

É neste cenário que nos chega Vilarinho, que se faz acompanhar de LFV, à altura o seu braço-direito, Homem-forte e futuro Presidente do Benfica.

É esta dupla, com toda uma equipa por trás, que refaz este Clube e que, nas palavras deles mesmos, “acorda o gigante”!

Hoje somos, se não o maior, um dos maiores Clubes do Mundo em termos de associados, e dos maiores em termos de receitas próprias, valor, nome, credibilidade, e tudo o que de bom um Clube, para ser dos maiores e melhores do Mundo, tem que ter e que não se consegue tocar!

Temos instalações ao nível dos melhores do Mundo, e somos um exemplo para os Clubes de topo, sejam eles de que continente forem!

Por isso, ainda mais me custa ver todas as críticas que, nesta rede social, li e vi ao longo dos meses! Há, inclusivamente, quem chegue a perguntar-me se o que eu quero é unanimidade, à laia da unanimidade Salazarista. E não. Não é isso. É apenas JUSTIÇA que quero. Justiça por todo um passado que esta Direcção e esta equipa Técnica têm ajudado a aumentar.

Há quem adore esquecer o que já foi dito e explicado acerca da exposição ao BES, acerca de contas consolidadas, acerca do aumento do património e suas consequências no futuro do Benfica (a relação expansão do CFC Seixal – Jogadores jovens parece incompreensível para muitos), acerca da aposta claramente feita para conseguir comprovar aos outros e a alguns (ditos) Benfiquistas que a hegemonia azul acabou…! Tudo isto, ao longo dos últimos anos, levou a que, este, tivesse de nos trazer um desinvestimento na equipa, com a cedência de activos e a aquisição de outros. Nessa altura, “caiu o Carmo e a Trindade”, aqui d’El Rey que o LFV e o JJ querem é sacar dinheiro, são uns burros que vendem mal e ao desbarato e não sabem comprar, etc., etc., etc.

Pois bem, continuamos a ganhar, a vender bem vendidos mais jogadores e…franca e pessoalmente, acredito que estamos a jogar bom futebol.

E, por agora, termino com duas questões para os críticos-crónicos do nosso Clube e que se dizem Benfiquistas:

a)      Onde estão as propostas de alteração à equipa técnica, jogadores ou política desportiva que, no melhor espírito desportista, pedi aos críticos para apresentarem afim de podermos ver e conhecer melhor a sua visão para o Clube?

b)      Só por curiosidade, em termos de capitais próprios e activos próprios, qual o maior problema de se irem buscar jogadores a custo zero ou a valor reduzido, como, por exemplo, o Jardel ou o  Talisca?

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS A TODOS

10 comentários:

  1. grande postada, é que eu também sou do tempo dos Damásios, Figueredos, e Vales e acho graça alguns supostos trasvestidos benfiquistas estarem sempre contra tudo e todos, saudações, José Raul Lereno

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Existe um timoneiro e existe um rumo e isso é o mais importante.
    Claro que eu também preferia ter ganho mais 2 ou 3 campeonatos nos últimos 7 anos e não ter perdido as finais europeias (bem me custaram as duas viagens de regresso) mas vê-se trabalho!!!

    Carrega Benfica rumo ao 34!
    E que mais logo ganhe o seu ;-)

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Excelente post. Simples, directo e conciso.
    Saudações, Rui Rilhó

    ResponderEliminar
  4. É isto!

    Sem reticencias.

    Obrigado Alexandre.

    ResponderEliminar
  5. E quem fala assim não é gago! Assino tudo por baixo

    ResponderEliminar
  6. Mais palavras para quê?!
    Está aí tudinho escarrapachado, preto no branco...

    RA

    PS
    Eu ainda sou do tempo bem antes do João Santos, dos tempos de Fernando Martins, Ferreira Queimado etc. É como tal TENHO MEMÓRIA.
    MUITOS PARABÉNS PELO BELO POST

    ResponderEliminar
  7. Claro que é o meu ponto de vista Carlos.

    E sei o que se passou a nível pessoal com ele... Para mim, Jorge de Brito foi o último grande Benfiquista como presidente... Não discuto as razões mas se não lhe têm cortado as pernas (tema extra Benfica)...

    ResponderEliminar
  8. O complicador ligado de novo em paços,onde anda o talisca o Sálvio e o olá John e o lima?nem aparecem no jogo.

    ResponderEliminar
  9. phoda-se, nesta primeira parte, parecíamos a lagartagem

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!