sábado, 15 de março de 2014

O nosso Shéu.




Shéu foi o primeiro jogador de futebol que conheci, quer dizer, quando o conheci ainda era apenas um projecto de jogador que tinha chegado para os juniores do Benfica e que tinha ido morar num quarto alugado, ali, na minha rua, três prédios acima do meu.

Ainda nenhum Pedro Ribeiro tinha ouvido falar de Shéu já eu o tinha como ídolo, não como ídolo de futebol que ainda não era, mas como ídolo de vida, o gajo com pinta que sacou a miúda mais gira daquela rua, a Elvira, cabeleireira da minha mãe e que, apesar dos meus protestos também me cortava o cabelo, o que dava aos meus amigos um bom motivo de gozo mas também muita inveja, afinal eu conseguia estar perto da Elvira. 

E o Shéu tinha pinta, não porque jogava nos juniores do Benfica, muito menos por ter um bom carro, coitado, ia apanhar o eléctrico como os demais mortais lá no fundo da rua em frente ao Nilo mas porque era uma jóia de rapaz, sempre simpático e prestável para toda a gente e, especialmente com grande verticalidade e inteligência que depois transportou para o seu futebol onde naquele meio-campo e com os seus pés de veludo, lia o jogo mais rápido que todos os outros.

Apesar do seu low profile, o Shéu é uma das pessoas com mais carácter que eu conheço. Querer torná-lo no 'desgraçadinho' a quem o malvado Jesus desrespeitou só pode vir que nem não o conhece minimamente e têm como finalidade atacar Jesus pois se Shéu se tivesse sentido desrespeitado não precisaria que ninguém o defendesse, ele próprio, pela sua personalidade colocaria o outro no lugar.

Grande parte dos que ontem tomaram como suas as dores que eventualmente Shéu e pasme-se Rui Costa teriam sentido são precisamente os mesmos, ou grande parte deles, que ainda há bem pouco tempo os chamavam de 'chulos'. 

Para essa gente, Shéu e Rui Costa oscilam entre o chulos do Benfica e as grandes Glórias ofendidas por Jesus, isto conforme a hora do dia ou as instruções que recebem do chefe.

Aquele cumprimento de Shéu a Jesus num final do encontro de Londres e que encima o post não passou, seguramente, no programa que ao contrário de Jesus, desrespeita constantemente o Benfica e onde o Pedro Ribeiro ganha, até ver sem grande incómodo, a sua vidinha.

28 comentários:

  1. Francamente Bom meu caro Carlos, francamente bom. Não conheço o Shéu pessoalmente mas aquilo que transmites no teu texto parece-me encaixar bem dentro daquilo que é a ideia que tenho dele.

    Saudações desportivas

    PM

    ResponderEliminar
  2. És um priveligiado meu caro.
    Se puderes dá um aperto de mão ao nosso Shéu e outro ao Jesus.
    Diz-lhes da minha parte que se Shéu sempre foi dos nossos, Jesus é já dos nossos também. Tenho a certeza que Shéu concordará!

    ResponderEliminar
  3. A todas as Paineleiras ofendidas da SIC Noticias, esse antro anti-Benfiquista e ás badalhocas da TVI

    Texto composto com alguns extractos do Guachos Vermelhos

    Aos Jaquins Ritas, João Rosado, Jorge Batista, Ribeiro Cristóvão, David Borges e demais “paineleiras” ofendidas com o gesto de Jorge Jesus.

    Para estas paineleiras:

    Um dedo em riste do Porko Josué em Estocolmo é “classe” e sinal de vontade de vencer e irreverência perante uns suecos que não respeitaram Portugal mas que três dedos é sinal reles.

    Um dedo de Mourinho no olho de Tito Vilanova é bestial e cheio de “classe” assim como os “mind games” que Mourinho constantemente faz ofendendo os espanhóis e agora os ingleses…é só “classe”..

    As agressões constantes que os colegas jornalistas destas paineleiras levam no covil da corrupção, isso sim é muita “Classe”, assim como o submisso silêncio que estas paineleiras mantêm perante as agressões cheias de “classe” aos seus colegas de profissão.

    “Classe” também são as botas atiradas á cara dos árbitros pelos jogadores do covil de corruptos e o silêncio cúmplice das paineleiras

    Classe é também ver o badocha lagarto que grunhe na TVI ás segundas, incentivar os seus correligionários para incendiar a Luz

    Classe é ver esse “jornalista independente”, António Tavares Telles, conhecido pelas noticias encomendadas, a destilar “classe” na RTPi á custa do Zé Povinho

    “Classe” é também a perseguição idiota e corrupta que estas paineleiras fazem a JJ desde há 4 anos de forma vil e cobarde

    De tudo um pouco - todos se acham acima do cidadão Jorge Jesus, que tem como grande pecado ser extremamente competente e pior ainda; ser treinador do Benfica, hoje por hoje um que é miseravelmente maltratado e odiado pela comunicação social,

    Ontem, foi o fim do mundo em Londres, o Benfica dizimou sem piedade o Tottenham dos 120 milhões de euros, Luisão atirou com uma bola de golfe ao público, Jesus mostrou três dedos ao Tim Sherwood e os adeptos benfiquistas estouraram com White Hart Lane... uma vergonha, onde já se viu uma equipa com menos de metade do orçamento dar uma lição de futebol a um clube de topo da Premier League?

    Onde já se viu atirarem bolas de golfe num estádio de futebol, onde já se viu festejar golos e vitórias com três dedos a dizer adeus e onde já se viu adeptos a acenderem tochas dentro de estádios... hooligans, aquilo podia ter pegado fogo?

    Os comentadores da treta da televisão portuguesa têm toda a razão e já agora, os borboletas da Gloriosasfera que vivem num mundo idealista, que nunca entraram numa briga e que não conhecem a regra do não te metas onde não és chamado, também têm toda a razão, pena é terem o mesmo problema físico do Olegário Benquerença, falta de coluna, que não os deixa questionar a razão de tal comportamento de Jorge Jesus e porquê que o bem educado Tim Sherwood expulsou, simpaticamente, o sem classe Jorge Jesus da sua área de treinador nos primeiros minutos da partida, mas isso não interessa para nada, um cretino será sempre um cretino, berraram eles aos sete ventos!

    Não sei o que é que deu ao simpático Benfica, que de repente decidiu romper com os amigos da Olivedesportos, entrar em todos os campos sem medo, liderar o campeonato de Portugal com a maior vantagem pontual que à memória, ir a Inglaterra e humilhar a equipa idealizada por o maior treinador do mundo, André Vila Boas e ainda ter um treinador com a coragem de encarar de frente o simpático treinador inglês, depois do atirador de bolas de golfe, Luisão, ter dizimado o Estádio onde nenhum clube português tinha conseguido vencer... sem qualquer dúvida, o Benfica está perdido e eu estou a adorar... viva o Benfica e acordem para a vida, o futebol não é para meninos!

    È só “classe” como vemos…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bem haja amigo benfiquista, partilho da mesma opinião.
      Obrigado pelo excelente texto.
      Carrega Benfica!!!

      Eliminar
    2. E eu tiro o meu chapéu ao redbull1710 !

      Eliminar
  4. Agora estão indignados com o que o Jesus fez ao Shéu e ao Rui Costa, mas passam o tempo a menosprezar o que estes fazem pelo Benfica. Para eles o Rui é um fantoche que não faz nada. E o Shéu um parasita que muitos dizem não perceber se fez alguma coisa. Os mesmos que os criticam agora acham que podem ser os seus defensores lol

    São os mesmos incoerentes que se fartam de dizer mal do Cardozo e depois já o acharam o maior por ir contra o Jesus.

    Eles querem lá saber do Shéu ou do Rui Costa ou sequer do Benfica!!! Há muitos mais preocupados em ver o Jesus fora do Benfica mesmo que isso significasse que o Benfica não fosse campeão esta época porque só estão preocupados em ver o seu ego satisfeito. E como eles há muito querem tal destino, e tal como as crianças, só irão ficar satisfeitos quando tiverem o seu doce.

    ResponderEliminar
  5. Eu tambem como portista que sou adoro o jesus. A seguir ao pinto da costa foi ele que me deu mais alegrias.
    Quando me lembro dos 5 a 0, de ser campeão na luz, de ganhar 2 campeonatos seguidos de forma absolutamente epica.E depois tenho enorme simpatia pelo vitoria guimarães.um clube grande que já merecia um titulo apos tantas decadas,finalmente conquistou um....ao jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AH és portista? E eu a aturar-te a pensar que eras apenas parvo...

      Eliminar
    2. Não mencionares o Proença, o Xistra, o Hugo Miguel, o Olegário, o Jorge Sousa e outros é de gajo mesmo mal agradecido...

      Eliminar
    3. A mim nunca enganaste GFDP. Continuo a dizer que a culpa é do grande Carlos Alberto que te deixa parvar por aqui. E já agora, já tiraste os pontos?

      Luis Marques

      Eliminar
    4. Ó Carlos, tem dó do ruizinho, ele fica assim quando a mulher lhe põe os cornos e manda servir cafézinho aos clientes enquanto o filhinho, o Tozé, faz a cobrança à porta.

      Eliminar
    5. Eu se quiser também sei insultar e chamar nomes...tipico da canalha. Mas não vejo é ninguem a contradizer aquilo que eu disse....porque não conseguem. Porque fogem das verdades como o diabo foge da cruz.

      Até parece que disse alguma mentira,Mas já vi que estou a falar para porcos e avestruzes.

      Eliminar
    6. Volta para a pocilga fdgp!
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    7. Carlos, tens de bloquear este confesso adepto do putedo pois se até agora ainda tentava passar por benfiquista delirante afinal só vem cá conspurcar um blog que se quer limpo...

      Eliminar
  6. Ainda em relação aos 3 dedos de JJ só fiquei chateado com ele por...não ter tido a oportunidade de lhes mostrar a "manita"....e ás paineleiras da SIC e da TVI...o braço para lhes enfiar fundo no sitio onde lhes dói esta vitória do Benfica

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Carlos Alberto,

    não era para dizer nada acerca deste assunto que, e uma vez mais, está a ser utilizado e empolado para atacar e malbaratar o prestígio europeu do Sport Lisboa e Benfica.
    Neste prós e contras, em cada um tem a sua opinião, vou manifestar a minha.
    É muito simples.
    Alguém dentro do Sport Lisboa e Benfica lembre a JJ que o reconhecemos como o grande treinador que é, e lhe dispensamos o estar permanentemente a recordar-nos, que é um vulgar adepto do clube diferente.
    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz lá o que quiseres. Mas afirmá-lo não te dá qualquer razão adicional. E eu também não queria dizer, mas já que falaste aqui vai.
      O Benfica tinha o prestigio europeu pelas ruas da amargura antes da chegada de JJ. Querer passar a ideia de que JJ é que anda a malbaratar o prestigio que muito ajudou a recuperar, prefiro nem qualificar.
      Fica bem ó Sintra.

      Eliminar
    2. Anónimo

      Uma vez que não entendeste absolutamente nada, nem em leitura directa, nem do que podes entreler, no que escrevi, só se te fizesse um desenho.
      Não o sei fazer, lamento.
      Poderei sempre ajudar a que consigas interpretar o que lês.
      Queres?! Ou vais reler e tentar entender o que digo ...!

      Bem-Hajas

      Eliminar
    3. Podes explicar isso a um burro loiro como eu ó Sintra?
      É que para além de achares que o prestigio europeu que o Benfica não tinha antes de JJ, está a ser desbaratado devido ao simples facto de JJ o ter conquistado, também pareces convencido que Mourinho é adepto dos corruptos desde pequenino. E inevitávelmente com os "betos da serra" não consegues esconder o inegável elitismo de que te arvoras, esquecendo-te das origens humildes do Benfica.

      Para além disso continuas convencido que isto da internet não deixa rasto. E podes emitir opinão como na tasca, porque no dia seguinte já não há registos.

      Abraço apertado ó Sintra

      Eliminar
    4. Anónimo

      Não sei se consigo, sem fazer o tal desenho. Lamento, o seres loiro confesso e a minha confessa incapacidade.

      Afirmações como, - "...o prestigio europeu que o Benfica NÃO TINHA antes de JJ..." e o ... facto de JJ o ( A ELE, AO PRESTÍGIO !!!) ter conquistado" - e o 'elitismo', que me é facultado por mais anos de sócio e de conhecimento do que é (ou era!) o Sport Lisboa e Benfica, do que aqueles que tens de idade, não o permitem.

      Para que não percas demasiado tempo a tentar adivinhar o que penso, imagina-te numa qualquer internética tasca, a ouvir-me firmar ; o Jorge Jesus como treinador é excelente, nas suas relações profissionais, - e com atitudes infelizes, como infelizmente demonstra a cada passo, e que são aproveitadas por terceiros, para denegrir a sua imagem e concomitantemente a do Sport Lisboa e Benfica - é uma besta !!!

      No restante a tua argumentação é confusa, a meter os pés pelas mãos, diria que numa algaraviada sem nexo.

      Não, não vou perder muito mais tempo contigo. A menos que surja a 'ameaça' do tal rasto da internet...!!!

      Sempre a considerar-te

      - p.s. -

      Ahh sim, não te menosprezes.

      Não podes ser assim tão loiro se conseguiste ver que a minha alcunha, é Sintra escrito à moda árabe :-))

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. LOOOOL o JJ põe esta merda toda a arder!!!!

      dj.carregaaaaaa

      https://www.youtube.com/watch?v=SVz5ajI5axw&hd=1

      Eliminar
  8. Boas,

    O gesto do JJ, na minha opinião, não ofende, admito que até achei piada. Os ingleses têm a mania que são os maiores do futebol e nós fomos lá mostrar como se joga à bola...

    Preocupa-me, não como virgem ofendida, como muitos lhe chamam, a maneira como o JJ, arrogante (não há outro adjetivo), berra de tal maneira com o seu staff, que, ressalve-se, estariam a tentar evitar que o JJ fosse penalizado pelas ações que estava a tomar...fica muito mal !

    Nem comento a dança.....

    O que realmente importou neste jogo foi o facto de termos feito uma exibição de qualidade, com 3 bons golos...

    Saudações Benfiquistas !!!

    ResponderEliminar
  9. Ontém e hoje falei com umas dezenas de benfiquistas de várias idades, incluindo árbitros de futebol, e todos criticavam fortemente as atitudes de Jesus. Apenas ontém encontrei um mais benevolente para com o JJ, mas que esta manhã me veio informar que afinal não tinha visto tudo e que não era admissível o que ele fez ao Shéu e ao Rui Costa, dizendo-me que não aceita um sportinguista achincalhar grandes benfiquistas dentro do grande Benfica.
    Chego aos blogues e ainda não vi pràticamente ninguém que não defendesse JJ e até ofenda outros benfiquistas que criticam estes actos dele.

    ResponderEliminar
  10. Comparar a classe, dedicação e amor ao clube de Sheu e Rui Costa com estes actos labregos de Jesus, que me envergonham e envergonham o SLBenfica, e achar que ele, Jesus, esteve muito bem, é de uma falta de sensibilidade gritante. Se isto é o vosso futebol e a maneira de estar no futebol, revela baixeza, que os valores do SLBenfica não suportam. E apertos de mão todos dão. Tenho a certeza que todos eles falaram no fim e tudo ficou sanado. Mas a imagem que passa e fica é a pior. E essa ninguém vai esquecer. Mostrem os vídeos que quiserem. E nem vale a pena compararem com o esterco lá de cima. É que ainda " mostram mais o cu "...

    ResponderEliminar
  11. Por algum motivo Sheu resistiu ao passar de diversos treinadores e presidentes. Sempre humilde, sempre um grande senhor e sempre em prol do Benfica.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!