segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Guerra Civil do Benfica, capitulo VI



Quando Manuel Vilarinho ganha as eleições com o slogan "Prometo e vou cumprir" o país respira de alivio, pensa-se que finalmente a paz chegou à sua maior instituição e que doravante os Benfiquistas só teriam razões para sorrir: Estava iniciado o actual ciclo!

Mao dizia que toda a grande caminhada começa por um pequeno passo e tinha toda a razão, o problema dá-se quando esse primeiro passo se faz na direcção errada e aí aquela caminhada irá terminar noutro destino que não o desejado.

Fartos da trapalhadas e das mentiras de João Vale e Azevedo, os Benfiquista acreditam agora que aquelas eleições, as mais concorridas de sempre, tinham trazido gente de palavra e que Vilarinho iria cumprir as suas promessas e na frente delas estava a que todos consideravam que fora essencial na sua vitória: contratar Mário Jardel.

Vilarinho que havia dito: "Para acabar com as dúvidas, desfazer boatos e como garantia de que a notícia Jardel não é virtual, prometo aos sócios que, a não ser verdade tudo o que afirmei acerca de Mário Jardel e do Galatasaray, oferecerei ao Benfica Futebol SAD a quantia de cem mil contos" (A BOLA de 26/10/2000) - não podia obviamente estar a mentir.

E quando dizia: "Se queremos projectar uma imagem altiva do clube temos de respeitar os compromissos assumidos" (A BOLA de 19/10/2000) - a propósito dos contratos com a Olivedesportos é porque sabia que o Oliveiredo tinha razão, ainda para mais sendo ele advogado e tendo sido magistrado na Procuradoria da Republica. 

O alivio durou três dias, o tempo que mediou entre as eleições e a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em dar razão ao Benfica no caso Olivedesportos:



A malta começa a ficar alarmada: 
"Então, mas se o aldrabão tinha razão nisso e isso era só o mais importante da sua presidência... se calhar... querem ver que este atraso do Tribunal tem algo a ver com o 'sistema'?" - E logo ali se começa a desenhar nova teoria da conspiração: 
Diz-se que Vilarinho não passaria de um pau mandado do sistema através do BES - "Só faltava agora o Jardel também não vir" ouvia-se muitos Benfiquistas dizerem... e não veio, nem o Jardel nem os tais 100.000 contos (meio milhão de Euros) prometidos.

Estava aberta novamente a clivagem entre os adeptos do Benfica. Clivagem que ficou logo lactente na primeira grande decisão de Vilarinho no que ao futebol diz respeito: Trocar Mourinho pelo Toni.

Politicamente seria uma decisão fácil, especialmente para quem não tinha a minha noção das coisas, como era o caso:  - Mandar embora o tradutor arrogante e contratar a velha glória só podia ser popular mas, como quase sempre, o palpitar da massa associativa do Benfica já tinha percebido que estava ali algo especial, já tinha adoptado Mourinho como seu e estava pronta para ir com ele para a guerra, como ele pediu após a primeira derrota no Bessa ainda com JVA na presidência. 

Vendo que meteu a pata na poça Vilarinho pede a Luís Filipe Vieira que o ajude a ir resgatar o 'pequeno Mouro' como chamavam os apoiantes da direcção ao Mourinho a Leiria, mas Vieira falhou o objectivo porque como se pôde ver daí para a frente, as relações pessoais encravam os interesses do Benfica, tendo na altura Mourinho recusado liminarmente Jesualdo Ferreira como adjunto... que ironia!

Vilarinho, que nunca tinha pensado ver-se naquele lugar percebe que vai ficar na história como o pior Presidente do Benfica, especialmente em termos de resultados: o Benfica fica 2 anos seguidos fora das competições europeias e obtém a pior classificação de sempre, o tal 6º lugar.

Apesar de tudo a margem de apoio a Vilarinho mantém-se alta mais não seja porque o seu opositor está preso ou em vias de o ser o que dá uma folga à direcção diferente do que seria ter JVA na televisão a gritar por justiça no Benfica. 

Vilarinho vai buscar Vieira ao Alverca para director do futebol e depois torna-o seu sucessor numas eleições quase plebiscitarias. 

Luís Filipe Vieira chega a presidente e decide chamar um homem do sistema, conhecedor dos meandros do futebol, fundador da casa do Porto do Luxemburgo e Dragão de Ouro por esse mérito. Alguns sócios com memória lembraram-se então do empresário que esteve por trás da rescisão de Paulo Sousa, Pacheco e João Pinto em 1993... era o mesmo José Veiga e aí a clivagem acentua-se. O titulo de 2005 conquistado por um Trapattoni constantemente achincalhado num Estádio da Luz que lhe assobiava o futebol prático ainda levou a alguma união, desbaratada logo no ano seguinte com ataques a uma fantástica campanha europeia onde se eliminam os últimos dois campeões europeus e onde um acusado de ser "demasiado bom na Europa" Koeman, só cai com mais um daqueles roubos normais da Catalunha.

Depois vêem ao de cima algumas trafulhices de Veiga e chega-se ao ponto de se ver em directo numa televisão que se dizia independente o arresto de bens à ordem de um banco luxemburguês (ainda não se falava no branqueamento da capitais e fuga ao fisco da transferência de João Vieira Pinto para a lagartada) e com o salário na SAD do Benfica penhorado.

Perante estas fragilidades, Veiga resolve demitir-se e tem uma solidariedade pungente de Vieira que afirma que ele voltará assim que esclarecido.

Nunca foi esclarecido o porquê da zanga posterior mas a partir de determinada altura, quando Vieira despede Fernando Santos para ir buscar de novo o Camacho, Veiga passa a liderar a oposição.

E é assim que chegamos a esta 'balcanização' do Benfica, onde há facções para todos os gostos: Há os Vieriistas,  os Veiguistas, os Valistas, os saudosistas, os anarquistas e os derrotistas.

Demasiados 'istas' no universo dos Benfiquistas mas sobre isso iremos falar no próximo capitulo





P.S. Pode ler os capítulos anteriores aqui: 



18 comentários:

  1. Pois!!!!!

    São demasiado"istas"para muito Benfiquista.

    Só faltou os oportunos que também são "istas"

    ResponderEliminar
  2. É como no País. É só gente a querer ir ao pote.

    ResponderEliminar
  3. vai ate a praia...larga um bocado esta merda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depois ainda te passas e matas alguém... assim olha, este blogue (e os outros) são o teu escape.

      Eliminar
  4. Só falta aí, a maneira miserável como se trataram alguns processos e negócios...

    A maneira como correram com o pouco de bom havia lá... João Tomás, Van Hooijdonk, Meira,maniche, Enke, Poborsky, Dani...

    Mas a cereja no topo do bolo, foi trocar o Marchena pelo zahovic e ainda pagar ao Valência...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. O problema é a falta de um projecto desportivo sólido, comandado por pessoas competentes, e apenas interessadas em colocar o Benfica no topo do futebol português.

    Desde que Vieira é presidente, já por lá passaram o Veiga, o Rui Costa, o Carraça, agora parece que está lá o Rui Costa outra vez, e isto revela a total falta de visão estratégica que o presidente Vieira tem para o futebol.

    Com os plantéis que temos tido, com os investimentos avultados que temos feito, qualquer estrutura minimamente competente, tinha ganho muito mais do que aquilo que ganhamos. Essa é que é essa...

    ResponderEliminar
  6. Relembro os meus amigos que a ideia destes post não é fazer um balanço dessas presidências mas sim da relação entre estas e os adeptos e entre os adeptos entre si,

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. tantas inverdades disfarçadas de verdades
    e se fôssemos verdadeiramente sérios????
    começando por explicar bem explicado a saída do mourito... e a vergonhosa chantagem por ele feita - e de como foi corrido a pontapés pelos sócios do sport depois de ter assinado um contrato com o duque
    enfim...
    as verdadeiras verdades nunca são assim tão simples como queres fazer crer

    ResponderEliminar
  8. Esqueceste de mencionar ...os "Tachistas"...que esperam ansiosamente por um Tacho que lhes permita pagar as prestações dos BMW em atraso e as operações ao bandulho que ficaram por pagar...

    ResponderEliminar
  9. alem disso nao sei de que serve estar aqui com estas conversas, isto faz parte do passado.

    Um passado ainda por cima longiquio mas que ainda serve para desculpabilizar os falhancos actuais,passado quase 15 anos a desculpa de estar a pagar a heranca do jva ainda serve para tapar os olhos a muito boa gente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convém perceber o passado para não cometer esses erros no futuro!
      "rui", "se me estás a "oubir"!"Vai gozar as férias, dá uma pinadela numa gaja e descansa...

      Eliminar
    2. eu acho que nos no presente estamos a cometer outro tipo de erros,mais vale pensar antes nesses primeiro,do que estar a pensar nos de antigamente

      Eliminar
    3. Não ouviste o conselho do @Anónimo das 21:11... faz-te à vida, vai até ao Pérola Negra, sacas uma prima da Nandinha vais dar uma voltinha pela Foz e tens a noite feita pá :-)

      Eliminar
  10. No Irão não havia nada disto!!! LOL, que parolada!!!

    ResponderEliminar
  11. :-))))))))))) desta ' guerra civil ' já posso eu opinar. E, Carlos Alberto: nem sei onde foste buscar este autêntico ' foi assim mesmo '. É que não foi NADA assim. Nada. Nem uma. Tudo ao lado. O despedimento de Mourinho e posterior tentativa de resgate então... não só é hilariante como de bradar aos céus. Escrevo assim, para despedires as fontes. Se é apenas a tua visão da ' coisa ', apenas sorrio. :-))

    ResponderEliminar
  12. Nunca fui a favor do despedimento de Mourinho...porque sempre desconfiei dos popularuchos no Benfica, Luisão, Artur, Amorim, etc, para mim nem calçavam...

    ResponderEliminar
  13. O problema do Benfica é que nao ganha.Nao ganha porque primeiro andou la um vale e azevedo,a seguir veio um vilarinho que andou a pagar factures,e agora temos isto.Por isso se isto tambem nao ganha,nao serve.Tentaram,tiveram 12 anos e varios milhoes gastos depois,nao conseguiram.Perderam e perderam redondamente e estrondosamente,o porto continua a ter uma hegemonia esmagadora e por isso haja consciencia disto,falharam,as pessoas tem que saber assumir quando foram derrotados

    ResponderEliminar
  14. O Carlos Alberto parece que é um dos acóltitos do sacerdote da Carregueira. Tenho orgulho em, como benfiquista, ter contribuido para que o senhor-cujo-nome-não-deve-ser-mencionado esteja a ver o sol aos quadradinhos. Este post é um recheio autêntico e dá para ambas as seguintes hipóteses:
    - Ou contaram-lhe esta versão.
    - Ou pensa que foi ' isto ' que aconteceu.

    Em ambos os casos: Carlos Alberto, CURA-TE.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!