quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Guerra Civil do Benfica, capitulo V


Hoje todos os Benfiquistas dizem que sempre estiveram contra João Vale e Azevedo... poucos são os que dizem a verdade!

Vale e Azevedo chega à presidência do Benfica com um slogan imbatível: "Por um Benfica independente" onde se prometia romper com todo o sistema, com o Oliveiredo, combater os andruptos... quem podia ser contra isto, tirando os oposicionistas?

Ainda por cima utilizou argumentos também eles imbatíveis como:
  • ''Rui Costa e Fernando Couto no Benfica se eu ganhar''
  • "Se o Rui Costa não vier para o Benfica, demito-me no dia a seguir.
  • ''João Pinto no Manchester United se eu perder''
Foi assim que ele ganhou as eleições com a esmagadora maioria dos sócios do Benfica do lado dele. A sua primeira medida foi romper com a Olivedesportos e assumir uma relação, promiscua no mínimo, com a SIC que passava a transmitir os jogos do Benfica... ou melhor a transmitir os jogos que o 'sistema' deixava, começando a ser trivial o 'diferido' para cumprir umas regras feitas à medida do Oliveiredo.

A Guerra Civil do Benfica alastrou a todo o país por causa dessa medida. A partir desse momento ninguém lhe ficaria indiferente. A banca, dominada pela lagartada (está no inicio o projecto Roquette) corta todo o crédito, ficando o clube impossibilitado de movimentar contas bancárias o que obriga JVA a abrir contas em seu nome para depositar receitas e pagar despesas. - foi como dar um rebanho a guardar a um lobo! - Quando se fizer (um dia, talvez) a verdadeira história deste período, haveremos de descobrir que na capela da Carregueira, mesmo em frente ao altar, devia estar mais gente a assistir às missas acolitadas por  Vale e Azevedo.

Até aqui ainda Vale e Azevedo mantinha uma popularidade ímpar no Benfica, o problema surge quando a malta percebe que nem o Rui Costa nem o Fernando Couto vieram para o Benfica, nem nunca os seus clubes tiveram contactos do Benfica para esse efeito. Começa aí uma mudança de atitude dos sócios em relação a ele, mudança que se inicia lentamente, mas que culmina depois na derrota eleitoral.

Pelo meio fica a mais brutal Guerra Civil que se pôde assistir num clube. Vale e Azevedo tem a SIC, a oposição tem a TVI e os andruptos a RTP (como agora, claro). Ninguém fica indiferente e até se chega ao ponto de actuais dirigentes festejarem derrotas do Benfica só para se verem livres dele. As opiniões mudavam quase da noite para o dia, sem ninguém se importar muito com a coerência num jeito de 'no amor como na Guerra vale tudo'. 

Era nessa altura, o director financeiro do Manchester United, a maior estrela mediática de Portugal, assim uma espécie de casal Mccann mas 'em espantado' pois ele não percebia porque lhe perguntavam aquilo. - Para quem não se lembra, a pergunta mais utilizada era a seguinte: - "Se o Benfica não pagar ponderam recorrer à UEFA e à FIFA?" - claro que o desgraçado do Inglês dizia que sim, muito a medo e isso dava primeiras páginas de jornal e 4 ou 5 minutos de abertura de TVI-Jornal -  dia sim-dia não. 

Poderão os meus amigos que se lembram dessa altura dizer: "Ah isso eram os jornalistas da treta". Não meus amigos... isso nessa altura não existia, eram apenas soldados de um dos lados.

Por exemplo: Vale e Azevedo contratou no seu mandato dois dos melhores treinadores do Mundo, Jupp Heynckes e José Mourinho, hoje sabemos isso sobre Mourinho mas já sabíamos sobre o alemão, no entanto foi tratado pela oposição como um traste que de futebol percebia menos que o 'Zé Manel taxista' que nessa altura 'entra' também na Guerra!

O ambiente era de cortar à faca com assembleias gerais inflamadas e apaixonadas. É, agora, também costume ouvirem-se gabarolas afirmar que têm marcas no corpo dessas assembleias... faz-me lembrar o tuga que não tendo estado em nenhuma guerra e não podendo ostentar cicatrizes de Bagdad City, mostrava as que tinha obtido em apende... apendecite, eles são iguais. Dizem que têm cicatrizes das assembleias como se todos eles fossem a reencarnação do Jorge Maximo ou do Jaime Antunes, personalidades, essas sem, que iam mesmo tendo o passo acertado por uma turba que se prestava a esse serviço, de coração. Quem diz que havia ali, naquelas batalhas, mercenários está também a mentir... eram bestas, brutamontes de coração que acreditavam naquilo... nas patranhas de um lado e outro e que iam disposto 'a tratar' da outra parte, que normalmente estava escudada atrás do ecrã de televisão uns dias antes, no debate, quase diário que havia sobre o Benfica.

Este clima belicista foi em crescendo, dia após dia até ás eleições onde o Mario Jardel faz o papel de Rui Costa nas eleições anteriores e... muda de novo o ciclo. Ciclo esse que se mantém até hoje e que será tratado no próximo capitulo. 

Vale e Azevedo sai escorraçado e perseguido. Condenado por várias fraudes sendo o novo Alves do Reis tal a forma como conseguiu enganar até a justiça Inglesa. Saber onde nasceu este burlão não é o objectivo deste post mas apostaria que a ocasião neste caso, fez o ladrão.



P.S. Pode ler os capítulos anteriores aqui: capitulo I, capitulo II, capitulo III e capitulo IV










12 comentários:

  1. O melhor da série!
    Eu gostava do Vale e Azevedo e não tenho vergonha de o admitir. Estava farto do Damásio e da sua covardia. Estava farto da Olivedesportos.
    Ainda depois, achava, como ainda acho, o Vilarinho um bronco etílico e opus-me à vinda do Tony, que acho que é mais coração do que cérebro (o Sporting veio a repetir a receita com o Sá Pinto, com o mesmo resultado).

    O Vale e Azevedo, é igual ao Pinto da Costa, não teve é o sistema do seu lado, só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a comparar o Sá Pinto com o Toni? Valha-me Deus!!! Com o mesmo resultado? Não deixes a droga não....

      Eliminar
  2. Recordar é viver!!

    Esta frase do JVA nunca mais me esqueceu num celebre debate na TV"Um escudo é sempre um escudo temos de poupar"

    Parabéns Carlos pela "SAGA"

    ResponderEliminar
  3. Podes vir com muita treta mas o Vale e Azevedo só perdeu as eleições por uma única razão: o Vilavinho anunciou o Jardel! Foi tiro e queda, as sondagens mudaram no mesmo dia. Se não fosse o Jardel, se calhar ainda hoje o Vale era o presidente.
    E se calhar assim até havia negócios menos duvidosos que o negócio Roberto, Pizzi ou Fariña. Embora farinha acho que há na mesma em abundância nem que seja em pneus.

    ResponderEliminar
  4. ..." só perdeu as eleições por uma única razão: o Vilavinho anunciou o Jardel!" ...

    Ah! ah! ah! ah! ah!

    Enquanto eu guardar na minha memória a derrota com o Celta de Vigo (7-0)e o sacristão da Carregueira para acalmar os sócios,teve a mirabolante ideia de obrigar o João Pinto acompanhado do Paulo Madeira em plena sala da imprensa, a pedir desculpas aos sócios pelo resultado, quero que ele vá para os quintos dos infernos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira também levou 5 no Dragão e depois teve 90 e tal porcento nas eleições.
      O Jardel ganhou as eleições, tens alguma dúvida?

      Eliminar
    2. O Damásio levou 5-0 em pleno estádio da Luz, em 1996, perdendo um troféu apelidado de supertaça Cândido Oliveira... não o vi a vencer as eleições seguintes, ainda bem, mas vi os Benfiquistas a preferirem um populista sobre um candidato realista e muito mais competente para gerir os destinos da Luz... Luís Tadeu!

      Eliminar
  5. A frase do vale e azevedo...

    lembro-me que chegamos a ter equipamentos de uma marca made-in-ciganex... com muito azul e jva disse... É o azul à Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de facto a cor azul aparece no simbolo do Benfica,ja tenho dito que deviam investir nessa cor para camisolas alternativas...mas la estao,dizer que os outros tem complexo perante nos e facil..mas secalhar somos nos os complexados

      Eliminar
    2. RUi, já uma vez perguntei o que te motiva para andares pelos blogs benfiquistas armado em "mete nojo"? - sabes que basta seguir o teu rasto...
      Quando botares faladura,fala pela tua boca conspurcada, e não metas os outros ao barulho !

      Eliminar
  6. Boa série de textos.

    Como o salazar, nem tudo o que o JVA fez era mau, mas ambos fizeram do pior.

    E como qualquer pessoa que vá para o benfica é logo difamada (o Jesualdo era um bêbado no benfica e um professor nos outros clubes) fica mais difícil distinguir o trigo do joio. Até porque é difícil de perceber de entre as trincheiras quem de facto tem boas intenções.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Carlos,votei na lista B LUIS TADEU e perdi,quase que fui agredido mais uma vez em discusao acalorada fora do pavilhao, por nao acreditar em jav, e sabes qual a que mais mexeu comigo? a volta do nosso RUI. Depois foi o que se viu.Ainda hoje quando falo desse homem com os meus amigos digo por graca que nesse tempo ate nos os socios quase eramos vendidos a uma qualquer agencia financeira.Tive aquele pressentimento e INFELIZMENTE tinha razao. Saudacoes benfiquistas

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!