Muitas analises têm sido feitas desde o jogo de quarta-feira e em quase todas se nota uma surpresa pela superioridade evidenciada pelo Benfica frente ao rival da segunda circular.
Poucos comentadores terão acertado no diagnóstico dessa evidência: Está no ADN do Benfica aquilo a que chamamos Estofo de Campeão que não é mais que uma vontade intrínseca de vencer e especialmente um crer nas suas capacidades, uma raça lutadora e uma ambição de vencer.
Há dois anos, a arrancada para o Tri começou precisamente numa derrota copiosa e aviltante contra o mesmo adversário que, perante a reacção dos adeptos, impulsionou a equipa para uma luta sem tréguas contra um rival que todas as semanas jogava contra equipas Bs (estranho ninguém investigar isto) e que fazia rodar o "jogo da mala" por todos os nossos adversários.
Aí, como anteontem na segunda parte, Rui Vitória deixou de ser "professor de ginástica", meteu a sua sapiência, tão do agrado de blogues mais prosélitos e eruditos, num saco e colocou o Benfica a jogar à bola.
E é aqui que entra a segunda parte do post: a morte do 4-3-3.
Quando aos 53 minutos e perante um futebol aos repelões, sem eira nem beira, que apenas cria perigo num falhanço do adversário, Rui Vitória muda para o 4-4-2 e a equipa se agiganta sem aqueles passes de merda para trás e para o lado, sem aquela paranóia posicional que pretende replicar o Barça mas que apenas se parece com o Guimarães, decretou a morte do ser 4-3-3.
O Benfica tem de jogar com Jonas e Jimenez lá à frente. O Benfica tem de ser uma equipa de ataque. Ás vezes corre mal? Corre, mas o facto de termos ganho 14 dos ultimos 17 títulos disputados em Portugal demonstra que é capaz de compensar.
"Ah e tal essa era a táctica do Jesus, o homem tem direito a colocar em prática as suas ideia" é um argumento habitualmente usado. Não meus amigos, o que o homem tem direito é a ter o Marquês cheio de benfiquistas a gritar o seu nome na festa do "penta".
Pode sempre, depois, escrever outro livro onde se poderá lamentar de ter sido tri-campeão sem conseguir aplicar as suas ideias.
4-1-3-2 ou em alternativa 3-5-2. É com dois ponta-de-lança que o Benfica tem que jogar. Ter 2 ponta-de-lança a obrigar o adversário a fazer recuar o seu médio mais defensivo para a posição de terceiro central, dá-nos a possibilidade de superioridade numérica no meio campo.
ResponderEliminarNem mais!
EliminarO 3-5-2, com os 3 defesas bem potentes, quer em cabedal, altura e velocidade, permite que passemos a maior parte dos jogos a pressionar alto os adversários, quase não os deixando sair da sua toca e..com isso estamos muito mais perto de marcar golos.
Viva o Benfica!
Direto, sem merdas de análises da treta e conciso.
ResponderEliminarCARREGA BENFICA!
Quem tem Jonas tem que jogar com dois pontas de lança. Custa muito ver isso?
ResponderEliminarO problema não está no sistema, está no treinador. Neste momento as melhores equipas do mundo jogam em 4-3-3 e não vem daí mal ao mundo.
ResponderEliminarjoao silva
Como é por demais evidente!...
EliminarO scp jogou com 5*4*1*1
ResponderEliminar......em 4:3:3 ou em 4:4:2, tudo bem, não podemos é jogar 4:2:4......
ResponderEliminarContinuas o mesmo pateta bipolar.
ResponderEliminarPorque é que não te candidatas a treinador do Man. City, Barcelona, R. Madrid ou Bayern?
Francamente... o Benfica está infestado destes perfis, infelizmente.
Com esta trupe a cagar palpites (e só quando lhe convém) nunca ganharíamos nada.
Só ratos sábios, caralho!
Foda-se não acertas "uminha". Não me digas que isto vai andar tão apertado que não vais ter mais hipoteses de voltar a demonstrar a tua presciencia atè ao final da época.
ResponderEliminarMesmo giro, giro era ver essa coluna vertebral a amolecer e vires devagar e como quem não quer a coisa misturares-te com os que nunca deixaram de defender o Benfica. Vai ser bonito de se ver, porque tenho poucas duvidas que vai acontecer. Colunas de lesma são sempre maleáveis!
O que vou adorar ver-te no Marquês! E aqui falo a sério, quero o meu bem, quero o bem do Benfica e dos seus adeptos. Já tu ???
Espero daqui a uns anos ver nas livrarias mais proximas um livro do Rui Derrotas intitulado "como ser campeao e acordar atordoado com o facto"
ResponderEliminar